lançado no brasil em abril de 1973 o chevrolet chevette e um dos favoritos dos entusiastas por oferecer traçao traseira acessivel com mecanica simples e inumeras possibilidades de preparaçao como voce deve saber e se nao sabe fique sabendo o nosso chevette era a versao brasileira do opel kadett alemao e assim como o vauxhall chevette britanico e o chevrolet chevette norte americano fazia parte de um plano da general motors para oferecer globalmente um carro compacto com construçao monobloco e traçao traseira uma forma de conter custos de desenvolvimento e baratear a produçao a base para o chevette e para seus parentes de outros paises era plataforma t ou t body que foi desenvolvida com a colaboraçao de diversas divisoes da gm espalhadas pelo mundo chevrolet nos eua e no brasil opel na alemanha vauxhall no reino unido holden na australia e isuzu no japao na australia e no japao o t body era vendido como holden gemini e isuzu gemini e muito comum alias que carros japoneses sejam vistos na australia e vice versa dados a proximidade dos dois paises e o fato de ambos utilizarem a mao inglesa era este o caso do gemini que era fabricado pela isuzu em fujisawan no japao e exportado para a australia onde era vendido sob a marca holden a primeira geraçao do isuzu gemini foi produzida entre 1974 e 1987 e lembrava bastante o nosso chevette tubarao com algumas modificaçoes na grade dianteira ao longo dos anos alias nao deve ser muito dificil emular seu visual em um chevas brasileiro caso voce curta este tipo de personalizaçao uma grade importada novas lanternas e fender mirrors devem dar conta do lado de fora no interior porem o gemini usava um painel de instrumentos distinto com um curioso cluster de instrumentos invertido mais largo em cima e mais estreito embaixo o caso e que o isuzu gemini nao foi a unica variaçao do chevette feita no japao em 1981 a fabricante japonesa colocou no mercado um isuzu piazza um fastback esportivo que por baixo de uma moderna para a epoca carroceria em forma de cunha desenhada por giorgetto giugiaro escondia a plataforma e boa parte dos componentes de suspensao de qualquer outro chevette o piazza foi criado para suceder o isuzu 117 cupe esportivo que tambem havia desenhado por giorgetto giugiaro na verdade ele foi um dos primeiros carros japoneses com design italiano o isuzu 117 porem ja era antiquado no inicio dos anos 80 ele havia sido lançado em 1968 e tanto o visual quanto o desempenho dos carros ja havia evoluido bastante em 12 anos o processo de design do piazza começou com o envio de varias unidades do isuzu gemini para o estudio italdesign em turim para que giugiaro pudesse alterar livremente seu desenho o resultado foi apresentado no salao de genebra de 1979 como conceito batizado asso di fiori as de paus em italiano giugiaro declarou na epoca que o intuito do asso di fiori era uma coleçao de diversas inovaçoes estilisticas desenvolvidas pelo designer ao longo dos anos todas incorporadas em um veiculo viavel de se produzir em serie e de fato quando o carro começou ser fabricado as linhas do conceito se mantiveram praticamente inalteradas o formato da carroceria era virtualmente identico assim como o desenho dos farois parcialmente ocultos das lanternas traseiras e algumas caracteristicas como o limpador de para brisa com uma unica palheta e o painel de instrumentos do tipo satelite cujo cluster se movia junto com a coluna de direçao ajustavel o isuzu piazza tinha capo longo e traseira fastback tinha 4 385 mm de comprimento 1 655 mm de largura e 1 300 mm de altura com entre eixos de 2 440 mm consideravelmente maior que o chevette hatch que tinha 3 972 mm de comprimento 1 570 mm de largura 1 323 mm de altura e 2 395 mm de entre eixos a suspensao era praticamente identica a do chevette/gemini com braços sobrepostos na dianteira e um eixo rigido com barra panhard na traseira a produçao começou em setembro de 1980 e o lançamento ocorreu no inicio do ano seguinte o piazza era oferecido com dois motores de dois litros com injeçao multiponto mpfi com comando simples no cabeçote e 120 cv e com comando duplo no cabeçote com 135 cv ambos tornavam o isuzu piazza bem mais potente do que qualquer chevette vendido no brasil e a versao dohc tinha exatamente a mesma potencia do vauxhall chevette hsr 2300 desenvolvido no reino unido em 1976 o cambio podia ser manual de cinco marchas ou automatico de quatro marchas apesar de utilizar uma plataforma antiga o isuzu piazza conseguia disfarçar bem sua origem humilde com o visual descolado e o bom comportamento dinamico ainda que este por conta do eixo rigido fosse considerado limitado pela imprensa especializada da epoca mas a versao mais interessante do piazza foi lançada em 1984 o isuzu piazza turbo o nome era auto explicativo o quatro cilindros sohc de dois litros recebia um turbocompressor ihi rhb5 para entregar nada menos que 180 cv e 25 6 mkgf de torque era o suficiente para que o piazza turbo fosse de zero a 100 km/h em menos de nove segundos com velocidade maxima de 180 km/h embora a suspensao traseira ainda fosse um ponto fraco do carro a performance do conjunto mecanico era nada menos que impressionante considerando as raizes humildes do piazza https //www youtube com/watch v=yha_p7tvu q esta questao tambem seria resolvida com o passar dos anos e com a ajuda de verdadeiros especialistas em dinamica a lotus que pertenceu ao grupo gm no fim da decada de 1980 e em 1988 foi convocada para aperfeiçoar a suspensao traseira do isuzu piazza com novas barras estabilizadoras molas recalibradas novos amortecedores feitos exclusivamente para o carro e revisoes na geometria o comportamento do piazza melhorou sensivelmente o carro tambem ganhou freios maiores e novos pneus goodyear a primeira geraçao do isuzu piazza foi vendida nos eua entre 1983 e 1989 com o nome impulse e no japao entre 1980 e 1991 a segunda geraçao foi lançada no final de 1990 e era um carro totalmente diferente com visual mais arredondado tres volumes bem definidos e traçao dianteira a isuzu jamais tornou a fazer outro modelo com apelo entusiasta depois do piazza e na verdade a segunda geraçao do isuzu impulse foi o ultimo modelo desenvolvido in house pela companhia que no fim dos anos 2000 deixou de fabricar carros de passeio vendendo em vez disso versoes rebatizadas de carros da honda e da subaru atualmente a isuzu oferece picapes suvs e comerciais leves
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