imagine se aos 14 anos voce ja pudesse dirigir por ai ou ainda se nao precisasse se preocupar em tirar carteira de habilitaçao depois dos 18 anos na europa e em alguns paises sob influencia francesa isso e mais do que possivel tudo graças aos chamados vsp ou voitures sans permis carros sem carteira de habilitaçao apesar de terem algumas limitaçoes esses quebra galhos ja passaram de meras cadeiras com rodas a um nivel de refino que carros brasileiros so foram ter por obrigaçao da lei depois de 2014 e tudo indica que eles nao vao parar por ai o teilhol citadine de 1972 foi o primeiro vsp mas vendeu apenas 28 unidades ate 1974 a historia destes modelos começa em 1972 na frança com o teilhol citadine um triciclo eletrico — com roda unica atras — que era muito parecido com uma romi isetta por ter so uma porta na dianteira feito para duas pessoas ele nao exigia carteira de habilitaçao devido a uma brecha legal o motor de 4 kw o equivalente a 5 4 cv permitia uma maxima de 50 km/h e as baterias lhe davam uma autonomia de ate 70 km so 28 unidades sairam da fabrica que encerrou sua produçao em 1974 o arola 10 o amarelo e considerado o primeiro vsp bem sucedido tinha so tres rodas guidao e banco reto em 1975 surgiu o que muitos consideram como o primeiro vsp o arola 10 um triciclo aberto que tambem podia ser enquadrado na categoria que nao exigia carteira para ser dirigido parecido com um tuk tuk ele nao tinha portas e em vez de volante vinha com um guidao pesava 110 kg tinha motor diesel de 50 cm³ e atingia a maxima de 40 km/h para dar uma ideia de como ele era espartano o banco tinha assento reto um convite para fazer drift de bunda e nao tinha encosto deu certo em 1977 os arola ganharam opçao de motor a gasolina um ano depois quatro rodas em 1980 portas ou algo parecido ja que eram mais como coberturas de acrilico para o nicho de entrada em 1982 surgiu uma carroceria mais solida com portas propriamente ditas alem de farois e piscas e em 1983 a antiga arola mudou de nome para aixam e hoje domina 40% do mercado de vsp o bellier veloto tinha motor de mobilete e partida por pedais no detalhe a direita outro exemplo da simplicidade dos primeiros anos era o bellier veloto que tinha rodas de bicicleta nome de bicicleta velo em frances e cuja partida era dada no motor solex de 49 cm³ com a ajuda de pedais com dois metros de comprimento um de largura e 80 kg ele chegava aos 35 km/h com o tempo as regras de uso foram ficando mais restritivas a partir de 2004 passou a ser exigida a habilitaçao para ciclomotores para condutores nascidos depois de 1988 a chamada categoria a inclui a exigencia de um treinamento de no minimo sete horas sobre segurança viaria os nascidos antes disso continuaram dispensados de qualquer tipo de exigencia de habilitaçao provavelmente por direito adquirido por coincidencia foi em 1988 que o primeiro vsp foi submetido a um crash test a linha vision da aixam tem carrocerias compact azul coupe amarelo e break branco a moda aventureiro para evitar abusos as leis tambem definiram categorias de vsp o original e o chamado quadriciclo leve leger com limite de peso de 350 kg ele nao pode ter motores de mais de 50 cm³ a diesel ou gasolina de quatro ou dois tempos ou acima de 4 kw algo que ajuda a enquadrar tambem os eletricos a velocidade maxima e de 45 km/h e ele so pode ter dois ocupantes existe uma mania entre os fabricantes de copiar o estilo de outros modelos esse chatenet nao e a cara dos mini os pesados lourd nao sao exatamente vsp porque exigem uma hablitaçao especial a b1 um degrau abaixo da exigida para dirigir carros comuns eles nao podem passar de 400 kg se forem de passageiros ou de 550 kg se forem para o transporte de carga sim existem caminhoezinhos vsp como os da marca mega com limite util de carga de 1 000 kg esse caminhao mega dispensa habilitaçao d mas exige a b1 ainda que nao tenham restriçao especifica de passageiros os pesados para pessoas tem carga util maxima de 200 kg em nenhum dos dois tipos o motor pode ter mais de 20 cv ou 15 kw e fato que a uniao europeia padronizou muita coisa mas a legislaçao de transito varia entre os paises na holanda por exemplo nao existe limite para o tamanho do motor dos vsp um dos mais populares por la e o canta fabricado na holanda mesmo quem falou que na holanda nao tem ladrao olha o canta lx preso no poste o canta nao e curioso apenas pela imagem acima de um exemplar preso a um poste por corrente com 2 28 m de comprimento 1 10 m de largura e 1 63 m de altura ele leva dois adultos tem duas opçoes de motor honda um de 160 cm³ e 5 5 cv a 3 600 rpm e um de 200 cm³ a mesma rotaçao ambos refrigerados a ar e pesa cerca de 350 kg a transmissao e cvt os freios dianteiros usam discos com rodas de aro 10 e a velocidade maxima e de 45 km/h mas o que ele tem de mais interessante e o video abaixo que revela saindo… [youtube id= dr27nfyuff8 width= 600 height= 350 ] … e chegando [youtube id= aejj4hadkf4 width= 600 height= 350 ] chamado de inrij canta nao inri cristo esse modelo e voltado a portadores de deficiencia fisica ele conta com rampa de acesso e se abaixa para facilitar a entrada o modelo normal e autorizado a rodar ate em ciclovias [youtube id= hb_vlluzwq4 width= 600 height= 350 ] nas estradas e avenidas rapidas porem nenhum vsp e autorizado a circular justamente por seu baixo limite de velocidade os minicarros ao contrario do que poderia parecer sao obrigados a ser emplacados a placa deve ir apenas na traseira cabendo ao dono decidir se colocara alguma tambem na dianteira o casalini m12 italiano tem zonas de deformaçao programada em caso de impacto a dispensa da exigencia de habilitaçao nao torna os vsp uma opçao economica de transporte pelo contrario essas baratinhas custam caro a media de preço de entrada e 10 mil euros para contextualizar um sandero na frança custa 7 990 euros os modelos mais caros podem passar dos 15 mil sera que da para se divertir com 5 5 cv no secma f440 dci parece que sim parte da explicaçao esta no nivel de refinamento que eles passaram a ter se no inicio os modelos tinham rodas de bicicleta e guidao os atuais tem mais equipamentos de serie que um popular brasileiro o aixam city premium por exemplo vem com abs ar condicionado bancos de couro sistema de som com tela sensivel ao toque de 6 2 camera de re e alto falantes de alta fidelidade pequeno tambem gosta de luxo e conforto este tem sistema de som com tela sensivel ao toque e ar condicionado o video abaixo em frances mostra a evoluçao da marca ate os modelos atuais preste atençao aos crash tests [youtube id= vpdajicuda4 width= 600 height= 350 ] alem de serem vendidos em toda a europa sendo fortes no leste europeu os vsp tambem sao exportados para ex colonias francesas como nova caledonia e seicheles ou territorios ainda vinculados ao pais como a guiana francesa ou a martinica
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