enfim a nova fiat strada foi apresentada mesmo em meio a pandemia do novo coronavirus a fiat decidiu que nao podia mais segurar a nova geraçao de sua best seller e tambem nao poderia substitui la sem trazer melhorias substanciais a plataforma afinal apesar de competente e robusta a strada ja esta por ai desde 1998 sao 22 anos e em 18 deles a fiat strada foi a picape mais vendida do brasil ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] com a nova strada a fiat pretende manter as caracteristicas que fizeram de sua antecessora um sucesso e ao mesmo tempo atrair novos compradores aqueles que querem uma picape compacta nao para trabalho mas para passeio e lazer isto ja acontecia com a strada antiga mas o projeto passou por muitas adaptaçoes ao longo dos anos e com isto algumas concessoes eram feitas a versao de cabine dupla so tinha quatro lugares e tres portas em uma soluçao alternativa para acessar o interior o espaço para as pernas dos ocupantes traseiros era limitadissimo e quem sentava a frente precisava se apertar para garantir um minimo de conforto para quem ia atras a fiat demorou para acertar as proporçoes da carroceria foi so na linha 2014 que ganhou uma nova caçamba com paredes mais altas que a strada ganhou uma silhueta mais atual e agradavel e evidente a inspiraçao na fiat toro especialmente na silhueta alem de aproxima la da irma maior o novo perfil deu a strada um ar mais robusto e atual alem de dar a impressao de que a picape e maior do que realmente e embora a fiat tenha feito um bom trabalho em atualizar a geraçao anterior ao longo de mais de duas decadas ja estava mais do que na hora de dar a veterana seu merecido descanso nao e segredo que a nova fiat strada utiliza componentes de outros modelos da fabricante as portas dianteiras e o para brisa por exemplo vem do fiat mobi assim como o volante e a alavanca de cambio ja o quadro de instrumentos e do fiat uno que tambem empresta a arquitetura do painel como um todo embora os moldes plasticos sejam diferentes a fiat diz que ao todo 25% dos componentes da nova strada sao aproveitados de outros modelos da linha alem dos ja citados isso tambem inclui a suspensao dianteira que e derivada do fiat argo e o conjunto traseiro ja consagrado pela strada antiga que utiliza um robusto eixo rigido o sistema mais adequado a sua proposta nao faria sentido tecnica e economicamente mexer nesta parte esteticamente a fiat fez um bom trabalho na nova strada a dianteira ganhou farois e grade exclusivos bem desenhados e harmonicos o desenho dos farois e distinto do que se ve no mobi e a grade traz o letreiro da fiat escrito por extenso o charme fica por conta do pequeno emblema no canto esquerdo com quatro barras diagonais que proporciona uma bem vinda remissao ao logo classico da fiat na decada de 1980 [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 255194 255195 ] por dentro a ambientaçao e familiar e ha novos bancos com apoios laterais mais generosos que vao abrigar airbags laterais nas versoes mais caras uma nova central multimidia e a direçao com assistencia eletrica em vez de hidraulica [caption id= attachment_255218 align= aligncenter width= 1920 ] foto motor1 com[/caption] a nova plataforma tambem permitiu que enfim a fiat tenha dado a strada proporçoes mais coerentes com os dias atuais com um capo mais alto e mais curto colunas c inclinadas e caçamba mais alta sao elas que dao a strada ares de toro bem como as lanternas traseiras que sao quase identicas as da irma maior o design da nova strada conseguiu passar a impressao de um veiculo consideravelmente maior mas as medidas contam outra historia as dimensoes praticamente nao mudaram a nova strada tem 4 48 m de comprimento 1 cm a mais que a strada adventure antiga 1 73 m de largura 1 cm a menos 1 59 m de altura 4 cm a menos levando em conta as rodas menores e os pneus de perfil mais baixo e 2 73 de entre eixos vale frisar que apesar do menor entre eixos a cabine da nova strada tem mais espaço especialmente para quem vai no banco traseiro que agora leva tres pessoas e conta com apoios de cabeça e cintos de tres pontos para todos os ocupantes alem de suportes isofix para cadeirinhas infantis a caçamba tambem volume consideravel 844 litros contra 680 litros da geraçao anterior graças as paredes mais altas e a migraçao do estepe para baixo do assoalho e maior ate mesmo que a caçamba da toro que tem 820 litros isto posto com 1 17 m de comprimento 1 05 de largura e 64 cm de altura ela ainda nao acomoda por exemplo uma motocicleta e nao e adequada para transportar objetos de maior volume sua capacidade de carga util alias permanece igual a da strada antiga 650 kg na versao de cabine dupla um detalhe interessante a proporçao entre as rodas de 15 polegadas com pneus de uso misto e a carroceria nao esta das piores por conta das regulamentaçoes de segurança em impactos tanto para os ocupantes quanto pedestres a distancia entre o centro das rodas e o topo do capo tende a ser maior hoje em dia mas ao menos nas versoes que foram mostradas ate agora o conjunto de rodas e pneus da strada contorna este problema estetico resta saber como as versoes mais simples lidarao com isto falando em versoes serao tres delas a principio endurance freedom e volcano esta ultima disponivel apenas com cabine dupla a endurance sera a versao mais simples equipada com o conhecido motor fire evo de 1 4 litro 88 cv a 5 750 rpm e 12 5 kgfm de torque etanol as outras duas serao vendidas apenas com o motor 1 3 firefly 8v de 109 cv a 6 250 rpm e 13 5 kgfm de torque sim conforme ja era esperado o motor de e torq 1 8 16v deixara de ser oferecido para dar lugar a um motor menor e consideravelmente menos potente o 1 8 tem 132 cv e 18 9 kgfm de torque a fiat porem garante que o motor 1 3 tem funcionamento muito mais suave e que ele e bem mais economico alem disso o a perda de desempenho e minima segundo a fabricante o zero a 100 km/h da nova strada com motor 1 3 e de 11 2 segundos ou pouco mais de 1s que a strada 1 8 antiga [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 255204 255189 ] em todas as versoes o cambio e manual de cinco marchas espera se pelo cambio automatico nas versoes mais caras ou ao menos so na volcano em algum momento de 2021 e fala se ate na adoçao de uma caixa cvt embora isto soe contra intuitivo para um veiculo de carga mas faz certo sentido se considerarmos que as strada mais caras deverao ser utilizadas mais como carro de passeio a principio o serviço pesado continuara sendo feito pela strada antiga que continuara sendo produzida na versao hard working de cabine simples por mais alguns meses depois disto seu posto devera ser tomado pela strada endurance de cabine simples que tera para choques sem pintura e acabamento ligeiramente mais simples alem de maior capacidade de carga 720 kg embora nao exista uma previsao concreta para o inicio das vendas sequer o lançamento foi feito da forma como a fiat planejava por conta da pandemia o posicionamento das versoes ja esta bem definido e os equipamentos ja foram divulgados a fiat strada endurance de entrada ja vira de serie com controles eletronicos de traçao e estabilidade hill holder direçao hidraulica volante com ajuste de altura computador de bordo protetor de caçamba e ar condicionado um bom pacote acompanhado de visual mais simples com rodas de aço estampado os opcionais serao o pacote worker que inclui alarme travas e vidros eletricos terceira luz de freio e banco do motorista com ajuste de altura que devera sair por algo entre r$ 2 000 e r$ 2 500 ; o pacote audio que inclui radio porta usb na dianteira e volante com comandos de som deve custar por volta de r$ 2 500 e o pacote tech composto por central multimidia com tela de sete polegadas computador de bordo com tela de 3 5 polegadas no quadro de instrumentos duas portas usb camera de re e sensor de estacionamento deve ficar na faixa dos r$ 3 000 a r$ 3 500 ela deve ocupar o posto da atual strada hard working que sera rebaixada a versao de entrada ou seja a strada endurance devera custar por volta de r$ 65 000 na versao de cabine simples e r$ 72 000 na versao de cabine dupla que sao os preços da hard working a strada freedom intermediaria trara todos os itens da versao endurance mais direçao eletrica em vez de hidraulica pacotes worker e audio de serie porta luvas com iluminaçao sensor de pressao dos pneus rodas de liga leve e farois de neblina o pacote tech sera seu unico opcional alem disso ela tera o motor firefly 1 3 de 109 cv no lugar do fire 1 4 o que certamente colocara seu preço acima da atual freedom ja a strada volcano nao oferece opcionais ela vira de serie com todos os equipamentos citados anteriormente mais bancos com revestimento misto de tecido e couro capota maritima rack de teto darois de led volante revestido em couro santo antonio e pneus maiores de medidas 205/60 levando em consideraçao que a atual strada adventure de cabine dupla parte de r$ 84 000 nao e absurdo pensar que a volcano custe pouco acima disto
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