o land rover discovery chegou a sua quinta geraçao no fim de 2016 como modelo 2017 primeira geraçao completamente nova desde 2004 o discovery atual e um suv grande de luxo que adotou a identidade visual atual da marca trazendo mais potencia sofisticaçao e requinte do que nunca a geraçao anterior discovery 3 e 4 era mais quadradona e robusta e a primeira i e ii tinha um apelo mais off roader podendo ser encarada como um defender um pouco mais macio confortavel e espaçoso mas so um pouco [gt40 content search= suv widget= 1 title= os utilitarios do gt40 ] quem ve o discovery atual dificilmente imagina que um dia o discovery ja foi vendido no japao com outro nome por outra marca voce ja tinha ouvido falar no honda crossroad era em esssencia um land rover discovery mk1 com emblemas da honda vendido entre 1993 e 1998 um dos exemplos de badge engineering mais curiosos que ja vimos alias badge engineering e o termo da lingua inglesa para os veiculos que chamamos de rebatizados e parte da ideia de que em vez de usar seus recursos de engenharia para desenvolver um novo veiculo determinada fabricante decide economizar dinheiro tempo e trabalho trocando os emblemas do modelo por seus proprios emblemas e quase uma chacota no entanto em 1993 fazia todo sentido para a honda usar um land rover rebatizado para suprir a falta de um suv em seu portifolio e a principio pareceu mesmo uma boa ideia olha so em 1979 a british leyland dona da land rover na epoca firmou um acordo com a honda seria benefico para as duas partes a honda adquiriu 20% da rover alavancando sua chegada a europa e a rover ficou com 20% da divisao britanica da honda ganhando uma importante aliada no desenvolvimento de novos modelos nao demorou para que os primeiros rover derivados de modelos da honda começassem a ser vendidos no reino unido em 1984 foi lançado o rover 200 um honda ballade versao mais refinada do honda civic rebatizado e em 1985 o honda integra chegou ao mercado britanico como rover 416i o fato de tanto o japao quanto a gra bretanha empregarem a mao inglesa em seus carros tambem facilitava as coisas o land rover discovery foi lançado em 1989 e era baseado no primeiro range rover que por sua vez havia feito sua estreia em 1970 e era a resposta dos ingleses o sucesso do jeep wagoneer para muitos e o primeiro utilitario de luxo ja feito a ideia era oferecer um veiculo com a mesma capacidade off road do range rover a um preço mais acessivel agora como uma resposta aos utilitarios japoneses como o toyota land cruiser ele tinha espaço para cinco pessoas teto elevado na regiao dos passageiros e bagagem e a partir de 1990 ganhou uma versao de cinco portas a land rover deu bastante importancia ao novo veiculo chegando a contratar consultoria externa para projetar o interior que trazia linhas limpas e funcionais alem de uma terceira fileira com dois assentos dobraveis no porta malas com cintos de segurança e tudo o mais o discovery tinha cambio manual de cinco marchas com reduzida e motores quatro cilindros a gasolina quatro cilindros a diesel e v8 a gasolina ele foi vendido ate 1998 com um facelift no meio do caminho em 1994 pouco antes da reestilizaçao que trouxe novos farois e injeçao de combustivel a honda decidiu colocar sua propria versao do discovery no mercado japones o resultado foi o honda crossroad ou cro$$road como sugere a caligrafia do emblema [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a honda optou por importar apenas a versao que usava o motor v8 de 3 9 litros todo feito de aluminio e equipado com injeçao multiponto lucas desde 1990 o motor era capaz de entregar 180 cv e 31 8 mkgf de torque o cambio no caso do crossroad era automatico de quatro marchas e a traçao tambem era integral com reduzida com isto o crossroad de primeira geraçao foi o unico honda na historia a ser equipado com um motor v8 e como curiosidade o motor foi projetado pela general motors e originalmente foi usado pela buick em 1961 o honda crossroad foi vendido por apenas seis anos no japao em versao unica aparentemente ele nao foi muito bem recebido e tambem nao foi lançado em uma boa hora para começar em 1993 começaram a circular boatos de que a rover seria vendida para o grupo bmw o que se croncretizaria no ano seguinte foi quando a bmw adquiriu os direitos sobre a marca mini alias sabendo disto a honda começou a ameaçar encerrar a parceria entre as duas marcas cortando os laços em 1998 alem disso alguns exemplares fabricados a partir de 1995 apresentaram problemas no mecanismo de fechamento da porta do motorista o que podia fazer com que a porta abrisse com o suv em movimento a honda emitiu um recall que afetou 4 754 exemplares produzidos entre julho de 1995 e dezembro de 1996 o que tambem prejudicou a reputaçao do crossroad entre os orientais de qualquer forma a honda preparava o lançamento de seu suv desenvolvido in house a primeira geraçao do cr v que estreou em 1995 ja o nome crossroad retornou em 2007 que foi vendido apenas no mercado domestico japones ate 2010
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