Qual é o melhor carro para acelerar nas Autobahnen, as rodovias sem limite de velocidade na Alemanha? Um belo sedã esportivo alemão, como um Mercedes AMG ou BMW M, talvez você diga. Mas que tal pensar fora da caixa e levar um pouco de american muscle para a terra dos alemón — um Dodge Challenger 1970 preparado?
Foi exatamente isto o que o cara que gravou este vídeo, que atende no YouTube pela alcunha de Pale Rider, fez. De início, é de se pensar que ele seja um alemão fã de muscle cars que importou um Dodge Challenger dos EUA para acelerar em sua terra natal, mas este não parece ser o caso. Na descrição em seu canal, ele diz que já levou o Challenger para acelerar na Holanda, Alemanha, Áustria, Itália, Suíça, França e Bélgica, além de EUA e Canadá.
Ele resolveu registrar em vídeo vários desses seus passeios — talvez por exibicionismo, talvez por generosidade, não importa. O mais emblemático deles, sem dúvida, é o passeio pela Autobahn: ver um V8 americano acelerando até seu limite em meio à fauna local deve ser uma experiência única.
Este não é o único vídeo — há outros três gravados na Autobahn —, mas certamente é o mais impressionante de todos: a câmera está perto dos olhos do cara, e um microfone capta o ronco direto no escapamento. E uma microcâmera filma até o velocímetro, enquanto o cara acelera até mais de 140 mph (225 km/h) em alguns trechos.
O ronco ensurdecedor é do vídeo produzido por um V8 470(7,8 litros), com três carburadores de corpo duplo(o famoso Six Pack) preparado para render estimados 500 cv. Entre as modificações, estão um kit stroker foi usado para elevar o deslocamento original de 400 pol³ (6,55 litros), cabeçotes Edelbrock e comando “bravo” CompCam Xtreme Energy. O motor é acoplado um câmbio manual de quatro marchas com embreagem hidráulica Keisler. O ronco é amplificado por coletores TTI com acabamento em cerâmica e abafadores Dynomax Ultraflo.
Sim, é este carro
A suspensão dianteira traz barras de torção na dianteira e barra estabilizadora com feixes de molas na traseira, ambas com amortecedores a gás (tudo vindo do aftermarket), e os freios são Wilwood na dianteira e originais, a tambor, atrás. Os pneus são Falken FK-452, de medidas 235/45 na dianteira e 275/40 na traseira, calçando rodas American Racing AR500 de 17 polegadas. A foto abaixo mostra a visão que as outras pessoas na estrada devem ter desse carro a maioria do tempo.
É o tipo de coisa que todos sonhamos em fazer: montar um carro exatamente como imaginávamos e levá-lo para acelerar pelo mundo. No caso do Pile Rader, o carro é um muscle car de 500 cv, e ele o levou para acelerar até o limite sem correr o risco de ser multado por isso. Isto é que é exemplo a ser seguido, em todos os sentidos.
[ Fotos: American Dreams on Wheels, Pale Rider ]