hoje em dia nao gosto muito de ver fotos ou mesmo videos no youtube de gente mostrando velocimetros marcando velocidades estratosfericas nao estou julgando ninguem aqui; nao posso dizer que nunca fiz isso mas com o tempo passei a perceber que existem certas coisas que e melhor nao colocar na primeira pagina do jornal meio como sexo consensual entre adultos e uma coisa boa e saudavel mas ninguem fica postando por ai fotos suas com roupas de couro preto bola vermelha amarrada dentro da boca e rimel escorrendo pelo rosto certas coisas que fazemos so interessam a nos mesmos e ficar ai propagandeando nao e uma boa ideia e jornal para quem nao entendeu era uma publicaçao diaria de noticias em folhas enormes de papel vagabundo e tinta que manchava as maos que era dificil pacas de ler no vento na praia mas de qualquer forma tenho que confessar que foto de velocimetro claramente ignorando limites de velocidade em revistas inglesas marcaram profundamente a minha juventude era algo deliciosamente transgressor uma afronta clara a uma crescente onda de abafamento do prazer ao volante era como uma declaraçao politica dizendo que nao nos curvariamos a esta nova e ilogica ordem de conformidade a epoca era outra; hoje todo mundo esta bem curvadinho e apesar de particularmente nao aceitarmos esta ingerencia em nossas vidas propagandear coisas assim so vai te colocar na estaca fumegante no meio da praça nao vale a pena [caption id= attachment_255942 align= aligncenter width= 817 ] sim o maluco ainda tem a revista de 1994 [/caption] mas divago; o que queria dizer e que a foto que mais me impressionou que mais ficou marcada em minha mente foi uma publicada na revista car inglesa de abril de 1994 numa foto em duas paginas a revista mostrava o painel de uma ferrari 456gt velocimetro pregado nos 300km/h o texto dizia qual era a missao voar ate maranello pegar uma ferrari 456gt e voltar a inglaterra o mais rapido possivel materia prima pura nao destilada de sonho o 456gt ja era para o entusiasta dos anos 1990 uma coisa especial um novo tipo de ferrari totalmente diferente do que se tinha ate ali e ao mesmo tempo algo que prestava homenagem a todo seu passado moderna e tradicional e o marco de uma nova ferrari bem diferente do que fora ate ali esta reportagem hoje famosa a transformou num mito uma nova ferrari hoje em dia as ferrari estao no topo da tecnologia e desempenho dos supercarros mesmo em uma epoca onde tem a maior concorrente de sua historia a mclaren sao maquinas que em qualquer comparaçao seria e objetiva nao ficam atras de ninguem mas nao foi sempre assim nao me entendam mal mesmo os piores ferraris de toda a historia da marca sao carros sensacionais incriveis apaixonantes mas nos anos 1980 nao eram la tao mais velozes que carros mais mundanos e pior eram meio dificeis de ter e manter claro que ate hoje sao caros de manter mas dificil e outro adjetivo eram meio intrataveis no transito esquentavam engasgavam reclamavam a manutençao necessaria era constante conforto de rodagem nao existia ar condicionado era pifio as pessoas meio que aceitavam isso como um efeito colateral de algo tao legal para andar com a faca entre os dentes e que ainda por cima era lindo de se ver e dono de um urro de deitar virgens a sua passagem [caption id= attachment_255945 align= aligncenter width= 999 ] 348 de 1989 um exemplo de ferrari de antes de montezemolo[/caption] a empresa ficou preguiçosa com empafia enzo ja era velhinho e vem a falecer em 1988 ai na virada de 1989 para 1990 aparece o honda nsx de uma hora para outra a honda mostra que um supercarro nao precisa ter efeito colateral algum girava ate 8000rpm mas era docil feito um accord na cidade com visibilidade total conforto de rodagem ar condicionado congelante como se nao bastasse o ataque frontal outro aparecia inesperadamente pelo flanco esquerdo carros normais sobem um degrau tecnologico sem maranello notar fazendo golf gti peugeot 205 gti e outros tao velozes quanto os ferrari em certas situaçoes como em estradas truncadas e famoso o episodio do presidente da empresa encontrando um golf gti num sinal e perdendo nos primeiros metros este presidente era luca cordero di montezemolo chamado de volta a empresa para efetivamente tomar o lugar de enzo o aristocratico executivo italiano faz uma revoluçao dentro da ferrari mostrando a todos que se nao se mexessem rapido iam ao buraco sua influencia nao pode ser superestimada a ferrari moderna e criaçao sua [caption id= attachment_255947 align= aligncenter width= 800 ] um jovem montezemolo nos anos 1970 entre enzo e lauda[/caption] lançado como modelo 1993 o 456gt ja estava em estagio avançado de desenvolvimento quando montezemolo chega mas sua marca e clara no produto final o primeiro carro lançado debaixo de sua liderança a estrategia de produtos da empresa muda tambem ali o novo ferrari de topo a se chamar 550 maranello seria derivado do 456gt e nao mais com motor traseiro boxer em cima do cambio uma configuraçao teoricamente falha que vinha sendo carregada como um fardo pela engenharia desde 1973 ferrari 456gt o 456gt e um ponto claro de mudança a ferrari antes dele mantinha se fixada em um metodo basico de construçao e engenharia dos anos 1960 e 1970 os motores apesar de incriveis eram todos de desenho basico dos anos 1970 os carros atras do volante eram quase reliquias destas decadas depois dela passaram de novo a sempre estar no topo da tecnologia em sua faixa [caption id= attachment_255967 align= aligncenter width= 999 ] 365 gt4 2+2 o modelo anterior[/caption] em nenhum modelo o atraso era mais aparente que no 412 lançado em 1985 carro que o 456gt veio substituir era praticamente o mesmo carro lançado em 1972 como 365 gt4 2+2 e renomeado 400 em 1976 de novo nao me entendam mal e um carro sensacional um bruto e valente cupe enorme com um v12 de sonho mas muito antes de 1990 chegar ja estava obsoleto ao volante ele parece mais um alfa romeo gtv dos anos 1960 mas um com um v12 maravilhoso do que algo produzido ao mesmo tempo que um nissan 300zx turbo z32 ou um mazda rx7 fd sensacional claro mas claramente ultrapassado algo do passado o novo carro e portanto desenhado para ser agora topo da tecnologia como um ferrari deve ser com dez anos de atraso em relaçao ao resto da industria a empresa abandonava as pranchetas e agora tudo seria desenvolvido em estaçoes de cad em metodo moderno com varias disciplinas correndo em paralelo [caption id= attachment_255948 align= aligncenter width= 996 ] o motor ferrari f116b[/caption] o motor e todo novo abandonando agora totalmente as raizes dos antigos v12 de lampredi em relaçao ao motor anterior tudo muda para conseguir um diametro de pistao maior o angulo entre bancadas aumenta 5° para um total de 65° a distancia entre cilindros tambem aumenta em 4mm em relaçao ao velho v12 bielas lado a lado e ao contrario de todos os v12 da marca ate ali a bancada esquerda e a que fica mais a frente agora chamado de f116b o tinha diametro de pistao de 88 mm e um curso de 75 mm para a cilindrada unitaria de 456 cm3 de onde vem o nome do carro e um total em doze cilindros de 5474 cm3 duplo comando no cabeçote claro acionado por um sistema duplo engrenagens ate o meio do caminho correia dentada depois ate o cabeçote protegido por uma cobertura plastica experiencia na formula 1 ajuda o desenho do cabeçote resultando em angulo bem fechado de valvulas 9° na admissao 11 5° no escape as valvulas sao acionadas diretamente por tuchos tipo copinho e todas as 4 por cilindro sao de tamanho generoso 30 mm admissao 26 mm escape com carter seco todo em aluminio com nikasil nas camisas taxa de 10 6 1 e um moderno sistema de injeçao bosch motronic com duas borboletas e longos dutos fundidos em aluminio dava 448 cv a 6250rpm com corte a 7250rpm e 56 m kgf a 4500rpm de um motor que completo pesava apenas 245 kg [caption id= attachment_255968 align= aligncenter width= 999 ] o tanque de oleo do carter seco e separado do motor [/caption] o mesmo motor acabaria tambem no 550 maranello basicamente um 456gt de dois lugares com valvulas maiores comando mais bravo e 485 cv depois tambem no substituto do 456gt o 612 scaglietti permanecendo em produçao ate 2011 o cambio do 456gt ao contrario do da 412 agora estava em cima do eixo traseiro na verdade um transeixo como era nas 275gtb e daytona antes eram seis marchas com a famosa alavanca em cima de uma grelha exposta ou opcionalmente quatro marchas automatico num bem menos desejavel modelo chamado 456gta a carroceria de quatro lugares de pininfarina era de desenho extremamente feliz e moderno para os anos 1990 por dentro o interior deixava tambem os anos 1970 para tras agora todo o acabamento interno era em peças grandes moldadas com todos os mecanismos integrados o painel completo entrando pela porta na linha de montagem para encaixar perfeitamente na estrutura antes claro era artesanalmente montado em milhares de peças pequenas dentro do carro isolamento termoacustico de carro de luxo ar condicionado bancos de fino couro e teclas que imitam antigas toggle terminam um desenho de interior atemporal belissimo chassi tubular suspensoes por duplo a sobrepostos e freios a disco ventilados com abs nos quatro cantos claro como todo ferrari nao era um carro leve a ferrari declarava 1690 kg mas a autocar inglesa pesou a sua a mais de 1800 kg mesmo assim acelerava de zero a 100 km/h em cinco segundos cravados e chegava a 300 km/h numeros respeitaveis ainda hoje mas entao de cair o queixo para um carro tao pesado em seu lançamento montezemolo disse faz 20 anos que nao temos um carro como este na ferrari a imprensa se perdeu em adjetivos e superfluos nunca dantes usados era realmente incrivel um carro de luxo tao confortavel e solido quanto qualquer alemao mas ao mesmo tempo com a alma de carro de corrida de todo ferrari praticamente nao tinha concorrentes em seu lançamento e mesmo quando parou de ser fabricado em 2003 ainda estava no topo de sua categoria a autocar disse em 1993 seja dirigindo olhando ou simplesmente sentando em um ferrari 456gt se percebe um fato simples este e o melhor gt que o mundo ja viu uma afirmaçao forte mas que na epoca era a mais pura verdade conhecendo a 456gt de perto existe um velho ditado popular que diz nunca conheça seus herois pessoalmente eles certamente o decepcionarao e um bom conselho porque raramente a realidade e tao boa quanto a nossa imaginaçao entao e facil entender porque ao me aproximar da ferrari 456gt em um recente domingo ensolarado uma certa trepidaçao e tensao se instalavam em minha pessoa mas nao devia ter me preocupado o carro e simplesmente tudo que lera a respeito a 26 anos atras e visto de hoje talvez ate mais andamos o dia todo com o dono dirigindo a moda eu tambem dirigi mas claro que sem forçar muito; a ultima coisa que queria era correr o risco de estragar algo tao maravilhoso e raro sai do dia com mais admiraçao por essa maquina do que entrei algo incrivel se contarmos que mantinha ela firme em um alto pedestal a mais de 20 anos mas nao sabia disso ali e chegando perto tentei abafar tudo isso e me manter objetivo disse para mim mesmo que era so mais um carro afinal de contas mas eu sou um cinico maldito e respondi na hora ta bom sei conta outra mas minha conversa comigo mesmo e interrompida pelo carro ali na minha frente pedindo atençao de perto parece comprido mas nao muito largo algo nao tao claro olhando as medidas no papel 4763mm num entre eixos de 2 6m e 1 9m de largura a frente e longa comprida e baixa do posto do motorista fazendo um bale hipnotizante la na frente longe aparentemente em outro cep que o resto do carro o capo e clamshell enorme de composito plastico e aluminio com ele aberto pode se ver o motor grande lindo ocupando quase todo o espaço ali visualmente parece menor que o anterior da 365/400/412 apesar de deslocar mais provavelmente dada a diferença de idade deve ser mesmo por dentro e tao belo quanto aparece em fotos mas nao e um interior que chamariamos de grande na frente ha bom espaço para gente alta mas os bancos traseiros apesar de grandes e confortaveis tem pouco espaço para a cabeça e praticamente zero para os joelhos; acho que nem criança arruma lugar para pernas ali o volante ajusta em angulo e profundidade os bancos abraçam e suportam tudo que tem que suportar e ali bem no meio do carro debaixo de sua mao direita uma magnifica alavanca fina de metal cromado com uma bola em cima que termina na famosa grelha embaixo ah a emoçao de cara se ve porque hoje e ate mais legal do que quando era nova nao existe ferrari com cambio manual mais e incrivel que uma empresa que tenha aperfeiçoado um mecanismo tao incrivel que era a melhor disparado nisso de repente o tenha abandonado mas faz parte de ser o que e hoje topo da tecnologia como todo carro dos anos 1990 o 456gt e uma conjunçao de tudo de bom do carro moderno a confiabilidade a mecanica perfeita a injeçao eletronica que faz pegar facil todo dia de manha com tudo que era bom antes a interaçao mecanica o cambio manual com pedal de embreagem a proximidade sua com o mundo la fora e as partes mecanicas da maquina que voce pilota um ponto sensacional da historia do automovel como um todo mas aqui na ferrari em especifico andando e uma revelaçao a 365/400/412 e um carro bruto vocal que e grande e assim aparenta atras do volante seu v12 grita como um carro de corrida seu cambio e pesado e o carro pede para segurar a redea com força e mostrar quem manda o 456gt e totalmente diferente docil feito um gatinho sofisticado diminui de tamanho a sua volta conforme se anda mais rapido qualquer um rapidamente se adapta o carro bem mais normal e moderno que seu antecessor o som e mais contido sofisticado e nao barulhento os comandos sao mais leves o carro solido e bem comportado como um bmw o comportamento ao andar rapido e parecido com bmw tambem neutro mas com um pouco de subesterço seguro no limite e foram os bmw seis em linha mais que outra ferrari que me vem a cabeça ao andar com ela a mesma sensaçao de solidez a mesma sofisticaçao do powertrain que parece feito seda pura mas nenhum bmw que ja andei tinha dois seis em linha juntos em v debaixo do capo nem o berro em alta rotaçao deste ferrari muito menos uma alavanca de cambio que num sonoro cle clec a cada troca arrepia os cabelinhos da nuca da gente que coisa maravilhosa e aquilo gente a embreagem tem curso curto la embaixo e a troca de marcha principalmente de primeira para a segunda requer tempo e cuidado para nao arranhar mas quando se faz tudo direito e um prazer supremo o berro e um crescendo como o de dois seis em linha nervosos em estereo dolby surround ate a linha vermelha do tacometro chegando la na linha vermelha um sonoro cleclec feito com vontade e cuidado numa alavanca mecanica gostosa precisa como ferrolho de rifle faz tudo começar de novo se fizesse so isso ate o resto de meus dias seria um cara feliz um sujeito definitivamente nao precisa de mais nada alem disso e o torque pode ser um motor que da força mesmo la em cima mas com cinco litros e meio de deslocamento tem gente em casa a toda hora lugar marcha ou angulo de abertura de borboleta intoxicante quase faz superfluo troca de marcha mas com aquele cambio quem quer isso mas olhando com as lentes de 2020 o barulho e que mais impressiona e legal pacas mas baixo e nada espalhafatoso hoje todo supercarro tem que soar como uma banda de rock pesado se afogando barulhento espalhafatoso inconveniente aposto que tudo projetado a minucia por engenheiros de som para criar mais impacto nao e o que temos aqui um barulho natural maravilhosamente sofisticado e excitante mas baixo nada de acordar a vizinhança e anunciar sua chegada um gt de verdade um carro realmente sensacional este ferrari de uma forma que faz seu alto valor parecer barato mesmo para gente sem grana como eu vale cada centavo uma incrivel criaçao que mostra o que nos seres humanos somos capazes de fazer colocando logica e engenharia a serviço da emoçao so na italia e mais ainda em maranello isso e tao claro ali andando com meus amigos dirigindo aquele carro maravilhoso naquela estrada linda em um domingo ensolarado me lembrei de mim mesmo em 1994 silenciosamente fiz uma pequena prece de agradecimento enquanto me segurava para nao deixar nenhuma lagrima furtiva escapar agradeci ao meu amigo eric o dono do carro claro mas tambem ao acaso ao divino ou qualquer outra coisa metafisica que fez aquele moleque que tanto sonhava com este carro em 1994 acabar ali onde estava naquele momento incrivel e tambem a enzo e a montezemolo e a todo mundo que contribuiu para colocar uma coisa tao maravilhosa em nossas maos nesse mundao ai fora cheio de estrada e e claro agradeci o fato de que desta vez o que esperava deste mito pessoal era menor do que a realidade o que meus amigos para gente de imaginaçao fertil como eu nao e facil de acontecer em breve a segunda reportagem desta serie o bmw serie 3 e36 fiquem de olho
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