no post anterior da nossa serie especial sobre a trajetoria de enzo ferrari contamos como foi transiçao da scuderia da formula 1 para o campeonato mundial de endurance o world sportscar championship ou wsc tambem falamos das primeiras ferrari a vencer em la sarthe no ultimo post da nossa serie sobre as lendas de le mans em 1949 e 1954 mas o que aconteceu depois em 1962 a ferrari havia acabado de passar por uma grande reformulaçao — boa parte da equipe de engenheiros designers e diretores insatisfeitos com o pulso firme de enzo na cadeira da companhia pediu demissao isto incluiu giotto bizzarrini que foi o responsavel pelo desenvolvimento da ferrari 250 gto mas abandonou a companhia sem terminar o serviço a 250 gto foi concluida pelo engenheiro mauro forghieri enquanto o designer sergio scaglietti projetou uma carroceria totalmente nova — e estonteante diga se a 250 gto para muitos foi a obra prima da ferrari nos anos 1960 e seu objetivo era levar a equipe ao topo do mundo no wsc se dependesse apenas das especificaçoes tecnicas isto certamente teria acontecido o motor v12 de tres litros entregava 300 cv; a estrutura derivada da ferrari 250 berlinetta swb seguia uma formula que ja havia provado sua capacidade nas pistas chassi tubular suspensao duplo wishbone na dianteira e eixo rigido na traseira — sem contar os bons pilotos contratados para comanda la como phil hill e olivier gendebien isto ficou evidente logo na estreia do carro com um segundo lugar nas 12 horas de sebring de 1962 atras da 250 testa rossa que competia na categoria prototipos enzo e hill no fim das contas porem quem brilhou mesmo foram os prototipos depois da ja citada 250 testa rossa que venceu em le mans de 1960 a 1962 foi a vez da 250p primeiro prototipo da ferrari com motor central traseiro o mesmo da gto que venceu em 1962 suas evoluçoes a 275p e a 250lm conquistaram a vitoria em 1964 e 1965 — e nos vamos falar delas com mais detalhes em breve acontece que apesar das vitorias nas pistas e de seus carros de rua cada vez mais bem sucedidos a ferrari enfrentava problemas financeiros por investir demais no automobilismo alem de arcar com o custo extra de desenvolver motores que se enquadrassem nas leis para emissoes de poluentes na europa que começavam a ficar mais rigidas assim em 1963 enzo percebeu que a ferrari precisava de uma parceria o ideal seria encontrar uma fabricante grande e bem estruturada — algo que ele pensou que encontraria na ford a companhia americana pagaria us$ 18 milhoes ou us$ 140 milhoes em dinheiro de hoje pelo controle da ferrari contudo nos estagios finais da negociaçao enzo descobriu que nao teria mais o controle total da scuderia e voltou atras no negocio em vez disso acabou vendendo 50% da companhia para a fiat que aceitou a condiçao de manter a scuderia independente e tambem pagar subsidios para usar as fabricas de maranello e modena ate a morte de enzo — outra condiçao do commendatore [youtube id= diwujd79pi0 width= 620 height= 350 ] a ford acabaria cobrando de volta — e com juros — a negociaçao desfeita como acabando com todas as chances de a ferrari vencer em le mans nos anos que se seguiram veja bem a ferrari dominou a corrida entre 1960 e 1965 com prototipos imbativeis e a ford sabia disso seu shelby cobra era um carro muito potente e rapido mas o v8 de sete litros nao conseguia garantir a velocidade maxima necessaria para superar as ferrari na famosa hunaudieres a reta de 6 km que precede a curva mulsanne — nao com a carroceria aberta dos roadsters por isso depois de projetar um cupe com traseira kamm baseado no cobra o shelby daytona leia a historia neste post — que conseguiu um segundo lugar na categoria de carros de turismo em 1964 shelby juntou se a ford do reino unido para criar um prototipo inedito usando como base o lola mk6 era o ford gt40 que venceu as 24 horas de le mans nas maos de bruce mclaren em 1966 e dan gurney em 1967 — na primeira vez com uma vitoria tripla enquanto a ferrari 275 amargava um oitavo lugar; e na segunda com duas ferrari 330 p4 atras do ford gt40 na ponta [youtube id= mcalqpu zrw width= 620 height= 350 ] voce pode ler mais sobre a 330 p4 aqui em 1968 e 1969 o gt40 venceu de novo enquanto a ferrari sequer chegou a enviar uma equipe de fabrica para le mans em protesto as novas regras da fia para o wsc que exigiam a adoçao de motores menores de ate tres litros de deslocamento enzo nao aceitava o fato de ter que retirar as belas e potentes p4 com motores v12 de quatro litros e 450 cv da competiçao e voltou sua atençao a formula 1 e aos carros de rua foi um destes carros de rua que segundo a lenda deu origem a lamborghini na epoca ferruccio lamborghini ja era um bem sucedido fabricante de tratores e tinha uma ferrari 250 gt depois de dirigi la por algum tempo lamborghini percebeu um problema com a embreagem do carro e foi a ferrari tentar resolver o problema conversando com o proprio enzo — que de personalidade forte ou arrogante diriam alguns mandou lamborghini embora dizendo que voltasse a dirigir seus tratores ou fizesse um carro melhor ferruccio lamborghini apresentando o 350 gtv lamborghini aceitou o desafio e em 1963 apresentou o 350 gtv de acordo com a historia ferruccio decidiu que seus carros nao seriam modelos de corrida adaptados para as ruas e sim grand tourers feitos especialmente para garantir desempenho e conforto a rivalidade entre as duas marcas dura ate hoje mas na epoca enzo nao deve ter dado muita importancia — sua preocupaçao era mesmo a formula 1 enzo ferrari e john surtees era compreensivel o ultimo titulo da ferrari na formula 1 havia sido o de 1964 e desde entao apesar de ter bons pilotos e bom carros a scuderia nao havia conseguido mais que algumas vitorias com john surtees e jacky ickx entre 1964 e 1968 a partir dali ficou claro o real motivo para ferrari ter vendido parte da companhia a fiat por us$ 11 milhoes voltar com força total a formula 1 da fiat tambem veio alguem essencial para tornar isto possivel luca cordero di montezemolo mas esta e uma historia para o proximo post
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