faz mais de 70 anos que os suv estao entre nos os primeiros deram as caras no fim dos anos 1940 e eram mais utilitarios do que esportivos mas ja tinham os elementos que caracterizam esse tipo de carro maior capacidade de rodar em superficies irregulares combinada a um interior confortavel e espaçoso para o transporte de passageiros mas foi somente em 1983 que ele se tornou um sonho de consumo para o motorista comum o que iniciou a revoluçao dos suv ou a suvizaçao do mundo foi naquele ano que a amc entao proprietaria da marca jeep lançou a segunda geraçao do cherokee seu utilitario de entrada ele mantinha todas as caracteristicas desejaveis em um carro desse tipo mas com uma diferença fundamental que se tornou sua maior qualidade ele era construido com o chassi integrado a carroceria um monobloco em vez do tradicional arranjo de carroceria sobre chassi escada isso podia ate parecer um detalhe insignificante para o grande publico ou mesmo um downgrade para os entusiastas dos modelos da marca mas essa caracteristica mudou o jogo ao adotar a construçao em monobloco o jeep cherokee subiu alguns metros da trilha do conforto e da qualidade de rodagem sem um chassi transferindo seus movimentos para a carroceria por meio de coxins elasticos que quase nunca estavam em harmonia com a frequencia da suspensao o carro passou a sacolejar muito menos na verdade ele começou a rodar como um carro de passeio comum mas com uma suspensao elevada e com maior curso o jeep cherokee xj mudou a regra do jogo dos suv e definiu como eles seriam dali em diante depois dele a jeep nunca mais usou o antigo arranjo de carroceria sobre chassi e as demais fabricantes aos poucos adotaram o mesmo arranjo mecanico mas nao foi apenas no metodo de construçao que o jeep cherokee xj revolucionou o segmento seu design e atemporal combina na medida certa o aspecto robusto ao refinamento que se espera de um carro de passeio convencional patrick le quement atual diretor de design da renault chegou a dizer que o xj e o design de suv perfeito e dificil discordar do frances quando se olha para um jeep xj hoje depois de quase 40 anos para admira lo o carro envelheceu muitissimo bem — nao foi por acaso que sua produçao durou ate 2001 praticamente sem alteraçoes visuais por que voce quer um cherokee sport o carro e o arquetipo do suv de raiz sua historia o tornou um potencial classico desde o dia em que deixou de ser produzido agora com os primeiros modelos trazidos para o brasil chegando a casa dos 25 anos e ja esta se tornando um modelo colecionavel e por isso esta começando a subir a ladeira da valorizaçao ele tambem teve uma fase de alternativa barata para off road e tambem pode ser uma opçao caso seu negocio seja cair na trilha aos fins de semana falando dos aspectos objetivos do carro ele tem um padrao de conforto e desempenho muito atual justamente devido a sua configuraçao mecanica o motor 4 0 e um dos motores mais populares da historia e embora tenha um consumo digno dos eua dos anos 1980 tem numeros razoaveis para um suv deste porte ainda hoje com seus 190 cv e 31 kgfm ele vai do zero aos 100 km/h em 10 segundos e chega aos 190 km/h acima de tudo porem o cherokee xj e um icone automobilistico um pedaço da historia do carro americano dos suv da marca jeep que ainda e acessivel a boa parte dos entusiastas em busca de um carro para lazer alem disso o carro e robusto nao costuma quebrar sem avisar e tem manutençao simples — sem contar a abundancia de peças no mercado norte americano colaboraram com este guia davi savicki proprietario daniel roiha proprietario aldrim favoretto cristino proprietario e tecnico especializado no modelo qual versao escolher o jeep cherokee xj veio ao brasil a partir de 1997 sempre importado da argentina vin iniciado por 8 e somente nas versoes sport e rubicon a maioria das unidades veio equipada com o lendario 4 0 amc straigh 6 de 190cv mas algumas unidades vieram com o pouco celebrado 2 5 turbodiesel vm motori um motor que normalmente e substituido pelo maxion 2 5 tdi todos os cherokee sport foram equipados com vidros eletricos travas eletricas bancos de couro radio rodas de liga leve e alarme opcionalmente voce poderia equipa las com um console de teto que incluia o computador de bordo basico o pacote rubicon incluia quebra mato farois de neblina e painel de quatro botoes estribos protetores de lanterna e defletor sobre o para brisa traseiro as duas versoes podiam ser equipadas com cambio automatico de quatro marchas ou manual de cinco marchas mas o motor a diesel era combinado somente ao cambio manual ate o modelo 1997 os cherokee sport usavam a caixa de transferencia np 231 combinadas ao diferencial chrysler 8 25 e nao eram equipadas com abs em 1998 as versoes automaticas passaram a usar a caixa de transferencia n 242 e os diferenciais passaram a ser sempre da dana modelo 35 em 1998 e 44 a partir de 1999 dito isso a versao diesel embora possa parecer atraente por conseguir rodar mais quilometros por litro nao e das mais desejadas devido a complexidade de manutençao de seu motor os modelos a gasolina apesar do consumo mais elevado ainda sao as preferidas a rubicon por ser mais equipada e naturalmente mais valorizada mas isso depende muito do estado do carro os modelos com diferencial chrysler tendem a ser mais caros para se reparar devido a necessidade de importaçao das peças do diferencial enquanto o dana 44 e o mais simples e mais robusto quanto custam infelizmente a fase dos cherokee sport na faixa dos r$ 20 000 ja faz parte do passado agora para colocar um destes na garagem voce tera que desembolsar ao menos r$ 25 000 que e o preço dos modelos que necessitam de revisoes mais extensas e ate alguns pequenos reparos um exemplar em bom estado ja parte da faixa dos r$ 25 000 a r$ 30 000 com as melhores unidades se aproximando dos r$ 40 000 em que ficar de olho motor o 4 0 e um dos motores mais robustos usados nos jeep e chega facilmente aos 400 000 km antes de precisar de uma retifica um problema comum esta nos retentores de valvulas quando desgastados o motor expele mais fumaça escurecida como se estivesse queimando oleo o sensor de rotaçao tambem e uma peça sensivel quando falha causa uma pane geral fazendo parecer um problema maior do que realmente aconteceu muitos proprietarios usam o sensor de marcas paralelas o motor tambem pode apresentar vazamento de gasolina na flauta da injeçao as conexoes quick disconnect vazam com o tempo cerca de r$250 resolvem o problema explica daniel roiha proprietario de um cherokee sport 1998 verifique tambem sistema de arrefecimento ligue o motor e espere que ele aqueça ate a ventoinha ser ativada observando o termometro no quadro de instrumentos peça para o mecanico que fara a inspeçao verificar se a valvula termostatica esta funcionando voce pode verificar comparando a temperatura das mangueiras de entrada e saida do radiador mas e preciso ter um minimo de experiencia o reservatorio de expansao do fluido de arrefecimento nao pode conter apenas agua deve ter sempre aditivo de etilenoglicol por ultimo verifique se os chicotes estao integros e se todo o conjunto eletrico eletronico funciona transmissao verifique se o nivel do oleo do cambio esta correto ela tem marcaçao para oleo frio e oleo quente e nivel deve estar de acordo com a temperatura do lubrificante o oleo jamais pode ser completado; a manutençao exige a drenagem completa do lubrificante incluindo a reserva e substituiçao por oleo novo converse com o proprietario sobre isso e tente descobrir se ele completou ou trocou o oleo se tiver completado apenas ha o risco de problemas nos rolamentos e engrenagens verifique o funcionamento se a rotaçao subir demasiadamente nas trocas de marcha demorar para trocar ou sair da marcha como se estivesse na posiçao n o cambio pode estar danificado ou com o nivel de oleo baixo o teste e feito com o kickdown em quarta marcha a 80 km/h alivie o acelerador e em seguida afunde o pedal de uma so vez a marcha tem que ser reduzida com suavidade se sentir um tranco o cambio ja esta danificado suspensao por ser um carro frequentemente usado em trilhas muitos proprietarios instalaram suspensoes elevadas em seus cherokee sport para verificar se o modelo ja teve a suspensao modificada verifique se ha furos nao utilizados proximo aos pontos de fixaçao da suspensao estes furos extra sao usados para afixar os componentes das suspensoes off road e mesmo se preenchidos deixam vestigios fora isso atente apenas aos ruidos durante o uso acabamento interno nao ha muitos problemas aqui verifique apenas se os displays do quadro de instrumentos estao funcionando corretamente se o interruptor dos farois funciona em todas as posiçoes e se os comandos dos vidros e travas eletricas estao funcionando corretamente o vidro do motorista e o unico com modo de descida com um clique nos modelos mais antigos o forro do teto pode estar se soltando entao verifique se ele esta firme ou se ja foi reparado monobloco o unico ponto critico do monobloco e a eventual infiltraçao de agua pelo para brisa com o tempo a cola do vidro resseca e a flexao da carroceria pode abrir fendas no adesivo permitindo infiltraçao de agua o reparo e simples mas envolve a retirada do para brisa e reposiçao do adesivo caixa de direçao e importante ficar de olho em trincas onde a caixa de direçao vai parafusada muitos donos nao sabiam mas ao arrancar com a roda virada o pneu arrasta e acaba forçando a caixa com o tempo o suporte da caixa no monobloco acaba trincando onde comprar peças os proprietarios do cherokee recomendam a rca 4x4 loja de caieiras/sp especializada nos modelos jeep alem dela ha a americana rockauto tambem especializada em utilitarios componentes de desgaste natural e insumos mais comuns sao encontrados no mercado livre mesmo importando os preços nao sao absurdos explica davi savicki proprietario de um jeep cherokee sport 1998 depoimentos daniel roiha proprietario de um cherokee sport 1998 automatico black cherry sou nascido em sp e moro na baixada santista sempre gostei de carro de motor grande e escolhi como diarista a cherokee xj o que me levou a querer um carro desse primeiro e americano todo carro americano das fabricantes tradicionais tem abundancia de peças o que facilita a manutençao e te da a certeza de que voce nao vai ficar com o carro parado tres meses numa oficina por falta de peças tudo se encontra na internet e em site de peças mas e bom tambem ter o contato de um importador por ser um chrysler voce e meio orfao de fabricante entao pra ter um xj e bom ter um conhecimento de mecanica para nao ser enganado o carro em si original e muito robusto voce pode superar qualquer obstaculo no dia a dia com ele voce pode desviar de um bloqueio passando por uma ilha ou canteiro em emergencia pode atravessar um pequeno alagamento subir uma ladeira ingreme com pouca aderencia onde carros comuns destracionam um toque de mao voce tem o 4x4 engrenado o carro nunca decepciona ele e muito confortavel de dirigir embora seja pequeno por dentro voce se sente muito seguro para rodar por ai a traçao da xj e fantastica dependendo do ano e da caixa de transferencia voce pode rodar com 4x2 4x4 para asfalto 4x4 blocado ou 4x4 com reduzida este ultimo ajuste te da uma força fantastica no carro possibilita a subida de inclinaçoes muito fortes mas nem tudo sao flores na cherokee sport o maior problema dela e o consumo num pais com o combustivel caro como temos hoje doi encher o tanque e ela por ter um powertrain grande por ter um peso elevado o consumo vai ser na melhor das hipoteses 5 5 km/l na cidade e 8 5 km/l na estrada e na estrada voce vai ter que manter velocidades conservadoras no maximo 110 km/h nao da para rodar como aqueles suv modernos andam no jeep cherokee o legado do jeep raiz mesmo o mj o cj esta presente no carro os eixos rigidos fazem o carro sentir mais as diferenças da pista mas quando voce sai do asfalto o eixo te da muito mais capacidade de transpor os obstaculos sem contar a resistencia dele e um carro off road que tambem roda on road costumo dizer que a minha xj esta preparada para levar minha filha pra escola mas tambem posso leva la para a patagonia ou para o pantanal uso ela todos os dias sempre que necessario vou para o trabalho e volto ela nao me deixa na mao e sempre me acompanha nas viagens que preciso sem transtornos o porta malas e espaçoso o ar condicionado e bom o aquecimento e bom e um carro feito para climas temperados entao ela tem essa capacidade o clima tropical judia um pouco do carro entao o arrefecimento e um ponto que exige atençao nao da para descuidar ele nao vai avisar se voce descuidar o problema vai crescendo silenciosamente ate o carro parar e ficar muito caro entao e um carro que precisa ser cuidado como seu pai cuidava do carro uma vez por semana tem que abrir o capo verificar o nivel dos fluidos verificar o desgaste dos pneus prestar atençao a temperatura de operaçao tensao do alternador pressao de oleo e importante conhecer o carro nao da pra usar um cherokee sport igual a um hyundai hb20 e achar que ele vai continuar la pronto para usar a xj tem alma e engraçado pensar assim mas quando voce conversa com outros proprietarios os problemas sao parecidos mas cada carro se comporta de um jeito quando voce começa a conhecer seu carro e começa a se acostumar com ele ele começa a te corresponder da mesma forma eu me sinto assim com a minha gosto muito de dirigi la de viajar com ela sei dos problemas que ela tem alguns problemas ja aconteceram comigo — o vidro e a caixa — mas eu ja solucionei e o carro esta ai davi savicki proprietario de um cherokee sport 1998 e um carro muito forte um carro que nao quebra facil e alem de tudo e confortavel se voce colocar perto de uma hilux ou um carro nessa pegada o cherokee e bem mais confortavel talvez seja o que eu esperava de um carro e um jipe mesmo bem robusto bruto simples mas tem tudo o que um carro moderno tem eu acho que o principal problema dele sao os problemas eletricos voce precisa de um mecanico e eletricista de confiança nao e um carro qualquer se voce pegar transito na cidade ele vai rodar 4 5 km/l se for uma cidade menor com transito livre ele chega a 6 5 km/l para o dia a dia e um pouco pesado mas eu acho que ele funciona muito bem para ser um carro esportivo de aventura e de cidade ele se comporta bem de acordo com essas classificaçoes
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