o tuning dos anos 80 com sua profusao de spoilers asas saias e respiros pode ate ser encarado hoje em dia como exagerado e brega mas estas caracteristicas sao evidencias de que naquela epoca a virada da decada de 70 para a decada de 80 ja havia uma preocupaçao com os efeitos da aerodinamica sobre a performance dos carros em especial os superesportivos e um bom exemplo disto e a ferrari testarossa que a preparadora alema koenig apresentou em 1985 e se tornou uma especie de icone underground de tempos em tempos alguma pagina no facebook compartilha antigas imagens de divulgaçao mas raramente se encontra informaçoes detalhadas a seu respeito [gt40 content search= anos 80 widget= 1 ] pois no dia 11 de janeiro de 2019 durante o tokyo auto salon um dos maiores eventos de carros modificados do planeta realizado na capital japonesa um exemplar ira a leilao pela agencia bh auction eles sao especializados em automoveis raros e emblematicos dos anos 60 70 e 80 e a testarossa koenig e mais um deles encaramos a noticia como a oportunidade perfeita para falar a respeito da koenig e deste carro em especial ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] em 1974 um entusiasta alemao chamado willy konig comprou um exemplar da ferrari 365 gt4 bb primeiro modelo da serie que ficou conhecida como berlinetta boxer ela era movida por um flat 12 de 4 4 litros e 344 cv suficiente para leva la de zero a 100 km/h em 5 4 segundos com maxima de 302 km/h conta se que willy konig nao estava satisfeito com o desempenho da ferrari 365 e decidiu realizar algumas modificaçoes no carro como para lamas mais largos asa traseira preparaçao sobrealimentada no motor e novas rodas na decada de 1960 willy konig era respeitado no circulo ferrarista ele ate foi convidado de honra em uma cerimonia organizada pelo proprio enzo ferrari apos em 1962 vencer uma competiçao de hillclimb na alemanha com uma 250 gt swb berlinetta nos anos 70 alem de competir com carros de outras marcas como porsche lola e fiat e ford konig frequentava encontros de proprietarios de ferrari com sua 365 modificada nao demorou para que os colegas começassem a pedir a ele que fizesse algo semelhante com seus carros com isto em 1977 konig decidiu transformar seu hobby em um negocio e fundou a koenig specials batizada assim porque ja havia uma concessionaria ferrari chamada auto konig na alemanha seus primeiros projetos tinham um aspecto amador quase improvisado mas com o tempo willy konig aperfeiçoou sua tecnica e começou a criar bodykits com desenho mais harmonico para o padrao oitentista ao menos e acabamento mais profissional alem disso iniciou o desenvolvimento de componentes de preparaçao para o motor flat 12 da ferrari utilizado pela 365 gt4 pela 512 bb/bbi e pela testarossa que se tornou um simbolo da cultura automotiva oitentista como contamos neste post a medida em que trabalhava em novos projetos a koenig conseguiu se distanciar da imagem do exagero pelo exagero que cultivou nos seus primeiros anos tornando se uma preparadora seria e de alto nivel prova disto e a propria ferrari testarossa apresentada em 1985 repare por exemplo que os farois escamoteaveis davam lugar a peças fixas uma forma de contornar o efeito de freio aerodinamico que as peças originais provocavam quando acesas as saias laterais mais volumosas eram uma forma de reduzir a sustentaçao aerodinamica pois prendiam o fluxo de ar na regiao sob o assoalho opcionalmente podia se instalar tambem respiros nas colunas c e tem mais os respiros laterais caracteristicos da testarossa eram modificados ficando ainda maiores; e no topo dos para lamas traseiros eram instalados dutos naca o motivo e simples a preparaçao do motor de doze cilindros originalmente o flat 12 de 4 9 litros da testarossa entregava 390 cv mas a koenig oferecia alguns kits de preparaçao com diferentes niveis de potencia havia um kit com seis carburadores weber de corpo duplo e corpos de borboleta individuais que aumentava a potencia do motor para cerca de 450 cv; e a opçao por dois turbocompressores que podiam aumentar a força do motor para algo entre 600 e 750 cv dependendo da pressao de trabalho em ambos os casos instalava se tambem pistoes e bielas reforçados projetados pela propria koenig o carro recebia rodas mais largas da bbs ou da oz racing nas fotos sao de 15x9 polegadas na dianteira e 15x13 polegadas na traseira com pneus 225/50 e 345/35 respectivamente molas h&r e sistemas de escape desenvolvidos in house tambem eram instalados [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] de acordo com catalogos de epoca uma testarossa koenig com 710 cv era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 8 segundos zero a 200 km/h em 12 5 segundos e velocidade maxima de 330 km/h para se ter ideia os numeros oficiais do modelo all stock sao 5 3 segundos no zero a 100 km/h e 290 km/h de velocidade maxima para completar o acervo de modificaçoes a testarossa koenig tambem tinha interior aliviado com bancos recaro do tipo concha na dianteira uma barra de amarraçao no lugar do banco traseiro cintos de competiçao e menos isolamento acustico isto posto era possivel encomendar modificaçoes personalizadas escolhendo os materiais e cores utilizados no acabamento interno e itens como sistema de som kenwood de alta fidelidade agora nem todo mundo era fa dos trabalhos de konig muitos dos que admiravam seu desempenho nas provas de subida de montanha na decada de 1960 se voltaram contra ele quando surgiram os primeiros koenig specials isto incluia o proprio enzo ferrari que ignorava a funcionalidade das modificaçoes e dizia que as koenig ja nao eram mais ferrari e que por isso nao mereciam o emblema do cavalinho rampante konig nao se incomodou e seguiu desenvolvendo kits de preparaçao para as ferrari a testarossa competition apresentada em 1987 por exemplo trazia modificaçoes um pouco mais discretas na carroceria alguns exemplares ate conservavam os farois escamoteaveis mas o motor chegava aos 850 cv no começo dos anos 1990 porem repentinamente a demanda por transformaçoes aftermarket como as realizadas pela koenig diminuiu bastante primeiro porque a estetica dos automoveis mudou favorecendo formas mais limpas minimalistas e arredondadas segundo porque as proprias fabricantes começavam a oferecer mais opçoes de personalizaçao atraves de suas divisoes especiais aquela altura a koenig guardava a reputaçao de ser uma das maiores preparadoras da alemanha e frequentemente e citada como uma das grandes contribuintes para a popularizaçao dos kits widebody na decada de 1980 a companhia ainda existe na verdade e ainda fornece seus componentes para modelos dos anos 1970 1980 e 1990
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