no ja distante ano de 1996 certas coisas nao pareciam tao impossiveis por exemplo um motoboy disputar um dos maiores e mais dificeis ralis do mundo e sobreviver para contar como foi o que voce vai ver a seguir e um relato entusiasmante inspirador e absurdamente engraçado a respeito dos desafios e das vontades que alimentam os esportes a motor o depoimento de marcos martines neto foi publicado originalmente cinco anos atras no forum do clube xt600 tentamos entrar em contato com o heroi mas nao obtivemos retorno pelo menos por enquanto demos uma leve editada no texto arrumando o que era necessario e adicionamos as fotos que o proprio autor postou no forum de qualquer forma vale conferir o topico de discussao completo sao mais de 20 paginas e ler sobre as duas pequenas aventuras anteriores que iriam formentar no entao motoboy o desejo de participar de uma das competiçoes off road mais dificeis de todos os tempos sem nem ao menos saber como navegar e com uma moto duas vezes mais pesada que a da maioria dos concorrentes reserve os proximos minutos e boa leitura estava realmente decidido a fazer um levantamento sobre os custos de uma participaçao no dakar como aqueles pilotos privados da europa que conseguiam participar pelo espirito de aventura mesmo eu ja li sobre um cara que trabalhava em restaurante lavando copos e que para os padroes de la da europa seria como um trabalhador normal aqui o que mais me animou foi que gente comum conseguia se inscrever tambem so tinha me esquecido de que la e 1° mundo e aqui nao… por ser um apaixonado por aventura de moto e ate certo ponto ingenuo comecei a planejar minha aventura eu ja era fa do klever kolberg e do andre azevedo e nao sei como descobri o telefone do klever um dia achando que o cara teria tempo para me dar umas dicas liguei para ele… kkkkkkkkkkkkk… nao sei nao entendi ate hoje mas acho que ele achou que eu fosse um louco psicopata que estaria planejando um sequestro… kkkkkk… nao consigo parar de rir aqui… digamos que o tratamento que recebi como um simples fa nao foi o que eu esperava o cara nao me deu a minima atençao fiquei muito indignado… estou rindo na verdade mesmo assim ja estava planejando sobre o que seria mais barato levar a tenere de navio ou aviao naquela epoca o real era quase pau a pau ao dolar e eu modestia a parte ganhava uma grana como motoboy por ter 2 empregos e trabalhar na pizzaria que melhor pagava seus motoqueiros eramos 13 entregadores e para sair de la so morrendo mesmo pois todos os motoboys da cidade queriam trabalhar la deixa eu explicar uma coisa que muitos de voces vao entender tem aquele negocio de voce ter a sua moto seu xodo a sua moto e a mais bonita e a mais inteira e a melhor e a que nunca quebra e ela que nunca te deixou na mao enfim e a melhor moto do mundo para uma aventura dessas tem que ser com a sua moto nao adianta ser outra eu queria correr no dakar com a minha tenere poderia fazer como outros que compram uma moto ou alugam mesmo so para o rali alguma toda preparada pronta etc… mas eu nao nao tinha que ser com a tenere tinha que ser com essa moto a minha moto a mesma do pantanal e da lagoa dos patos se nao fosse assim perderia metade da graça… quando eu ligava para a confederaçao e falava sobre o dakar os caras ficavam me especulando tipo opa de onde voce e voce trabalha em que kkkkkkkkkkkkk… comecei a esconder o jogo sobre no que eu trabalhava so para pensarem que eu poderia ser alguem da grana e me darem atençao para o que queria saber nao me lembro bem mas teve um cara gente boa la que estava falando sobre o preço da inscriçao acho que na epoca era algo em torno de 10 ou 15mil dolares para motos ai falei que era motoboy aqui… rindo sabe aqueles vendedores que acham que vao fazer aquela venda mas depois descobrem que estava conversando com o faxineiro mas o cara foi gente finissima mesmo assim ele chegou e me disse seguinte cara por que voce primeiro nao faz o rally sao francisco aqui e depois voce pensa em dakar que rally e esse perguntei ele me explicou entao que existia um rally aqui no brasil que estava em sua 3° ediçao e que agora se chamaria nao mais rally alto sao francisco e sim um tal de rally dos sertoes e que estava para sair a iv ediçao tambem me disse algo que me interessou muito ele tem as mesmas regras do dakar so que e no brasil e e mais curto algo em torno de 5000km pronto tava feita a merda decidi que faria esse primeiro e depois faria o dakar estava escolhendo ate e mole entao esse cara me passou o telefone de quem seria o meu guru no rally dos sertoes o cara que me daria as dicas e tudo o que eu quisesse saber sobre a prova seu nome ernesto o ernesto morava em paranagua a 90 km daqui entao combinamos de conversar sobre a chance de eu participar do rally pois ele ja havia participado e poderia me dar dicas preciosas a respeito realmente o ernesto me contou tudo sobre como era a prova e mais do que nunca decidi que iria correr tinha um amigo meu o luis que trabalhava comigo na pizzaria e tambem curtia o fora de estrada entao convidei ele para nos inscrevermos juntos no tal rally dos sertoes engraçado era que eu nunca tinha ouvido falar dessa prova aqui… a largada seria em sao paulo entao liguei para o pessoal da dunas race a organizadora da prova e falei com o dionizio malheiros que foi o criador dessa prova encomendei a fita do rally e assisti ela umas 30 vezes ou mais analisava cada imagem cada trecho o solo etc lembro do dia em que fui depositar o valor da inscriçao r$ 850 00 na epoca e era uma graninha viu… minha casa estava la so no reboco chapiscada os tijolos aparecendo sem forro vc via as telhas… kkkkkkkkkkkkkk… e eu gastando grana em inscriçao de rally para me livrar das criticas da esposa na epoca comprei um guarda roupa invocado nas casas bahia e pronto a muie me deu um tempo ficava ela la passando lustra moveis no guarda roupa e eu preparando a tenere por ingenuidade de minha parte e do luis e por ja passarmos algo em torno de 12 a 14 horas por dia em cima da moto imaginamos que nao seria muito dificil esse rally achavamos que a parte de resistencia seria mole entao depois de inscritos veio a parte da burocracia documentos planos de saude carteirinha de piloto… epa piloto como assim piloto isso mesmo deveriamos nos filiar na federaçao aqui para ter carteirinha de endurista ate me lembrei do primeiro enduro que fiz vou contar essa enduro da meia noite nao sabiamos ler planilha e nos inscrevemos nesse enduro que era conhecido por aqui nao tinhamos equipamento mas era so colocar em uma prancheta a planilha e vambora fui eu o luis e um retardado chamado batata so que bancamos os espertinhos explico pegamos a planilha um dia antes e fomos durante o dia escondidos na trilha para ver ser descobriamos o caminho correto para nao se perder to passando mal aqui enquanto escrevo pois tenho que puxar pela memoria essas trapalhadas na noite da largada trabalhamos na pizzaria ate as 23 30h apenas retiramos a caixa de entregas de pizza das motos e fomos direto para a largada da prova eu tirei a carenagem da tenere coloquei borracha nas laterais do tanque com durex para que nao riscasse o tanque em caso de queda nao riscasse o tanque me lembro de quando chegamos la… cheio de enduristas com suas motos preparadas para trilha e eu com aquele tanque de guerra nao estava nem ai mas ouvi um cara la falar algo me encheu de razao … olha o peterhansel do dakar ai gente… em tom de brincadeira mas pior e que eu gostei entao largamos e ja sabiamos de cor o caminho pelo menos ate uma parte chegamos em uma entrada de trilha todos os enduristas pararam e estavam em duvida mas nos sabiamos por onde ir e entramos primeiro veio aquele bando atras da gente… kkkkkkk veio uma subidona de pura lama e o batata subiu na frente de repente vi umas quatro motos rolando ladeira abaixo com pilotos rolando junto e o batata descendo na contramao desculpa pessoal mas tenho que registrar a risada nesse exato momento vou parar de escrever porque to chorando de tanto rir… a cena foi muito engraçada o animal estava fazendo o enduro de tras pra frente muita lama muita mesmo continuamos seguindo estavamos perdidinhos na verdade e ficamos na proa ate as 4 30h da manha pois eu havia entrado em uma poça de lama que so lamento nao ter fotografado imagine uma tenere aparecendo somente o farol e a carenagem em uma poça de lama entao parei em uma trilha e tinha um piloto na duvida se encarava a lama ou cortava caminho o cara olhou p/ mim e disse vai voce na frente que sua moto e maior eu todo corajoso fui… e fiquei… o cara nao me ajudou sumiu acho que foi rindo embora do bobao aqui mas valeu a experiencia agora eu era piloto estou rindo de novo voltando ao sertoes eu ja estava inscrito e tinha que preparar a moto e conseguir o resto da grana para bancar a prova tinha uma certa certeza de que conseguiria uma parte com patrocinio e de que nao seria tao dificil meu maior erro começamos o que foi a pior escalada dessa aventura bater de porta em porta nas empresas olha pessoal o que teve de neguinho que prometeu ajudar mas na hora amarelou… foi realmente muito mas muito desgastante mesmo para mim essa corrida paralela atras de grana para completar o pacote ta certo que ninguem era obrigado o problema era nosso ninguem mandou se inscrever em algo que voce nao pode pagar mas prometer e deixar na mao naooooooo a data estava chegando e nao conseguimos um centavo sequer para completar os gastos gasolina peças de reposiçao gasto com alimentaçao deslocamento ate sampa… nem roupa tinhamos os 3 minutos de fama entao eu tive uma ideia vamos para a midia mas como indo oras… banquei o joao sem braço com um canal de tv aqui eu mesmo liguei para o canal e disse olha voces estao sabendo sobre a participaçao de dois entregadores de pizza aqui de curitiba que vao participar do maior rally do brasil o reporter respondeu nao… como e isso quem sao os caras onde eles trabalham interessante… como posso acha los morderam a isca era a deixa e a chance para tentar pedir apoio veio um pessoal da globo local fazer uma materia com a gente e ficou muito legal eles filmaram nos entregando pizza de noite e fazendo trilha de dia e contando que iriamos participar do rally dos sertoes fez sucesso viu e nao contavamos que iria passar depois em nivel nacional no esporte espetacular no domingo nao sei se e verdade o que ouvi la em sao paulo mas o pessoal disse que nossa materia foi a primeira sobre o rally dos sertoes a passar para todo brasil no dia que passou a materia na tv tiveram que retirar o fone do gancho na pizzaria porque congestionou todos os pedidos as pessoas ligavam pedindo pizza mas exigiam que quem deveria entregar a pizza fossem os caras do rali e olha que na materia nao apareceu o nome do restaurante nem o telefone… mas e dai mesmo com a materia na tv nada de patrocinio so ficamos nas promessas de alguns a coisa estava ficando feia ja estavamos pensando em ligar para a dunas e cancelar as inscriçoes o restaurante adiantou as nossas ferias uma loja cedeu um pneu meti a mao na poupança e usei toda a grana que tinha la mais uma esmolinha aqui e outra ali… a preparaçao da tenere o que e como fazer com a moto para ela aguentar a prova e voce nao ser pego de surpresa simples basta usar a lei de murphy e tentar prever tudo o que pode ferrar quebrar desgastar faltar piorar acabar e acontecer de errado simples eu sentava na frente da moto e imaginava todos os tipos de tombos e como seria a queda com a tenere e ia listando tudo o que poderia quebrar na queda tirei as pedaleiras da garupa piscas bagageiro e coloquei bateria e pneus novos detalhe usei pneus rallycross da pirelli principalmente porque testei esse pneu e ele aguentava rodar com a tenere mesmo furado por quilometros sem sair do aro levantei uns 5 cm o para lama caso chovesse e uma das coisas que mais tiveram valia coloquei silicone em toda parte eletrica fios cabos e cachimbo de vela para nao ser pego em algum rio e a moto falhar vi alguns pilotos com a moto afogada no meio dos riachos por falta desse detalhe e principalmente por a tenere 90 nao ter pedal de partida nao poderia me dar ao luxo de deixa la apagar no meio da agua outro detalhe no caso da tenere e dar uma geral no motor de partida pois imagine voce no areiao e nao tendo como fazer pegar no tranco nesse rali eu nao vi esse detalhe nem no rali de 97 mas tive problemas depois no dia a dia agora imagine voce ficar fora da prova por um detalhe desses estava mais preocupado em colocar logo os adesivos nela do que na preparaçao nao via a hora de ver ela toda invocada eu era apaixonado por aquela moto o treino o ernesto me falava como eram as especiais de velocidade entao eu usava a estrada de guaraqueçaba para testar minhas habilidades se e que eu tinha alguma era uma estrada de cascalho com costelas curvas pedras soltas e descidas 80 km de puro off road dava para andar forte la porque ninguem costumava frequentar essa estrada o ernesto explicou que quando se perdia seguia o rastro dos pilotos da ponta acho que por isso eu nao esquentei a cabeça em dominar a navegaçao nos treinos eu sabia que eu era um piloto de ponta mas da ponta de tras uma corda tem 2 pontas nao tem deixe que os pilotos de ponta da ponta façam o caminho porque eu vou curtir o meu paris dakar na verdade so queria sobreviver e chegar ate o final entao chegou o grande dia de ir para sao paulo com as motos o ernesto veio com um amigo de paranagua em uma van colocamos as tres motos apertadas dentro e seguimos para a largada sorte que teve esse amigo do ernesto pois eu estava planejando ir rodando ate a largada o ernesto foi com uma kdx200 o luis com uma xl 350 e eu com a tenere fomos os primeiros a chegar no vale do anhangabau mas a largada promocional era so as 20h lembro quando subi na rampa e o cara do microfone disse o loko meu… o que e isso meu deus seguimos para resende pela dutra a noite ali seria realmente o começo do deslocamento ate petropolis rj esse era um deslocamento de 247 km para os pilotos aferirem seus odometros uma estrada cheia de mata burros subidas e descidas estava curtindo muito porque ate ali para mim era como a estrada de guaraqueçaba o momento engraçado foi o luis… ele estava na frente e o helicoptero da organizaçao acompanhando entao ele acelerou forte em uma ponte em curva e se empacotou tombo feio quase caiu com moto e tudo dentro do rio entortou o guidon da moto dele tive que parar para rir sabe aquele negocio de voce querer rir do seu amigo mas nao poder entao tive que pensar num monte de coisas ruins e sem graça para nao rir dele pensei ate na minha avo de bikini mas nao deu acabei rolando no chao kkkkkkkkkkkkkk… continuamos firme ate petropolis onde aconteceu um prologo em circuito fechado para determinar a ordem de largada no dia seguinte era uma pista de lama e nao nego que entrei nela com medo de cair sentia uma certa ansiedade de algumas pessoas em querer ver como os motoboys se sairiam na lama fiz uma volta tranquila e nao cai odeio lama mas tinha medo pelo joelho que nunca ficou bom desde a queda no pantanal se nao me engano tinha 55 motos nessa ediçao falavam em 70 e devo ter ficado em trigesimo e alguma coisa nesse prologo o engraçado foi que um piloto e bota piloto nisso ficou indignado com alguns reporteres sobre por que eles nao vieram entrevista lo e sim a nos… eu e o luis por termos aparecido no esporte espetacular antes do rally ficamos meio que como alvo da imprensa que acompanhava a prova todo final de etapa eles procuravam saber se os motoboys ainda estavam vivos a etapa entre petropolis a diamantina tinha 700 km e uma especial cronometrada de 70 km esta dificil lembrar das etapas pessoal… so sei que o ernesto se empacotou e o luis entao nem se fala eu nao tinha caido ainda mas na serra do cipo aconteceu algo tipo aborto da natureza so sei que alguns pilotos de verdade se perderam enquanto eu seguia uma trilha no meio daquelas pedras acabei me dando bem em relaçao a alguns pilotos da ponta fiquei em 17 ° na geral e no dia seguinte larguei na frente inclusive do juca bala e do jean azevedo nao andei melhor que eles nao apenas eles se perderam na navegaçao e eu alem de nem olhar para o odometro escolhi o caminho certo quando acabou essa especial ate o ernesto veio me elogiar dizendo que estava impressionado comigo… sorte ou cagada mesmo na etapa diamantina /taiobeiras entrei para o clube dos fazendeiros levei uns tombos meio que um seguido do outro e muito ruim cair baixa o moral mesmo na largada quando me chamaram teve um pessoal que falou olha o cara da tenere … ta largando na frente do juca bala mas foi so por 5 minutos porque depois eu vi os caras detonando atras de mim e passando como se eu fosse um inseto os caras aceleram mesmo nessa etapa atravessamos o rio jequitinhonha e algumas motos ficaram por la agua no motor pane eletrica o piloto mauricio fernandes perdeu a moto para a correnteza e achou ela somente varios metros adiante graças aos moradores eu luis e ernesto passamos pelo rio nesse rally as especiais eram curtas mas o que matava eram os deslocamentos nao ligava para horarios fazia a especial e pronto chegava depois do meu horario ideal mas nao sabia que estava sendo penalizado andei na frente de alguns pilotos nas especiais mas no final do dia ficava atras deles na classificaçao apenas estava contente em estar ali vivo e participando em cada vila de moradores no sertao eu dava autografos nunca pensei que daria autografos… alguns sertanejos me perguntavam ta em que lugar eu respondia na brincadeira to em primeiro deixa eu ir senao os pilotos vao me alcançar… mas e muito legal voce estar la o povo te ve como um super heroi teve uma passagem que nunca esqueço atravessando uma balsa havia uma unica bomba de gasolina no vilarejo alguns pilotos paravam ali e tinha aquela multidao de gente e mulheres gatas ruivas morenas feias lindas… pedindo autografos crianças dando tchau o pessoal aplaudindo a passagem das motos… parei para abastecer e quase nao dava para descer da moto de tanta gente em volta querendo ver o piloto de perto e sua moto tinha tres policiais ali do lado da bomba justamente para evitar tumulto quando algum piloto abastecia entao vi uma mae com uma criança de cadeira de roda segurando uma bandeirinha do brasil eles estavam distantes do agito porque a criança estava na cadeira e nao tinha uma visao boa dos pilotos que passavam entao desci da moto e fui la perto do menininho peguei o bone dele e escrevi uma lembrança do rally para meu amiguinho ass motoboy a mae dele nao acreditava de tao contente que ficou e a criança entao nem se fala o coitadinho ficou paralisado nao acreditava que um competidor parou desceu da moto e veio falar com ele muito legal foi aquilo as crianças de la viam voce como um tipo de robocop ou homem de ferro com todas as roupas coletes botas… bem onde estavamos ah sim devo estar em meu 6° tombo ja tanque amassado e eu adorando… para quem tem tenere a porca da mesa do guidon… sabem qual e ne entao foi se a moto estava começando a desmontar teve uma etapa taiobeiras / lençois que acabou com a graça para mim alem de levar mais um tombo ainda nos perdemos e andamos acho que uns 150 km a mais graças a navegaçao do senhor tuca porreta ne tuca se lembra terminamos a especial e formamos um grupo para deslocamento ate o final da etapa eu ernesto luis tuca porreta e tinha mais um piloto entao pegamos um trecho de asfalto e passamos do ponto rodamos alem do que deviamos… so rindo mesmo cheguei em lençois ba as 23 30h o luis nao conseguiu me acompanhar ficou em uma cidade antes e resolveu dormir por la o dia seguinte seria de descanso e no outro dia de manha ele apareceu nesse mesmo dia um piloto chegou a dormir na moto e acertou uma placa de sinalizaçao acreditem voce pode dormir mesmo em cima da moto eu apaguei uma vez em um deslocamento de asfalto depois da metade da prova começa a bater o cansaço a cada etapa ouvia falar em mais claviculas quebradas no tal do dia de descanso fiquei dando uma geral na tenere reapertando parafusos raios limpando filtro regulando transmissao etc etc o que estressava era que eu ernesto e luis por nao termos apoio levamos ferramentas no caminhao da organizaçao e para achar o caminhao e pegar as ferramentas era bem demorado no dia seguinte seria a etapa que iria separar pilotos com sorte dos pilotos com azar os homens dos meninos a etapa lençois / barra essa etapa tinha a maior especial de velocidade 170 km de extensao no meio de trilhas de areia muitas trilhas que faziam zig zag e se misturavam e se encontravam cercadas de espinhos trechos de pedra areia areia areia que nao acabava mais numa etapa em que o tempo maximo seria de 4h30 para percorrer e nao ser penalizado estava previsto o reabastecimento no meio da especial devido a autonomia das motos os apoios dos pilotos saiam de madrugada para esperar seus pilotos no meio da especial com gasolina para o reabastecimento como eu tinha o enorme tanque da tenere nem esquentei a cabeça com reabastecimento foi nessa etapa que o juca bala ganhou o rally pois ele fez em 2h26 se nao me engano foi muito contestado esse tempo entre os pilotos pois o comentario era de que ele cortou caminho bem isso foi briga de profissionais… vou contar como foi a minha especial fiz ela em 4h32 se eu nao me engano quase outro milagre pois se eu conseguisse terminar ao menos dentro das 4h30 ficaria classificado muito bem pois 90% dos pilotos se perderam e nao terminaram no tempo esses dois minutos eu perdi porque parei a moto quase na chegada para dar gasolina para um piloto que teve pane seca muitos tiveram larguei na especial confiante pois queria mesmo uma assim bem longa e desgastante para me testar nesse dia estava andando como eu defino embutido na moto explico quando voce larga depois de alguns minutos com o sangue ja quente e a adrenalina dosada e constante voce e a moto formam um corpo so voce fica embutido na moto e tem o controle quase que total desde a aceleraçao ate o equilibrio uma pilotagem perfeita no seu ritmo quando voce nao se sente embutido na moto parece que qualquer buraco pedra ou areiao ficam mais dificeis e como se dois corpos separados mas dependentes absorvessem os impactos… e horrivel outro detalhe que nao comentei quando largava a ultima moto 10 minutos depois começavam a largar os carros os pilotos retardatarios sempre levavam susto depois de algum tempo porque os carros mais rapidos começavam a ultrapassar as motos o luis sabe bem o que e isso segundo ele nessa etapa teve que se jogar da moto para nao ser atropelado larguei nessa especial e fui tocando um ritmo bom e sem cair navegaçao zero seguia os rastros estava mais preocupado em andar rapido do que ver para onde estava indo 30km 50km… calor muito calor 80 km… entao comecei a desidratar levei um tombo de proposito para nao acertar de frente em uma rocha numa curva traiçoeira acidentes atropelamentos de animais um piloto destruiu a moto … o luis quebrou antes da metade e o ernesto eu nao vi mais passava por tanta pedra e buraco que pensava nao e possivel que nao quebre um monte de gente nesse lugar pelo caminho fui so contando as motos quebradas e sem gasolina e eu passando ainda tinha energia de ficar de pe nas pedaleiras no areiao mas estava desidratado e morrendo de sede juro que beberia minha urina ali nunca havia sentido sede de verdade…… vi um piloto americano nao vou arriscar escrever o nome dele parado ao lado da moto com cara de acabado mesmo vermelho igual a um pimentao nao sei o que aconteceu mas eu passei reto sorte e azar essa etapa foi a mais dificil a maioria dos pilotos se perderam e foram parar proxima de xique xique ao inves do destino certo que era barra os pilotos nao observaram na navegaçao um desvio importante e os que vinham atras seguiam os rastros e se perdiam tambem a minha sorte e que eu nao aguentava mais de sede e ja nao andava mais com aquela pose na moto em pe nas pedaleiras estava em frangalhos vi um casebre de barro e parei para pedir agua o pessoal da casa veio com uma agua amarela e falaram que eu poderia beber porque era dessa cor por ser de raiz de uma planta sem problemas se fosse agua de privada eu beberia… e acreditem foi a agua mais gostosa que eu bebi na minha vida matei a sede e o restinho eu queria jogar na cara e molhar a cabeça mas por respeito a eles que estavam tirando agua deles para me dar eu bebi tudo entao um senhor me disse olha moço barra fica pra la naquela direçao os pilotos estao entrando ali e ali vai para xique xique… eles estao indo para o lado errado eu parei bem no desvio e nao sabia de nada teria errado o caminho tambem se nao fosse por esse senhor entao segui a dica dele e e segui para barra voltando a acelerar ainda ultrapassei uns dois pilotos que ja haviam se perdido e estavam retornando para o caminho certo chegamos em um estradao com o po mais fino que eu ja vi dei bobeira e deixei um deles me passar fiquei cego na poeira… resultado tombaço eu sabia que estava a uns 10 km da chegada entao vi uma cena tetrica kkkkkkkkk um piloto no meio da estrada com os braços abertos e gritando para eu parar pelo amor de deus quando parei a moto ele me pediu um pouquinho de gasolina… a moto dele estava amarrada em um jegue e pronta para ser rebocada ate barra a tenere estava quase seca ja mas eu acabei doando gasolina para ele foram esses 2 a 3 minutinhos mais o tombo que me fizeram nao terminar no tempo essa especial uma pena mas o que me impressionou foi o desespero desse piloto nao precisava ficar assim tinha muitos pilotos la atras muitos chegaram so de madrugada resgatados pelos carros vassouras que percorrem a trilha resgatando o resto das motos e pilotos que vao quebrando e ficando pelo caminho perdi a porca do pinhao da tenere e para nao perder o pinhao eu ficava com a bota no eixo para ele nao escapar andei quilometros assim ate chegar numa vila que tinha um soldador e assim sobrevivi a pior etapa dos sertoes estava muito orgulhoso de mim mesmo cheguei na beira do rio sao francisco e lembro que me joguei da moto deixando o corpo cair ao lado dela la fiquei deitado por uns 10 minutos pensando no desafio que venci… e vai rolar a festa para os solteiros e o paraiso para os casados uma provaçao muitas mulheres querendo se aventurar com os pilotos… nao sei por que mas elas ficavam alucinadas com os pilotos no final de cada etapa sempre tinha uma festa regada a musica regional comemorando a passagem do rally tinha uns caras la que estavam com uma saveiro preparada soube que se desentenderam durante a prova porque parece que um deles se engraçou com uma sertaneja e nao queria mais continuar queria ficar mais dias na cidadezinha enquanto os outros queriam continuar a prova na etapa seguinte entre barra e sao raimundo nonato no piaui dei o no na parte da especial estava meio traumatizado com a etapa de barra e nao nego que fiquei meio acovardado mesmo com a tenere eu fazia duas vezes mais força do que qualquer piloto que estava ali com motor bem mais leves eu e o ernesto andavamos juntos nos deslocamentos e nas especiais cada um no seu horario de largada o luis ja estava com a moto dele no caminhao da organizaçao e vinha de carona com o pessoal entao quando chegamos na largada da especial resolvemos seguir para o final da etapa e por outro caminho que era pior que a especial acreditem areia areia areia… meu deus tinha ate carros de apoio atolados naquele mar de areia chegamos em um posto de gasolina no meio do nada e parei para abastecer veio uma moça me pedir um autografo e com um ar de despeito me disse e… agora voces vao para a cidade das mulheres ne eu nao entendi e perguntei por que cidade das mulheres ela apenas me respondeu voce vai saber quando chegar la com um sorriso sem graça era sao raimundo nonato uma cidade que estava preparando uma recepçao para a caravana do rally que parou tudo faltavam 70 km para chegar no final da etapa enrolei o cabo para chegar logo e procurar as ferramentas para fazer a manutençao na tenere a essa altura ela estava precisando de troca de peça na suspensao traseira a mola do amortecedor estava cansada eu vinha sentindo os impactos quando passava forte em buraco ou erosao nao me importei e continuei como se estivesse em uma especial de velocidade a estrada era bem ruim e tinha algumas erosoes faltando algo como uns 20 km para chegar saltei uma erosao e a moto deu um estouro e… morreu pronto ja era senti uma pancada forte da suspensao e fiquei pelo caminho esperando o carro vassoura para me resgatar cheguei na cidade e nunca vi coisa igual vi um cordao humano na entrada do asfalto ate a entrada da cidade formada por pessoas aplaudindo cada piloto que saia da trilha coisa emocionante mesmo quando desci a moto tive problemas com as fas do rally… nao so eu como todo piloto que chegava nunca vi tanta mulher em uma cidade como aquela e nao estou exagerando nao os pilotos tinham que se esconder rasgaram a jaqueta de um la cheguei a perguntar para o pessoal por que so havia mulher na cidade eu sabia que o problema da moto era no cdi sistema de igniçao por descarga capacitativa porque na tenere ele fica embaixo do banco e havia trincado entao achei que estava fora do rally onde eu iria encontrar um cdi ali e largar no dia seguinte estava tao desesperado que falei para o luis tirar a moto dele do caminhao para tentar consertar pois na minha cabeça eu poderia ir com a moto dele ate o final seria desclassificado mesmo mas que se dane eu so queria ir ate o final estavamos na frente de uma pousada onde dormiriamos desmontei a moto toda mas sabia que era o cdi nesse tempo os pilotos descansam os mecanicos trabalham e as pessoas da cidade ficam observando os carros e as motos e o pessoal trabalhando estava la com o cdi na mao e um monte de curiosos so observando povo simples querem ate ajudar veio um cidadao e me perguntou o que aconteceu ai amigo estava nervoso e nem olhei para ele continuei abaixado olhando o cdi ele insistiu e o cdi que quebrou eu tava ficando nervoso e pensava de que adianta responder se nao vai adiantar nada e como ele sabe que e um cdi isso aqui entao ele falou ei… voce nao e aquele motoboy do sul que saiu no esporte espetacular respondi que era eu mesmo o cara começou a rir e chamou um monte de gente para me ver olha o cara da pizza ai olha o cara da pizza ai entao ele me disse e o seguinte meu irmao vamos consertar esse cdi ai eu tenho uma oficininha vamos levar la que eu soldo isso pra voce ainda nao acreditava nele nunca tinha visto alguem consertar um cdi… mas tudo bem tiramos o cdi ja tinha um carro me esperando para me levar na oficina no carro uma moça que dirigia perguntou se eu nao me incomodava de ela fumar um cigarro kkkkkkkk… me senti um semideus ali nao sabiam o que fazer para me agradar e mole acreditem o bolinha esse era o apelido dele descascou o cdi e em um trabalho cirurgico soldou todo o circuito impresso enquanto isso me levaram para dar uma volta na cidade para ver a festa para eles era a maior moral andar ao lado de algum piloto do rally pior e que eu estava todo sujo e empoeirado nem banho e nem a roupa eu tinha tirado entramos em um bar e tive que tomar um gole de pinga com limao e sal para nao ficar feio… la pela 1h30 da manha finalmente recolocamos o cdi na tenere dei a partida… e ela funcionou esse bolinha me salvou devo esse rally a ele… quando cheguei em casa mandei uma foto agradecendo o cara e comunicando que eu havia terminado a prova graças a sua ajuda isso foi uma liçao para mim um tipo de tapa na cara julguei o cara errado… de sao raimundo ate teresina foram 538 km e o que matou mesmo foram os deslocamentos em um asfalto pior do que as trilhas muito ruim mesmo o ernesto estava com problemas de furo de pneu e eu estava levando na sorte nessa etapa tomei o melhor gole de cerveja da minha vida depois de tomar a melhor agua da minha via estava na estrada e vi um doido no meio do asfalto com um copo na mao acenado para os pilotos que passavam o cara estava mamado entrou na minha frente e me ofereceu um gole kkkkkkkkk… em teresina comi o melhor pedaço de melancia da minha vida tambem com sede tudo que tiver liquido ta valendo na ultima etapa entre teresina e fortaleza foram 870 km com dois trechos especiais cronometrados e a segunda especial era nas dunas chega uma hora que parece que voce vai ficando meio bunda mole de tanto sofrer mas eu encarei as dunas e nao cai passava por aquelas lagoas e nao caia mais areia muita areia sempre seguindo rastros formados na areia cheguei ate o final vivo um reporter me disse o seguinte cara tu e duro na queda hein quando vi voce nas dunas preparei a maquina para tirar uma foto de voce caindo e nao consegui… queria fotografar um tombo seu e nao consegui… mui amigo esse cara eles ficam como urubus na carniça querendo ver tombos e capotamentos lembro que o dionizio malheiros o organizador estava na chegada do final das dunas entao ele me deu os parabens ele certamente estava torcendo para que os motoboys terminassem o rally desci da moto me ajoelhei e o ernesto tirou uma foto ainda tinha o resto de deslocamento ate fortaleza e mais um furo de pneu do ernesto nos atrasamos mas chegamos a noite no dia seguinte tinha uma pequena especial em circuito fechado nas dunas para o pessoal assistir mais uma exibiçao mesmo entao o luis apareceu com a moto andando… incrivel ele tirou ela do caminhao e funcionou sei nao hein ela quebra mesmo luis nao atolei nas dunas dei umas voltas e estava curtindo o finalzinho nao passei vergonha apos exatos e contados dez tombos sobrevivi ao iv rally dos sertoes so no final comecei a entender sobre as penalizaçoes e por saber que andei na frente de alguns pilotos que receberam trofeus fiquei com uma pontinha de frustraçao ganhei uma medalha de participaçao e o ernesto conseguiu um trofeu na sua categoria mas eu realmente estava orgulhoso de ter completado a prova pilotos muito mais experientes ficaram pelo caminho e preciso ter sorte garra e um pouco de braço nao foi facil segurar a tenere mas ela me levou ate o final e como eu disse voce começa andando de uma maneira e termina andando melhor no final mas nao percebe e pode ter certeza voce nao volta a mesma pessoa havia conseguido fazer o meu paris dakar pessoal e tive uma visao do brasil que muitos nao conhecem a tenere eu vendi para um cara de paranagua e soube que ele foi para o nordeste com ela e voltou na boa nao sei se ele descobriu o jeitinho no cdi ate hoje… [clube xt600]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.