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A história dos Porsche de motor central-traseiro

É impossível não associar a imagem de esportividade da Porsche ao 911 e seu layout mecânico excêntrico, com o motor "pendurado" na traseira do carro, atrás do câmbio e do eixo traseiro. Mesmo com o motor "no lugar errado" — um layout que  não resistiu à evolução da dinâmica automobilística nas outras marcas — a Porsche sempre conseguiu manter o 911 nas primeiras posições dos grids das corridas e nos degraus mais altos do pódio, além de mantê-lo sempre na cola (ou na frente) de rivais, em tese, mais equilibrados. Mas apesar do sucesso do 911, ao longo de sua história, a Porsche também contou com a ajuda de vários esportivos de motor central-traseiro para construir a imagem de esportividade da qual desfruta até hoje. Na verdade, a Porsche adotou o layout de motor central-traseiro pela primeira vez em seus carros quando isso sequer era cogitado na Fórmula 1 ou nas corridas de GT ou carros esporte. Não é para menos: Ferdinand Porsche