com todas as suas falhas a harley davidson ainda e sinonimo de moto americana mas nao e o unico sinonimo se voce quer ser do contra ou simplesmente gosta de pensar diferente ha outra marca que pode te interessar a indian fabricante mais antiga que a harley davidson mas que por uma serie de motivos nao obteve o mesmo reconhecimento universal mesmo quem nao entende de motos conhece ou pelo menos ja ouviu falar da harley mas nao se pode dizer o mesmo da indian ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] no brasil isso se deve em boa parte a falta de uma representaçao oficial algo que a harley davidson tem ha tempos entre 2015 e 2018 a indian chegou ao brasil atraves da polaris mais conhecida por seus quadriciclos e bugues com pegada off road que sao belos brinquedos diga se mas a falta de procura no mercado levou a empresa brasileira a encerrar o contrato com a indian em apenas tres anos durante os quais foram vendidas cerca de 800 unidades e uma pena especialmente porque a indian nao deve nada a harley em termos tecnicos e de heritage ao contrario fabricando motos desde 1901 a marca completa 120 anos em 2021 e a parte a pandemia viveu seu melhor momento nos eua nos ultimos dez anos desde 2011 a indian tem crescido em ritmo acelerado nos estados unidos a marca sempre foi timida ao falar em numeros mas cita um aumento nas vendas de 18% ao ano em media por si isto ja impressiona considerando que o mercado de motos grandes com motor maior que 900 cm³ de acordo com o padrao local vem sofrendo nos estados unidos a harley davidson so começou a reagir de verdade recentemente com o lançamento da belissima big trail pan america a verdade e que desde o começo de sua historia a indian dedicou se a diversificar sua atuaçao no ramo das motos claro que exatamente como sua maior rival a indian tem nas motos cruiser classicas o grosso de sua reputaçao mas ela e bem mais que isso a indian foi fundada em 1897 por george m hendee que parcicipava de competiçoes de ciclismo antes de aposentar se e decidir fabricar bicicletas de inicio ele adotou os nomes silver king e silver queen para seus modelos mas no ano seguinte ele decidiu adotar o nome american indian a fim de afirmar com mais enfase a identidade das bicicletas nos mercados externos em 1901 um colega de hendee oscar hendstrom tambem ex ciclista profissional juntou se a ele e os dois começaram a projetar sua primeira motocicleta que a exemplo de todas as outras motos do inicio do seculo 20 era pouco mais que uma bicicleta com um tanque de combustivel carenagens e um motor adaptado no caso um monocilindrico de 1 75 cv acontece que a moto era muito bonita e andava bem tornando se um sucesso rapidamente apoiada em recordes de velociadade locais nos quais as motos eram pilotadas pelos proprios construtores porque as coisas eram bem diferentes ha 120 anos a primeira indian foi um sucesso e suas vendas cresceram vertiginosamente nos anos seguintes em 1904 ano em que a indian introduziu a cor vermelho sangue que se tornaria uma de suas marcas produziu mais de 500 motos em 1913 o numero chegou a 32 000 em 1914 as motos da indian conseguiram ainda mais publicidade quando o piloto duble erwin cannonball baker um dos mais famosos de todos os tempos atrevessou os eua de san diego na california a nova york mais de 4 400 km em um tempo recorde de 11 dias 12 horas e 10 minutos montado em uma indian nos anos seguintes erwin realizava a maioria de suas exibiçoes no guidao de uma indian powerplus moto lançada em 1916 que tinha um motor v twin de 1 000 cm³ consideravelmente mais potente e suave do que os disponiveis ate entao a powerplus foi vendida praticamente sem modificaçoes ate 1924 ela tambem foi vendida ao exercito norte americano durante os ultimos anos da primeira guerra mundial que aconteceu entre 1914 e 1918 a primeira guerra mundial alias causou problemas para a indian que nao tinha capacidade fabril para vender motos ao governo e ainda abastecer sua rede de concessionarias como consequencia direta disto apesar do crescimento economico dos estados unidos nos primeiros anos depois da guerra muitas das autorizadas indian migraram para outras fabricantes incluindo a harley davidson que no começo dos anos 20 abocanhou a posiçao de lider do mercado norte americano dito isto foi tambem no inicio da decada de 20 que a indian lançou seus modelos mais bem sucedidos scout 1920 e chief 1922 cuja fama levou a adoçao dos nomes para as duas primeiras motos lançadas pela polaris no revival de 2011 ainda nos anos 20 a indian lançou a four moto de luxo com motor quatro cilindros em linha que foi vendida entre 1928 e 1942 apesar de nao ter mais a liderança do mercado o periodo entre guerras foi um dos melhores para a indian que nao foi tao afetada pela grande depressao de 1929 as coisas começaram a desandar depois da segunda guerra mundial que estourou em 1939 a preferencia das tropas aliadas pelas motos da harley davidson e ate mesmo a chegada do jeep que era capaz de encarar terrenos dificeis com mais desenvoltura que as motos e ainda levar quatro soldados foram fatores que desestabilizaram a fabricante e atrapalharam sua retomada apos o fim do conflito em 1945 em 1947 a indian introduziu outra de suas marcas registradas o war bonnet farol auxiliar no para lama dianteiro que tinha o formato da cabeça de um nativo americano usando um cocar war bonnet em ingles e e visto nos modelos mais caros da marca ate hoje mas a novidade acabou ofuscada por uma crise financeira que culminou com um pedido de falencia em 1953 entre 1955 e 2006 diversas tentativas de reviver a indian foram realizadas por companhias diferentes em todas as ocasioes com sucesso limitado geralmente vendendo motos importadas da europa como as royal enfield que eram rebatizadas como indian foi so com a compra pela polaris em 2011 que a situaçao voltou a melhorar em 2013 ja em sua fase de recueperaçao lançou uma versao especial da scout a spirit of munro o nome da moto era uma homenagem ao neozelandes burt munro outro piloto duble que ajudou a indian a ser uma marca reconhecida nascido em 1899 na nova zelandia munro comprou sua indian scout em 1920 ano de lançamento ele passou as decadas seguintes participando de provas de velocidade com a moto e a modificando extensamente sempre a mesma moto ele era um cara humilde que gostava tanto de motos que ganhava a vida as vendendo e geralmente trabalhava sozinho nas modificaçoes em sua scout que batizou de the munro special muitas vezes munro passava a madrugada toda mexendo na indian e ia trabalhar sem dormir https //www youtube com/watch v=5u1o 6oz6hs tanta dedicaçao rendeu frutos com o passar dos anos em 1938 munro quebrou seu primeiro recorde de velocidade na nova zelandia e nao parou mais burt munro viajou para as planicies de sal de bonneville em utah nos eua dez vezes ao longo das decadas de 50 e 60 em tres destas viagens em 1962 1966 e 1967 munro quebrou recordes em solo norte americano o ultimo deles conquistado quando munro tinha 68 anos de idade e sua moto 47 ainda esta de pe 295 453 km/h em uma moto com deslocamento inferior a 1 000 cm² a scout munro special deslocava 950 cm³ sendo que originalmente eram 600 cm³ detalhe no treino de classificaçao munro chegou a 305 89 km/h maior velocidade ja registrada por uma indian ate hoje dez anos depois em 1978 burt munro morreu de causas naturais aos 78 anos de idade https //www youtube com/watch v=tknburvkw4i nao foi sem merecimento entao que em 2005 burt munro teve sua historia contada no filme desafiando os limites the world s fastest indian estrelado por anthony hopkins e nada mais justo por parte da polaris que homenagea lo com a indian scout spirit of munro em 2013 e como se nao bastasse em 2014 munro consegiu quebrar seu proprio recorde retroativamente 36 anos depois de partir depois que seu filho notou um erro de calculo na velocidade media na verdade em 1967 ele nao atingiu 295 453 km/h ele chegou aos 296 259 km/h e possivel que a apariçao no cinema tenha ajudado a reacender a chama da indian porque o ultimo revival em 2011 foi o melhor sucedido ha cinco anos a linha da indian nos eua contava com seis modelos e 16 variantes diferentes hoje sao sete modelos com 38 versoes distintas da classica tourer chieftain a scrambler moderna ftr que e uma moto bem diferente dos padroes a ftr foi lançada em 2017 e fez pela indian exatamente o que a harley davidson espera que a pan america tambem faça a partir de agora o que eu quero mesmo ver e as duas gigantes americanas disputando mercado tete a tete como era em seus anos de ouro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.