existem no mundo algumas configuraçoes diferentes para o conjunto mecanico de um carro motor transversal e traçao na dianteira garantem um arranjo mais compacto e menores perdas mecanicas motor central traseiro normalmente em superesportivos favorece o comportamento dinamico motor traseiro e traçao traseira como no porsche 911 e um layout tradicional que concentra o peso atras e torna a conduçao bastante arisca o que todas estas configuraçoes tem em comum todas elas sao aplicadas de forma pratica pela industria automotiva e todas elas tem situaçoes em que sao mais adequadas e todas fazem sentido de alguma forma agora voce ja viu um carro com motor traseiro e traçao dianteira a gente tambem nao ate agora porque foi exatamente o que os criadores deste mini cooper fizeram e mais o motor que fica la atras e um v8 voce deve estar se perguntando por que alguem faria isto acontece que este tipo de coisa raramente tem uma justificativa plausivel ao menos do ponto de vista tecnico e nesse caso nao e diferente foi mais uma questao de sera que da o ano era 1965 o mini lançado seis anos antes em 1959 ja havia passado pelo crivo do publico que adotou em massa aquele carrinho simpatico barato pratico e relativamente confortavel para seu tamanho e preço acontece que sendo um carro britanico o mini ja trazia inerentes caracteristicas de um driver s car com baixo peso balanços virtualmente inexistentes entre eixos curto e suspensao bem acertada nao foi a toa que em 1964 1965 e 1967 o mini venceu o desafiador rali monte carlo com traçao dianteira e motor de um litro e 70 cv potencia bem mais modesta que a dos rivais [youtube id= npsftcyyzaw width= 620 height= 350 ] provas de turismo com carros compactos sao populares ate hoje no reino unido e a preparadora britanica brt era uma das varias que estavam envolvidas neste universo durante a decada de 1960 a companhia era comandada por um cara chamado harry ratcliffe quase uma mistura de harry potter e daniel radcliffe nao que ja tinha alguma experiencia pilotando e modificando carros compactos como o ford anglia e o morris minor em eventos de club racing em autodromos no interior da inglaterra a ideia de colocar um motor v8 no porta malas de um mini cooper deve ter surgido simplesmente porque nunca ninguem havia feito isto antes seria uma maneira de atrair publicidade para a brt desde a epoca dos shows de horrores ficou claro que o ser humano sente um apelo peculiar pelo bizarro os pneus exageradamente grandes na dianteira davam a pista de que havia algo errado com aquele carro ao abrir o capo voce entao via que o pequeno quatro cilindros de 1 1 litro original havia dado lugar a um tanque de combustivel tambem era possivel ver os semi eixos dianteiros de mini cooper s devidamente acoplados ao diferencial de um jaguar e type que ficava virado de cabeça para baixo os semi eixos eram conectados a cubos de mini cooper s com rodas de 13 polegadas enormes para um mini exigindo que se alargasse os para lamas um carda de 90 cm percorria o carro ligado ao cambio manual de quatro marchas do e type o motor era um v8 buick de 3 5 litros alimentado por um carburador rochester 2gc de corpo duplo e capaz de entregar 155 cv ficava montado em um subchassi feito sob medida na traseira o interior de um mini ja e frugal por natureza e por isto nao ficou muito diferente do original todos os instrumentos funcionavam perfeitamente inclusive a brt tinha outros exemplares do mini preparados para corridas carros mais tradicionais com o quatro cilindros na dianteira que eram usados para competir de forma seria o mini com v8 na traseira era mais um show car feito para entreter o publico e mostrar o que a preparadora era capaz de fazer mas no fim das contas os pilotos tambem se divertiam bastante nao porque o mini v8 era bom de guiar mas porque ele era incrivelmente traiçoeiro dando um no na fisica dos carros de corrida com sua configuraçao mecanica invertida voce ja deve ter ouvido falar que o segredo para pilotar um porsche 911 e controlar a traseira dando toques gentis e calculados no acelerador isto acontece porque com o peso atras do eixo traseiro o sobresterço e praticamente inevitavel a situaçao no mini e parecida mas com um agravante o eixo motriz fica na frente puxando o peso morto do motor na traseira guardadas as devidas proporçoes como se o carro estivesse rebocando um trailer nem mesmo a bateria o radiador e o tanque de combustivel na dianteira que em tese tornariam as coisas mais equilibradas ajudavam muito alem disso o entre eixos curtissimo do mini causava menos inercia polar o que por sua vez fazia com que o carro mudasse de direçao com muita facilidade e ocasionalmente rodasse logo de uma vez como conta o site mk1 performance conversions dedicado a historia e a preparaçao do mini original harry descreveu uma vez a pilotagem do mini v8 como atirar um martelo pelo cabo foi a pior e a melhor coisa que eu ja fiz a melhor coisa por causa de toda a publicidade que ele nos trouxe especialmente no circuito de oulton park em uma corrida voce tinha uma boa chance de ficar em uma boa posiçao porque ninguem conseguia te ultrapassar porque o carro ficava deslizando por toda a pista o carro foi aposentado alguns anos depois e depois disso foi trancafiado em uma garagem por 30 anos ate recentemente a revendedora britanica jd classics tinha o carro anunciado em seu acervo mas alguem o comprou
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