hoje em dia a informaçao e tao facil de se conseguir que nao parecem existir mais segredos mas em 1971 eles faziam parte da maioria do mundo que enfrentavamos e a jaguar estava decidida a usar um de seus segredos mais incriveis para seu beneficio [caption id= attachment_362363 align= aligncenter width= 999 ] o e type v12[/caption] o ano de 1971 e o do lançamento do segundo motor de serie da jaguar; sim somente o segundo depois de mais de vinte anos apenas com o seu sensacional seis em linha dohc xk debaixo do capo de todo e qualquer jaguar que existia a empresa estava pronta para evoluir o que e melhor que um seis em linha voce pergunta dois deles juntos obvio o segundo motor da jaguar seria um v12 o azar de se lançar algo assim num mundo prestes a sofrer a primeira de multiplas crises de abastecimento de petroleo que fariam a importancia de economia aumentar sobremaneira para sempre e claro o v12 de rua da jaguar era uma extremamente suave e longeva unidade sohc de aluminio que lançada no e type serie 3 em 1971 aumentaria muito a fama da marca dali em diante era totalmente novo criado para ser um motor para carros de rua ja que competiçoes nao eram mais prioridade na marca entao [caption id= attachment_362365 align= aligncenter width= 999 ] o v12 de rua sohc e inicialmente 5 3 litros [/caption] mas sabemos que nao foi sempre assim a partir do lançamento do jaguar xk120 em 1948 a marca embarcara numa campanha de competiçao de extremo sucesso usando justamente o avançado seis em linha xk a marca antes da guerra menosprezada por ser uma que fazia carros chiques com mecanica mundana da standard motor co usaria das competiçoes para mostrar que com seu exotico seis em linha era agora um puro sangue nada menos que cinco vitorias em le mans nos anos 1950 garantiram isso [caption id= attachment_362196 align= aligncenter width= 999 ] o seis em linha xk [/caption] por mais que o v12 nao fosse de competiçao a empresa resolveu se aproveitar deste pedigree seu para o lançamento dele o plano era sensacional pegar o mistery jag o secreto projeto de um carro v12 de motor central traseiro para vencer le mans de novo nos anos 1960 entao guardado a sete chaves escondido dentro de browns lane e mostra lo junto com o novo e type v12 que coisa sensacional teria sido dificilmente um jornalista teria tido qualquer pista sobre a existencia do carro muito menos a sua feroz especificaçao de 500 cv uma visao que ia ser positivamente impactante [caption id= attachment_362382 align= aligncenter width= 999 ] xj13 v12 dohc central [/caption] mas nao era para ser em 20 de janeiro de 1971 o unico jaguar xj13 foi levado para a pista de testes da british motor industry research association mira em lindley nas midlands inglesas foi aqui que a maioria dos testes do carro foram feitos durante o seu desenvolvimento o plano era filma lo com o veterano piloto de testes norman dewis ao volante para um filme promocional do e type v 12 a filmagem foi realizada com sucesso e seria cortada do filme final claro mas quando dewis estava completando sua ultima volta algo pareceu falhar na traseira do carro nao se sabe exatamente o que falhou se foi um pneu antigo ou talvez uma das rodas de liga leve dunlop especialmente fundidas para o carro seja qual for a razao dewis se viu repentinamente como um passageiro indefeso agachado na cabine felizmente profunda do carro enquanto o xj13 capotava violentamente ate parar no canteiro enlameado depois da barreira de proteçao dewis saiu do carro com pescoço duro e dolorido e meio assustado mas sem dano permanente o belissimo jaguar de corrida porem parecia fadado as sombras novamente foi levado de volta a fabrica e abandonado num canto o jaguar xj13 com essa reputaçao estabelecida em le mans e sem mais nada para provar la no fim dos anos 1960 a jaguar abandona as corridas sim o e type ele mesmo uma evoluçao do d type de corrida se mostrou evoluir para um carro de corrida decente; mas nada como o esforço concentrado dos anos 1950 que criou os c type e d type aconteceu mais sir william lyons o fundador da jaguar sempre foi um cara esperto dedicou mais do que apenas sua vida profissional a sua criaçao ele acabaria morrendo com poucos amigos verdadeiros simplesmente porque nunca deixou espaço em sua vida para acomodar alguem jaguar absorveu quase tudo o que teve para dar com tal compromisso sir william lyons nunca comprometeria a a imagem que sua empresa havia estabelecido com tanto cuidado durante a decada de 1950 e que os profissionais de marketing haviam promovido e aperfeiçoado de maneira tao brilhante ao longo do inicio da decada de 1960 todos os anos se viam rumores isolados na imprensa esportiva britanica especializada sobre uma equipe de fabrica da jaguar que se preparava para um regresso as corridas um novo ataque da jaguar a le mans mas isso nunca aconteceu somente ganharia novamente muitos anos depois em 1988 por que nao porque como a mercedes benz havia deduzido corretamente anos antes com um historico como o deles um retorno deveria ser somente um sucesso esmagador ou nem valia a pena tentar na verdade a manchete jaguar derrotado seria uma noticia mais quente do que jaguar vence ; se a empresa dominou antes devia dominar depois; derrotas fariam mais mal que vitorias fariam bem e o preço da fama mas dentro da jaguar ninguem conseguia segurar o entusiasmo dos engenheiros ja em 1951 a jaguar brincava com a ideia de um v12 neste ano um dos desenhistas do motor xk tom jones desenha um v12 usando dois cabeçotes do seis em linha xk mas este estudo nao passa disso um estudo em papel claude baily um dos arquitetos do motor xk junto com o engenheiro chefe william haynes e wally hassan pega o assunto mais seriamente de novo em 1954 em 1953 ganhara um c type em le mans mas em 1954 o vitorioso foi um ferrari v12; dai a ideia de se fazer um jaguar v12 de novo eram basicamente dois seis em linha xk juntos num bloco unico com deslocamentos de cinco a sete litros possiveis mas o envolvimento direto da jaguar em competiçoes para ao fim de 1956 e com isso os desenhos sao arquivados novamente mas quando começam os anos 1960 baily novamente vai ate a gaveta de desenhos e pega novamente seus estudos de v12 desta vez o projeto parecia mais serio alem de uma volta as competiçoes existiria uma versao para rua do motor tambem seria usado no seda grande mark x [caption id= attachment_362364 align= aligncenter width= 796 ] o v12 de corrida[/caption] o novo v12 seria diferente no detalhe dos anteriores o angulo entre as valvulas era de 60° ao inves dos 70° do seis e porque o angulo fechado de 60° entre bancadas em conjunto com o largo cabeçote dohc fazia uma admissao pelo meio do v muito dificil a admissao era pelo meio do vale dos comandos o bloco era de aluminio como o cabeçote ferro fundido no seis e as dimensoes eram diferentes de qualquer seis corrente bastante superquadrado media 87 x 70 mm para um total de 4 994 cm³ este deslocamento tambem claro estava de acordo com o limite de cinco litros da fia para carros esporte em 1964 wally hassan depois de alguns anos trabalhando em motores de f1 volta para a jaguar quando esta compra a empresa em que trabalhava a coventry climax hassan recruta harry mundy que projetara motores de competiçao na brm e o famoso cabeçote lotus ford com baily e o chefe bill haynes a jaguar ali tinha certamente o mais talentoso grupo de engenheiros da epoca talvez ate de todos os tempos e esse povo queria competir de novo mesmo que o v12 tivesse sido cancelado para o mark x resolveram fazer um novo carro de corrida com ele a partir de testes extensos o angulo entre as valvulas diminuiu para 48° o que permitiu valvulas maiores de 47 6 mm admissao e 34 9 mm escape usando um distribuidor unico lucas opus injeçao mecanica lucas com 12 borboletas individuais e taxa de 10 4 1 o v12 deu 502 cv a 7 600 rpm https //www youtube com/watch v=u9foexi1yxi&t=295s um dos engenheiros jovens desse projeto seria mike kimberly famoso depois como ceo da lotus nos anos 1980 o novo carro esporte seria uma evoluçao aerodinamica e do monocoque em chapa de aluminio do d type so que agora anos 1960 o motor nao podia ser mais dianteiro era central traseiro o primeiro carro fica pronto em 1965; nesse tempo a ford tinha tentado le mans duas vezes ja e falhado espetacularmente o monocoque do xj13 era extremamente rigido em testes de torçao com motor transmissao žf de 5 velocidades subchassi e suportes acoplados o chassi foi testado a 4 200 pes lb por grau de deflexao enquanto a estrutura monocoque sozinha atingiu 2 890 pes ib /grau ambos valores extremamente altos mas nem a concorrencia nem em ultima analise as normas das competiçoes internacionais de carro esporte pararam para esperar o desenvolvimento do jaguar que andava a passos de cagado a jaguar arrumou um ford gt40 em versao de rua naquela mesma primavera de 1966 e o testou o comportamento do ford foi relatado como sendo de padrao suficientemente alto para se pedir uma analise mais completa das geometrias da suspensao dianteira e traseira taxas de rodas e molas centro de gravidade centros de rotaçao geometria de direçao etc o programa do xj13 seguia sem prioridade; era apenas tolerado nao incentivado pela direçao da empresa ah como os tempos mudaram o carro nao funcionou seriamente em pista ate o dia 5 de março de 1967 no mira e em 18 de junho a quilometragem total era de 766 milhas apenas mas quando a ford conquistou sua segunda vitoria consecutiva em le mans em 1967 com seus gts de 7 0 litros a fia anunciou um teto geral de 5 0 litros para carros esportivos produzidos em um minimo de 50 unidades e de apenas 3 0 litros para prototipos esportivos unicos para a temporada de 1968 o xj13 da jaguar nunca seria feito em 50 unidades; o seu motor de 5 0 litros se tornou subitamente 2 0 litros grande demais assim ja em 1967 o espasmodico programa xj13 estava condenado norman dewis levou o carro para mira em 2 de julho de 1967 confirmando uma falta de estabilidade e tendencia a oscilar em 9 de julho david hobbs ex aprendiz da jaguar e piloto de corrida profissional levou o xj13 ao redor do oval inclinado do mira a 260 km/h um recorde para a pista que durou 18 anos o xj13 era realmente avançado para sua epoca; o v12 era parte da estrutura e o carro com entre eixos de 2400 mm e comprimento total pouco abaixo de cinco metros pesava pouco menos de 1 tonelada pneus porem rapidamente evoluiram para coisas muito diferentes durante os anos 1960 principalmente de 1964 ate 1967 tempo de seu desenvolvimento interessante notar que o sohc v12 de rua de 1971 no fim embora ter zero relaçao com este de competiçao alem dos mesmos criadores acabou significando a volta da jaguar ao podio quando venceu novamente em le mans em 1988 o fez com uma versao de competiçao do v12 de rua alguns anos depois do acidente no mira e seu abandono o carro acabou sendo restaurado com especificaçao original o xj13 fez sua estreia publica em julho de 1973 quando o restaurador e antigo chefe de equipe da jaguar em le mans lofty england o dirigiu em silverstone antes do grande premio da inglaterra agora esta exibido no british motor museum em gaydon reino unido antes um segredo agora debaixo de holofotes permanece uma daquelas historia de universos paralelos deliciosas e tambem permanece um dos mais belos carros esporte ja concebidos e talvez o fim da linha e estilo original da jaguar e realmente belissimo
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