em 2014 nao paramos um minuto de falar no nissan gt r skyline ou nao ok talvez seja exagero mas ainda assim falamos bastante deste que e um dos esportivos japoneses mais cultuados no mundo todo — com toda a razao diga se agora voce se incomoda se falarmos nele de novo e claro que nao temos certeza de qualquer forma nao vamos falar exatamente do skyline mas de um parente proximo dele a stagea perua fabricada pela nissan a partir de 1996 para competir com o subaru legacy suas armas traçao integral e ate o motor rb26dett do gt r em algumas versoes bacana hein sem duvida que e so que como acontece com boa parte das coisas mais legais do japao sua origem e meio nebulosa para quem vive no ocidente deste lado do mundo e muito comum ver a stagea sendo chamada de perua do skyline mas na verdade seu parentesco mais proximo e com o seda laurel por outro lado o nissan laurel de setima geraçao da epoca era um seda executivo que dividia plataforma com o nissan skyline r33 antes dele o laurel de sexta geraçao dividia a plataforma com o r32 voltando no tempo ate a decada de 1970 mais precisamente 1972 o laurel era um cupe que dividia a plataforma com o skyline c110 kenmeri — e era muito parecido com ele sendo assim nao esta totalmente errado dizer que a stagea e sim a perua do skyline — so que voce vai impressionar mais os seus amigos se contar esta historia toda na hora da conversa nao precisa agradecer enfim voltando a perua ela foi lançada em 1996 e vendida exclusivamente atraves da rede de concessionarias nissan prince store — uma das quatro esta segmentaçao era muito comum no mercado japones da epoca e varias fabricantes tinham redes de concessionarias especificas para alguns modelos — a stagea dividia os showrooms e o publico com o skyline e nem da para dizer que a competiçao era injusta — porque a stagea tambem tinha seus atrativos e nao eram poucos e um carro de dimensoes generosas quase cinco metros de comprimento e uma traseira reta que lembra as melhores peruas da volvo a dianteira trazia farois largos mais altos que os do skyline e do laurel garantindo a identidade propria sem se afastar muito do visual do resto da familia vamos considerar uma familia e como todo bom skyline havia versoes com turbo e traçao integral antes de falar delas porem nao custa lembrar que existiam versoes mansas como o proprio skyline tinha mas a gente finge que esquece nao e como a stagea 20g com um motor 2 0 de aspiraçao natural comando simples e parcos 130 cv acoplada a uma caixa manual e mesmo com este motor fraco na verdade esta a par dos 2 0 vendidos por aqui em 1997 por exemplo ela tinha traçao traseira o que e sempre um ponto positivo mas nos nao estamos aqui para falar de uma stagea com motor de 130 cv e traçao traseira estamos pois entao a melhor versao da stagea vendida pela nissan tinha um seis em linha com turbo e traçao integral nao era nenhum rb26dett — o iconico seis em linha biturbo de 2 6 litros e 280 cv do gt r — mas nao reclamariamos comando duplo no cabeçote 2 5 litros turbo e potencia de 235 cv a 6 400 rpm com 28 mkgf de torque a 4 800 rpm era o bastante para acelerar ate os 100 km/h em cerca de sete segundos so que a aceleraçao nao o unico destaque a stagea rs four — e este o nome da versao — tinha um sistema de traçao integral muito parecido em atuaçao com o encontrado no skyline gt r com sensores e acelerometros que liam as condiçoes de aderencia da pista e distribuiam o torque entre os eixos da melhor forma possivel some a isto a suspensao independente nas quatro rodas — tambem de arranjo identico ao do skyline com duplo wishbone na dianteira e multilink na traseira e fica facil imaginar como este carro era estavel no fim de 1998 a stagea recebeu uma leve remodelaçao com farois duplos na dianteira e lanternas traseiras com setas brancas em vez de bicolores alem de um novo kit aerodinamico mecanica e versoes continuaram as mesmas e a stagea baseada no laurel foi descontinuada em 2001 de 2001 a 2007 a nissan fabricou a segunda geraçao da stagea batizada de m35 sua base e o seda skyline — que ja nao tinha mais apelo esportivo e adotou um perfil mais conservador levando a nissan a separar o gt r da familia apesar das similaridades estruturais e embora ainda seja um belo carro nao tem o mesmo carisma e nos temos um palpite sobre o motivo chama se nissan stagea autech version — esta sim uma verdadeira perua gt r pois era entregue pela nissan a autech uma de suas divisoes esportivas menores nao se sabe ao certo quantas foram feitas e nem ate quando mas membros de foruns especializados acreditam que a autech tenha feito algo entre 1 000 e 2 000 unidades da perua com motor de skyline gt r — sim o rb26dett [gallery columns= 4 link= file ids= 30993 30992 30985 30983 ] com ele a stagea era capaz de acelerar ate os 100 km/h na casa dos seis segundos e voce ainda podia trocar as marchas sozinho porque o cambio tinha alavanca e pedal de embreagem — como deve ser nao por coincidencia e muito comum vermos facelifts da stagea com a dianteira do skyline gt r r34 e o resultado e tao bom que fica parecendo original de fabrica — ate porque a 260rs ate tinha um kit aerodinamico muito parecido com o do gt r soa familiar [youtube id= whk 0nu9shi width= 620 height= 350 ] [ fotos craigwoodbridge zanthraxnl alan lavery richard de heus ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.