projetar um automovel e por definiçao um ato de sacrificio um motor potente e na maioria das vezes um motor barulhento um carro rapido normalmente e ineficiente um carro silencioso e muitas vezes um carro pesado um carro com downforce para se manter estavel a altas velocidades nao consegue baixo coeficiente de arrasto para eficiencia energetica mas suzuki san nao tinha ouvidos para isso perseguiu sua visao do melhor carro do mundo com um zelo missionario e converteu uma legiao de infieis no caminho o japao do pos guerra e uma naçao que abandonou seus sonhos de grandeza ditatorial e conquista por um retorno a suas origens humildes e comunitarias ao contrario dos ocidentais portanto a industria automobilistica japonesa era humilde; sem problema em copiar se copiar era a melhor maneira de se fazer algo um alemao nunca faria isso orgulhoso que sempre foi de sua propria maneira de fazer automoveis muito menos um americano ele tambem acreditava que suas tradiçoes eram muito mais importantes que qualquer outra; se voce nao gostar voce esta errado e assim com os franceses e ingleses tambem mas os japoneses tinham um mercado interno relativamente pequeno e por isso uma necessidade de exportar inerente junte isso a uma falta de tradiçao neste tipo de industria e se tem uma naçao disposta a observar e aprender com outras culturas e nao empurrar a sua por um lado uma desvantagem a independencia de pensamento e a originalidade nao eram seu forte mas por outro lado a incorporar o que o mercado alvo realmente desejava com toda vontade e capacidade tecnica possivel criaram o template da industria moderna os japoneses e os orientais em geral quando se debruçam sobre uma tarefa principalmente uma tarefa tecnica sao incrivelmente eficientes ao entender as necessidades dos mercados mundiais onde operava foram capazes de criar carros minuciosamente perfeitos para os mercados onde se destinavam tambem entenderam muito cedo as falhas basicas dos produtores tradicionais em qualidade e investiram nisso para os japoneses o automovel era apenas um produto a ser desenvolvido e vendido sem a importancia metafisica que os ocidentais colocavam nele; agindo assim conseguiram dominar a industria quando chegam os anos 1980 porem algumas coisas mudam primeiro seu incrivel sucesso como industria significava que existia dinheiro em grande quantidade para investir depois mercados diversos importantes como os eua impunham cotas de importaçao para restringir a dominaçao niponica; como menos carros podiam ser exportados imediatamente modelos de maior valor agregado passavam a ser importantes e por ultimo sem duvida nenhuma existia uma vontade de transcender; de mostrar ao mundo que o carro japones podia ser tao sensacional quanto qualquer outro a naçao do corolla queria mostrar que era mais que um corolla todo mundo sabe que o se seguiu foi a era de ouro do carro japones toda empresa daquele pais criando durante os anos 1990 tradiçoes de alta performance que ate hoje ecoam 3000gt e evo; supra mr2 e ae86; wrx e svx; rx7 e mx5; nsx e s2000; 300zx e gt r mas outra revoluçao aconteceu em um territorio onde os tradicionais fabricantes americanos e alemaes pensavam estar seguro o do carro de luxo mas sabemos que nao; em pouco tempo era tambem um mercado visitado pelos japoneses e a iniciativa de maior sucesso e mais completa so podia vir da maior empresa japonesa a toyota o melhor carro do mundo ja e a hora de nos criarmos um carro que seja melhor que o melhor do mundo disse eiji toyoda na reuniao secreta do conselho em 1983 onde deu o ok para o inicio do projeto que resultaria no lexus ls400 em 1989 um projeto que nao seria apenas um carro era uma nova marca um novo simbolo de prestigio e uma nova organizaçao dentro da toyota um projeto imenso mas que inteligentemente nao seria centrado na marca no marketing a base para a construçao do significado da lexus seria um veiculo projetado sem se olhar custo e sim qualidade o melhor carro do mundo algo que estivesse acima de bmw mercedes benz e jaguar simplesmente nenhuma restriçao orçamentaria ou de pessoal foi colocada; um dos raros momentos de liberdade nesta industria tao movida por custos [caption id= attachment_298012 align= aligncenter width= 753 ] suzuki san e seu carro[/caption] quao grande foi este projeto numa empresa onde a tradiçao e nunca criar algo novo quando o antigo pode ser aperfeiçoado criando um ciclo de repetiçao mas de altissima qualidade aparentemente infinito o ls400 era algo diferente tudo nele seria novo exclusivo e feito a partir do zero ao final do projeto a toyota divulgava orgulhosa numeros inacreditaveis 60 designers criativos 24 equipes de engenharia 1 400 engenheiros 2 300 tecnicos 220 trabalhadores de suporte aproximadamente 450 prototipos e mais de us $ 1 bilhao em custos um bilhao em dinheiro dos anos 1980 o que e mais impressionante ainda quatrocentos e cinquenta prototipos e algo menos inacreditavel hoje com as varias legislaçoes que os exigem mas em 1990 era algo nunca antes mencionado com a cara seria sem rir o carro final e uma incrivel criaçao coletiva que tem sucesso em misturar qualidades diversas e teoricamente contrastantes um carro de luxo criado especificamente para o mercado americano com luxo e conforto de um cadillac ou lincoln desempenho e comportamento de um mercedes benz ou bmw e toda qualidade durabilidade e atençao ao detalhe que entao so existia nos melhores carros japoneses uma quebra de paradigma um carro feito nao pelas tradiçoes de uma empresa mas para um mercado especifico e direcionado; mas tambem um carro de qualidade nunca antes vista a um preço acessivel [caption id= attachment_298011 align= aligncenter width= 640 ] com o es250 e o sc400 uma nova marca [/caption] os engenheiros da toyota quando receberam os objetivos de engenharia do projeto em 1985 disseram em coro sao impossiveis de realizar mas o engenheiro chefe ichiro suzuki tinha o objetivo final de ser melhor que o melhor de entao; por definiçao um projeto que deveria expandir as fronteiras do possivel eles eram velocidade maxima de 250 km/h numa epoca em que mesmo um mercedes classe s v8 nao passava de 225km/h ; coeficiente de arrasto aerodinamico de 0 29 maximo mercedes e bmw acima de 0 32 na epoca ; consumo combinado de 9 5 km/l os alemaes entao na casa dos 8km/l ; ruido a 100km/h de 58db mais de 60db na concorrencia de toda forma mensuravel um carro melhor que os melhores do mundo mas nao so no mensuravel a lexus foi precisa antes destes objetivos serem definidos a partir de abril de 1984 um grupo de 20 engenheiros e designers foi enviado para passar seis meses na cidade de laguna beach na california uma comunidade de alto poder aquisitivo foi escolhida para representar o luxo do ponto de vista do americano a equipe fotografou os mercedes benz e os jaguar em seus habitats naturais como seus donos moravam se vestiam usavam seus carros jogaram golf com eles almoçaram nos mesmos lugares colocaram filhos nas mesmas escolas e e claro conversaram sobre seus carros o que significavam para eles e o que valorizavam de cara pouquissimos carros americanos mercedes benz na vasta maioria seguidos por jaguar bmw volvo e saab um exemplo correto de como usar a filosofia genchi genbutsu voce pode achar que entende um dado problema que viu fotos estudou precedentes leu livros mas se voce nao sai de sua cadeira e vai ate o problema o experimente acontecendo entenda no que ele atrapalha e como pode ser resolvido seus pre conceitos podem te atrapalhar em achar uma soluçao efetiva obriga a esvaziar a mente e enfrentar um problema de cabeça limpa sem chute ou aproximaçao va la veja o negocio pessoalmente entenda o profundamente no detalhe para depois prosseguir neste caso 20 funcionarios bem pagos vivendo uma vida de luxo na california por quase um ano foi necessario para aplicar este conceito; nao e algo que acontece todo dia mas e claro uma vez feito isso acertaram o alvo em cheio o lexus ls400 quando apareceu mudou o mundo do automovel de luxo para sempre o ls400 nos anos 1980 os carros de luxo europeus dominavam o mundo principalmente os alemaes da mercedes benz e bmw a audi ainda caminhando para ser mencionada na mesma frase volvo saab e outros um pouco mais abaixo cada um com sua imagem especifica os americanos da lincoln e cadillac eram mais baratos e basicamente uma filosofia diferente conforto maximo para andar devagar agradava basicamente uma parcela da populaçao americana que ficava cada vez mais velha; ninguem quer esse tipo de publico pelo simples fato de que bem ele fica menor a cada dia mas era um mercado que existia e a lexus acaba por tambem conquistar boa parte dele pelo simples fato de que percebeu cedo no projeto que uma mistura de conforto de lincoln e desempenho de mercedes era o que faria sucesso neste mercado a filosofia alema de luxo era imutavel entao um carro firme que absorve bem impactos mas nao e mole em nada bancos firmes suspensao firme desempenho forte ja os americanos penavam com desempenho pifio e consumo alto mas por exemplo tinham incriveis sofas fofinhos como bancos que quando voce freava te mantinham no lugar nos duros bancos dos mercedes todo mundo escorregava um pouco para frente andando na boa os americanos eram muito mais confortaveis rapido os alemaes brilhavam o ls400 entao conciliou o conforto americano com a segurança economia e desempenho alemaes a um preço menor americano algo que parecia incrivel impossivel os alemaes acusaram a toyota de praticar dumping parecia realmente algo desleal de tao incrivel na epoca do lançamento do ls400 o mercedes benz com o mesmo preço era um 300e w124 um carro medio de comprimeto de 4755mm num entre eixos de 2799mm e com um seis em linha sohc de 3 litros e 170cv o lexus tinha dimensoes de classe s quase cinco metros num entre eixos de 2814mm e com um v8 dohc/4 valvulas por cilindro 4 litros e 260cv e mais um carro de uma qualidade anos adiante da mercedes em 1990 um interior mais interessante clean e de altissima qualidade de materiais e execuçao sim era melhor que um classe s a preço de classe e nao era um carro leve claro aos 1700kg mas era de uma sofisticaçao e cuidado em cada detalhe que ate hoje impressionam o motor era totalmente novo um compacto v8 todo em aluminio dohc e com 4 valvulas por cilindro e vela central quando todo mercedes ainda usava 2 valvulas chamado de 1uz fe era superquadrado medindo 87 5 × 82 5 mm para um total de 3968cm3 os mancais eram seguros por seis parafusos em dois planos diferentes e os comandos eram acionados por correia dentada; tinha uma modernissima ecu para seu tempo e uma admissao cuidadosamente calculada para alta potencia e baixo ruido com taxa de 10 1 dava 260cv a 6500rpm e 36 mkgf a 4400rpm [embed]https //www youtube com/watch v=x1vzenbx4 0[/embed] era acoplado a um cambio automatico de quatro velocidades com um comando eletronico que conversava com o motor; algo raro entao e de trocas extremamente suaves o carro todo na verdade era extremamente suave e silencioso e o motor com torque em baixa mas que girava alto; uma obra prima e de quebra alem de fazer o 0 100km/h na casa dos sete segundos e chegar a 250km/h fazia 10km/l em uso misto as suspensoes eram independente por braços sobrepostos nas quatro rodas calçadas com pneus 205/65 r15 mas regulada cuidadosamente durante literalmente anos era extremamente confortavel e segura a altas velocidades se nada esportiva a distribuiçao de peso era a ideal para carros deste tipo 53% na frente 47% atras desempenho e conforto a alta velocidade em autobahn era parte dos objetivos; um carro para viagens a alta velocidade com serenidade os freios eram a disco nas quatro rodas com abs em todo detalhe cuidado e sofisticaçao de um carda quase reto com duas junçoes flexiveis as buchas de suspensao hidraulicas nenhum cuidado ou custo era grande demais mas o mais incrivel era o silencio de operaçao e a qualidade do interior ajudado por um coeficiente aerodinamico de 0 28 o carro mesmo a altas velocidades era totalmente sereno seja no banco do motorista seja nas posiçoes dos passageiros e num ambiente claro de boa visibilidade com couro super macio e carpetes pesados no painel mostradores analogicos mas eletroluminescentes com um efeito sensacional que os deixava invisiveis quando o carro desligado muitos disseram que so de ver o painel acender ja valia o carro o ls400 mudou tudo a mercedes benz correu para colocar um v8 no seu w124 o e420 desesperada ao notar depois de desprezar a ideia de um mercedes japones que o carro era superior que qualquer produto seu em dados medidos uma acordada epica que mudou totalmente a empresa; nos anos 2000 era totalmente diferente do que era antes em pouco tempo os bmw de mais de 3 litros passavam a ser v8 tambem volvo e saab viriam seu mercado pequeno diminuir ainda mais e mesmo a cadillac e a lincoln sofreram; seus tradicionais compradores idosos passaram a comprar lexus mesmo antes de morrer quem diria um exemplo claro que dedicaçao metodica e inteligente sem tradiçoes anteriores para empacar o progresso podem destruir qualquer tradiçao basta mirar no impossivel e a custa de muito trabalho transforma lo em realidade
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