apesar dos pesares da segunda guerra mundial o que restou do conflito teve uma influencia fortissima na formaçao da cultura automotiva moderna os esforços de guerra resultaram em um salto tecnologico veicular nunca visto ate entao dos materiais leves emprestados pelos avioes a confortavel direçao hidraulica ha inumeras invençoes e tecnicas desenvolvidas para a guerra que acabaram adotadas pela industria e pelos entusiastas nos anos seguintes essa e a parte conhecida da historia outra parte menos comentada mas igualmente interessante e a logistica de abastecimento desses motores voce nunca se perguntou como os exercitos abasteciam tantos jipes tanques caminhoes e motos entregar o combustivel era simples navios e caminhoes davam conta do recado o problema era a distribuiçao voce nao poderia enfiar um barril de 200 litros em um tanque nem exigir que seus soldados rolassem o negocio no front alem disso concentrar o combustivel em um unico veiculo de transporte nao era algo inteligente a se fazer — era muito mais sensato e seguro que cada veiculo transportasse sua propria reserva para isso era preciso desenvolver um reservatorio menor mais leve e mais pratico algo que pudesse ser transportado por um homem sozinho os britanicos e americanos usavam latas retangulares ou cilindricas oriundas da primeira guerra e fechadas com uma tampa de rosca e parafuso que precisavam de uma chave de fenda e de funil para transferir o conteudo para o bocal do tanque lata de combustivel do exercito britanico os alemaes desenvolveram uma lata um pouco mais pratica eles embutiram o funil no topo da lata cilindrica e instalaram duas alças nas laterais nao era perfeita mas ao menos dispensava o funil seu maior inconveniente eram justamente as alças nas laterais que a tornavam desajeitada de ser levada com uma mao so eles tentaram resolver o problema com uma lata triangular que tinha um pescoço no topo e uma alça unica logo atras ela ficava equilibrada ao ser levada com uma so mao porem eles so transferiram a inconveniencia de lugar a base larga fazia a lata esbarrar nas pernas do soldado enquanto ele desviava de minas terrestres ou corria sob uma rajada de tiros era preciso uma soluçao melhor os nazis entao chamaram seus fornecedores de latas de combustivel e pediram para que cada uma desenvolvesse uma nova lata o melhor design foi proposto pela muller e foi desenvolvido pelo engenheiro chefe da empresa vinzenz grunvogel e chamava se wehrmacht einheitskanister algo como vasilhame unitario das forças de defesa ela era simplesmente impecavel em sua funçao uma obra prima do transporte emergencial de combustivel — e exatamente o que acontece quando voce coloca um engenheiro alemao para solucionar um problema simples a wehrmacht einheitskanister era uma lata retangular estreita e alta formada por duas conchas estampadas em aço que eram revestidas de plastico como barris de cerveja e soldadas no meio a estampagem das metades tambem adicionava um reforço em baixo relevo nas laterais que impedia a flexao das paredes da lata para proteger o ponto de solda havia uma reentrancia formada pela junçao das metades elas nao rolavam e nao estouravam se caissem ou batessem em algo mais duro que a solda mas nao era apenas isso o que fazia wehrmacht einheitskanister ser brilhante seu formato estreito era conveniente mas so funcionou porque no topo havia tres alças paralelas a alça central era usada quando carregada sozinha com uma so mao as alças laterais permitiam que ela fosse carregada em dois se voce precisasse carregar quatro latas sozinho as alças externas permitiam que elas fossem transportadas lado a lado e tem mais o bocal era fechado por uma tampa de pressao com um anel de vedaçao enquanto as latas americanas e inglesas perdiam quase 1/3 de seu conteudo no transporte e abastecimento por conta de roscas pela metade ou tampas mal fechadas a wehrmacht einheitskanister so poderia estar totalmente aberta ou totalmente fechada seu pino de segurança mantinha a tampa aberta durante o abastecimento e seguramente fechada durante o transporte para arrematar a genialidade atras das alças havia um reservatorio de ar que servia para regular a pressao causada pela evaporaçao do aquecimento do combustivel sob o sol impedindo que a lata inchasse e tambem ajudava a lata a flutuar na agua facilitando seu desembarque de avioes e transporte em travessias de rios/lagos a alemanha começou a produzir milhares de wehrmacht einheitskanister em segredo mas e dificil guardar segredo quando milhares de pessoas estao envolvidas foi ai que a historia da lata nazista mudou em 1939 antes da guerra um engenheiro americano chamado paul pleiss estava trabalhando na alemanha e decidiu construir um carro para viajar ate a india nas ferias ele convidou um colega alemao para acompanha lo e o cara topou ao terminar o carro a dupla de engenheiros percebeu que nao tinha um lugar para armazenar agua mas o alemao tinha acesso a um deposito das novas wehrmacht einheitskanister no aeroporto de berlim e pegou tres delas praticamente uma plantaçao de latas de gasolina ninguem sentiria falta de tres latas entre milhares de latas iguais voce deve estar pensando talvez nao tenham percebido mesmo mas em algum momento da historia o marechal herman goring descobriu que o sujeito estava viajando com um americano e mandou um aviao com agentes da ss buscar o cara antes que ele deixasse escapar algum segredo bem qualquer pessoa que ja dividiu um carro em uma longa viagem sabe como as pessoas rapidamente se tornam confidentes nesses casos quando o aviao chegou para buscar o engenheiro alemao ele ja havia explicado em detalhes absolutamente tudo sobre a nova lata pleiss continuou sua viagem ate a india chegou a calcuta guardou o carro em um deposito e pegou um aviao de volta para os eua em solo americano ele contou sobre a maravilhosa lata alema aos oficiais do us army mas ninguem deu a minima quando seu carro chegou aos eua com as tres latas alemas no porta malas uma delas foi enviada ao departamento de guerra em washington mas os milicos continuaram ignorando a lata nazi e preferiram continuar com suas latas antiquadas de 38 litros eles ate chegaram a copiar a lata alema mas trocaram a solda por uma junçao prensada e a tampa de pressao foi substituida por uma de rosca com parafusos enquanto isso no front sempre que os soldados ingleses capturavam tropas alemas eles trocavam suas latas desajeitadas pelas wehrmacht einheitskanister que eram muito melhores e logico que eles nao as chamavam desse jeito afinal eles tinham coisas mais importantes para fazer em vez de aprender a falar veermactainratscanister como os alemaes eram chamados de jerry as latas acabaram conhecidas simplesmente como jerry cans em 1942 no auge da guerra as latas convencionais dos aliados causavam a perda de quase 40% do combustivel enviado a europa e ao norte da africa o calor africano fazia o combustivel evaporar pelas tampas mal fechadas e as que estavam bem fechadas acabavam estufando abrindo suas junçoes prensadas e vazando o combustivel enquanto isso os generais viam os soldados usando as latas nazis e percebeu que deveria haver um bom motivo que levasse os caras a roubar o equipamento dos inimigos abatidos paul pleiss estava na inglaterra e foi chamado para explicar como elas eram fabricadas desta vez ele foi ouvido e os britanicos decidiram produzir as jerry cans ja os americanos insistiram em suas latas precarias ate que as perdas se tornaram insustentaveis e finalmente aceitaram as jerry cans britanicas mais tarde o presidente americano frank delano roosevelt admitiria que sem elas seria impossivel cruzar a europa em um ritmo mais rapido que os alemaes somente os americanos encomendaram mais de 19 milhoes de latas dos fornecedores britanicos e embora cerca de 1 3 milhao fossem perdidas por mes no fim da guerra havia tantas latas que elas acabaram reaproveitadas por civis nos anos seguintes elas foram especialmente utilizadas por motoristas em longas viagens ou em incursoes fora de estrada quando os jipes militares se popularizaram entre os civis as jerry cans foram de carona penduradas na traseira ou nas laterais ao longo dos anos elas se tornaram um verdadeiro icone dos off roaders com uma ligaçao tao forte que a jeep se inspirou no reforço das jerry cans para fazer as lanternas do renegade
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