hoje o ferrari f40 e uma unanimidade somando uma pitada suficiente de modernidade a/c injeçao tratabilidade fibra de carbono e pneus de perfil baixo com tudo de bom dos carros esporte de outrora o f40 representa uma encruzilhada na historia do automovel um ponto perfeito de inflexao onde o envolvimento na direçao ainda nao era anatema a modernidade mas isso hoje; no seu lançamento muita gente o via como um caça niquel; o 288gto de 1984 pode ter sido eclipsado pelo super tecnologico porsche 959 mas ao contrario da porsche que perdeu dinheiro em cada 959 vendido a ferrari lucrou bastante com seu novo gto e pelo preço que eles atingiam no mercado de segunda mao parecia que poderia ter ganho ainda mais o f40 parecia para alguns uma forma de ganhar um dinheiro facil apesar de mais potente e mais depenado em relaçao ao gto e baseado nele era bem mais caro o fato de que quase 1500 f40 foram feitos contra 400 gto corrobora com esta teoria mas ganhar dinheiro nao e pecado e se a ferrari ganhou algum com o f40 foi merecido hoje vemos o quanto e um carro tao sensacionalmente entusiasmante e ainda assim docil se assim se deseja que muita gente o coloca no topo da piramide dos carros esporte como substituir algo assim luca de montezemolo o novo presidente da ferrari desde 1991 sabia como a pessoa certa no lugar certo montezemolo foi o homem forte que preencheu o vacuo deixado pela morte do commendattore em 1988 montezemolo aumentou o nivel da engenharia e da qualidade da ferrari atendendo os anseios da imprensa entao que parecia ter perdido o amor pela marca exigia se agora que os ferrari fossem tao usaveis e praticos como um honda e carros como o 456gt e o 550 maranello atendiam este desejo enquanto os carros de motor central traseiro seriam os carros esporte de verdade da marca para chamar a atençao a esta nova fase e tambem ligar a marca de novo diretamente as competiçoes onde um novo esforço na f1 em breve a colocaria no topo novamente tem a ideia de fazer um substituto do f40 que usasse o maximo de tecnologia da f1 esporte era a real paixao de montezemolo e a ferrari f1 seu maior amor queria mostrar a todos que os ferrari ainda eram no cerne carros de corrida para as ruas como no seu inicio o mundo do automovel e cheio de contradiçoes divertidas e nao poderia ser diferente na ferrari o novo f50 seria baseado em tecnologia de f1 mas era um carro de rua e nada mais que isso; o f40 que se desprezava por ser um carro espartano demais um carro de corrida sem categoria para competir era na verdade derivado de um carro de corrida de verdade o 288gto criado para homologaçao no grupo b da fia pode nunca ter corrido mas era em seu cerne um carro de competiçao; o f50 seria no seu cerne um carro de rua como pedia a critica e o publico entao mas usando componentes de carro de corrida filosoficamente nao podiam ser mais distantes o f40 era feito apenas para o prazer ao volante tradicional tambem enquanto o f50 e criado como um artigo de luxo para milionarios muito mais seguro em comportamento teto conversivel acabamento com mais cromados e decoraçoes aparentes refletia uma mudança que hoje e bem mais evidente em carros como os bugatti os compradores de carros deste tipo procuram apenas um artigo de luxo para adicionar a tantos outros que ja tem; nao precisam necessariamente serem divertidos ao volante apenas velozes faceis de dirigir e seguros em comportamento de novo uma mudança filosofica importante nao e a toa que no mercado de classicos o f40 permaneça o mais procurado e o mais valioso como consequencia mas isto nao quer dizer claro que o f50 nao seja um carro fantastico como vamos ver hoje e tambem o seu momento proprio e unico na historia do automovel uma obra prima de engenharia italiana um carro que nao falha em gerar descargas de adrenalina capazes de acordar ate defuntos afinal de contas olhando somente dados e papel parece mais interessante que o f40 um v12 aspirado de alto giro cambio ainda manual tradicional mais potencia o f50 na verdade foi mais longe em algo que muitos imaginaram mas poucos fizeram; nem mesmo murray com seu carro de posiçao central de dirigir e nomeado coincidentemente f1 tentou focado como e em fazer carros usaveis o f50 e o mais proximo que chegamos de uma formula 1 para as ruas se o f40 e a ultima expressao da antiga ferrari o f50 e o primeiro da moderna f40 e enzo e f50 montezemolo um motor de f1 para contarmos propriamente a historia do motor que acabou no f50 temos que voltar um pouco mais no tempo para sua origem conceitual que ocorre em 1986 quando sabendo que em breve a formula 1 reverteria para motores de 3 5 litros sem turbo a ferrari começa a trabalhar em seu novo motor para a categoria [caption id= attachment_276978 align= aligncenter width= 999 ] f1 para as ruas f130b[/caption] a marca diz que seus estudos indicavam que a melhor opçao era um v12 o que prova novamente que estudos indicam o que quer que voce queira que eles indiquem logico que a oportunidade pedia um v12 projetado por giorgio quattrini e o frances ex renault jean jaques his esta volta ao v12 tinha agora 65° entre bancadas e nao os usuais 60° para dar mais espaço para o desenho da admissao e dos cabeçotes outra grande novidade era o bloco nao em aluminio mas sim em ferro fundido com ajuda da teksid uma subsidiaria da fiat com anos de pesquisa em fundiçao foi criado um metodo de fundir a liga especial de ferro fundido em paredes finissimas o que dava muito mais rigidez ao bloco e pouca desvantagem em peso a tecnica foi inaugurada nos v6 da era turbo e fora usada tambem pela honda media 84 x 52 8 mm para um total de 3498 cm3 outra esquisitice inaugurada por forghieri no passado para reduzir atrito era o uso de apenas quatro mancais ao inves de sete com comandos acionados por correia dentada e versoes de quatro e cinco valvulas por cilindro o este motor chamado tipo 035 dava inicialmente 600 cv girava ate 13000 rpm e pesava 141 kg ganhou sua primeira prova o gp do brasil de 1989 mas o resto da temporada foi decepcionante ganha uma nova versao 036 em 1990 que chega a 680 cv a 12750 rpm em seguida e extensamente redesenhado se tornando o 037 o primeiro motor aspirado a chagar acima de 200 cv/litro em 1992 a ferrari dizia que este motor agora ja na designaçao tipo 040 com taxa de 13 3 1 ja dava nada menos que 740 cv a 15000 rpm agora com fechamento pneumatico das valvulas e 88 x 47 9 mm para um total de 3499 cm3 e foi este motor que a ferrari usava como base para o seu f1 para as ruas o f50 chamado de f130b tinha um bloco diferente mas fortemente baseado na tecnologia de corrida a mesma distancia de 94mm entre os centros de cilindro a mesma tecnologia de fundiçao em fofo e paredes finas 65° entre bancadas os cabeçotes eram os mesmos da f1 apenas sem o fechamento pneumatico cinco valvulas por cilindro todas inclinadas fazendo uma camara hemisferica o que pedia lobulos conicos nos comandos as valvulas de admissao tres mediam 26 7 mm e as de exaustao duas 28 6 mm as bielas eram forjadas pankl em titanio e mediam 126 mm de comprimento e os pistoes eram mahle forjados em aluminio com 85 x 69 mm dava um total de 4699 cm3 os comandos eram acionados por correntes duplas uma para cada bancada e a admissao tinha doze borboletas individuais e um injetor debaixo de cada uma delas capaz de girar ate 10000 rpm o v12 do f50 dava 520 cv a 8500 rpm com taxa de 11 3 1 o torque era de 48 mkgf a 6500 rpm e o motor completo pesava apenas 210 kg 333sp mas antes de chegar as ruas no f50 este motor encontra um lugar especial so seu em competiçoes a volta da ferrari as competiçoes de carros esporte tudo porque com a morte de enzo em 1988 piero lardi ferrari se tornava o herdeiro da parte do comendador na empresa e com isso ganhava tambem algum poder e influencia piero antes o filho bastardo com a amante lina lardi era amigo de gianpiero moretti o fundador da fabrica de volantes momo e avido gentleman driver um piloto que banca sua participaçao em corridas profissionais moretti ansiava a volta da ferrari as provas de carro esporte e como tinha o ouvido de piero faz acontecer o resultado e o 333sp um carro com chassi e motor desenhados e fornecidos pela ferrari e o resto pela dallara usava como pedia o regulamento da imsa americana um motor baseado em carro de rua o da f50 sim ela ainda nao tinha sido lançada mas enfim com o curso reduzido para 58 7mm para ficar dentro do limite da categoria 4 litros taxa elevada para 13 1 valvulas maiores e sistema de carter seco tirado direto do motor de f1 dava 675 cv a 11000 rpm o 333sp 333 era a capacidade de cada cilindro uma piscadela ao passado da marca e sp spider posteriore apesar de ser um filho meio bastardo e esquecido como piero teve muito sucesso o longo de sua carreira conseguiu 56 vitorias 69 poles cinco campeonatos de pilotos e tres de construtores o ferrari f50 enquanto isso finalmente na segunda metade de 1995 aparecia o ferrari f50 era um carro que como seu motor simulava muito de perto a tecnologia corrente da f1 de entao e baseado em um monocoque de fibra de carbono que segura a suspensao e direçao na frente forma o compartimento dos passageiros e a cavidade onde vai a celula de combustivel e so atras da parede corta fogo nao ha mais estrutura o motor e o cambio aparafusados a ela fazem esta funçao o carro portanto como um f1 e naturalmente aberto um para brisa e teto removivel concessoes ao uso em rua apenas tambem nao ha espaço para malas se deseja viajar mande o mordomo adiante com o range rover cheio de malas e mordomo deve ser algo natural para um dono de f50 custava nada menos que 475 mil dolares a 25 anos atras algo em torno de oitocentos mil dolares em dinheiro de hoje mas o que voce recebia por seu dinheiro valia a pena um artigo de luxo no topo da tecnologia e criado para o prazer a direçao e exclusivo apenas 349 seriam fabricados mais de quatro vezes menos que o f40 a suspensao por exemplo era de desenho perfeito teoricamente longos braços em a pivotados em buchas solidas com mola/amortecedores acionados por alavancas como na f1 atras eram montados no transeixo manual de seis velocidades freios brembo ventilados nas quatro rodas enormes 14 pol na frente 13 2 pol atras mas com algumas coisas legais vistas de hoje os discos de freio sao de ferro fundido a f1 ja usava carbono mas a tecnologia ainda nao era dominada para uso nas ruas e nao ha abs e nem muito mesmo assistencia alguma a direçao tambem era por pinhao e cremalheira com relaçao rapida de 14 1 sem assistencia alguma o volante um belissimo momo sem nenhum deselegante airbag para atrapalhar os cubos de roda eram de titanio e seguravam rodas fundidas em magnesio de 18 polegadas calçando pneus especialmente desenvolvidos para o carro chamados goodyear fiorano na medida 245/35 r18 na frente e 335/30 r18 atras o carro tinha ar condicionado mas nenhum radio ou sistema de navegaçao o sistema de entretenimento estava afinal de contas aparafusado as costas do motorista pesava em ordem de marcha apenas 1230 kg o carro foi e claro extremamente bem recebido pela imprensa internacional o que mais espantava e a facilidade e tranquilidade para dirigi lo o f40 com sua patada caracteristica dos turbo era bem mais nervoso e exigia mais habilidade no limite o f50 com a progressividade aspirada era bem mais tranquilo tambem ajudava um ajuste de suspensao extremamente seguro provocando inclusive subesterço como a principal caracteristica em curvas fechadas o que fez muita gente estranhar um carro com todo peso atras nao devia se comportar assim mas a ferrari de 1995 ja pensava nos clientes de artigos de luxo o comportamento benigno e tranquilo e o que permeia a experiencia mas de qualquer forma era um carro incrivelmente interessante a pedaleira um belissimo conjunto de 3 pedais fabricados em aluminio era tambem perfeito pivotado no assoalho e proximos um do outro reporta se que todos os comandos sao leves mesmo a direçao sem assistencia mas o freio sem booster e firme otimo para fazer o punta tacco com a pedaleira perfeita ajuda tambem o famoso cambio manual com a belissima alavanca fina cromada com a bola em cima e a grelha metalica embaixo junte isso ao volante momo comandando a precisa e rapida direçao sem filtro e se tem um verdadeiro nirvana ainda mais empurrado pelo v12 de corrida amansado la atras esticar aquele motor acima dos 9000 rpm em cada marcha deve ser realmente uma experiencia sem par o desempenho ainda e impressionante mesmo 25 anos depois a road & track sempre conservadora em seus numeros mediu 0 96 km/h em 3 6 segundos e estimou final em 305 km/h apesar da ferrari declarar 325 km/h era no frigir dos ovos um carro bem mais domesticado que a besta fera adoravel chamada f40 benigno tranquilo sem nunca te dar susto era um companheiro nao algo a se domar onde o piloto precisa igualar sua furia e vontade a do carro por isso e so por isso por vir em seguida a um dos maiores carros esporte da historia sua fama e menor que a dele tambem muito de sua fama foi apagada por outro contemporaneo famoso o mclaren f1 mas certamente merece seu lugar no panteao dos grandes em isolamento hoje parece algo realmente incrivel e unico se fosse lançado hoje colocariamos ela num pedestal acima de todos maravilhados com uma configuraçao que simplesmente nao existe mais o que e algo definitivamente para se pensar
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