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Zero a 300

O Hennessey Corvette H700 | O Polo Track 1st Edition | Um GTI 1992 por quase meio milhão de reais e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Hennessey Corvette H700 promete ser mais barato e mais potente que Z06 e E-Ray

Existem várias maneiras de se chegar a um automóvel de alto desempenho. Um exemplo fácil parece estar no Corvette C8: o recente híbrido E-Ray pode ser facilmente comparado em desempenho ao Z06; a diferença entre os dois não é muito grande, em números. Mas não podiam ser mais diferentes na forma de alcançar este desempenho. O Z06 usa um exótico V8 aspirado de virabrequim plano que chega a 8700 rpm, e dá 659 cv. O E-Ray adiciona um motor elétrico na dianteira do Corvette básico de 502 cv, dando tração nas quatro rodas e 664 cv.

Como se não bastassem esses dois, agora temos uma terceira maneira de obter-se este tipo de desempenho superlativo, cortesia do preparador e fabricante de supercarros texano John Hennessey.

Hennessey desenvolveu um pacote para o Chevrolet Corvette C8 básico que promete eclipsar essas duas outras tentativas de GM, tanto o Z06 quanto o E-Ray. Adiciona um compressor mecânico ao V8 OHV de 502 cv  do Corvette, uma das mais tradicionais maneiras americanas de se obter alta performance. Assim, o C8 da Hennessey dá 718 cv e 88,2 mkgf de torque, bem mais que a dupla de super-Corvettes de fábrica.

O compressor é do tipo centrífugo, parecendo o lado do compressor de um turbo, mas acionado por correia. O pacote, que se chama H700, inclui também um sistema de admissão de ar personalizado, intercooler ar-água, e um escapamento cat-back é opcional.

O preço do kit nos EUA é US$ 49.950 (R$ 257.242), completo com um jogo de rodas mais leves (19 polegadas na frente, 20 polegadas atrás), disponíveis com três acabamentos diferentes. Mas se você deseja apenas a potência extra, o preço do Kit abaixa para US$ 34.950 (R$ 179.992). Como comparação, um E-Ray é US$ 42.795 (R$ 220.394) mais caro que o C8 básico, e no Z06 a diferença é de US$ 44.895 (R$ 231.209). E no caso do Hennessey, a modificação pode ser feita num Corvette usado também.

Hennessey adiciona o emblema “H700” e uma placa numerada individualmente em cada conversão oficial. Os clientes se beneficiam de uma garantia limitada de três anos / 36.000 milhas ( aprox. 58 mil km) e o kit é compatível com todo cupê Corvette de 2020 a 2022. (MAO)

 

Os americanos também pagam caro por GTI 1992

Se você ainda não entendeu que o valor de um carro antigo e/ou interesse especial não tem nada a ver com sua marca, preço ou potência original, ou mesmo a quantidade deles que existem, e ainda não se conforma com os preços que os Gol GTI tem alcançado no mercado hoje em dia, preste atenção, pois o fenômeno não é exclusivo do Brasil.

Dos EUA vem a notícia de que um Volkswagen Golf GTI 1992 acabou de ser vendido por US$ 87.000 no site de leilões online Bring a Trailer. Oitenta e sete mil dólares no câmbio de hoje significa nada menos que R$ 448.050. Sim, quase meio milhão de reais por um GTI 1992. Barrabás.

O carro é um do último ano em que o GTI Mk2 esteve disponível nos EUA, em perfeito estado de conservação, e com o desejável motor DOHC de 16 válvulas, aqui com 2 litros e 129 cv. Vendido originalmente no Texas, o carro passou a maior parte de sua vida na Holanda, antes de ser trazido de volta para os EUA em 2022. Ele vem equipado com bancos dianteiros Recaro, ar-condicionado, um toca-fitas cassete Philips do mercado europeu e rodas BBS de 15 polegadas.

Apesar de ser um belo exemplar, nada nele parece particularmente excepcional. Com 53.000 milhas (85.295 km) rodadas, é certamente um exemplo de baixa quilometragem, mas ainda assim é um preço simplesmente nunca atingido por algo tão comum. O fenômeno do GTI caro parece não ser algo isolado, afinal de contas. Nem muito menos um fenômeno de país subdesenvolvido, como muita gente acredita. (MAO)

 

VW lança edição limitada de lançamento: Polo Track 1st Edition

Como se não bastassem as já tradicionais edições de despedida, onde se paga mais caro por alguma decoração diferente, uma placa numerada, e a promessa de “raridade” pré-fabricada, somos também expostos a outro fenômeno idêntico em espírito, mas oposto em situação: a edição especial de lançamento.

Agora é a vez e a hora do Polo Track. O Polo já existe, claro; o Track é uma nova versão que pretende tomar o lugar do Gol, cancelado recentemente. A versão especial de lançamento deste “novo” Polo é visivelmente similar à de despedida do Gol, e tem o nome de “1st Edition”.

O VW Polo Track 1st Edition chegará nas lojas da marca a partir da última semana de fevereiro. O preço deste Polo normalmente é R$ 79.990, mas pela bagatela de nove mil reais a mais, você tem a opção de levar uma raridade limitada com itens exclusivos.

E o que são estes itens exclusivos? Funny you should ask, ia mesmo contar: pintura Vermelho Sunset com a faixa preta no tampão do porta-malas interligando as lanternas, e teto pintado de preto, igualzinho, olha só, ao Gol Last Edition.

O 1st Edition ainda sai de fábrica com rodas de aço de 15 polegadas, com calotas pintadas de preto brilhante. Na coluna C externa, e nas soleiras, emblemas “1st Edition”. Por dentro, além de mais logotipos, a inevitável placa de identificação com a numeração do seu exclusivo carro. E é só: de resto é o mesmo Polo Track. (MAO)

 

Renault e Nissan vão fazer quatro novas picapes na Argentina

As marcas Renault, Nissan e Mitsubishi renovaram recentemente seus votos de matrimônio, para alegria de todos os envolvidos na família estendida. A principal novidade para nós para esta nova fase vem da Argentina: confirmaram a produção de duas novas picapes (que considerando as marcas Renault e Nissan se tornam 4)  na fábrica argentina em Santa Isabel (Córdoba).

A primeira delas deve ser a nova geração da Frontier, que em língua Renault chama Alaskan. Como sabemos, picapes com chassi, com capacidade para até 1 tonelada. A Frontier hoje é disponível no Brasil, mas não a Renault Alaskan.

O segundo modelo será muito provavelmente uma nova geração da Duster Oroch (agora apenas “Oroch”, sem Duster, por algum motivo). É comentado que esta nova Oroch vai trocar de plataforma e que será um modelo global. Deve também ter versão Nissan agora, embora ainda não seja claro para quais mercados estará disponível.

Outro anúncio é que a Nissan e a Renault venderão dois carros elétricos pequenos e baratos na região, na plataforma CMF-AEV. Muito provavelmente, o Kwid E-Tech, que ainda não está em todo mercado do continente sul-americano. O anúncio de quebra abre campo para especularmos que pode existir uma versão Nissan deste carro. (MAO)

 

Leiloado BMW Z1 1990 com menos de zero km

Lembram do BMW Z1? Primeiro carro de uma divisão de pesquisa da BMW (a divisão “Z”) que não deu em nada, o Z1 foi pelo menos o início de uma nova era de roadsters na companhia, que ganharam todos eles o Z da falida divisão. O Z1 era baseado na mecânica do 325i E30, mas estreou a suspensão traseira multilink do E36 e E46, e tinha sensacionais portas que desciam para dentro da soleira eletricamente, como os vidros.

Ícones dos anos 1990: BMW Z1 e Z3

 

O carro vendeu pouco, mas hoje é um clássico cobiçado e raro. Encontrar um exemplo em estado de novo, ou mesmo zero km de verdade, parece um sonho impossível. Mas a casa de leilão RM Sotheby’s diz ter um com MENOS de zero km rodado. Ein?

Seguinte: o carro marca 999.997 km no hodômetro. Mas não, não rodou isso tudo: os leiloeiros dizem que este número logo abaixo do zero era uma prática padrão da BMW para compensar o que se roda com o carro até a entrega. Para não ter gente reclamando por ter recebido um carro com 10 km, por exemplo, ao invés de zero.

O primeiro proprietário deste carro, o piloto dinamarquês Jens Winther, recebeu o carro em fevereiro de 1990 e imediatamente o guardou em sua coleção pessoal. Winther manteve o carro até 2014, mas o novo proprietário também optou por não dirigir o Z1, então ainda parece que acabou de sair da fábrica da BMW e ainda tem uma quilometragem negativa registrada no hodômetro. É mole?

Outra coisa incrível: foi vendido por um preço relativamente baixo. Conseguiu apenas € 86.250 (R$ 475.237), o que parece baixo, especialmente observando o Golf GTI que noticiamos hoje. A BMW construiu apenas 8.000 desses carros, mas será muito difícil encontrar outro com menos de zero km rodados. O que prova de novo que o preço de carro antigo é realmente ditado por fatores muitas vezes difíceis de explicar. (MAO)