quando menino perguntei ao meu pai uma vez o que era preciso fazer para construir seu proprio carro ele disse que era preciso estudar muito abrir uma empresa e trabalhar com varias outras pessoas cada uma delas especializada no desenvolvimento de uma parte do carro ele nao estava totalmente errado e sabendo que construir carros nao era para mim acabei por trabalhar escrevendo sobre eles [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] so que ha diferentes interpretaçoes para a expressao construir seu proprio carro se voce quer fazer tudo sozinho e bom ser um cara muito inteligente talentoso e multifacetado capaz de desenhar um carro projetar seu conjunto mecanico fazer com que tudo se encaixe soldar moldar montar pintar dar acabamento testar e fazer os ajustes finais por conta propria nao sao muitos o que conseguem fazer tudo isto e os que conseguem costumam virar lendas agora se voce for um cara mais liberal e menos exigente contentando se em criar sua propria carroceria e monta la sobre uma plataforma ja existente continua sendo uma tarefa para poucos no entanto e algo bem mais palpavel e viavel do que criar tudo do zero existiram e existem muitas companhias grandes e pequenas que usaram e usam outros carros como base para seus projetos nos anos 60 empresas de todo o planeta decidiram que o fusca era um excelente ponto de partida para se crirar novos automoveis mudando completamente o estilo da carroceria enquanto se aproveitava o confiavel simples e robusto conjunto mecanico em sua totalidade chassi direçao suspensao freios motor cambio e eletrica o puma vw mais conhecido e bem sucedido fora de serie brasileiro pode na pratica ser um karmann ghia ou brasilia com carroceria de fibra de vidro mas para seus admiradores e colecionadores ele e um carro diferente com personalidade e proposito distintos daqueles do carro do povo conforme enquanto os anos passavam eu ia aprendendo estas coisas a respeito dos carros ate pensei em um dia criar minha propria carroceria e colocar sobre o chassi de um volkswagen a ar certamente seria o mais proximo de construir meu proprio carro que eu chegaria e tudo bem pois na espanha um homem levou seu sonho de infancia que era igual ao meu a serio hoje sua companhia a hurtan esta perto de completar tres decadas de existencia e possui clientes espalhados por todo o planeta juan hurtado gonzales nascido em 1943 na cidade de almeria no litoral sul da espanha queria construir um carro desde criança o maximo que ele podia fazer entao era brincar de carro de faz de conta mas nao demorou para que aos doze anos de idade começasse a trabalhar na serralheria de seu pai mais por gosto que por necessidade com quinze anos seus tres anos de experiencia lhe renderam uma contrataçao como especialista na carrocerias costa em barcelona uma fabricante de cabines de caminhoes e era isto o que faltava a juan para que ele seguisse rumo a industria automotiva em 1961 aos dezoito anos de idade juan foi trabalhar na motor iberica onde construia as cabines do caminhao pegaso comet um dos mais populares da espanha na epoca que hoje e visto como um grande classico dois anos depois voltou para a carrocerias costa que entao começou a dedicar se fabricaçao de carrocerias para o seat 800 o seat 800 era uma versao de quatro portas do seat 600 que por sua vez era um fiat 600 construido sob licença entre 1957 e 1970 mais do que isto o seat 600 e considerado um simbolo do milagre espanhol periodo de crescimento economico que se deu entre 1959 e 1973 no fim do longo periodo de recuperaçao do pais apos a guerra civil espanhola que aconteceu na segunda metade dos anos 30 e teve impacto profundo na sociedade e na economia locais em 1950 ja em vias de recuperaçao economica o governo espanhol decidiu dar incentivos ao nascimento da primeira fabricante de automoveis da espanha como parte de um programa de desenvolvimento tecnologico local a fiat interessada em expandir sua atuaçao teve papel crucial na viabilizaçao deste plano cedendo recursos tecnicos financeiros e humanos para a entao recem fundada sociedad espanola de automoviles de turismo s e a t que começou a produzir o 600 sob licença pouco depois tal qual diversos outros carros pequenos fizeram em paises europeus nos anos 50 o seat 600 ajudou a motorizar a populaçao espanhola e tornou se um icone cultural pois bem juan hurtado começou a trabalhar em 1963 na conversao do seat 600 para 800 de duas portas para quatro portas os cortes na carroceria eram feitos artesanalmente assim como a moldagem das portas traseiras e a montagem da carroceria depois os carros eram enviados para a seat que instalava a mecanica e dava os toques finais de acabamento nao demorou para que juan e sua equipe estivessem convertendo ate 40 carrocerias por dia entao aos 20 anos de idade e ja com oito anos de experiencia como fabricante de carrocerias juan alistou se no exercito quando voltou anos depois decidiu tirar algum tempo de folga antes de abrir em 1984 sua propria oficina de reparaçao de carrocerias em granada na provincia de andaluzia perto de onde nascera [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] rapidamente seu novo negocio começou a ficar conhecido na regiao e juan hurtado adquiriu a reputaçao de um dos melhores funileiros e construtores de carrocerias de seu pais em 1988 julgando ja ter experiencia e estabilidade suficientes ele começou a desenhar o esboço de um novo modelo um roadster retro inspirado pelos carros que ele gostava quando era jovem porem com tecnologia atual nascia a hurtan cujo nome era derivado do proprio sobrenome de juan hurtado inspirado pelos classicos roadsters britanicos dos anos 40 e 50 o hurtan t2 começou a ser fabricado em 1991 ele lembrava um pouco o jaguar xk120 mas nao poderia ser mais diferente por baixo da carroceria ele usava um chassi proprio com a mecanica do renault clio de primeira geraçao com os mesmos motores quatro cilindros de 1 2 ou 1 4 litro e 60 cv ou 80 cv respectivamente em 1996 foi lançada uma versao de quatro lugares o hurtan t2 tinha carroceria de fibra de vidro usava componentes mecanicos novos fornecidos pela renault e era feito de acordo com as especificaçoes do cliente utilizando sempre materiais nobres como couro metal e madeira no interior oferecia se garantia de fabrica e a manutençao era praticamente igual a de um clio considerando a natureza exclusiva dos carros da hurtan a marca de 432 exemplares fabricados entre 1991 e 2002 e boa para uma companhia pequena trabalhando de forma artesanal em 2004 0 hurtan t2 deu lugar ao albaycin que seguia a mesma filosofia porem usando as entranhas do renault clio de segunda geraçao com isto era possivel escolher entre motores de quatro cilindros em linha que variavam entre 60 cv e 182 cv sempre com garantia de fabrica e quaisquer itens de conforto e conveniencia oferecidos pelo clio o albaycin que ganhou uma versao de quatro lugares em 2006 foi produzido ate 2010 entao a recessao economica mundial fez com que a hurtan encerrasse temporariamente a fabricaçao de carros voltando a concentrar se em serviços de reparo restauraçao e construçao de carrocerias foi preciso esperar oito anos ate que a hurtan voltasse a fabricar automoveis ao longo deste periodo foi desenvolvido um novo modelo o hurtan author carro retro de luxo feito com base no chrysler pt cruiser as proporçoes verticalizadas da carroceria dao a pista do projeto do qual o author deriva o pt cruiser era um hatch de proporçoes avantajadas com estilo retro o que ajuda na hora da transformaçao como o author e um carro de nicho e o pt cruiser foi fabricado por uma decada inteira entre 2000 e 2010 nao e dificil encontrar exemplares doadores os motores sao de origem chrysler naturalmente duas versoes do motor 2 4 da empresa americana sendo uma delas naturalmente aspirada de 143 cv e a outra turbinada com 230 cv [youtube id= buhmeklmcum width= 620 height= 350 ] o interior usa a arquitetura do pt cruiser incluindo o painel de instrumentos os bancos e os equipamentos de conforto e conveniencia no entanto e possivel escolher entre diversas opçoes de acabamento e pintura agora os carros da hurtan podem nao fazer nosso tipo ou o tipo do nosso publico entusiasta contudo eles sao uma prova de que e possivel fazer seus proprios carros usando outros modelos como base e ter sucesso nos dias de hoje a hurtan com apenas oito funcionarios tem faturamento de € 600 000 cerca de r$ 2 4 milhoes por ano seu publico principal fica no oriente medio e na russia onde os modelos da hurtan sao mais populares do que na propria espanha
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