pode parecer uma inutilidade mas nao e uma marca de carros populares como uma ford toyota ou vw tera serias dificuldades de vender veiculos de luxo e sempre um problema para elas principalmente pela forma de tratar o cliente as concessionarias de carros populares acostumadas a vender carros aos milhares discutindo apenas preço com os clientes nao lidam bem com artigos de luxo que devem ser vendidos de forma mais intimista ligar para o cliente pedindo uma visita fazer calmas demonstraçoes do veiculo e tudo mais que diferencia luxo do mundano fora isso existe sem duvida nenhuma o tal do status um ford caro e vendido a entusiastas da ford que tem dinheiro ou que ganharam muito dinheiro o resto da populaçao mundial nao gosta de perder tempo explicando que seu ford gt e tao bom mais caro e mais dificil de conseguir que um mero ferrari qualquer a maioria da populaçao quer dizer eu tenho um ferrari e isto ser suficiente para todos em volta entenderem o lugar dele na ordem das coisas voce pode gostar disso ou nao mas seus pensamentos sao irrelevantes; e uma realidade a ser considerada pelas empresas [caption id= attachment_301941 align= aligncenter width= 960 ] ford gt maravilhoso mas para os vizinhos e um ford e nao um ferrari[/caption] vender artigos de luxo e diferente de vender atacado como fazem toda marca de carro barato com locadoras e serviços profissionais em geral sao vendas individuais trabalhadas que demoram mais e exigem mais trabalho a recompensa e maior sempre tambem claro um corvette z06 por mais maravilhoso que seja nao e produto de luxo e um ferrari generico onde descontamos milhares de dinheiros para ter desempenho de ferrari sem precisar se misturar com esse povo esquisito que compra ferrari pelo nome e posiçao social desempenho na verdade conta pouco nos artigos de luxo; qualidade real ou percebida e exclusividade e o que importa preço tambem pouco importa o que faz qualquer produtor de bens materiais salivar com o prospecto de uma comissao maior a vw sob ferdinand piech achava que isso era besteira que conseguiria aumentando a qualidade dos vw subir o nivel da sua marca para o de uma mercedes benz para isso alem de dar um salto tecnologico em todos os carros criou um competidor para o s class no pheaton; foi um fracasso total [caption id= attachment_301940 align= aligncenter width= 999 ] acura legend 1986[/caption] e por isso que a honda com o usual zelo niponico em estudo e dedicaçao antes de fazer qualquer coisa descobre nos anos 1980 que se pretendia mesmo aumentar suas margens de lucro nos eua vendendo carros mais caros precisava de uma marca diferente o governo japones tinha imposto restriçoes voluntarias as exportaçoes para o mercado dos eua por isso era mais lucrativo para os japoneses exportar carros mais caros para os eua todas as marcas pensavam em fazer isso; eventualmente com a lexus a infinity e a abortada amati da mazda mas foi a honda com sua acura a desbravadora a primeira a experimentar este tipo de coisa apos uma decada inteira de pesquisas e estudos a honda abriu 60 novas concessionarias na america do norte em 1986 para dar suporte a sua nova divisao automotiva lançada sob o slogan acura precision crafted automobiles a marca teria grande sucesso com seus produtos logo de cara impulsionando os projetos ainda mais ambiciosos da lexus e infinity [caption id= attachment_301937 align= aligncenter width= 999 ] honda quint integra 1985[/caption] de inicio um seda grande desenhado exclusivamente como acura para o mercado americano era o principal produto o legend com um v6 de 2 5 litros transversal e traçao dianteira era sofisticadissimo e foi um sucesso de critica e vendas em 1987 o primeiro ano completo 109 000 carros foram vendidos a marca teria ainda mais sucesso de critica e influencia com seu carro esporte de motor central o nsx no futuro em 1990 ano de lançamento do nsx a acura estava vendendo 138 000 veiculos ao ano nos eua em comparaçao com 78 000 carros da mercedes benz e 64 000 da bmw [caption id= attachment_301939 align= aligncenter width= 999 ] o acura integra[/caption] mas ja em 1986 no inicio da marca o veiculo de maior volume de vendas e que sustentava tudo era o carro pequeno baseado num carro japones existente desde 1985 era o acura integra integra de basico a icone o integra era somente algo para dar volume a marca nascente nao existiam muitos planos futuros para ele apenas fazer este papel mas a honda dos anos 1980 era incapaz de fazer algo menos que sensacional; o carro acaba por fazer tanto sucesso e ficar tao indelevelmente marcado na cabeça de uma geraçao inteira que hoje e um classico da marca acura uma lenda tao grande que mereceu recriaçao para 2022 o selo de classico mais claro que existe por mais mal ajambrado que pareça ser esse novo integra pelo menos mostra a importancia do modelo na historia da acura [caption id= attachment_301944 align= aligncenter width= 720 ] honda quint[/caption] o integra nasceu japones apenas em 1985 era na verdade a segunda geraçao do honda quint fabricado de 1980 a 1985 foi apresentado em fevereiro de 1980 no japao como uma versao de cinco portas do honda civic sendo mais sofisticado que o civic vendido no canal de vendas upmarket honda verno no japao o quint integra de 1985 ganhava novo nome por ser bem mais sofisticado do que o civic do qual derivava alem da traçao dianteira os motores dohc de 1 6 litro injetados honda pgm fi e com quatro valvulas por cilindro chamavam atençao era coisa exotica entao normalmente reservada a carros esporte caros nos eua faz parte da linha original da acura junto com o legend em versao exclusivamente hatch de 5 portas existiu um seda 4 portas no japao com o motor 1 6 litros dohc e 115cv a 6250 rpm ja era um carro interessantissimo e avançado para a epoca nos eua perdia o nome quint era somente acura integra [caption id= attachment_301938 align= aligncenter width= 999 ] o quint integra[/caption] mas e para a segunda geraçao do integra que aparecia um desenvolvimento que o colocaria definitivamente nos livros de historia paralelo ao desenvolvimento dos acura e a subida de nivel da industria japonesa em geral nos anos 1980 a honda desenvolvia um sistema eletronico que conseguia controlar nao somente a fase de comandos como parecia ser o futuro; a honda pretendia variar tambem a duraçao e o lift do comando efetivamente usando dois perfis diferentes de comando de valvulas em um so motor um calmo para baixas rotaçoes; outro de corrida para respirar forte em alta hoje e claro conhecemos este sistema como vtec em 1983 aparecia na moto honda cbr400 mas como moto nao precisa la muito de tanto torque esperava se este tipo de motor em automoveis avidamente [caption id= attachment_301943 align= aligncenter width= 999 ] b16 100cv/litro pela primeira vez [/caption] o primeiro vtec apareceu claro no integra o primeiro carro de rua produzido em serie e homologado a venda em paises do primeiro mundo com mais de 100cv/litro aspirado a segunda geraçao do integra apareceu no japao em 1989 e a versao xsi usava um motor chamado b16a um dohc vtec de 160hp com 1 6 litros no mesmo ano a europa viu a chegada do vtec no honda civic e honda crx 1 6i vt usando uma variante b16a1 de 150hp [caption id= attachment_301945 align= aligncenter width= 999 ] acura integra gs r 1992[/caption] nos eua inicialmente a segunda geraçao ofereceu tres niveis de acabamento rs ls e gs e versoes seda e cupe hatchback de 3 portas mas nada do bravo motor vtec inicialmente somente em maio de 1992 aparecia o acura integra gs r oferecido apenas na carroceria 3 portas esta versao vinha apenas com uma transmissao manual de 5 velocidades e motor b17a1 vtec de 4 cilindros e 1 7 litros com 160 cv spoiler traseiro e pneus 195/60 vr14 em rodas de liga leve especiais diferenciavam o modelo por fora o modelo gs r e raro com menos de 5 000 carros no total nos ano/modelo 1992 e 1993 juntos mas foi o inicio de uma lenda extremamente divertido com seu motor capaz de mais de 8000rpm e um chassi altamente bem acertado e ainda por cima relativamente barato ensinou uma geraçao inteira de entusiastas sobre o prazer das altas rotaçoes um gosto de motor de formula nas ruas mas a lenda do integra apenas começava terceira geraçao o type r a terceira geraçao do integra chega em 1993 um carro novo agora em versao cupe duas portas ou seda de quatro no japao o motor mais potente era originalmente o si com o motor b18c de 1 8 litros e 176cv nos eua apenas o b18b com 140cv estava inicialmente disponivel [caption id= attachment_301948 align= aligncenter width= 999 ] terceira geraçao seda e cupe[/caption] mas e a frente com quatro farois redondos e nenhuma grade que chamava atençao ate hoje e a mais amada e lembrada das versoes do integra nos eua muito por isso mas no japao a frente foi universalmente rejeitada os carros para aquele pais recebendo uma frente mais convencional ja em 1995 mas o mais conhecido de todos os integra aparece em 1995 o type r ate hoje e reverenciado por entusiastas em cinco continentes simplesmente um incrivel amalgama de um dos melhores chassis de traçao dianteira ja feitos somados a um motor simplesmente divino que girava e gritava como um carro de corrida genuino ate 9000rpm o motor era o b18c numa versao especial type r interessante ser subquadrado num motor de giro 81 × 87 2 mm para um total de 1797cm3 dava 198cv a 7800 rpm e 18 5 mkgf a altos 7400rpm o corte se dava a estratosfericos 9000rpm a estridentes 8 400 rpm os pistoes deste motor estao andando a cerca de 80 pes por segundo muito mais que o limite comumente aceito de 67 pes por segundo algo proximo as velocidades de pistao nos motores de formula 1 e indy contemporaneos que tem cursos muito mais curtos do que o motor do integra disse a car and driver ainda assim voce nao pensa muito sobre as velocidades do pistao em aceleraçao total e o som em que voce pensa aquele bramido intenso e fervoroso que irradia do motor absorve cada pedacinho de sua atençao quando o contagiros atinge 5700 rpm ou ate menos dependendo da posiçao do acelerador o sistema vtec muda de dr jekyll para mr hyde com um barulho audivel e o motor começa a escalar ate seu pico de 198cv a 7800 rpm com rapidez sim sao quase 200 cv de um motor de 1797cm3 mas antes de voce pegar a calculadora podemos dizer que ela atinge uma potencia especifica de 110 cavalos por litro mais que um ferrari f355 alem do motor sensacional o type r era especial em outras frentes tambem tinha por exemplo diferencial autoblocante e radiador de oleo extra para uso em pista a estrutura era reforçada com uma barra de aluminio ligando as torres dianteiras de suspensao metal mais espesso era usado no teto nas colunas traseiras e nos pontos de montagem da suspensao freios maiores e rodas de cinco parafusos com pneus 195/55vr 15 e uma suspensao reforçada com molas mais altas e amortecedores mais firmes a traseira tinham rolamentos de roda maiores e mais rigidos e uma barra estabilizadora com espessura aumentada de 13 para 22 milimetros um novo spoiler e asa traseira contribuem para uma reduçao de 30% no lift e uma melhoria de um por cento no arrasto o carro era uma fera o 0 100km/h se dava ao redor dos 6 5 segundos e a velocidade maxima chegava a 230km/h com um motor 1 8 litro aspirado lembre ainda que pesando apenas 1175 kg alem disso o chassi era excelente varias publicaçoes consideram o carro o melhor traçao dianteira da historia e a revista inglesa evo chegou a ir mais alem declarou que o integra type r e o melhor carro de alta performance com traçao dianteira de todos os tempos sem duvida algo marcante [caption id= attachment_301957 align= aligncenter width= 999 ] o type r japones frente diferente[/caption] o fim e por que motivo o integra morreu morreu so nos eua inicialmente a quarta geraçao do carro ainda era um integra no japao mas nos eua mudou de nome era o acura rsx a empresa declarou que este novo nome se alinhava com a nomenclatura de todos os acura naquela epoca todos com siglas de tres letras como nome mas o motivo da morte nos eua e bem mais pragmatico [caption id= attachment_301946 align= aligncenter width= 999 ] acura rsx 2002 [/caption] no verdade o que acabou com o nome foi o seguro sucesso de publico e critica em carros de preço baixo costumam sempre dar nisso viram objeto de desejo dos amigos do alheio os integras estavam no topo da lista de carros mais roubados nos eua por uma decada some a isto o seguro ja mais alto para carros esportivos e se entende a mudança de nome para rsx em 2001 o mundo nao estava mais pronto para carros como o integra type r [caption id= attachment_301954 align= aligncenter width= 999 ] 02_evo_095_finalfrontier tif[/caption] e se e para voltar como esta fazendo com um carro sem nenhuma novidade ou exclusividade tecnologica talvez fosse melhor permanecer assim mas veremos; sera que teremos outro integra type r no futuro so a mençao desta ideia ja deixa qualquer um animado
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