jean ragnotti para quem nao e tao apegado ao automobilismo europeu de rally soa como um nome que passaria em branco numa boa mas o que esse sujeito fez com carros de rally especialmente hot hatches franceses nunca passaria despercebido e se a imagem de um clio prata com adesivos azuis da diac te e familiar voce ja conhece algumas das impressionantes proezas desse piloto multi tarefa que foi ate duble hoje vamos conhecer a historia deste idolo frances que para muitos e considerado tao habil no controle do carro em seu absoluto limite quanto colin mcrae nascido em 29 de agosto de 1945 desde cedo ja causava desordem sobre 4 rodas no vilarejo onde nasceu em carpentras na regiao de vauclause uma regiao francesa cuja capital e avignon um local por si bastante propicio para formar grandes pilotos fica situado no pe dos alpes sul da frança proximo a divisa com a italia alem das estradas apertadas cheias de curvas montanhosas verdadeiros touges europeus do jeito que a maioria dos leitores gosta e que servem bem para transformar homens em pilotos a proximidade geografica com a italia fazia com que a paixao por competiçoes automobilisticas fosse algo muito forte diga se de passagem que outros grandes pilotos tem sua origem na regiao sul da frança como jean alesi e stephane sarrazin mas antes de se aventurar nos passos e cols proximos a sua casa o maquinario usado por ele foi outro bem distinto tratores começando aos 8 anos de idade tirava rachas e assustava os animais da fazenda onde morava alem dessa farra toda chegou a competir em gincanas no povoado que morava usando tais veiculos inclusive foi campeao aos 13 anos de idade em uma dessas provas e aos 15 demoliu um trator em um acidente na mesma prova e essas somente seriam as primeiras competiçoes dele mudando o maquinario e as provas ao fazer 18 anos jean tornou se caminhoneiro guardando o suado dinheiro ganho na boleia para comprar um renault 8 gordini que seria preparado posteriormente em 1967 estreou em competiçoes automobilisticas com um fiat 850 no autodromo de miramas proximo de onde morava sim circuito fechado coisa que ele faria muitas vezes depois e com bons resultados nao tardou para ele iniciar nos ralis no rallye petrole d’istres com o renault 8 gordini estreou bem vencendo na classe 2 e ficando em terceiro na classificaçao geral entre os anos de 1969 e 1974 ele competiu pela equipe oficial opel e outros carros esporadicamente obtendo bons resultados tambem como a 2º posiçao no international tulpenralye de 1970 juntamente com um companheiro constante em sua carreira o navegador pierre thimonier participou em 1969 do tour de corse entre 1970 e 1972 do rallye de monte carlo inclusive vencendo em 1971 na classe 2 e outras provas do campeonato europeu de rally durante esse tempo pela casa de russelsheim guiou carros como opel ascona ascona sr manta a commodore e kadett rallye em 1972 ocorre uma das temporadas mais diversas na carreira de jeannot demonstrando o seu grau de adaptabilidade competiu com varios navegadores e tipos de carros diferentes entre traçao dianteira traseira hatches cupes e muscle cars inicia o ano de 1972 andando de opel no rallye monte carlo e em mais 3 etapas do europeu de rally e depois participa do rallye sanremo de 1972 a bordo de um lancia fulvia da equipe de fabrica; compete no tour de france automobile de 1972 de chevrolet camaro com vitoria na classe 1 no tour de corse 1972 de ligier ls2 ligier de guy ligier que teria a sua equipe de formula 1 anos depois e em outras provas do campeonato frances de rally a bordo de um jide 1600 carro fora de serie feito na frança exceto o rally sanremo todos os outros ralis eram disputados em asfalto em estradas tortuosas e cheias de curvas nada de muito novo para jean quando lembramos da origem dele entre 1973 e 1975 devido a crise do petroleo e a diminuiçao das competiçoes como um todo competiu em menos provas destaque para a participaçao no rallye monte carlo de 1973 a bordo de um renault 12 gordini competiçao ja valendo como etapa do wrc na qual ele foi 15º na classificaçao geral e 6º na classe 2 em 1975 ele voltou a competir no rallye monte carlo com seu antigo companheiro pierre thimonier com um renault alpine a110 mas sofreu um acidente e foi forçado a abandonar a prova neste mesmo ano venceu o rally safari nova caledonia a bordo de um datsun violet 710 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 217387 217386 ] porem de 1976 por diante ele nunca mais deixaria a renault marca que ficou esculpida em sua imagem dai por diante so nao competiria em duas ocasioes nos ralis com carros da marca do losango no rallye monte carlo de 1977 vw golf gti foto acima a direita e no rally safari nova caledonia de 1978 vencido por ragnotti a bordo de um datsun violet 710 o carro que o consagraria renault 5 em 1977 ragnotti finalmente assumiu o volante de um dos carros mais associados a ele o renault 5 de la ate 1985 jean competiu no wrc no erc e no campeonato frances de rally unicamente com as mais variadas versoes de competiçao desse modelo dos mais mansos modelos com motores aspirados dianteiros ate os monstros renault 5 turbo e renault 5 maxi turbo monstros literalmente os dois ultimos carros citados contavam com motor central traseiro turbo bitola traseira mais larga dois lugares muitas peças em fibra e no caso do maxi com mais potencia ainda 350 cv tal potencia vindo de um motor pequeno de 1 4 litro em plenos anos 80 significava uma coisa turbo lag violento em um carro que teimava em andar mais de lado que para frente e jean domou esse temperamento repentino e arisco como ninguem nao a toa a primeira vitoria de um carro turbo no wrc veio do renault 5 turbo em suas maos no rallye monte carlo de 1981 sem sombra de duvidas foi um dos pontos altos de sua carreira vencer em um rali que ele ja competia ha tantos anos pela equipe da fabrica conterranea e estatal com um carro que ajudaria a redefinir o conceito de carro de rali repleto de estagios traiçoeiros e de extrema baixa aderencia e algo grande por si nos anos da era renault 5 ele conquistou um total de 3 vitorias no wrc rally monte carlo 1981 tour de corse 1982 e 1985 na classificaçao geral e varias outras conquistas nos campeonatos europeu e frances de rali grande parte das provas que ele disputou nesses campeonatos foram no asfalto mas vez outra competiu tambem na terra como no rally rac de 1981 e rally cote d’ivoire de 1982 a era renault 5 tambem ficou marcada pelo fato de que do fim de 1983 ate o fim da carreira pierre thimonier seria o fiel navegador de jean entre 1981 e 1985 ele competiu no grupo 5 e posteriormente no grupo b vencendo o campeonato europeu de rally apos isso porem mudou de carro e partiu para os carros do grupo a inicialmente usou renault 11 turbo em 1986 e 1987 posteriormente se focando em outros campeonatos e competiçoes em 1988 e 1989 trocou de veiculo em 1988 para o renault 5 gt turbo em 1988 voltando para o renault 11 em 1989 e em 1990 fez o seu ultimo ano de renault 5 https //www youtube com/watch v=ji96hczuhym curiosamente sua despedida foi justamente no carro que o tornaria conhecido mundialmente ate por quem nao acompanha tanto o mundo dos ralis o renault clio essa seria sua arma nos campeonatos frances europeu e mundial de rali entre 1991 e 1995 agora competindo nas classes mais baixas como a a7 lembre se de que era um carro quatro cilindros aspirado e com duas rodas motrizes com esse carro ragnotti protagonizou algumas das cenas mais insanas sobre quatro rodas ja vistas nas etapas o renault clio maxi usava motor 2 0 16v aspirado transmissao sequencial de 6 marchas e potencia em fim de desenvolvimento proxima aos 280 cv hot hatch frances definitivo se nao for esse esta bem perto aproveitando se do baixo peso tamanho e entre eixos reduzido estabilidade notavel desempenho surpreendente do motor e de toda a sua experiencia acumulada em todo tipo de configuraçao de veiculo jean mais do que nunca foi um malabarista como uma especie de colin mcrae frances usava e abusava do freio de mao de jogar com a inercia em scandinavian flick extremos e muitas vezes dava mais show que os proprios pilotos dos mitsubishi lancer evo lancia delta ou escort cosworth sem mencionar que o setup de pneus desse clio era algo bem maluco pneu bem mais largo na frente que na traseira para balancear a dinamica nas etapas do wrc sobre o asfalto ele foi quase sempre imbativel aperte os cintos e confira a tocada https //www youtube com/watch v=azykvcu9zws uma coisa a ser notada em todos esses quase 30 anos percorrendo os ralis do mundo todo e a capacidade de adaptaçao do as gaules ele guiou carros com motores turbo aspirados montados na traseira na dianteira e no centro do veiculo e em configuraçoes com traçao dianteira e traseira sem contar que ele ainda participou de 2 ediçoes do rally paris dakar 1980 de vw iltis e 1986 de range rover a sua versatilidade tambem e comprovada pelo seu desempenho em provas de circuito foi campeao frances de turismo em 1988 com o renault 21 turbo celebrando as vitorias com seu famoso 360º na linha de chegada campeao frances de rallycross em 1977 alpine a310 v6 preparado pela propria renault vencendo todas as etapas vice campeao europeu de formula renault em 1975 e ainda competiu em le mans com o melhor resultado em 1977 e em 1978 4º em ambas chegando a liderar a prova em 1980 quando uma quebra de motor o impediu de vencer a prova jean ainda participou do campeonato europeu de esporte prototipos categoria dois litros e no campeonato frances de formula 3 ragnotti sempre foi muito querido pelo publico e isso fica bem visivel nos videos gravados na epoca com o clio maxi e recebeu apelidos como negociador das curvas o acrobata e monsieur spectacle senhor espetaculo nada mais justo alem dessa carreira longa e proveitosa nas pistas e estradas jean tambem colaborou com a setima arte remy julienne que era produtor de dubles em cenas perigosas percebeu o modo extremo que jean ragnotti guiava e o contratou como duble de pilotagem em varios filmes no periodo entre 1974 e 1981 na frança espanha e italia ele foi duble de artistas como alain delon e jean paul belmondo apos esse periodo jean resolveu se focar na carreira de piloto mas em 1990 luc besson o contratou para auxiliar nas gravaçoes da saga taxi sempre foi um cara completamente aberto aos fas como aquele tipico personagem que todos olham e falam que queriam ser como ele pessoas proximas a ragnotti dizem que ele nunca se negou a um autografo ou uma foto e sempre estava correndo para a torcida porem na vida pessoal sempre foi muito reservado https //www youtube com/watch v= 11a fttibs jean ragnotti aposentou se profissionalmente das pistas e ralis em 1996 nao por achar que estivesse abaixo da concorrencia mas por achar que os carros nao eram mais tao divertidos hoje continua profissionalmente ligado a renault atualmente trabalha como embaixador da marca aparecendo em campanhas sensacionais como a dos 50 anos do alpine a110 video acima em eventos de carros classicos como goodwood a bordo do renault 5 turbo usado nos anos 80 entre outros carros historicos da renault historique e tambem participando como piloto do carro 0 em alguns ralis abrindo a estrada para os competidores e claro se divertindo nada novo para quem passou a vida no limite com carros velozes em estradas sinuosas a vida que muitos de nos pediria a deus
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