qual e o melhor de todos os bmw m3 esta e uma pergunta para a qual cada um tem sua propria resposta cada pessoa seja ela apenas um fa platonico ou um profundo conhecedor de todos os modelos tem uma opiniao diferente apenas uma coisa deve ficar clara aqui melhor ou pior todos eles sao sensacionais a maxima expressao do que e um bmw para seu tempo especifico mas olhando com cuidado da para ver o seguinte a vasta maioria dos bmw m3 e um tipo de carro somente sim um cupe/seda/conversivel derivado do serie 3 com um seis em linha potente e suspensao e freios acertados para desempenho em pista superlativo tambem ha apenas duas exceçoes aqui o primeiro o carro de homologaçao para competiçao de quatro cilindros em linha derivado do serie 3 e30 e o objeto desta materia o m3 v8 da geraçao e90 sao os unicos m3 com motores diferentes de seis em linha na geraçao e90 aparecia tambem o seis em linha de 3 litros turbo no 335i; este seria o futuro dos m3 que na geraçao seguinte f80 passaram a ser seis em linha turbo tambem o m3 v8 entao e a ultima vez que tivemos entao os motores dedicados no m3 aspirados diferentes e estruturalmente mais caros e complexos que os normais de produçao um cara pode dizer que depois do v8 viraram carros de serie mais potentes e nao estaria mentindo talvez tenha sido inevitavel a eterna guerra de potencia dos alemaes exigiu que em um momento tudo acabasse turbo o m3 v8 mesmo aparece como uma resposta ao rs4 v8 e ao c63 amg tambem v8 mas virar turbo o m3 virou e com isso virou um carro diferente; o v8 foi o ultimo m3 aspirado de novo um ponto de mudança na historia do modelo e qual e o meu preferido bem a unica lacuna na minha educaçao m3 e justamente o v8 um carro tao unico que esta lacuna me impede de julgar ainda ta nao andei na geraçao atual mas andei na anterior e sei exatamente por opiniao de outros o que esperar dele; nem preciso andar nos outros so o v8 nunca experimentei https //flatout com br/mao drives bmw m3 e46 na estrada dos romeiros/ em breve devo remediar este lapso educativo e voce vai ver tudo em um mao drives futuro mas enquanto isso nao acontece vamos lembrar exatamente o que era este unico m3 com motor v8 em todos os seus detalhes hoje meu m3 preferido e o e46; depois conto se permanece o bmw m3 e90/92/93 por incrivel que pareça o m3 e46 nao foi la muito bem recebido em seu lançamento estranho pensar nisso hoje quando o colocamos em um pedestal mas isso e por causa do tempo sim o tempo e o melhor juiz; so na perspectiva dele passando que podemos ver realmente se algo foi grande ou passageiro na epoca o caro era mais pesado e pouco mais potente que a versao anterior com o mesmo seis em linha com apenas um pouco mais de deslocamento e potencia apenas no mercado americano onde o m3 e36 era diferente e menos potente o e46 foi bem recebido para onde a bmw poderia ir depois do m3 seis em linha e o m5 v8 do final dos anos 1990 claro que para cima o m5 ganharia um v10 de 5 litros e o m3 um v8 de quatro litros derivado dele entao seguindo a tradiçao do modelo para a geraçao e90 o m3 teria um motor diferente dos serie 3 normais em sua essencia neste caso era um v8 de quatro litros aspirado com oito borboletas individuais corte de giro a 8 400 rpm e um berro que fazia criancinhas correrem para as saias de suas respectivas mamaes o cambio ainda era manual no inicio um seis marchas da getrag mas logo depois do lançamento o o m3 se tornaria o primeiro bmw a estar disponivel com uma transmissao de dupla embreagem uma opcional caixa getrag m dct de 7 velocidades o motor s65b40 e um v8 de aluminio derivado da arquitetura do v10 do m5 e m6 o s85 assim compartilha o mesmo diametro e curso de 92 x 75 2 mm com o v10 o mesmo desenho de cabeçote o mesmo sistema double vanos e a taxa de 12 0 1 tinha oito borboletas de injeçao individuais o alternador se desconecta do motor durante a aceleraçao para maximizar a potencia apenas carregando a bateria durante a frenagem e desacelerando sempre que possivel o v10 do qual o v8 deriva e sem duvida alguma um dos mais incriveis motores ja criados pela bmw e talvez do mundo com quase exatamente quatro litros de deslocamento 3 999 cm³ produzia 420 cv a estratosfericos 8 300 rpm e 40 8 mkgf de torque a razoaveis 3 900 rpm soava como algo saido direto de le mans alem de ser suave linear girador e maravilhoso como seda japonesa em cima de sua cama pesava 202 kg nada menos que 15 kg a menos que o seis em linha do m3 e46 que substituiu alem de ser bem mais curto e baixo certamente o ponto alto do carro o rarissimo m3 gts tinha uma versao com o curso aumentado para 82mm e 4 4 litros que chegava a 450 cv apesar de seu chassi mais acertado garantir tempos de volta em pista inigualaveis e o motor ser mais interessante no geral na direçao esportiva e impossivel nao notar que no mundo real das ruas e estradas publicas que habitava nao era la muito mais veloz e rapido que o 335i claro o 335i podia ter so 310 cv mas tinha o mesmo torque do m3 e ele ficava disponivel praticamente o tempo todo de 1300 a 5000 rpm constante e era mais barato e menos exotico; nao era a toa que o proximo m3 seria seis em linha turbo tambem mas isso nao importa era uma experiencia ao volante varios degraus acima que um serie 3 normal se so potencia e torque maiores fossem o objetivo nunca existiria um m3 v8 o motor e todo o carro eram especiais e inigualaveis o m3 v8 recebeu tambem uma serie de medidas de reduçao de peso para amansar as criticas que vinham do e46 ja uma delas e o teto em fibra de carbono uma economia de 5 kg na parte mais alta do carro a suspensao multilink traseira tinha quatro braços exclusivos do m3 e pesava 2 8 kg a menos que a suspensao do serie 3 os freios maiores 14 2 polegadas na frente e 13 8 polegadas atras meio que negavam os ganhos da suspensao mas na gente todo subframe era de aluminio tambem pneus eram enormes 245/40 zr18 na frente e 265/40 zr18 atras; rodas de 19 polegadas eram opcionais tambem com isso tudo a bmw nao podia deixar de ser a bmw e fez um carro pesado 1 580 kg para o cupe e92 mais de 100 kg mais pesado que o e46 1 605 kg para o seda quatro portas e90 e 1 810 kg para o conversivel e93 a distribuiçao de peso era 50/50% em cada eixo por fora apenas portas tampa traseira farois e lanternas eram os mesmos dos carros normais alem dos paralamas alargados o capo de aluminio do m3 tinha uma bolha no meio para abrigar o coletor do v8 o desempenho do carro melhorou em relaçao ao e46 a car and driver americana conseguiu 4 4 segundos de 0 96 km/h num carro manual; a bmw dizia 4 8 segundos no 0 100 km/h para o cambio manual e 4 6 segundos para o dct o carro era limitado eletronicamente a 250 km/h o m3 v8 e um carro simplesmente fabuloso nao ha como nao entender isso sim como todo carro moderno e maior mais pesado e mais isolado do exterior que seus antecessores mas se isso faz os anteriores e30 e36 e e46 talvez mais intensos ao volante em romeiros numa manha de sabado faz tambem do e90 um gt de primeira ordem mais confortavel e usavel no dia a dia e o motor faz de qualquer ida a padaria um evento o v8 deste carro esta em muitas listas de melhores motores da historia um carro de uso diario e para viagens melhor que esse para o entusiasta e algo raro de verdade alguns jornalistas reclamaram da falta de esportividade do novo m3 no lançamento; que era agora um grande gt mas nao um carro esporte a bmw dizia que havia espaço na plataforma para versoes mais radicais no futuro no fim de 2009 ela aparece na forma do m3 gts m3 gts o gts foi projetado como um modelo voltado para pista mas homologado para as ruas e produzido apenas na carroceria cupe alem do motor maior de 4 4 litros e 450cv teve peso reduzido suspensao revisada freios aprimorados e um kit aerodinamico mais radical bmw m3 gts 07/2010 o carro pesava 136 kg a menos que o m3 normal devido a um console central e paineis das portas mais leves janelas laterais e traseiras de policarbonato ausencia de bancos traseiros e remoçao do isolamento acustico a unica opçao de transmissao era a dupla embreagem de 7 marchas e o tempo oficial de aceleraçao de 0 a 100 km/h reduziu para 4 4 segundos a cambagem e altura do solo eram ajustaveis o subframe traseiro e diferencial tinham montagem rigida e amortecedores tinham nova regulagem os freios dianteiros foram aumentados para pinças de 6 pistoes com discos maiores e os freios traseiros foram tinham pinças de 4 pistoes com discos tambem maiores a produçao foi limitada a 135 carros hoje em dia o carro tem fama de ser problematico ate claro o motor e essencialmente uma exotica unidade de competiçao colocada nas ruas meio como um ferrari antigo ou coisa do genero a durabilidade principalmente de bronzinas e mais baixa do que a de um carro de menor potencia especifica e rotaçao maxima e como ja nao e um carro novo os problemas aparecem especialmente se a manutençao foi negligenciada mas e obvio que mesmo caro para manter e algo excepcional fora do normal; a ultima vez que a bmw se arriscou a fazer seus m3 exoticos de verdade e nao apenas carros normais mais potentes os motivos ficam obvios ela tem menos problemas assim e a maioria nao ve diferença mas e claro que perdemos algo com isso e o unico m3 v8 o mais sensacional de todos fique atento a este espaço que logo responderemos
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