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Car Culture

Historic Trans Am: os motivos que fazem dela uma das categorias de clássicos mais fodásticas

O ano é 1966. O lugar é o autódromo de Sebring nos EUA, onde 44 carros estão alinhados para a primeira corrida da mais nova categoria do SCCA, a Trans Am. O regulamento é simples, e dividia os carros basicamente em duas classes: abaixo de dois litros e acima de dois litros — esta última, contudo, era composta por apenas sete carros. Não foi preciso mais do que isso para começar a era de ouro das corridas de turismo dos EUA. Entre 1966 e 1972, a Trans Am reuniu o que havia de melhor na indústria automotiva americana da época, devidamente preparada para desafiar seus rivais nas pistas. Se tudo corresse bem, a vitória também viria em forma de aumento nas vendas — uma filosofia eternizada pelo slogan "win on Sunday, sell on Monday", algo como "No domingo vença. Na segunda, venda." Esse período foi conhecido como "Golden Era", e não é para menos: ele coincidiu com o surgimento dos pony cars, que pareciam feitos sob medida para o regulamento da categoria — ela limitava o entre-eixos a