em 1963 quando ferruccio lamborghini se propos a modificar parte de sua fabrica de tratores para produzir automoveis ele nao queria ganhar as pistas ele queria fazer carros de rua melhores que os de enzo ferrari desde o inicio ferruccio era um ferrenho opositor da ideia de colocar um lamborghini nas pistas ele sequer queria fabricar superesportivo seu negocio eram grand tourers elegantes potentes e confortaveis o lamborghini miura com seu v12 central traseiro deveria ter sido um ponto fora da curva [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 ] ainda que os gts da lambo hoje sejam bem vistos por antigomobilistas e colecionadores foram os supercarros que deram a lamborghini a reputaçao que a marca carrega e ocasionalmente eles acabaram indo parar nas pistas sim ainda que nao pelos esforços da propria fabricante como aconteceu com um certo lamborghini countach que em 1994 participou do jgtc o campeonato japones de turismo sim a mesma competiçao na qual corriam icones jdm como o toyota supra e o nissan skyline gt r mas como foto lamborcars com nao e tao facil encontrar informaçoes exatas a respeito de carros e eventos que aconteceram no japao ha mais de duas decadas a barreira do idioma e um dos problemas mas ha tambem o fato de nao existirem muitos registros visuais e escritos daquela epoca na internet e as vezes como ja comentamos parece que os entusiastas da terra do sol nascente preferem guardar para si as coisas mais legais que fizeram no passado assim a melhor fonte de informaçao a respeito do lamborghini countach que correu no jgtc e um site extremamente datado do jloc japan lamborghini owner s club ou clube dos proprietarios de lamborghini do japao isto porque o responsavel pela empreitada foi um membro do clube um homem chamado teruaki terai que de acordo com o jloc era entusiasta projetista de carros de corrida e piloto amador ele sempre quis correr com um countach mas nao tinha um carro e nem patrocinadores mas em 1993 conseguiu colocar as maos em um exemplar do lamborghini countach 25th annivesary versao lançada em 1988 para comemorar os 25 anos da fundaçao da fabricante italiana talvez voce ja saiba do que se trata esta ediçao especial do countach o motor era um v12 de 5 2 litros com comando duplo no cabeçote e quatro valvulas por cilindro igual ao que havia estreado em 1985 no countach 5000qv quattrovalvole com seis carburadores weber 455 cv a 7 000 rpm e 51 mkgf de torque a 5 200 rpm seu visual contudo era bem distinto com para lamas mais largos entradas de ar maiores na cobertura do motor e um para choque traseiro mais proeminente em relaçao ao 5000qv dos 2 049 exemplares do countach produzidos em 16 anos entre 1974 e 1990 650 pertenciam a serie especial 25th anniversary um deles foi parar nas maos de terai mas nao estava em bom estado o carro havia passado por um incendio e a carroceria estava praticamente todo destruido aproveitaveis estavam apenas a mecanica e a estrutura para um carro de corrida era o suficiente talvez mais do que isto era perfeito a carroceria foi construida por uma companhia chamada art sport e recebeu uma pintura amarela e azul com a marca do patrocinador a rain x marca de spray repelente de agua para automoveis ela seguia as formas do countach porem com algumas modificaçoes aerodinamicas o para choque dianteiro era mais baixo e ganhou entradas de ar nas laterais enquanto os dutos atras das portas foram reprojetados para melhorar o fluxo de ar frio para o compartimento do motor alem disso foi instalada uma nova asa traseira ajustavel as janelas de vidro deram lugar a peças mais leves feitas de acrilico e a suspensao original recebeu amortecedores de competiçao alem disso as rodas de 18 polegadas receberam freios de corrida nao ha detalhes como medidas componentes e materiais e o interior naturalmente foi aliviado com apenas um banco do tipo concha e a remoçao de todos os equipamentos desnecessarios como sistema de som e ar condicionado os pneus obviamente eram slicks de corrida ha divergencias a respeito da mecanica o site do jloc diz que o motor permaneceu inalterado bem como a transmissao e o diferencial ja o site lambocars especializado na historia da lamborghini diz que o motor de fato foi preparado para entregar mais de 550 cv mas nao da detalhes da receita esta provavelmente se perdeu no tempo se e que o motor foi mesmo preparado teruaki terai era o diretor da equipe terai engineering que contratou os piloto satoshi izekawa e takao wada embora o carro nao tenha ficado pronto a tempo de se inscrever na primeira corrida da temporada de 1994 do jgtc realizada no circuito de fuji speedway a intençao do sr terai de colocar um lamborghini para disputar corridas de turismo no japao chegou aos ouvidos dos organizadores que deram permissao especial para que o carro competisse mesmo que o prazo para inscriçao tivesse acabado novamente estamos falando de informaçoes que podem nao ser muito precisas mas ao que tudo indica o carro participou de todas as cinco provas da temporada de 1994 do jgtc completando apenas duas delas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] apesar de sequer conseguir pontuar na competiçao o countach tinha o exotismo e o ronco agudo do motor v12 a seu favor e segundo consta era um dos favoritos dos fas o que quer dizer muita coisa considerando que alem do supra e do skyline gt r o lamborghini disputava asfalto com exemplares da ferrari f40 do porsche 911 rsr e ate mesmo um exemplar do porsche 962c convertido para especificaçao de turismo [youtube id= etwpj_4uz18 width= 620 height= 350 ] a parte mais triste da historia porem tem a ver com o proprio teruaki terai ainda durante a competiçao ele foi diagnosticado com cancer em estagio avançado mesmo doente ele planejava competir novamente no ano seguinte com o carro mas a rapida evoluçao da doença acabou ceifando sua vida antes que ele pudesse faze lo fotos lambocars com o countach amarelo foi mais um dos poucos lamborghini de competiçao que ganharam as pistas antes da compra pela volkswagen em 1998 depois disto com o lançamento do murcielago e do gallardo a companhia passou a valorizar um pouco mais o automobilismo criando categorias monomarca para seus clientes mais ou menos como a ferrari ja fazia sugerido por gabriel brito
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