e realmente estranho ver hoje uma empresa como a bmw se atrapalhar com sua linha de veiculos sem saber se continua fazendo sedas e peruas para pais de familia que nas horas vagas sao pilotos de alcova ou se abraça definitivamente sua nova personalidade suv eletrica mas olhando um pouco para tras para antes da bmw moderna ser inaugurada pelo seda 1500 de 1962 nao e a primeira vez que isso acontece nos anos 1950 a empresa produzia carros de luxo exemplificados pelo sensacional roadster 507 v8 produzido de 1956 a 1960 desenhado pelo conde albrecht goertz ate hoje e um exemplo de beleza pura e nao destilada que nao falha em deixar nos de queixo caido mas fazia tambem veiculos para o outro extremo do espectro sob licença fazia o isetta italiano tambem mas no meio nada sedas cupes e roadsters v8 carissimos e isetta quase uma empresa esquizofrenica que nao sabia em que cesta colocava seus ovos [caption id= attachment_282571 align= aligncenter width= 762 ] elvis e seu 507 1958 [/caption] mas de qualquer forma o 507 foi um carro tao emblematico que cementou o roadster bmw no imaginario popular sim existiam roadsters bmw no pre guerra mas nenhum marcou como o 507 o esguio e potente conversivel alemao era um sonho para todo mundo nos anos 1950 em 1957 o jovem john surtees que acabara de se tornar campeao mundial de motociclismo pela mv agusta fica encantado com o 507 mas obviamente nao podia compra lo com seu salario de piloto acaba ganhando um de presente do conde domenico agusta e o multicampeao em duas e quatro rodas gosta tanto dele que o mantem ate o fim de sua vida elvis presley morando na alemanha durante seu serviço militar em 1958 tambem cai de amores pelo roadster bmw e compra um deles que ao fim do serviço volta com ele para os eua o 507 foi uma carissima irrelevancia no grande esquema das coisas para a bmw mas no imaginario popular imediatamente marcou a empresa como uma produtora de roadsters realmente especiais [caption id= attachment_282569 align= aligncenter width= 976 ] john surtees ganha um 507 em 1957 e [/caption] mas nao teve nenhum substituto quando a empresa se dedica aos sedas medios a partir de 1962 o sucesso desta nova bmw e tao grande que praticamente todo mundo esquece que ela ja tinha feito coisas deste tipo os sedas de duas portas a serie ’02 de 1602 a 2002 na verdade ajudaram a acabar com o roadster um seda de quatro lugares tao divertido quanto os roadster ingleses e italianos e com qualidade alema acaba por fazer a categoria de conversiveis de dois lugares e preço medio definhar durante os anos 1970 ate que nos anos 1980 praticamente acaba o advento do golf gti e a explosao do hot hatch ainda mais baratos que os pequenos bmw e um aumento de preço de seguro nos carros esporte mundialmente sao os pregos no caixao finais para o roadster [caption id= attachment_282570 align= aligncenter width= 976 ] nunca mais o vende [/caption] mas quase imediatamente um movimento começa para traze los de volta bastou a categoria definhar para que todo mundo se lembrar que o mundo sem eles e um mundo realmente chato e que desempenho igual nao quer dizer experiencia igual; qualquer um que ja tenha experimentado a liberdade de rodar com espaço infinito para a cabeça sabe que nada supera tal coisa ao inicio dos anos 1990 teriamos um ressurgimento da especie e com o salto tecnologico que ocorreu nesta decada seria a era de ouro do roadster e a bmw desta vez tinha desde o inicio decidido fazer parte disso como acontece na maioria das vezes e fruto da vontade de uma pessoa neste caso o herr doktor wolfgang reitzle funcionario da bmw desde 1976 ao subir a prestigiosa cadeira nr 2 na hierarquia da bmw a liderança da engenharia em 1987 reitzle se torna a pessoa que devemos agradecer pelos fantasticos bmw’s dos anos 1990 talvez a melhor epoca da companhia sua saida da bmw em 1999 foi traumatica sim durante a queda da subsidiaria inglesa rover mas o seu legado ainda pode ser sentido na marca alem disso seus carros principalmente o serie 3 e36 o primeiro x5 e o range rover l322 de 2001 simplesmente definiram o que e um serie 3 um bmw em geral e um range rover ate os dias de hoje nada de novo a nao ser aumento de tamanho e complexidade depois dele mas mais importante para a gente e outra coisa trouxe de volta a vida o roadster bmw bmw z1 ao assumir a direçao tecnica da bmw em 1987 reitzle queria uma coisa mais que qualquer outra fazer da bmw a nova lider em tecnologia automobilistica desbancando assim a veneranda empresa de daimler e benz entao considerada aparentemente desde sempre o apice da engenharia alema em um pais que endeusa engenheiros nao era um objetivo banal pelo contrario era como subir um everest reitzle cria uma subsidiaria a bmw technik gmbh efetivamente o braço de pesquisa avançada da empresa o lider da nova divisao seria ulrich bez outro grande engenheiro depois famoso na porsche e na aston martin na tradiçao de ser identificada por apenas uma letra como a divisao m esta era a divisao z inicial da palavra alema zukunft futuro e se a divisao m tinha aparecido nas ruas com seu m1 em 1978 a divisao z tambem começa imediatamente o projeto de um carro que seria chamado logico de z1 mas diferente do m1 um carro de corrida que acabou nas ruas o z1 seria o berço da sua divisao varias novas tecnologias seriam testadas no novo carro um conjunto de ideias que ainda pareciam coisa do futuro juntas em so um veiculo e ele seria ora vejam so o primeiro roadster da bmw desde o 507 o desenho externo ficou a cargo de harm lagaay o holandes que na porsche criara o 924 a suspensao dianteira o motor de de seis cilindros em linha e o cambio manual de cinco marchas viriam do 325i e30 corrente mas o resto do carro era totalmente novo e propositadamente revolucionario primeiro era desenhado de forma que o motor ficasse bem mais recuado que no serie 3 totalmente atras do eixo dianteiro em posiçao central dianteira com isso os ocupantes ficavam mais proximos do eixo traseiro como convem a um roadster de verdade e a distribuiçao de peso era de 49/51% em curb sem passageiros mas com todos os fluidos abastecidos a estrutura era exclusiva para o carro um spaceframe de aço estampado mas com o assoalho do habitaculo em plastico composito e todas as peças externas da carroceria tambem em plastico atras do painel de instrumentos uma barra tubular cross car beam suportava o painel e estruturava a carroceria e o quadro do para brisa tambem era reforçado para suportar capotamentos mas alem do capo baixo para um carro de motor dianteiro externamente o mais interessante eram as portas depois dos vidros descerem eletricamente para dentro das portas as portas tambem desciam para dentro da soleira como os vidros o carro podia ser dirigido com a porta abaixada o que aumentava a sensaçao de correr pelado que tanto gostamos em roadsters realmente espartanos o motor era um delicioso seis em linha pequeno com 2 5 litros comando unico no cabeçote valvulas opostas operadas por balancins e 170 hp era um carro compacto 3924mm de comprimento num entre eixos de 2438mm mas nao era exatamente leve 1337kg o desempenho nao era de forma alguma ruim com algo ao redor de oito segundos no 0 100km/h e 224 km/h de final segundo a autocar mas a o comportamento era tao controlado em curvas que a autocar inglesa disse que o chassi e tao bom que faz 170 hp parecerem anemicos alem do equilibrio de massas e o acerto bem feito muito disso vinha da nova e sofisticada suspensao multi link traseira lembrem o serie 3 ainda tinha entao o tradicional braço arrastado independente da bmw este era um projeto com envolvimento direto de reitzle que queria uma nova suspensao ainda melhor que a famosa multi link do mercedes benz 190e chamada de eixo z esta suspensao e conhecida dos milhares de fas da serie 3 e36 pois e em seguida seria adotada nela como o mazda miata o motor cambio era ligado rigidamente a suspensao traseira aqui por um tubo dentro do qual girava o carda e foi o miata contemporaneo do z1 que mostrou o caminho de vendas saudaveis dos roadsters nos anos 1990 o desempenho do miata era quase o mesmo do z1 e ele era mais barato alem de bem mais esperto e divertido em um passeio por estradas truncadas o alemao era quase impossivelmente neutro e sem derrapadas; o mazda era um balde de risada e sobresterço controlado o z1 era mais rapido e sofisticado claro mas o entusiasta votou com sua carteira veementemente no carro japones ljk setright claro um gentleman para quem excitaçao e gargalhadas deviam ser completo anatema adorou o z1 porem num teste comparativo em 1990 com o z1 competindo com o miata o tvr s e o lotus elan setright colocou o z1 no topo e disse o bmw e simplesmente magnifico e incrivelmente balanceado em tudo desde a dinamica do chassi ate os controles primarios o que prova que e o trabalho de mestres em seus oficios e se lucrou com pneus melhores do que os outros carros ponto para a bmw por especifica los elogio tambem aos bancos com revestimento adequado para tempo chuvoso o melhor travamento e selagem do teto o cockpit mais confortavel e as sensaçoes absolutamente deliciosas do motor e de todos os controles o bmw z3 a bmw nao ficou parada claro imediatamente começou a fazer sua resposta para o sucesso do miata hoje parece impensavel a bmw fazer um competidor para o miata que por sinal continua a vender bem obrigado mais de 30 anos depois mas era a realidade ali o novo serie 3 e36 elevava o nivel de sofisticaçao dos serie 3 um degrau acima com sua suspensao traseira de z1 e seus novos seis em linha dohc fora que era bem mais baixo e aerodinamico que nenhum serie 3 jamais fora ate ali mas temia com razao a bmw era tambem mais caro por isso previa uma versao diferente e mais barata desde o inicio o e36/5 conhecido como serie 3 compact foi lançado em 1993 basicamente era uma mistura de e36 com o antigo e30 frente de e36 mas habitaculo e suspensao traseira de braço arrastado do e30 com o motor de quatro cilindros em versao ohc e dohc e carroceria duas portas hatchback era a nova porta de entrada da marca de munique reitzle basearia seu novo roadster nesta plataforma para que ficasse mais barato leve e compacto o e30 era tambem um carro mais alegre e divertido em curvas; a suspensao traseira permitia mais rotaçao e sobresterço o que aqui era um bonus o motor seria inicialmente o 4 em linha mais potente da marca um dohc de aluminio e quatro valvulas por cilindros 1 9 litros e 140 cv a 6000 rpm e 18 4 mkgf a 4300rpm o motor era inclinado para a direita como todo bmw para abaixar o cg e fazer capo mais baixo era pouca coisa maior que um miata obviamente na sua categoria de tamanho 4026mm de comprimento num entre eixos de 1446 mm mas pesava um pouco mais aos 1220 kg era aproximadamente 200kg mais pesado que o miata muito por sua categoria superior tambem de preço era aproximadamente dez mil dolares mais caro que o miata em seu lançamento nos eua a bmw evitava a todo custo a comparaçao mas e impossivel nao faze la a revista road & track disse pense num miata feito por engenheiros alemaes com dez mil dolares extras para gastar e voce começara a entender o z3 o carro nao tinha o motor tao recuado como o z1 mas ainda mantinha o motorista la atras perto do eixo traseiro e a distribuiçao de peso era ainda otima 52/48% em curb o z3 era realmente um carro divertido mas ainda assim bem mais serio e sofisticado que o japones a suspensao macia que dava bastante rolagem em curvas hoje parece ter sido imitada pelo miata moderno o que mostra que a bmw acertou na mosca conforto com previsibilidade a bmw nao economizou no lançamento do carro para chamar atençao para o seu roadster ja que o miata era entao um fenomeno de vendas ate o agente 007 james bond recebeu um z3 no filme goldeneye fazendo o serviço secreto ingles usar um carro alemao em troca de uma grana de product placement algo que deve ter feito o patriotico ian fleming criador de 007 dar um duplo carpado reverso dentro de seu caixao o legado z o z3 eventualmente receberia os seis em linha do e36 inclusive os de m3 no z3m o que fez mais de um jornalista especializado chamar essas versoes mais potentes de cobra moderno tambem recebe um diferente cupe/hatchback o z3m coupe algo incrivelmente legal e raro hoje em dia o z3 e seus derivados fazem bastante sucesso e sao produzidos ate 2002 z a letra que identificava a divisao de pesquisa acaba por passar a identificar roadster na bmw em 2000 aparece o z8 um mega caro e sofisticado roadster que era efetivamente a volta do 507 o sucesso do z3 faz aparecer um sucessor o z4 que sobrevive ate hoje era maior mais sofisticado e mais caro mais para o lado de mercedes sl do que mazda miata e tambem um sucesso numa faixa de preço e lucro mais altos que o fazem permanecer em produçao ate hoje depois quando novamente desejava inovar a bmw acaba por adotar a letra i para identificar seus carros tecnologicamente avançados tradiçao e uma coisa confusa mesmo; o z do z1 era o que deveria ser o i hoje uma vitrine de novidades em primeiro plano e um roadster em segundo plano a sede de roadster de sua epoca e o seu sucesso como roadster fez que lembrassemos somente do fato de que era um a letra z passa a significar apenas roadster e nao futuro a bmw porem continua a tentar seguir no caminho traçado la atras por nosso amigo reitzle de sempre seguir no topo da tecnologia ainda que pareça sem a visao de como utiliza la em algo que as pessoas realmente queiram comprar companhias afinal de contas sao acefalas sem uma pessoa realmente ligada ao que produz liderando nao consegue sozinha fazer nada de interessante so copiar o que fez no passado e o que a concorrencia faz com sucesso o futuro quem faz sao pessoas nao processos legislaçoes e vontades politicas os dois roadster z iniciais ainda permanecem no imaginario entusiasta como nenhum outro; carros da epoca de ouro do roadster os anos 1990 um tempo que parece hoje historia antiga mas que ainda deixou um legado grande entre nos os z3 ainda sao relativamente comuns nas ruas e nos anuncios de usados graças a deus
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.