se voce ja lia revistas de carros em 1995 certamente se lembra quando a quatro rodas sorteou uma ferrari f355 para comemorar seu aniversario de 35 anos e bem provavel que voce tenha enviado o cupom e torcido como um louco para ser sorteado sonhando com a vida a bordo de um supercarro daqueles nessa mesma epoca alem da ferrari f355 outro supercarro habitava meus sonhos o mclaren f1 lembro perfeitamente de imaginar como seria passear pela cidade com meu pai ao volante de uma ferrari ou mclaren eu so tinha 11 anos na epoca e entrar nos shoppings e supermercados e acelerar nas estradas entre santa catarina e sao paulo um caminho que ainda hoje fazemos varias vezes ao ano obviamente eu nao ganhei o carro mas cresci vendo supercarros nas praias de santa catarina depois disso e descobri que a vida com um superesportivo nao e tao simples quanto eu imaginava olhos de gato e tachoes sao verdadeiros problemas para uma ferrari e algumas valetas de canalizaçao de aguas pluviais exigem um certo planejamento do seu trajeto lembro perfeitamente da primeira vez que vi um corvette superaquecido parado em uma rua estreita aguardando o v8 esfriar mas tambem lembro da facilidade com que aquele vizinho do bairro dirigia seu cayman pelas ruas irregulares da cidade o que eu nunca descobri contudo foi como e a vida com o mclaren f1 sempre imaginei como seria pagar o pedagio ou pedir um milk shake no drive thru sentado no meio do carro como seria viajar com os passageiros atras de mim e onde raios eu colocaria a mochila com minhas roupas ao contrario das ferrari 355 e depois 360 430 e 612 dos porsche 911 boxster e cayman dos corvette e lamborghini o mclaren f1 nao e exatamente o supercarro que voce encontra em um verao no litoral catarinense muito menos no inverno de campos do jordao o f1 esta em um outro nivel — e nao estou falando so do desempenho felizmente dez anos mais tarde alguem inventou o youtube e tornou popular o compartilhamento de videos pela internet finalmente pude descobrir como e o convivio com o mclaren f1 algum felizardo que conseguiu uma carona em um dos 106 mclaren f1 produzidos publicou este video esclarecedor sobre a vida a bordo do supercarro dos sonhos dos moleques dos anos 1990 encontrado por mate petrany do jalopnik us o carro — um f1 1994 — pertence ao britanico simon kidston um colecionador e tambem um dos mais renomados vendedores de classicos e raridades do planeta que usa o supercarro com certa frequencia para ir ao trabalho e aos seus compromissos sociais o video foi gravado ha tres anos mas e tao atual quanto o desempenho do macca [youtube id= w0n6rsg64ue width= 620 height= 350 ] as aceleraçoes brutais embaladas pelo ronco que invade a cabine certamente impressionam mas isso e o que todos esperavam deste carro o que surpreende realmente e nos momentos em que simon kidston fica atras de outros veiculos mortais aguardando a oportunidade de ultrapassa los o monstro se torna um carro pacato quase silencioso e roda com docilidade sem parecer uma fera enjaulada louca para estourar as grades que a prendem e correr livre por ai nao ele se comporta como um gentleman aguardando o momento exato para um golpe certeiro ainda em velocidade baixa eles passam por um trecho irregular onde o carro balança visivelmente mas diferentemente de outros supercarro que teriam que parar o transito para nao destruir o assoalho do carro o f1 reduz e segue em frente graças a sua altura livre do solo questionado sobre a dificuldade de guiar o carro sir kidston responde que ele e facil de lidar apesar de nao ter direçao hidraulica nem abs e muito menos controle de traçao a direçao sem assistencia tende a ser mais precisa e direta pois nao ha nenhum intermediario entre o volante e a caixa de direçao como um motor eletrico ou o oleo do sistema hidraulico como o carro tem traçao traseira a dianteira e o conjunto de suspensao sao mais leves aliviando tambem o peso do volante os lotus tambem usam direçao sem assistencia pela mesma razao precisao e rapidez outra caracteristica de carros muito potentes e o peso da embreagem geralmente proporcional ao torque do motor o que exige rotaçoes mais elevadas e alguma precisao na sincronizaçao de acelerador e embreagem mas aparentemente isso nao e necessario no mclaren f1 em certo momento o motorista para o carro e arranca apenas com a velocidade da marcha lenta sem pisar no acelerador — exatamente como conseguimos fazer em nossos carros comuns em estacionamentos apertados em seguida a escalada das marchas e tao suave como em um seda classico mais a frente ele chega a usar a sexta marcha a 50 km/h para mostrar a versatilidade do carro e tambem a elasticidade do motor assim que afunda o pe com o conta giros marcando pouco mais de 1 000 rpm em seguida outra revelaçao surpreendente no f1 voce nao precisa se preocupar demasiadamente com as dimensoes do carro ele e compacto como qualquer porsche 911 e simples de lidar como o cupe alemao outro trunfo e seu visual limpo e discreto sem asas spoilers ou faixas alem de nao atrair atençao do mundo no transito ele e funcional proporcionando boa visibilidade a frente e para os lados — embora nao possa se dizer o mesmo da vista traseira — o que certamente influenciou sir kidston em seu veredito sobre a facilidade de guiar este supercarro no transito urbano a maior curiosidade a respeito do f1 sem duvida diz respeito a posiçao central do motorista como e sentar se no meio do carro com distancias iguais das extremidades laterais aparentemente e algo facil de assimilar assim como assimilamos a pilotagem em um kart guardadas as devidas proporçoes logicamente os primeiros minutos ao volante do f1 devem ser um pouco estranhos se voce tiver acabado de sair de um carro comum e as ultrapassagens certamente exigem ainda mais distancia do carro da frente mas segundo o proprietario ele e realmente simples de guiar um supercarro para tres pessoas e com porta malas tres na verdade esse ai de cima outro igual no lado direito e outro menor na dianteira na estrada aberta vemos o carro finalmente mais solto com possibilidade de aceleraçoes mais intensas frenagens mais fortes e uma pilotagem casual e tranquila e quando sir kidston sintetiza o carro de modo muito esclarecedor as mudanças de marcha transmitem realmente uma mudança de engrenagens nao parecem um comando de computador fazendo as coisas para voce e como um rifle de ferrolho n e no qual voce carrega e engatilha manualmente a direçao e firme e nao muito pesada quase organica e tambem muito precisa a sensibilidade e boa os freios sao firmes tambem porem tendem a chiar quando voce os usa moderadamente sem muita pressao no pedal — afinal eles foram feitos para desacelerar o f1 vindo a 350 km/h — uma caracteristica comum a muitos supercarros como a ferrari f40 a atuaçao do acelerador e sempre imediata mesmo com o carro levando tres pessoas quem assiste top gear o fifth gear ja ouviu diversas vezes comentarios nada positivos sobre o acabamento dos supercarro artesanais e de produçao baixa como o mclaren f1 segundo clarkson needell e companhia esse tipo de carro parece sempre prestes a desmontar quando se chega a velocidades altas mas o f1 se mostra bem executado todo feito a mao usando componentes bem acabados e montados as peças e os reparos sao obviamente caros mas o que voce esperava de um dos maiores e melhores carros ja fabricados sir kidston envia seu f1 todos os anos no inverno para woking e conta que gasta uma boa grana com isso — nao pela complexidade do carro mas sim pela qualidade dos componentes que ele considera praticamente aeronauticos nesse quesito mas se voce tem dinheiro para comprar o carro tem que ter dinheiro para mante lo tambem nao e [ fotos sellerie cimes abertura acervo digital quatro rodas ferrari ]
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