de longe ele era era o carro mais potente que eu podia ter seu motor entregava nada menos que 1 011 hp ou 1 025 cv numero que hoje em dia virou algo quase banal mas na virada dos anos 2000 antes de o bugatti veyron abrir os portoes potencia de quatro digitos era algo que so se via mesmo nos projetos mais absurdos e em carros de competiçao ainda mais porque o acesso a internet ainda era raro por aqui ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] estou falando de gran turismo 2 claro eu era bem novo e nao entendia muito as coisas entao estranhei bastante mas tambem nao iria reclamar depois de uma semana bem sofrida tentando desbloquear todas as licenças ate a super license do gran turismo 2 e acumular grana o bastante para comprar o suzuki escudo pikes peak ganhei de presente do jogo um carro cujo nome jamais vou esquecer hks r33 drag gt r r33 tambem nao vou esquecer como ele era pintura escura quase preta com detalhes em turquesa roxo e vermelho; uma asa traseira plana como uma extensao da tampa do porta malas; os pneus traseiros eram enormes e farois apenas decorativos com uma lente preta que nao acendia de verdade foi o bastante para que o dalmo de 12 anos de idade pensasse ter encontrado seu novo carro favorito mas a ilusao durou pouco o carro em questao era uma bela porcaria na obrigatoria primeira volta no oval de testes aquela para onde voce ia quando queria ver qual era a velocidade maxima do suzuki escudo claro eu descobri que aquele skyline era simplesmente incapaz de fazer curvas ele ate mudava de direçao mas muito pouco frustrante https //www youtube com/watch v=o_jgbfwm2vw ainda que os efeitos sonoros dos menus fossem bem relaxantes irritado e pensando no desperdicio que era toda aquela potencia vendi o carro o unisia jecs skyline era bem melhor outra coisa que eu nao sabia na epoca a versao japonesa de gt2 incluia uma pista de arrancada na versao americana que era a que eu tinha nao entao aquele carro nao fazia sentido algum pois mesmo que eu soubesse como fazer todos os ajustes que o game permitia nao teria como usa lo acontece que eu nao sabia que aquilo era um carro de arrancada e menos ainda que era um dos skyline r33 de competiçao mais lendarios do planeta https //www youtube com/watch v=46ovptknoxq na epoca eu nao sabia que drag race significa corrida de arrancada e nao era simples pesquisar na internet ja faz tempo a hks e uma das maiores fabricantes de componentes de performance do planeta e como qualquer outra inevitavelmente tambem atua como preparadora afinal e preciso testar turbocompressores coletores e outras peças de alto desempenho para garantir que funcionem com eficiencia e segurança e tambem obvio mostrar ao publico o que estes componentes sao capazes de fazer a empresa foi fundada em 1973 por um ex engenheiro da yamaha chamado hiroyuki hasegawa e começou preparando motores a gasolina a yamaha e famosa por seus instrumentos musicais motocicletas motores e projetos como o lendario toyota 2000gt e o inacreditavel supercarro ox99 11 entao ele provavelmente sabia uma ou duas coisinhas sobre preparaçao de motores seu parceiro na empreitada foi goichi kitagawa e o capital inicial foi fornecido por uma empresa chamada sigma automotive a mesma que em 1989 tornou se sigma advanced racing development ou sard e passou a ser a equipe de fabrica da toyota no campeonato japones de turismo por isto o nome hks [caption id= attachment_286537 align= aligncenter width= 999 ] ao pe do monte fuji[/caption] ja no ano seguinte 1974 hasegawa projetou e colocou em produçao o primeiro kit turbo disponivel comercialmente no japao o que so mostra mais uma vez como a decada de 1970 foi mesmo um marco a historia dos turbocompressores em 1973 a bmw lançou o incrivel 2002 turbo e naquele mesmo 1974 a porsche começou a vender o porsche 930 o pioneirismo compensou o sucesso dos kits da hks foi rapido e certeiro e a partir dali os turbos passaram a ser o principal foco da empresa alias foi a hks que desenvolveu um dos primeiros controladores de pressao do mercado mas nao foi so isto em decadas de atividade a hks especializou se em todo tipo de componente de alto desempenho pistoes bielas comandos de valvula virabrequins intercoolers sistemas de escape e centrais eletronicas alem disso a companhia tambem possui um departamento dedicado a fabricar componentes de fibra de carbono quer mais a hks tabem fabrica o 700e um motor aeronautico de dois cilindros opostos 680 cm³ que e muito usado em ultraleves e claro os nissan sempre foram muito bem tratados por eles que se tornaram referencia a qualquer um que pense em preparar um carro da marca nao por acaso boa parte dos nissan gt r que correm na formula drift competiçao que coloca bastante stress sobre os componentes mecanicos de um carro usam componentes hks isso quando caras como daigo saito nao assinam contratos e usam peças da hks em tudo https //www youtube com/watch v=ixdmpiqlzos quando o hks r33 drag gt r tornou se o skyline mais veloz do mundo no quarto de milha virando 7 67 segundos foi como o auge de toda esta experiencia e olhe que falo de uma empresa ja ja competiu em diversas categorias desde a decada de 1980 incluindo a formula 3 o campeonato japones de turismo a formula drift e claro as arrancadas [caption id= attachment_126293 align= aligncenter width= 620 ] boa sorte procurando imagens em alta resoluçao desse carro fora as belas imagens do speedhunters [/caption] o inicio de seu desenvolvimento começou em 1999 quando o gt r r33 substituiu o r32 como voce deve saber o r33 nao foi tao emblematico quanto o r32 ou o r34 mas tambem era um grande carro ate porque bem tinha praticamente o mesmo powertrain e convenhamos ele era bem estiloso embora os mais ligados na linhagem o considerem meio inchado demais https //www youtube com/watch v=wt1qqhhmjkc a hks levou muito tempo para revelar os detalhes do que foi feito no motor o que na epoca levou muita gente a achar que o seis em linha queimava nitrometano o que nunca foi verdade hoje porem sabe se que um kit stroker foi usado para ampliar o deslocamento para 2 8 litros usando novas bielas do tipo h section um virabrequim forjado de 77 7 mm e novos pistoes um conjunto tao bem acertado que serviu como base para o kit rb28 vendido ate hoje pela hks [caption id= attachment_286541 align= aligncenter width= 999 ] foto dino dalle carbonare[/caption] alem disso dois turbos hks gt3240 operando juntos e nao de forma sequencial a 2 4 bar de pressao ajudavam o seis em linha a respirar melhor intercooler dutos e coletores de admissao e escape foram feitos sob medida pela preparadora que evidentemente tambem fuçou com a ecu muito antes de o tuning computadorizado se tornasse corriqueiro e instalou um sistema de carter seco o resultado cerca de 1 300 cv a 9 000 rpm no motor que se traduziam em pouco mais de 1 000 cv nas rodas acompanhados de 110 kgfm de torque a 6 500 rpm para segurar tudo o cambio era sequencial com acionador pneumatico e uma embreagem experimental de quatro discos a carroceria e outro espetaculo espiando por alguns pontos da pintura e possivel ver a fina trama da fibra de carbono que compoe as partes da carroceria abrindo a porta alem de mais fibra de carbono e possivel ver o painel minimalista a gaiola de proteçao integral o solitario banco concha do lado direito e um carro japones afinal e o cinto de competiçao sabelt o aspecto home made do interior nos lembra de que apesar de ter ficado famoso nos games ha 20 anos o hks r33 drag gt r e um project car de verdade feito para andar mesmo e nao algum tipo de entidade sobrenatural embora pareça https //www youtube com/watch v=h opsmnpjme o barulho feito pelo r33 da hks foi meteorico em 2002 o carro foi aposentado prematuramente talvez porque a empresa soubesse que ele ja havia se tornado um icone e deveria ser preservado o carro ate ensaiou uma volta as pistas disputando corridas de arrancada para carros historicos em 2007 mas foi apenas uma pequena turne de volta logo depois a hks achou por bem aposenta lo de vez percebendo a estrutura estava enfraquecida pela idade e que nao seria seguro competir com o carro sem refaze lo completamente algo assim demandaria muito tempo e dinheiro e considerando que o status do hks r33 e lendario e nao precisa provar mais nada e por isso hoje em dia o carro permanece na sede geral da hks que fica ao pe do monte fuji o que e bacana apesar de ter escritorios em diversas partes do planeta o lugar e exatamente o mesmo onde a companhia foi fundada em 1973 e algo me diz que o pessoal la no japao ainda da umas esticadas nele as escondidas eu faria o mesmo
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