Não faz muito tempo que contamos aqui a história do BMW Z3, o primeiro roadster produzido em larga escala pela BMW e um de seus maiores sucessos comerciais. O Z3 era um carro equilibrado, bonito e não precisava de muita potência para divertir, mas é claro que isto não impediu a divisão Motorsport de lançar o M Roadster, com um seis-em-linha de 3,2 litros e 325 cv.
O M Roadster (e seu irmão M Coupe, que na verdade era um hatchback) era um carro muito rápido e de excelente comportamento dinâmico, mas não foi o carro mais insano que a BMW fez usando o Z3 como base. Este título vai para um carro que não tem nome, e por isso vamos chamá-lo de BMW Z3 V12. Sim, um Z3 com um motor de 12 cilindros na frente. Hot rod alemão, oder was?
Antes de começar a falar sobre este carro, é preciso lembrar que a BMW estava em uma fase de experimentações na época — o próprio M Coupe foi um projeto underground, feito depois do expediente, e quase não foi aprovado para a produção. Por isso, não surpreende que alguém lá em Munique tenha pensado como seria um Z3 com motor V12… e colocado em prática.
Por “alguém” nos referimos ao Dr. Gerhard Schmidt, engenheiro chefe do departamento de motores na década de 1990. Segundo uma matéria da revista alemã Auto Zeitung em 1999, ele simplesmente queria ver como o V12 do maior carro vendido pela BMW na época (o sedã 750iL) ficava no menor carro da linha, o Z3.
Por sorte, o Z3 foi desenvolvido para acomodar qualquer motor disponível nas prateleiras da BMW. Assim, por incrível que pareça, não foram necessárias muitas adaptações para acomodar o V12 de 5,4 litros e 326 cv. Na verdade, até foi um processo relativamente simples (ênfase no “relativamente” pois, ao lidar com carros, nada é realmente simples), que envolveu a relocação do radiador, novos reservatório e bomba de óleo e uma reprogramação na ECU, além de instalar molas mais firmes na dianteira para compensar o peso extra do motor. O câmbio manual de seis marchas, por sua vez, do grand tourer 850Ci.
Na prática, não estamos falando de um aumento muito significativo na potência — para se ter uma ideia, o Z3 M Roadster tinha só 1 cv a menos, mas não dá para ignorar um roadster compacto com um V12 na dianteira. O teste feito pela Auto Zeitung deixa isso claro: no V12, a entrega de potência ocorre bem mais cedo (5.000 rpm ante os 7.400 rpm do seis-em-linha do roadster M), e o torque de 50 mkgf aparece já aos 3.900 rpm. O resultado era um carro muito mais arisco, que desgarrava a traseira com facilidade e cantava pneus em segunda e terceira marcha a todo momento.
O teste é um dos poucos registros que se tem do comportamento do Z3 V12, e também uma das poucas fontes de números: o 0 a 100 km/h vinha em 5,5 segundos, com máxima de 263 km/h. Contudo, deve dar para contar nos dedos as vezes em que o desempenho do carro foi posto à prova pois, pouco tempo depois de ser avaliado, o carro foi levado para a garagem secreta da divisão Motorsport, onde permanece até hoje. Dá para vê-lo por volta dos 15:45 do vídeo abaixo:
Sua existência passou mais de uma década esquecida, até que em 2012 a divisão M publicou três fotos do carro em sua página do Facebook, sem dar maiores detalhes. Bem, agora que sabemos tudo o que há para saber, daríamos qualquer coisa para dar uma volta no Z3 V12… você não?