todos conhecem a historia de como henry ford quebrou a parede de seu porao em detroit para sair de la com o automovel que criou a parede quebrada e uma metafora sensacional tambem para sua ascensao social quebrou tambem a parede que separa as pessoas normais dos realmente podres de rico nao e incomum encontrar historias de sucesso deste tipo na industria de charles nash a henry royce um sem fim de pessoas amealharam fama e fortuna a partir de origens humildes fabricando automoveis mas e claro que para cada sucesso famoso existe uma multidao de fracassados desconhecidos isso porque na verdade poucos criadores de automoveis entraram neste negocio para ganhar dinheiro a grande maioria nao podia evitar; sua vocaçao o impeliu a criar algo mesmo que a logica e o bom senso financeiro aconselhassem que nao sucesso ou fracasso financeiro era secundario no inicio de forma recorrente o que nos faz pensar sobre o real significado de sucesso e fracasso embora muita gente tenha encontrado a ruina financeira construindo automoveis nenhum deles deixaria de tentar novamente se tivesse chance repetiriam o erro sorrindo ate existe uma vontade interior nessas pessoas de criar algo onde havia nada de tornar uma ideia algo real e de corajosamente oferece la para o mundo sem medo de critica ou rejeiçao nao e algo que se possa escolher conscientemente nem uma diversao apenas algo que por algum motivo precisamos fazer maior que a sua propria vontade [caption id= attachment_255219 align= aligncenter width= 300 ] frank reisner[/caption] um dos maiores exemplos de gente assim esta em frank reisner e sua intermeccanica repetidas vezes ele deixou o que poderia ser uma vida tranquila para se lançar no vazio sem rede de proteçao ou plano b corajosamente indo onde nenhum hungaro canadense jamais fora tudo porque por algum motivo desconhecido frank precisava criar automoveis era simplesmente um fato e brigar contra isso inutil toda sua vida e de sua sofrida familia foi derivada dessa verdade absoluta para o bem ou para o mal frank reisner frank nasceu ferenc alfred reisner na cidade hungara de gyula em 1932 isto significa que desde cedo conheceu a morte e a miseria da segunda grande guerra de perto um exemplo de muitos aconteceu durante o cerco de budapest em 1944 uma bomba caiu no meio da sala da casa onde morava mas nao explodiu frank tinha 12 anos entao e pelo resto da vida viveu como se tivesse ganho de repente mais um dia de bonus depois da guerra se muda com a familia para montreal no canada desde cedo o jovem reisner se dedicava a ler revistas automotivas maneira pela qual se mantinha atualizado das novidades do mundo do automovel vai estudar engenharia mecanica na universidade de ann arbor no michigan eua se forma volta ao canada se casa com uma imigrante checa chamada paula e arruma um emprego em uma industria quimica nos eua se mudando para a pensilvania com a jovem esposa um bom salario de engenheiro nos eua em 1956 era a segurança de uma vida tranquila era so ficar quieto em seu lugar que os reisner estariam tranquilos mas claro que isso nao era possivel frank reisner queria trabalhar na industria de automoveis e nao nos gigantes de detroit acreditava corretamente que acabaria projetando maçanetas pelo resto da vida para carros que considerava banheiras letargicas para um povo preguiçoso queria estar de volta na europa e trabalhar de alguma forma com os sofisticados ageis e modernos carros que saiam do continente [caption id= attachment_255221 align= aligncenter width= 922 ] fiat nuova 500 o transporte e a casa dos reisner[/caption] em 1958 parte com a esposa para ferias estendidas de 90 dias na europa secretamente pretendia nao voltar mais ia bater na porta de uma serie de empresas e tentar emprego por la o plano de arrumar emprego falharia completamente mas de qualquer forma suas ferias na europa duraram 18 anos o casal compra um fiat nuova 500 zero quilometro e roda pela europa visitando fabricas diversas deixando cv s e passeando muito ate se estabelecer na italia pais onde rapidamente se sentem em casa mesmo sem emprego decidem nao mais voltar a venda do carro de frank no canada financiaria mais algum tempo findos os tres meses planejados a vida do casal era precaria mas idilica moravam em uma barraca em um famoso camping nas montanhas em torno de turim romanticamente com as estrelas como teto neste ponto frank conhecia praticamente toda oficina de preparaçao e cada fabricante de autopeças e carrocerias de turim a cidade era famosa pelos seus artesaos de metal uma serie de oficinas pequenas fundiam forjavam e usinavam qualquer coisa que voce pedisse a preços baixos para padroes americanos carrocerias inteiras eram criadas na base do martelo e modelos de madeira em estabelecimentos minusculos como oficinas de bairro e gigantes como a touring ou a ghia frank finalmente tem uma ideia brilhante começa a bolar alguns kits de preparaçao para vender aos eua juntando peças que encomendaria na cidade e enviando via correio coisa para fiat renault peugeot dkw carros que eram vendidos a entusiastas nos eua carburadores weber de bolonha coletores que encomendara localmente comandos bravos disponiveis no mercado todos juntos em um kit com sua marca juntando alguns poucos kits resolve começar o negocio comprando um pequeno anuncio na revista road & track americana dando como endereço visto que nao tinham um uma caixa postal a numero 153 de turim italia o nome da empresa era italianado para ser chique e exotico aos ouvidos americanos intermeccanica [caption id= attachment_255223 align= aligncenter width= 423 ] um kit im para peugeot 403[/caption] como o correio era fisico alguns meses se passam para a propaganda ser publicada o dinheiro dos reisner vai se acabando e nada de pedidos praticamente vendo o fim de sua aventura europeia o casal decide passar uma semana na praia antes de voltar para casa com rabo entre as pernas ao voltar do passeio uma surpresa a caixa postal se enchera de pedidos alguns deles com dinheiro vivo ou cheques nos meses que se seguem os dois vivem uma vida surreal no seu acampamento nas montanhas de turim sob a luz do luar empacotam as encomendas do dia enquanto paula datilografa os novos catalogos de kit a serem publicados e enviados com as encomendas imaginem se os americanos que compraram exoticos kits de preparaçao italianos soubessem como a operaçao funcionava logo frank descobre que uma rapida viagem atraves da fronteira para lyon na frança onde estava a fabrica da zenith resultava em carburadores duplos por um quarto do preço dos weber desde que claro nao pagasse impostos contrabandeava ate vinte carburadores escondidos em seu minusculo fiat 500 começa a fazer escapamentos esportivos de forma criativa ja tinha uma oficina contratada para desenvolve los mas e os carros para servir de cobaia parava gente na rua com carro que interessava e oferecia escapamentos esportivos novos de graça por um dia do carro na oficina em troca pelo menos 30 turinenses ganharam escapamentos novos de reisner a julgar pelo seu catalogo da epoca a caixa postal nao parou mais de encher de pedidos; alugam uma casa/escritorio em turim e finalmente podem viver relativamente bem de seu trabalho a intermeccanica ganhava traçao e agora com uma sede de verdade e um fluxo de caixa passava a efetivamente existir de preparador a fabricante reisner podia muito bem continuar a fazer isso kits de preparaçao para exportaçao pelo resto da vida mas de novo algo empurrava nosso maluco beleza para frente o sucesso o faz comprar um roadster siata 1400 e trocar o fiat 500 por seu irmao austriaco um styer daimler puch 500 usando a carroceria do fiat a puch usava sua propria mecanica incluindo ai um motor diferente e mais potente dois cilindros contrapostos refrigerados a ar [caption id= attachment_255224 align= aligncenter width= 545 ] o formula junior[/caption] no tal camping em turim o casal tinha conhecido outro casal americano tentando a vida na europa carrol smith e sua esposa rebocavam o formula junior de carrol com sua kombi morando efetivamente nela smith se tornaria famoso no futuro como chefe da equipe que venceu le mans de gt40 em 1966 apesar de ter ficado de fora do filme seu personagem amalgamado ao de phil remington mas ali era apenas um jovem piloto tentando a vida na europa mais tarde carrol procura reisner com uma ideia um formula junior com motor central traseiro reisner o desenha e usando sua rede de fornecimento local fabrica um para smith e o primeiro carro de reisner imediatamente suas peças e o carro inteiro aparecem no catalogo da intermeccanica [caption id= attachment_255225 align= aligncenter width= 999 ] o imp 700gt[/caption] frank rapidamente pega gosto pela coisa compra outro puch 500 batido e leva para a sua oficina preferida de carroceria o minusculo muquifo dos irmaos cornas os dois italianos criam para ele uma nova carroceria de aluminio batida a mao para o carrinho trabalhando num espaço minusculo com o motor preparado e aumentado para 700 cm³ nasce o cupe imp intermeccanica puch a empresa agora era o mais improvavel fabricante de automoveis da historia vinte sete imps sao fabricados e vendidos nos 18 meses que se seguem desta mesma forma o negocio ia bem com plataformas sem carrocerias sendo fornecidas pelo fabricante austriaco mas tambem começam a ganhar corridas o que nao pega bem com a fiat e seu proprio esquema de competiçao com a abarth e os 500 o imp morre por causa disso a fiat pressiona a puch para nao mais vender peças a reisner aparece entao um novo esquema um entusiasta americano chamado milt brown pretendia fabricar um carro esporte com desenho italiano mas mecanica americana no caso esta mecanica seria o novo v8 de aluminio e 3 5 litros da buick reisner cria entao um prototipo e um buck de madeira para reproduçao da carroceria os carros dai em diante seriam fabricados por reisner e enviados aos eua sem motor e cambio a imc empresa de milt brown entao montava a mecanica e vendia os carros nos eua se chamou apolo 3 5 gt [caption id= attachment_255226 align= aligncenter width= 922 ] o apolo 3 5 gt[/caption] estaria selado o padrao da intermecannica de reisner por anos viveria em uma montanha russa fabricando carros deste tipo num ciclo de sucesso inicial seguido de falencia aparecimento de outro mecenas e dai tudo de novo ad infinitum todos os carros tinham v8 americano principalmente ford e chassi e carroceria artesanais criados pela intermeccanica [caption id= attachment_255227 align= aligncenter width= 999 ] o interior do apolo[/caption] a imc logo faliu mas uma empresa do texas continuou a produçao do apolo agora renomeado vetta ventura claro que tambem nao dura e o vetta ventura tambem acaba antes das 20 unidades vendidas o proximo sonhador e jack griffith o mesmo dos tvr homonimos que patrocina a criaçao do intemeccanica griffith um belo cupe e roadster com motor ford v8 griffith vai a falencia sem vender nenhum carro mas o desenho sobrevive a venda nos eua por outras companhias omega e torino sao os outros nomes que este carro teve em produçao para outros clientes neste ponto a intermeccanica tinha sua propria fabrica e nao mais fazia kits de preparaçao enviados pelo correio se tornara um fabricante de automovel improvavel mas real depois do griffith omega e torino se junta a reisner o desenhista franco scaglione criador dos alfa romeo bat na bertone scaglione desenha o proximo intermeccanica o belissimo italia carros artesanais frank reisner projetava o carro todo sozinho hoje um engenheiro sozinho fazendo carros inteiros parece mentira mas e o que ele fazia se bem que projetar talvez seja uma palavra muito forte para o que frank fazia os unicos desenhos de verdade eram os do chassi e todo resto era decidido conforme o carro ia sendo construido era na verdade uma operaçao completamente caotica nosso heroi sempre preocupado apenas com o proximo carro assim que o prototipo ficava pronto frank rodava com ele um pouco resolvia os problemas mais importantes e pronunciava o pronto para ser vendido sem testes sem homologaçao governamental sem nada todo carro da intermeccanica vendia algo menos de 50 unidades e depois desaparecia lançava se outro carro belissimo e o ciclo se renovava [caption id= attachment_255229 align= aligncenter width= 999 ] im italia[/caption] frank dizia que sempre existiria um mercado pequeno nichos que nao interessam a grande industria que ele poderia atender carros especiais para gente especial estava certo mas nao contou com algo depois de 1970 homologar um carro se tornaria exponencialmente mais dificil fazendo inviavel uma produçao pequena como a dele hoje produçoes assim somente andam com preços estratosfericos como nos bugatti e pagani o que trazem consigo outro padrao de carro reisner nao era nenhuma ferrari a fabrica atraia todo tipo de loucura o designer robert cumberford e contratado por uma agencia de propaganda americana que queria chamar a atençao da ford cumberford famoso hoje por sua decana coluna de critica ao design na automobile magazine contrata a intermeccanica que cria uma belissima perua mustang cumberford apresenta tambem john fitch aos serviços da intermeccanica fitch um piloto e inventor tinha intençao de fabricar um fantastico carro esporte baseado no chevrolet corvair chamado phoenix e o primeiro prototipo e criado pela intermeccanica outra encomenda interessante e a de um medico americano que pede algo inusitado um corvette de 4 lugares chamado de centaur somente uma unidade e feita [caption id= attachment_255234 align= aligncenter width= 999 ] o fitch phoenix[/caption] certo dia aparecem na empresa mais dois americanos querendo fazer seu carro dos sonhos os novaiorquinos joe vos e charlie schwindler a ideia vos diria anos depois dois caras malucos que queriam apenas dirigir por nova iorque em carros diferentes de tudo para pegar garotas e quer saber funcionou [caption id= attachment_255235 align= aligncenter width= 999 ] o murena[/caption] o carro que criaram se chamou intermeccanica murena uma perua de duas portas baixa e de aparencia sinistra equipada com um enorme ford v8 de 429 cid 7 0 litros e mais de 400cv depois de fazer uma para cada um dos financiadores frank acabou vendendo mais 8 delas supostamente a preços estratosfericos para o salao de turim scaglione cria um novo italia chamado imx que tambem permanece unico [caption id= attachment_255237 align= aligncenter width= 922 ] italia imx outro carro unico [/caption] reisner adorava esses carros exclusivos mas sabia que nao poderia mais trabalhar assim no futuro a partir de 1968 homologar automoveis se tornaria algo muito complicado principalmente nos eua seu maior mercado precisava se juntar a um grande fabricante o opel cupe enquanto isso no outro lado dos alpes suiços em russelsheim na alemanha a opel estava no que se provaria a melhor fase de sua historia um time de incrivel talento convergira para a empresa que lançava um sucesso apos o outro um de seus lideres era um jovem de futuro robert a bob lutz lutz queria melhorar a imagem de um carro que adorava mas vendia pouco o opel diplomat era um seda grande mirado em mercedes benz freios a disco nas 4 rodas suspensao por duplo a na frente e um complexo e maravilhoso eixo dedion atras alem disso usava motores grandes opel seis em linha ohc de 2 8 litros ou v8 chevrolet de 5 4 litros [caption id= attachment_255239 align= aligncenter width= 999 ] opel diplomat[/caption] para melhorar a imagem do carro lutz patrocina a criaçao de um carro conceito um cupe de luxo com a mecanica do diplomat criado por chuck jordan entao chefe do studio da opel e mostrado no salao de frankfurt de 1969 chamava se opel cd coupe diplomat [caption id= attachment_255240 align= aligncenter width= 999 ] opel cd[/caption] o carro cria sensaçao e e um grande sucesso no salao mas naquele ponto os planos de lutz para produzi lo em serie ja estavam mortinhos da silva dentro do burocratico gigante americano lutz lamentava mas nao havia nada que pudesse fazer; era uma batalha perdida e este seria o fim da historia do cupe diplomat se nao fosse o aparecimento de um amigo de lutz no stand da opel erich bitter bitter era um piloto de rali e pista e empresario do ramo tinha uma concessionaria opel de sucesso e importava uma serie de marcas diferentes para a alemanha um entusiasta obviamente olhando o opel cd com lutz os dois lamentam que o projeto nao vai para frente conversam um bocado ate rolar um silencio pensativo ambos olhando longamente o belissimo cupe ali parado uma ideia tao boa com tantas possibilidades perdida por falta de visao e vontade [caption id= attachment_255241 align= aligncenter width= 999 ] o cd junto ao carro que lhe doou a mecanica[/caption] mas de repente o rosto de bitter se ilumina como acontece quando temos uma ideia boa de verdade diz ao amigo sabe bob acho que podemos fazer um cupe diplomat ainda de outra forma e eu conheço o cara certo para isso e melhor ele deve estar aqui em algum lugar vem comigo intermeccanica indra em um canto bem menos glamuroso do mesmo salao vamos achar um pequeno stand com um intermeccanica italia exposto o stand era pobre a unica garrafa de champanhe que tinham e quebrada num tropeço de franco scaglione entao ja meio velhinho e atrapalhado scaglione e reisner tentavam vender o italia que simplesmente parara de vender em outros mercados por varios problemas de campo a gasolina no tanque do carro exposto era a unica garantia que conseguiriam voltar para casa em turim [caption id= attachment_255242 align= aligncenter width= 999 ] o italia[/caption] e entao que erich bitter o importador da intermeccanica para a alemanha aparece trazendo a tiracolo nada menos que bob lutz e toda sua entourage lutz e reisner logo se dao bem e um negocio e fechado ali mesmo um novo carro com mecanica opel para venda em concessionarios da marca imaginem a felicidade de reisner e scaglione ao voltar para casa acelerando o v8 do italia de capota aberta um futuro promissor adiante aposto que uma vida inteira de dificuldades nao empalidece um momento tao cheio de esperança futura e alegria imediata como este scaglione faz entao o que seria seu ultimo carro o indra era como sempre com ele belissimo e tinha versoes cupe conversivel e fastback reisner desenha um chassi para colocar motores e suspensoes opel e com a segurança de um contrato com a poderosa gm desta vez toma emprestimos e ferramenta tudo esperando produçao maior e mais constante [caption id= attachment_255243 align= aligncenter width= 999 ] o indra conversivel[/caption] mas e claro que tudo acaba em tragedia os indra sao como todos intermeccanica ideias legais mas desenvolvimento insuficiente dao muitos problemas em garantia e os concessionarios opel nem um pouco acostumados a isso rejeitam o carro veementemente vendas baixam muito depois de um inicio promissor [caption id= attachment_255244 align= aligncenter width= 640 ] indra fastback[/caption] erich bitter e a opel bolam um plano pelas costas da intermeccanica claro a opel projetaria um cupe decente com carroceria monobloco profissional e bitter os produziria para vender nas concessionarias opel reisner coitado alem de nao saber de nada perdera seu unico amigo na opel bob lutz se mudaria para a bmw em 1971 em 1973 reisner recebe informaçao que o acordo de fornecimento e venda terminara ao mesmo tempo que e lançado o bitter cd agora um carro era totalmente profissional em sua execuçao sem problemas insoluveis de durabilidade ou funcionamento projetado pela opel [caption id= attachment_255247 align= aligncenter width= 999 ] o bitter cd 1973[/caption] sem ter como honrar seus financiamentos nem dinheiro ou condiçao de homologar outro carro a intermeccanica tenta sobreviver vendendo indras sozinha por algum tempo mas em 1975 se torna insolvente e finalmente fecha as portas em 1976 coda bob lutz sabemos continuou sua carreira brilhante que ao levou a ser um dos mais influentes e respeitados executivos da industria moderna fazendo diferença em todo lugar que trabalhou opel bmw ford chrysler e gm erich bitter continuou fazendo cupes para a opel ate 1997 quando se aposentou criando uma consultoria de engenharia ambos acabaram bem coisa que nao se pode dizer que aconteceu com os outros protagonistas desta historia frank reisner sua mulher e os tres filhos perderam tudo de industriais passaram a sem teto voltaram ao canada para morar na casa dos pais de frank so conseguiram trazer um unico indra agora com motor ford v8 que frank pensava em reviver nos eua mudam para a california onde vivem com dificuldades [caption id= attachment_255249 align= aligncenter width= 650 ] o speedster da intermeccanica sobrevivendo [/caption] um dia frank pega um porsche speesdster emprestado de um amigo e com ele cria um molde de fibra começando de novo do zero fez um carro e vendeu depois outro depois mais um a intermeccanica ainda hoje produz replicas de porsche 356 speedster o chefe da empresa e o filho mais velho de frank henry reisner frank vem a falecer em 2001 para a tristeza de uma familia que o venerava a partir da falencia da intermeccanica em 1976 o grande franco scaglione nunca mais desenha nada se sentindo abandonado pela industria a que dedicou sua vida e com uma entao nao diagnosticada depressao que lhe acompanhou a vida toda prontamente desaparece da face da terra a imprensa o dava como morto sempre que se falava dele [caption id= attachment_255245 align= aligncenter width= 960 ] franco scaglione e o indra atras [/caption] como parte das festividades de 80 anos da carrozzeria bertone em 1992 os tres alfa romeo bat sao reunidos e fazem um tour pela europa um jornalista italiano entao descobre scaglione ainda vivo morando com a familia em uma vilazinha perdida na toscana prontamente e convidado fazer o tour com os carros finalmente parecia feliz ao meio de suas criaçoes e de gente emocionada por conhece lo na verdade foi abençoado com a oportunidade de fazer uma saudaçao final a seu publico e partir; nao muito tempo depois vem a falecer [caption id= attachment_255248 align= aligncenter width= 999 ] alfa romeo 33 stradale obra prima de scaglione [/caption] mas suas criaçoes coisas tao maravilhosas como o alfa romeo 33 stradale estao ai ainda nos obrigando a lembrar desse atormentado genio que recebeu tao pouco da vida assim como os carros da intermeccanica de frank reisner ainda existem rodando por ai um legado vivo de sua passagem pelo mundo fazer automoveis pode nao ser sempre facil ou glamouroso mas e de uma forma inegavel um caminho para a imortalidade como disse albert pine o que fazemos para nos mesmos morre conosco o que fazemos pelos outros e pelo mundo permanece e e imortal
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