e impossivel nao associar a imagem de esportividade da porsche ao 911 e seu layout mecanico excentrico com o motor pendurado na traseira do carro atras do cambio e do eixo traseiro mesmo com o motor no lugar errado — um layout que nao resistiu a evoluçao da dinamica automobilistica nas outras marcas — a porsche sempre conseguiu manter o 911 nas primeiras posiçoes dos grids das corridas e nos degraus mais altos do podio alem de mante lo sempre na cola ou na frente de rivais em tese mais equilibrados [gt40 content search= porsche widget= 1 ] mas apesar do sucesso do 911 ao longo de sua historia a porsche tambem contou com a ajuda de varios esportivos de motor central traseiro para construir a imagem de esportividade da qual desfruta ate hoje na verdade a porsche adotou o layout de motor central traseiro pela primeira vez em seus carros quando isso sequer era cogitado na formula 1 ou nas corridas de gt ou carros esporte nao e para menos ferdinand porsche o primeiro foi o responsavel pelo layout mecanico do auto union type c que se tornou o primeiro carro com essa configuraçao a vencer um grande premio era natural que seus herdeiros tentassem isso em seus carros cedo ou tarde sao estes carros que veremos neste post essa configuraçao que coloca o motor a frente do eixo traseiro e atras do cockpit/cabine acabou se tornando um padrao do automobilismo a partir do final dos anos 1950 uma vez que a melhor distribuiçao de peso favorece o equilibrio do carro e a concentraçao da massa na porçao central do carro o ajuda a rotacionar sobre seu proprio eixo vertical por essa razao nao incluimos os carros exclusivamente de corrida feitos pela porsche com esse layout caso do 718 rsk e dos prototipos 906 908 909 910 917 953 956 962 wsc 95 rs spyder e 919 sendo carros de corrida ainda que fossem porsches estranho seria se eles nao tivessem motor central traseiro sem eles a cronologia dos porsche mid engined feitos para as ruas fica da seguinte forma 550 1953 a 1956 o primeiro porsche de motor central traseiro tambem foi seu primeiro modelo desenvolvido com as corridas como principal finalidade ele nao teve uma versao de homologaçao porem foi pensado para que pudesse ser dirigido ate o circuito e depois de volta para casa diferentemente dos 356 modificados para as pistas o 550 ganhou um novo motor todo feito de aluminio desenvolvido especificamente para competiçoes conhecido como fuhrmann o motor tinha comando duplo de valvulas camaras de combustao hemisfericas e sistema de igniçao duplo — um para cada bancada de cilindros [youtube id= oatm_zvw66o width= 620 height= 350 ] nesta primeira versao utilizada no 550 ele deslocava 1 5 litro e produzia excelentes 110 cv a 7 800 rpm e 12 3 kgfm a 5 000 rpm o cambio era manual de quatro marchas nos primeiros anos mas em 1956 ganhou uma nova caixa de cinco marchas porem com a primeira nao sincronizada embora seja um dos modelos mais populares e replicados da porsche o 550 teve apenas 90 unidades produzidas entre 1953 e 1956 — ano em que conquistou a primeira vitoria da porsche em um evento de grande prestigio a targa florio no ano seguinte ele foi substituido pelo 718 rsk que tambem usava o motor furhmann em posiçao central traseira mas nunca foi um carro voltado para as ruas 904 carrera gts 1964 a 1965 o 904 foi o primeiro porsche desenvolvido como um carro de corrida que ganhou uma versao de rua para ser homologado para as pistas ele nasceu em 1963 quando a porsche desistiu de seu programa na formula 1 ao fim da temporada de 1962 e voltou seus esforços para as corridas de carros esporte com a exigencia de 100 unidades de rua para homologaçao conforme o apendice 3 da fia sua versao de rua chegou em 1964 [youtube id= h6_qt6y1nay width= 620 height= 350 ] o motor era o mesmo flat 4 do 718 com dois litros de deslocamento e comando duplo no cabeçote gerando impressionantes 200 cv o chassi tipo escada coberto por uma carroceria de fibra de vidro manteve o peso na casa dos 660 kg o que resultava em uma relaçao peso/potencia de apenas 3 3 kg/cv e permitia uma aceleraçao de zero a 100 km/h cumprida em cerca de 6 segundos e velocidade maxima de 260 km/h com as relaçoes originais do cambio de cinco marchas a suspensao do 904 tambem era algo inovadora para a porsche ele usava braços triangulares assimetricos na dianteira e braços arrastados na traseira com molas helicoidais nos quatro cantos foram feitos apenas 106 exemplares de rua do 904 914 1969 a 1976 no final dos anos 1960 a porsche precisava de um modelo de entrada para substituir o 912 — a versao 2 0 de quatro cilindros do 911 — e a volkswagen precisava de um esportivo para substituir o karmann ghia como a porsche estava devendo um projeto para a volkswagen parte de um acordo firmado entre as empresas no final dos anos 1940 a volkswagen decidiu que este projeto seria o 914 ferdinand piech entao chefe de pesquisa e desenvolvimento da porsche ficou encarregado do projeto a ideia era desenvolver uma plataforma capaz de receber o flat 4 da volkswagen e o flat 6 da porsche o modelo de quatro cilindros seria o sucessor do karmann ghia vendido como volkswagen e o modelo de seis cilindros o substituto do 912 vendido como porsche o primeiro prototipo ficou pronto em 1968 mas a morte de heinz nordhoff entao presidente da volkswagen colocou o projeto em risco isso porque nordhoff havia firmado um acordo de cavalheiros com a porsche e foi substituido por um executivo sem conexao alguma com a familia porsche que simplesmente ignorou o acordo este executivo era kurt lotz e ele achava que a porsche estava apenas cumprindo contrato ao desenvolver o carro para a volkswagen e que nao deveriam usufruir do projeto sem bancar o custo do ferramental no fim a porsche topou o acordo e o carro foi lançado em 1969 na europa e nos eua como volkswagen porsche 914 equipado com o motor 1 7 de 80 cv da volkswagen e 2 0 flat 6 de 110 cv da porsche o cambio era manual de cinco marchas nos dois modelos contudo com parte do custo do carro bancado pela porsche o preço do 914 de seis cilindros conhecido com 914/6 acabou ficando proximo demais do 911t a versao de entrada do 911 por esse motivo foram vendidas apenas 3 351 unidades do 914/6 que teve sua produçao encerrada em 1972 em seu lugar a porsche lançou o 914 com o motor 2 0 injetado do volkswagen type 4 de 100 cv que era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 10 5 segundos e chegar aos 190 km/h — o 1 7 tambem injetado precisava de 13 5 segundos e chegava aos 186 km/h e em 1974 foi substituido por um 1 8 de 86 cv que baixava o tempo para 12 segundos o 914 foi produzido ate o inicio de 1976 e durante os anos em que foi produzido superou o porsche 911 em vendas mesmo sem um motor porsche na epoca a fabricante ja estava desenvolvendo o 924 que so ficaria pronto no fim de 1976 para nao ficar sem um modelo de entrada ate a chegada do 924 a porsche instalou o 2 0 injetado da volkswagen na carroceria do 911 e criou o 912e que foi vendido somente naquele ano de 1976 boxster/cayman desde 1996 olhe para o boxster e tente nao enxergar a herança do 550 spyder do 718 e do 914 nele teto aberto motor boxer central traseiro peso baixo e dinamica afiada sobrepostos a potencia contida olhando hoje o boxster parece algo natural na linha da porsche mas nao era assim quando ele nasceu por algum motivo a porsche desistiu desta receita apos o fiasco do 914 — que para os fas da porsche era so um volkswagen rebatizado — e nunca mais fez um roadster em vez disso lançou uma serie de esportivos de motor dianteiro que funcionaram bem no começo mas chegaram aos anos 1990 rejeitados os sonhos dos entusiastas estavam habitados por algo mais exotico e ao mesmo tempo conservador o mazda mx 5 miata exotico conservador porque era um roadster tipicamente europeu mas era feito no lugar mais improvavel na epoca o japao o sucesso do japinha fez a europa inteira voltar sua atençao ao arquipelago oriental; a porsche inclusive mas nao apenas por conta das caracteristicas do carro em si alem de ser um esportivo desejavel ele ainda dava lucro para a mazda algo que a porsche ja nao tinha mais com seu 968 assim alem de copiar a receita da mazda a porsche contratou uma empresa de ex engenheiros da toyota que implementou o toyotismo na fabrica alema — ou seja um metodo que produzia apenas o necessario quando necessario e na quantidade necessaria — nem mais nem menos foi esse sistema que permitiu a porsche desenvolver e construir o boxster depois de um conceito aprovado pelo publico em 1993 o boxster entrou em produçao em 1996 e conquistou os entusiastas e fas da marca que compraram mais o novo roadster do que o tradicional 911 — entao em sua geraçao 996 pudera com o motor central traseiro o boxster compensava sua potencia inferior com desempenho afiado e divertido e assim se tornou o modelo mais vendido da porsche ate 2003 quando o cayenne entrou em cena [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 186290 186287 186292 186289 186288 186291 ] em 2004 veio a nova geraçao e com ela uma versao fechada lançada em 2006 o irmao cupe do boxster foi batizado de cayman e voce pode encara lo como um sucessor do 904 — especialmente agora que ele usa um flat 4 com comando duplo no cabeçote 911 gt1 strassenversion 1996 a 1997 ele tem nome de 911 cara de 911 e por isso nos o chamamos de 911 mas para considerar este supercarro um legitimo 911 e preciso fazer vista grossa para o fato de que ele tem toda a sua porçao traseira derivada do 962c do chassi ao motor flat 6 biturbo instalado em posiçao central traseira e ele tem esse nome porque o regulamento da categoria gt1 estipulava que para ser homologado cada carro deveria ter ao menos 25 unidades de rua isso nunca foi um problema para os demais gt1 que historicamente eram versoes hardcore de supercarros de rua como a ferrari f40 ou o mclaren f1 por isso em vez de fazer um super 911 a porsche enxertou a dianteira do 993 no 962 e fingiu que ele era um super 911 a versao de rua deste 911/962 era o 911 gt1 strassenversion — [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 186278 186277 ] [youtube id= b0ufxirtexo width= 620 height= 350 ] que e o palavrao alemao para versao de rua ele tinha o mesmo flat 6 3 6 biturbo do carro de corrida porem recalibrado para produzir menos potencia e atender as normas de emissoes da epoca por isso ele tem apenas 544 cv a 7 200 rpm e 61 1 kgfm a 4 250 rpm em vez dos 600 cv da versao de corrida nao era algo que o tornava menos super com apenas 1 150 kg e um cambio manual de seis marchas ele ia de zero a 100 km/h em 3 9 segundos zero a 200 km/h em 10 5 segundos e chegava aos 308 km/h apesar do regulamento exigir 25 unidades a porsche fabricou somente 22 delas as duas primeiras sairam em 1996 com a dianteira do 993 com farois circulares uma foi enviada ao governo alemao para testes de homologaçao e depois voltou para a porsche e a outra esta com o colecionador barenita khalid abdul rahim as outras 20 unidades foram construidas em 1997 e usam os farois do 996 carrera gt 2004 a 2006 lançado em um periodo de transiçao no universo automobilistico o porsche carrera gt foi um icone em sua epoca mas logo ao fim de sua produçao acabou esmaecendo aos poucos ate acabar ofuscado pelo 991 e acima de tudo pelo 918 spyder sua peculiaridade como porsche contudo faz dele um dos modelos mais interessantes ja criados pela marca e possivelmente um dos porsche modernos que mais ira valorizar nos proximos anos e nao pense que e so por causa de seu v10 conectado a um cambio manual isso e uma consequencia de sua origem o desenvolvimento do carrera gt começou no final dos anos 1990 quando a fia e o aco mudaram as regras da categoria lmp1 98 para a temporada de 1999 o que tornava o 911 gt1 nao qualificado para homologaçao assim a porsche começou a desenvolver um novo prototipo para 1999 originalmente o carro usaria um flat 6 turbo mas acabou reprojetado para usar um novo v10 o que atrasou a conclusao do seu desenvolvimento para 2000 o motor v10 era um projeto feito originalmente para equipar os carros da footwork na f1 em 1992 que acabou engavetado e trazido de volta para o projeto do prototipo de le mans lmp o deslocamento original de 3 5 litros foi modificado para 5 7 litros o motor foi fabricado e instalado nas costas do novo prototipo de corridas [youtube id= 3xovcys2x9i width= 620 height= 350 ] a porsche entao iniciou os testes mas eles foram cancelados depois de dois dias o motivo nunca foi revelado oficialmente mas ha duas especulaçoes o desenvolvimento do cayenne com a volkswagen e a audi que exigia a expertise dos engenheiros envolvidos no projeto do prototipo de le mans e o motivo principal e o mais plausivel mas ha quem diga que o entao presidente da volkswagen audi ferdinand piech nao queria que a audi competisse com a porsche em 2004 o desenvolvimento de um carro e algo que exige milhoes de dolares em investimentos e este era um dinheiro que a porsche nao poderia simplesmente engavetar como mais um projeto frustrado assim o povo da estugarda como dizem em portugal enfiou o v10 na traseira de um conceito e o levou ao salao de paris de 2000 sem grandes pretensoes apenas para atrair o publico para seu estande ao menos como publicidade ele serviria nao era um carro que a porsche conseguiria desenvolver naqueles tempos de recuperaçao financeira muito menos enquanto um inedito suv estava sendo gestado e consumindo recursos tecnicos e financeiros [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 186266 186262 186265 186264 ] e vejam so como o destino as vezes conspira a favor o cayenne foi lançado foi um sucesso estrondoso encheu os cofres da porsche e com essa grana foi possivel desenvolver e produzir aquele conceito despretensioso de paris e foi assim que em 2004 a porsche começou a produzir o carrera gt com seu v10 de 5 7 litros 40 valvulas 611 cv a 8 000 rpm e 60 kgfm a 5 750 rpm conectado ao cambio manual de seis marchas com embreagem de ceramica o carrera gt era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 6 segundos zero a 200 km/h em 9 25 segundos e seguia ate os 334 km/h tudo isso sem controle de traçao ou estabilidade o interior minimalista nao tinha radio e os bancos eram tipo concha com encostos fixos o console central era elevado e ditou a tendencia adotada ate hoje nos porsche e a alavanca de cambio tinha a manopla com madeira balsa na parte superior uma referencia a sua linhagem como um descendente direto do 917 a porsche planejou fazer 1 500 exemplares do carrera gt mas em 2005 depois de apenas um ano de produçao anunciou que nao iria continua la em 2006 e assim a carreira do carrera gt chegou ao fim em 6 de maio de 2006 com 1 270 unidades produzidas 918 spyder 2013 a 2015 nos raramente pensamos no 918 spyder como um carro de motor central traseiro porque afinal ele tem um par de motores eletricos no eixo dianteiro mas se voce considerar que ele ainda tem um v8 aspirado de 4 6 litros encaixado entre o cockpit e o eixo traseiro bem isso faz dele um carro de motor central traseiro o motor em si ja e uma obra prima v8 aspirado 616 cv a 8 500 rpm e 53 7 kgfm somente 135 kg so isso ja seria impressionante para um porsche de motor central traseiro mas como se nao bastasse a porsche ainda fez um dos motores eletricos o ajudar a mover as rodas traseiras com 156 cv extras o que significa que o cambio pdk que fica atras do v8 recebe 772 cv some aos 127 cv do outro motor eletrico que impulsiona as rodas dianteiras e voce tem 899 cv e 130 3 kgfm para catapultar seu 918 spyder aos 100 km/h em 2 5 segundos aos 200 km/h em 7 2 segundos aos 300 km/h em 19 9 segundos e seguir em frente ate os 350 km/h ou completar uma volta em nurburgring nordschleife em 6 57 bonus track 911 rsr desde 2017 sim ele e um carro exclusivamente de corrida mas quem diria que um dia o 911 iria girar em 180 a posiçao do seu conjunto de motor e transeixo e se tornar um carro de motor central traseiro quebrando sua ultima tradiçao a qual era fiel desde 1963 pois era isso ou começar a tomar uma surra dos rivais nas pistas e sendo um carro cuja historia nas pistas precisa ser honrada bem danem se as tradiçoes; a sobrevivencia e mais importante o 911 ganhou um motor central traseiro no final de 2016 quando o regulamento da categoria lmgte foi modificado e passou a tolerar mudanças mais extensas que permitiram que a porsche invertesse o conjunto motriz o motivo e que a concorrencia estava cada vez mais acirrada e evoluida com projetos modernos de aerodinamica e o porsche acabava limitado por seu layout classico o motor ocupava o espaço necessario para aumentar o difusor com isso a capacidade de gerar downforce era limitada e dependente demais da asa traseira — que por sua vez adotava um angulo de ataque agressivo demais o que gera arrasto e reduz a velocidade em retas por isso a soluçao foi trocar o motor de lugar com o cambio liberando espaço para o difusor o que permitiu a porsche evoluir a aerodinamica do 911 rsr apesar da mudança no carro de corrida a porsche jura que nao ira fazer um 911 de rua com motor central traseiro sera
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