existem varias razoes que levam alguem a comprar uma moto alem do grande incentivo que e o fato de uma moto ser bem mais barata que um carro ha toda uma imagem de liberdade e independencia que e vendida como parte da experiencia de ter uma motocicleta na realidade de muitos brasileiros comprar uma moto e a maneira mais acessivel poder ir do ponto a ao ponto b quando bem entender sem precisar de carona ou transporte publico alguns ate fazem da moto seu ganha pao foi antecipando este cenario que na decada de 1970 a honda instalou sua primeira fabrica no brasil a moto honda da amazonia na zona franca de manaus la em 1976 começou a ser produzida a moto que se tornaria a mais vendida do pais a honda cg 125 criada especificamente para mercados emergentes como o nosso com preço baixo manutençao simples e mecanica extremamente robusta e ela foi cuidadosamente calculada para ser exatamente assim esta e a historia da honda cg 125 que deixou de ser fabricada em 2019 encerrando uma historia de 42 anos sob medida na segunda metade da decada de 1960 a honda ja era uma fabricante bem estabelecida e começava a dar seus primeiros passos no mercado dos automoveis mas as motos ainda eram a maior prioridade naquela epoca um de seus modelos de menor cilindrada era a honda cb92 que havia sido lançada em 1959 com um motor bicilindrico em linha de 125 cm³ quatro tempos comando no cabeçote e 11 5 cv era uma moto pratica que foi apelidada pelo publico como benly uma corruptela de benri que significa conveniente em japones mas a honda ainda estava aperfeiçoando a receita que utilizaria para criar um modelo urbano e barato que realmente popularizasse o uso da motocicleta como transporte pessoal em 1964 foi lançada a honda cs90 ou sport 90 que como o nome indicava tinha um motor menor de 90 cm³ com apenas um cilindro e comando de valvulas no bloco a estrutura era de metal prensado a fim de tornar a moto mais leve economica e facil de conduzir ja em 1969 a cs90 começou a ser exportada para alguns paises do sudeste asiatico que na epoca estavam começando a se desenvolver economicamente o que criou uma repentina demanda por meios de transporte pessoal a honda chegou a desenvolver uma versao de 110 cm³ do motor monocilindrico mais potente especialmente para estes mercados em 1974 a honda organizou uma especie de expediçao colocando dois membros de sua equipe de desenvolvimento em contato com os mercados para onde as motos estavam sendo exportadas um deles era takeshi inagaki cujo trabalho era justamente criar motos para paises em desenvolvimento; e o outro era einosuke miyachi designer inagaki e miyachi visitaram a tainlandia a malasia a indonesia as filipinas o ira e o paquistao cada um destes paises tinha sua propria realidade claro mas todos tinham algo em comum no sudeste asiatico as motos eram tratadas de maneira muito mais brutal do que era costume no japao uma moto para durar os japoneses ficaram embasbacados ao ver motos com tres quatro pessoas montadas nelas as vezes com uma criança sentada sobre o tanque manutençao preventiva era algo de que ninguem jamais havia ouvido falar nem mesmo as oficinas autorizadas nao se trocava o oleo nao se substituia os filtros de ar nao se regulava correias as motos so eram mandadas para o conserto quando nao andavam mais mais impressionante ainda porem era constatar a valentia das motos que suportavam todo aquele abuso repetidas vezes sem reclamar tanto assim [caption id= attachment_216474 align= aligncenter width= 3072 ] na verdade a pratica de colocar mais pessoas do que o recomendado em cima de uma moto ainda e bem comum no sudeste asiatico[/caption] voltando para o japao inagaki e miyachi sabiam exatamente o que dizer aos executivos da honda a empresa precisava de uma moto mais robusta criada especialmente para mercados emergentes no começo dos anos 1970 era fabricada a honda cb125 mas ela era tinha um motor monocilindrico com comando no cabeçote que por mais eficiente e economico que fosse nao seria adequado para um ambiente hostil como o sudeste asiatico precisava ser algo mais simples duravel e que caso fosse negligenciado pelo proprietario nao oferecesse muita complicaçao para ser reparado inagaki entao projetou uma versao com comando no bloco do motor monocilindrico o comando era leve acionado por engrenagem e atuava as duas valvulas de admissao e escape por varetas curtas e resistentes o motor começou a ser desenvolvido em março de 1974 e em maio seu projeto foi aprovado para utilizaçao em uma nova motocicleta de entrada o prazo definido a partir dali foi de um ano mas ja em dezembro um prototipo ja estava pronto para a primeira demonstraçao publica foram reunidos representantes de diversos mercados na tailandia e todos ficaram impressionados com a motocicleta que foi batizada honda cg e foi no mercado tailandes que ela estreou em março de 1975 alem do novo motor que ganhou versoes de 110 cm³ e 125 cm³ havia outras caracteristicas na honda cg que a tornavam apropriada para o uso mais intenso e frequente a que se destinava o filtro de ar por exemplo nao era de papel como nas outras honda mas sim de um material sintetico e era dividido em dois elementos um para as particulas maiores e outro para as particulas menores de ate 20 microns 0 02 mm alem disso era lavavel o que aumentava consideravelmente sua vida util antes da substituiçao a honda chegou ao ponto de desenvolver dois tipos de tanque de combustivel um convencional e outro com a parte superior plana para acomodar melhor uma criança a honda partia do pressuposto de que muitos de seus clientes haviam economizado por anos para comprar suas motos e que por isto o produto deveria durar varios anos para tal o quadro de aço prensado deu lugar a uma estrutura tubular que alem de mais robusta era mais barata o quadro tubular tambem trazia outra vantagem ao dispensar ferramental especializado como prensas e moldes ele permitia que a honda cg fosse fabricada em qualquer lugar com poucas adaptaçoes e investimentos sensivelmente mais baixos e isto fazia dela a moto perfeita para o brasil moto honda da amazonia paralelamente a importaçao de motos japonesas para o sudeste asiatico a honda ja flertava com a ideia de ampliar sua rede de fabricas no começo dos anos 1970 no brasil a marca ja estava presente de forma oficial desde novembro de 1971 quando foi inaugurada a honda motor do brasil para importar e distribuir modelos como a cb 350 e a cb750 em menor quantidade vieram alguns exemplares da honda cb 125 e possivel encontrar alguns exemplares fabricados entre 1971 e 1976 e eles ate que nao sao tao caros se levarmos em consideraçao a raridade mas embora as condiçoes de uso das motos no brasil nao fossem tao severas a cb 125 ainda podia ser considerada avançada demais para nosso mercado que havia acabado de receber sua subsidiaria honda e ainda estava em fase de aprendizado por assim dizer por outro lado a honda enxergava no brasil um mercado cheio de potencial a virada dos anos 70 foi um periodo de crescimento industrial no brasil e diversas fabricantes de automoveis vieram se instalar aqui como a dodge e a chevrolet haveria de sobrar espaço para uma nova fabrica de motos os planos começaram rapido em abril de 1974 o plano inicial era instalar a nova fabrica em sumare/sp mas as exigencias do governo de sao paulo para a concessao de um terreno foram vistas como severas demais elas incluiam um percentual minimo de componentes fabricados no brasil cobravam taxas por peças importadas e estipulavam o piso dos investimentos a serem feitos pela honda como resultado era encontrar outro local para a fabrica no brasil ou instala la em outro pais foi ai que entrou o empresario amazonense nathan xavier de albuquerque sua companhia a moto importadora era a representante da honda para a regiao de manaus interessado em industrializar a area ele fez de tudo para convencer a fabricante a construir sua nova planta na capital do amazonas seu principal argumento era o de que sendo uma zona franca manaus isentaria a honda dos impostos por um periodo de dez anos era uma boa economia a ponto de compensar o investimento com o transporte de peças e motos entre sao paulo e manaus cidades separadas por mais de 4 000 km de rodovias entao recem construidas a construçao da fabrica começou em setembro de 1975 e levou cerca de um ano em outubro de 1976 teve inicio na honda da amazonia a produçao em serie da honda cg 125 a honda da amazonia era uma joint venture entre a honda que entrava com 60% dos investimentos e 40% da moto importadora no primeiro ano de atividade foram fabricados 18 000 exemplares da cg 125 em 1977 a honda ja respondia por 79% do mercado de motos no brasil e isto em grande parte aconteceu graças a cg 125 ela foi tao bem recebida que logo de cara ganhou um apelido bolinha por causa do formato do tanque de combustivel a cg 125 acabou tambem motivando inovaçoes dentro da propria honda ela motivou por exemplo o inicio da produçao de componentes ali mesmo em manaus em vez de traze los de sao paulo em poucos anos mais de 90% dos componentes da cg 125 eram produzidos localmente em mais de quatro decadas mais de 7 milhoes de exemplares da honda cg 125 foram vendidos qual o segredo para tanta longevidade talvez seja a qualidade do projeto basico original que recebeu apenas atualizaçoes incrementais por mais de 20 anos o motor por exemplo permaneceu praticamente o mesmo com 11 cv ate 1992 foi quando adotou uma biela mais longa para melhorar a relaçao r/l e tornar o funcionamento mais suave; e tambem trocou o antiquado platinado por um sistema de igniçao eletronica em 2008 o comando no bloco deu lugar ao atual sistema ohc o carburador so foi aposentado em 2013 com o lançamento da cg 125i [gallery type= grid link= file size= medium ids= 216464 216465 216466 ] da mesma forma a construçao da moto mudou pouco em quatro decadas em oito geraçoes a cg 125 ganhou melhorias na suspensao nos freios partida eletrica freios a disco e painel digital e foi ficando cada vez maior e mais imponente contudo mesmo custando menos que as versoes mais potentes a 125 foi deixando de ser atrativa diante das mesmas e suas vendas deixaram de justificar sua manutençao na linha uma hora acontece adeus cg 125
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