dois assuntos se misturaram na sexta feira passada para contribuir para um fim de semana de discussoes no minimo interessantes amigos e conhecidos de todos os lados seja nos indefectiveis grupos de whatsapp seja via comentarios no site ou em todas as redes sociais que inevitavelmente acompanhamos hoje em dia vieram me perguntar coisas e discutir meio que se misturam minha pensata de sexta feira a respeito do nosso mercado de automoveis comparado com o americano e o lançamento da nova linha vw virtus 2023 https //flatout com br/a grama e realmente mais verde do outro lado da cerca/ e uma felicidade quando isso acontece concordando com o que disse ou nao e sempre muito bom quando a gente percebe que o objetivo foi atingido as pessoas pensaram no assunto e emitiram sua opiniao e so assim que a gente aprende algo se voce nao concorda comigo e diz o motivo objetivamente me obriga a pensar melhor as vezes seu argumento me convence; as vezes nao mas de qualquer jeito ambos ampliamos nosso conhecimento no assunto vou ter que dar disclaimer de novo logo no começo mas e inevitavel eu nao acho que o mercado brasileiro seja mais interessante que o americano mas tambem acho que nao ha motivo para inveja deles nosso mercado tambem e interessante e tem um monte de coisa que eles tambem nao tem o objetivo da pensata de sexta era mostrar que temos a tendencia de achar que nossa vida e um lixo comparada a de outros e por isso falhamos em aproveitar o que ha de bom na nossa vida tendencia normal mas que e bom evitar nada e perfeito nem o inverso so isso [caption id= attachment_333561 align= aligncenter width= 999 ] o meu virtus msi 2019[/caption] mas como usei exemplos concretos muita gente reclamou e o maior exemplo esta no vw virtus veja bem usei o virtus como exemplo por ter um comprei um msi manual zero km em 2019 e temos ele aqui em casa ate hoje comprei mesmo nao foi cedido ou emprestado como e comum na imprensa; e meu mesmo escolhi e paguei com meu rico dinheirinho como qualquer um de voces pois bem embora seja apenas um carro para transportar nos de ca para la uma ferramenta familiar de transporte basicamente nao tenho nenhum problema em dizer que adoro o carro nao gostei de nenhum virtus automatico que dirigi e fora o novo 170 tsi ja andei em todos os outros se considerarmos o gts igual ao novo exclusive mas este alem da funçao basica de transporte e muito gostoso de dirigir no dia a dia em transito e estrada normal o cambio manual e uma delicia com uma troca suave positiva e de curso curto e quase nao precisa de embreagem depois de sair da imobilidade o motor 1600 aspirado e forte pacas extremamente economico em combustivel se um pouco aspero demais la em cima no limite de giro sim o carro se beneficiaria com um sexta mais longa mas tambem ficaria mais pesado e mais caro por isso; uma de suas grandes vantagens e justamente ser simples e barato com tudo necessario para cumprir sua funçao com louvor mas sem superfluos isso e uma arte perdida uma especificaçao sem nada de mais ou de menos dificil de conseguir colocar o catalogo todo de opcionais num carro e mole comparativamente e o que a vw fez com isso o descontinuou mas o carro voltou agora como ano/modelo 2023 de uma forma diferente agora 170 tsi um motor turbo de numeros iguais ainda que de comportamento diferente cambio manual de cinco marchas e preço equivalente ao antigo msi veja bem quando comprei meu carro me aproveitei do fato de que ninguem parece querer um virtus manual estava encalhado na concessionaria e por isso ela estava motivada a vender e me deu um descontao; custou 2/3 da versao automatica mais proxima realmente barato em minha opiniao e por um carro muito melhor por ter desempenho igual ao mais potente 200 tsi automatico mas ser mais economico quase 100 kg mais leve e bem mais gostoso de conduzir o cambio automatico por mais que muita gente nao acredite e um conforto que cobra seu preço mas enfim o que me disseram foi o seguinte quem iria trocar um jetta por um virtus o mercado americano e melhor nem que seja por so isso e uma afirmaçao que me deixou realmente pensativo estaria ele certo por um lado sei que o meu virtus aspirado e manual e mais divertido para dirigir que qualquer auto em minha opiniao mas se fosse o mesmo preço a gente escolheria o jetta nao e o mesmo preço la nos eua o jetta precisei parar um pouco pensar coletar dados e formar uma opiniao aqui esta ela virtus vs jetta [caption id= attachment_333566 align= aligncenter width= 999 ] o jetta americano 1 5 tsi[/caption] a primeira coisa que a gente tem que dizer e que sao produtos diferentes para publicos diferentes se a gente levar em conta ruido barulho e vibraçao nivel de equipamentos ou sofisticaçao tecnica claro que o jetta leva vantagem e um carro criado para os mercados de primeiro mundo com motores e suspensao mais sofisticadas e nao para ser um carro grande e barato derivado do polo como e o caso do virtus mas ainda assim a comparaçao e para la de interessante de maneiras que nem eu esperava encontrar o jetta mesmo sendo maior em exatamente 186 mm no comprimento em comparaçao ao virtus 2023 tem um entre eixos quase igual 2682 mm contra 2651 mm do virtus como consequencia internamente nao existe uma diferença real de espaço para os ocupantes os carros tem um volume e espaço interno parecido diferença apenas no porta malas o do virtus e maior se por pouca coisa a mais olhando as especificaçoes espaço interno e porta malas nao e um fator de decisao ambos sao muito parecidos nisso nos eua existem duas versoes do jetta a basica conta com um 1 5 litro tsi mais moderno que os 1 4 tsi que temos por aqui mas a suspensao traseira e por eixo de torçao como o virtus pode vir com transmissao manual de seis velocidades ou automatica tambem de seis marchas o jetta gli e como o vendido aqui 2 0 tsi dsg de sete marchas e suspensao traseira multilink a suspensao dianteira de todos os carros aqui e mcpherson tendo andado no jetta gli nacional e nos virtus reluto a dar vantagem para algum carro aqui tambem todos tem a firmeza tradicional vw o que significa impactos secos amortecidos bem por batentes de pu mas uma suspensao mais para o firme mais controlada que confortavel onde ha uma clara vantagem para o jetta e em desempenho falando do jetta basico o seu motor de 160 cv e 25 4 mkgf tem 1322 kg para carregar; o virtus 170 tsi de 116 cv e 16 5 mkgf pesa apenas 1161 kg o antigo msi era ainda mais leve aos 1134 kg mas a vantagem e clara para o jetta o 0 100 km/h do jetta se da em 8 segundos cravados contra 9 2 segundos para o 170 tsi manual o msi precisava de 9 8 segundos [caption id= attachment_333545 align= aligncenter width= 999 ] vw virtus 170 tsi[/caption] ponto para o jetta aqui sem duvida mas aposto que subjetivamente sao parecidos e de qualquer forma ambos os carros andam bem ate demais para sua missao de taxi e carro familiar mas sim de novo vantagem clara para o jetta ainda mais contando que a economia de combustivel e semelhante sim o jetta tem motor maior e e mais pesado mas a tecnologia ciclo miller do novo vw parece empatar as coisas aqui esperado um carro mais veloz menos barulhento e mais bem acabado que o jetta inesperado ambos tem o mesmo consumo mesmo espaço interno e capacidade de carga e comportamento similar ao rodar falta falar aqui de preço claro [caption id= attachment_333567 align= aligncenter width= 999 ] o jetta[/caption] e complicado comparar preços aqui e la mas temos o jetta gli vendido nos dois mercados para nos ajudar a colocar preços na mesma base usando ele como base us$ 31 585 nos eua r$ 226 990 no brasil vemos que um virtus 170 tsi poderia ser vendido por la por us$ 14 470 enquanto o jetta basico manual e vendido a partir de us$ 20 655 um total de us$ 6 185 mais barato nada menos que 30% a menos que um jetta uma pechincha claro que esta conta nao e precisa e sim uma estimativa bem simploria mas qualquer um que ja custeou um carro sabe que o virtus e mais barato isso e um fato incontestavel mais simples acabamento inferior menos cilindros etc a diferença pode nao ser exatamente esta no fim mas o virtus sera sempre sensivelmente mais em conta totalmente esperado um carro que anda menos mais simples um pouco mas bem mais barato ainda bem bom de guiar e com a mesma economia mas 30% mais barato este exercicio me deixou feliz graças a deus que temos o virtus e nao o jetta nao poderia comprar o carro mais caro e o virtus exclusive o carro antes conhecido como gts muita gente disse que esta muito caro aos r$ 145 000 aqui no brasil provavelmente estao certos pois o virtus e melhor do jeito que foi projetado um carro grande mas barato e simples mas a vw tem que oferecer este modelo o lucro dele deve ser o equivalente a um multiplo de 170 tsi tipo talvez 10x o lucro de cada 170 tsi sempre existe gente que so compra vw que so tem concessionario vw na sua cidade e que quer so um seda de luxo da marca para si os antigos compradores de santana ou gente que nao vai olhar as opçoes quer um seda vw grande e so o jetta gli e preço de dois virtus mesmo que um seja o exclusive afinal de contas outra categoria mesmo que nao venda muito o que vender vale a pena vender esta versao exclusive para eles e como uma licença para imprimir dinheiro dentro da lei voce nao faria eu nao precisava deste estudo para saber que preferia pagar menos em algo mais simples que preferia o virtus ao jetta pessoalmente como carro de familia nao achamos necessario aqui em casa nada chique ou de luxo mas nao imaginei que se perdia tao pouco com esta escolha; pensei que fosse mais os fatos felizmente corroboram meu sentimento neste caso ufa os chevettes gostei tanto desta comparaçao objetiva que comprovou meu sentimento subjetivo que fui adiante desta vez por pura diversao particular comparei o meu chevette aos seus contemporaneos comuns la fora os alfa romeo tipo 105 gtv e giulia bmw 1602 e 2002 e ao ford escort mk1 dogbone [caption id= attachment_333571 align= aligncenter width= 775 ] chevettes [/caption] esses quatro carros sao muito similares em lay out e missao todos tem motor 4 em linha dianteiro cambio manual e suspensao bem controlada o bmw e o unico com independente atras ainda que o simples braço arrastado e tem mcpherson na frente o ford tambem tem mcpherson e o seu eixo traseiro rigido apesar de suspendido por feixe de molas semi elipticas tem 5 links os alfa e o chevette sao identicos em descriçao duplo a na frente e atras eixo rigido com 4 ligaçoes mas que na verdade como efetivamente controlam todo tipo de movimento funcionam como 5 links mas o eixo traseiro dos alfa e extremamente leve e a suspensao de geometria mais apurada [caption id= attachment_333570 align= aligncenter width= 999 ] alfa romeo giulia ti[/caption] os alfa sao os unicos com direçao de setor e sem fim e braço pitmann os outros todos com o teoricamente melhor pinhao e cremalheira mas subjetivamente por incrivel que pareça os alfa tem a melhor direçao aqui o fato e que sao todos carros pequenos dos anos 1960/1970 com a funçao dupla de transporte e diversao com chassis todos primorosos o que e variado e preço o chevette e o escort sendo vendidos tambem com motores minusculos aos milhoes e os outros dois mais caros sofisticados e bem feitos [caption id= attachment_333569 align= aligncenter width= 999 ] bmw 1602[/caption] o meu chevette e um 1975 e pesa ao redor de 800 kg segundo minhas estimativas usa uma mecanica 1 6/ 5 marchas dos mais modernos com comando mais bravo cabeçote trabalhado e carburador duplo sei que anda claramente mais que um 1 6/s a alcool que originalmente tinha 81 cv e 12 3 mkgf minha estimativa 90 cv e 12 3 mkgf de torque ou 8 9 kg/cv estimado logico mas uma estimativa que parece bater com o observado no mundo real [caption id= attachment_333572 align= aligncenter width= 999 ] bmw 2002[/caption] olha so o bmw 1602 tem 84 cv e 13 2 mkgf e um carro coisa de 100 mm maior que o chevette no entre eixos e comprimento apesar de calçar pneus 165 sr13 em rodas de tamanho identico as do chevette pesa 950 kg o que o coloca em clara desvantagem 11 3 kg/cv nem o famoso 2002 aos 9 7 kg/cv alcança o chevette; apenas o 2002tii injetado e sensivelmente melhor aos 7 8 kg/cv o chevette 1 6/s a alcool original a partir de 1988 tem 10 7 kg/cv o alfa romeo giulia ti tipo 105 e um carro de praticamente o mesmo tamanho do bmw apesar de ser um quatro portas e pesa praticamente o mesmo aos 960 kg mas seu quatro em linha 1600 dohc com dois webers duplos da 114 cv e uma relaçao de 8 4 kg/cv ja o 1750 gtv de 1968 igual ao do meu amigo murad tem o mesmo entre eixos do chevette e apenas 36 mm menor no comprimento total mas pesa mais 1038 kg e e bem mais potente aos 124 cv; a relaçao dele e igual a do seda giulia 1600ti 8 4 kg/cv https //flatout com br/mao vs murad alfa romeo gtv vs chevette/#disqus_thread o escort mais proximo desses carros aqui e o esportivo mexico com um 1600 ohv mais bravinho sendo que a maioria dos escort foi vendido como um 1300 assim como o chevette em 1400 o escort mk1 tem o mesmo entre eixos do chevette 2400mm vs 2395 mm no chevette mas e 150 mm mais curto; e por isso um carro leve pesa somente 800 kg original o que da 9 5 kg/cv mas o rs1600 com o cabeçote cosworth bda dohc e 16 valvulas com dois carburadores duplos dava 117 cv para 815 kg; talvez o carro mais rapido aqui com apenas 7 kg para cada um de seus cavalos vapor carregar o comparativo mostra que todos os carros tem rodas de tamanho quase igual e bitolas maximas idem quase os alfa tem bitola menor traseira e rodas aro 14 quando os outros sao 13 o que talvez seja parte da explicaçao de seu comportamento mais agil e fluido sao na verdade carros bem diferentes ao volante cada um do seu jeito mas varias maneiras de atingir um mesmo objetivo veicular como no jetta vs virtus na verdade sao para pessoas diferentes o automovel e assim impossivel de ser medido so com numeros e dados mesmo sendo uma maquina facilmente mensuravel mas de vez em quando os dados ajudam a explicar muita coisa e uma delas hoje e que eu ainda nao estou louco
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