neste domingo de gp do brasil dia 14/11/21 recebemos a triste noticia de que o mestre josias nos deixou em homenagem a este que foi um amigo e uma grande inspiraçao para os flatouters estamos republicando a entrevista que o marco antonio oliveira fez com ele no inicio de 2020 e que foi publicada originalmente em abril do ano passado josias silveira o tio josias como gosto de chama lo nao pejorativamente mas em sinal de respeito e uma pessoa especial se voce nao ouviu falar dele seus maiores feitos profissionais falam por si so criou e esteve a frente da primeira e maior revista dedicada as motocicletas do brasil a duas rodas por nada menos que 42 anos criou tambem outro oasis entusiasta nos anos 1980 que imediatamente arrebanhou os orfaos da entao recem terminada motor3 e se tornou muito maior que ela jamais foi a revista oficina mecanica mas recentemente participa como colaborador do site autoentusiastas contando historias e aventuras pessoais sempre interessantissimas como se isso nao bastasse em 2011 publicou um livro chamado sorvete de graxa uma incrivelmente bem humorada e emocionante cronica de uma vida levada em cima de motocicletas e automoveis vasculhando garagens ferro velhos e oficinas mundo afora em busca do fisico carros e peças e do metafisico amigos emoçoes sentido aventuras um livro as vezes de humor escrachado as vezes filosofico uma pequena janela para a alma de uma pessoa e uma vida especial e um dos meus livros preferidos minha copia autografada valeu tio guardada com carinho se voce nao conhece recomendo resolver este problema o mais rapido possivel e um daqueles livros faceis de ler leves mas profundos que nos deixam mais felizes e leves ao final mas e claro que uma pessoa nunca e definida apenas por seu trabalho o respeito pelo profissional famoso e apenas pano de fundo quando se conhece o josias; o que fica mesmo conosco e a alegria a simpatia e o profundo amor por todo tipo de carro velho que se sobressaem ele ja fez de tudo e viajou para todo lugar em busca de coisas que muitos achariam lixo mas que para ele e um tesouro despretensiosamente indo aonde nenhum mendigomobilista jamais foi o josias e uma fonte inesgotavel de grandes historias se auto intitula um graxeiro alguem interessado antes de tudo na maquina mas eu o vejo como herdeiro de uma longa linhagem de mecanicos filosofos gente que sabe que nao ha maior sentido na vida que fazer algo funcionar bem usando as maos e a cabeça e um dos poucos a saber falar disso com alguma eloquencia nesta entrevista ele conta um pouco de tudo como começou sua historia profissional como acabou um jornalista de sucesso sua ligaçao com o nascimento da imprensa nacional automobilistica mas tambem de seus carros tantos os estranhos como os exoticos o que ainda tem em sua garagem sempre em fluxo e movimento o que ja passou por la e todas as aventuras no meio mao conta para a gente como tudo começou josias voce sempre gostou de carro obviamente josias silveira eu sempre gostei de mecanica eu sou graxeiro gosto mesmo e de caco velho risos o resto foi meio consequencia aos 12 anos de idade eu juntei um monte de tralha espingardinha relogio tudo que tinha e troquei numa moto uma mondial 50 cm3 uma cinquentinha como a gente chamava acabada a moto era algo diferente meio uma bicicleta motorizada misturada com scooter mas ela nem andava tinha um mecanico ali perto e eu ficava enchendo o saco dele para me ajudar a consertar aquele treco porque eu so fazia cagada o cara reclamava po voce tem que me pagar ai resolvemos na base do escambo eu lavava peça para ele ele me ajudava com a moto a mondial funcionava mas era uma proporçao 5 1 cinco horas mexendo uma hora andando risos ai eu fui aprendendo lavava uma peça e perguntava para que servia ela e o cara foi me ensinando uma coisa leva a outra por isso por essa afinidade mecanica que acabei fazendo engenharia voce se formou engenheiro eu cursei engenharia na maua mas nao cheguei a terminar achei engenharia muito chato risos no quarto ano arrumei um estagio na munck aquela industria de guindastes que se montava em caminhao e achei aquilo muito chato eu simplesmente nao aguentava mais aquilo ainda por cima era em cotia tinha que levantar 5h da manha para ir la todo dia a unica coisa legal eram os testes a gente pegava blocos de concreto colocava no caminhao tirava etc e andava com o caminhao com os blocos em cima uma vez peguei um bloco de 3 toneladas na lateral pendurado no munck e dei um cavalo de pau na frente do departamento pessoal; com o peso do bloco levantei duas rodas do chao risos o cara meu esta querendo ser demitido eu disse nao vim aqui pedir a conta mesmo risos aguentei uns 8 meses la so mas nessa mesma epoca alem de fazer engenharia e trabalhar la eu fazia tambem filosofia e dava aulas de matematica para o cientifico hoje segundo grau mas para dar essas aulas começaram a exigir diploma superior olhando as materias do primeiro e segundo ano de economia descobri que ja tinha feito todas elas em engenharia ou filosofia entao fui fazer economia risos no meio dessa bagunça toda minha esposa fazia jornalismo na usp os amigos dela arrumavam uns trabalhos por empreitada freelance jornal de empresa coisa assim eu ia junto e ajudava eles escrevia umas coisas la o resultado e que eu fazia engenharia lecionava matematica e fazia frila em revistas comecei a fazer carro moto barco aviao para a status que era uma concorrente da playboy era a editora tres e minhas materias iam bem na status e foi ai que o domingos alzugaray o dono da editora tres resolveu fazer ediçoes especiais assim nasceu a status motor voce estava na status motor entao nao e ela o começo da motor 3 sim eu que fazia a status motor foi la que conheci o jose luis vieira que ja estava la e fazia algumas coisas a status motor foi muito bem vendeu bem e era legal de fazer e eu ainda lecionando e estudando alem disso foi quando o domingos resolveu fazer uma revista de carro que seria a motor3 um concorrente da quatro rodas isso era 1974 na mesma epoca minha esposa estava no jornal da tarde e trabalhava com o miguel jorge depois vw ford e ministro do desenvolvimento industria e comercio exterior ele era chefe da minha esposa e fiquei amigo dele um dia o miguel jorge chega para mim e fala meu os caras sao loucos eles querem fazer uma revista de moto eu nao entendo nada disso mal ando de bicicleta nao quer fazer comigo assim eu nao falo bobagem voce me ajuda com a parte tecnica com o conhecimento especifico e eu toco a redaçao tudo isso ao mesmo tempo motor3 ou duas rodas tinha a oportunidade de começar as duas eu tinha que escolher uma acabou que resolvi fazer a duas rodas com o miguel jorge foi muito bom a revista cresceu pacas explodiu em 2 ou 3 anos chegamos a passar a quatro rodas em tiragem o miguel jorge acabou saindo fora foi convidado a ser redator chefe do estadao largou a revista na minha mao toquei esta revista por 42 anos a esposa do miguel jorge ficou na revista era o departamento comercial vendia anuncios foi uma dupla que funcionou muito bem crescemos a ponto de sair da editora e montarmos uma editora propria chegamos a ter 12 titulos diferentes ai nos anos 1980 eu lancei a oficina mecanica era algo que sempre quis fazer uma revista graxeira mais tecnica e foi muito bem tambem inesperadamente na epoca do lançamento a segunda revista era a auto esporte e em seis meses a gente tinha passado ela e estavamos encostando na quatro rodas eu tenho a oficina mecanica numero 2 comprei na banca foi a epoca em que acabava a motor 3 por sinal nao sim a motor 3 foi bem mas ela era muito vertical quem gostava dela amava eu incluso mas o publico ficava restrito por isso tambem o jose luis vieira formou um time muito tecnico muito bom mas tinha este problema mas era a era de ouro das revistas outro tempo a oficina mecanica tinha de tudo um pouco falava de carro novo tambem mas onde ela crescia mesmo era nos cacarecos nas invençoes nos hot rods nas materias faça voce mesmo tudo tradiçao americana que ninguem fazia aqui ate hoje encontro mecanico que usa as revistas e fasciculos tudo que e nacional tem pouco registro hoje o mercado de revistas caiu muito voce testemunhou isso tambem como foi isso a gente viu sim e previmos o que ia acontecer a gente pensava vamos ter que unir revista com conteudo online uma tarefa dificil na realidade hoje pensar em revista todo o processo dela virou algo do passado um dinossauro mesmo redaçao diagramaçao impressao material fisico estoque distribuiçao nao vende volta para voce caminhoes de revistas logistica transporte uma loucura acabou hoje ninguem faz mais isso a abril faz mas anda meio mal das pernas banca hoje voce entra para comprar cacareco bala tudo menos coisa para ler compara isso com a publicaçao online e arcaico dispendioso demais para começar tem a velocidade da noticia revista mensal ja sai recheada de noticia velha ficou muito complicado as duas que estao conseguindo se virar a quatro rodas e auto esporte na minha cabeça a revista impressa e um cartao de visita estao se dedicando mesmo no online nos eua ainda existem algumas revistas circulaçao reduziu muito claro mas como eram gigantes antes ainda conseguem ser apenas grandes hoje mas a road & track por exemplo hoje nao da noticia impressa e uma revista de historias grandes e elaboradas sobre algum carro especial ou tema hoje muitos assinam online e ganham a revista de presente inverteu a coisa mas era algo que a gente previa a muito tempo o foco mover para a internet a revista e um treco mais frio duravel antigo manutençao algo assim e uma saida mas aqui no brasil e complicado voce nao tem nem distribuiçao decente mais acaba sendo um negocio mais para o lado do livro do que para revista mas eu imagino que era uma epoca interessante de se trabalhar em revista nao era uma delicia a gente para começo de conversa tinha mais tempo para nao falar bobagem hoje em lançamento e uma loucura uma corrida contra o tempo imensa e a quantidade de besteira que sai e incrivel mas assim mesmo no faça voce mesmo que e um campo que eu adoro na internet tem muito volume muita coisa mas pouco bom realmente e o que acontece hoje e que as pessoas nao tem mais base para saber o que presta ou nao estava vendo isso ontem eu comprei um civic velho 1 7 2002 e como sempre comprei com motor estourado eu prefiro porque assim eu o faço e sei o que tem dentro nao vai me deixar na castello as duas da manha ele tem um problema de agua vazando do reservatorio de expansao ai fui pesquisar online para saber se alguem conhece o problema e como resolver meu a quantidade de bobagem que vi nao esta no gibi na epoca das revistas tinha pelo menos um profissionalismo envolvido hoje tem muito amador publicando qualquer coisa pois e no fim acho que matei a charada assistindo videos de gente que nao sabia nada meio que adivinhando era o sensor de temperatura ruim que nao ligava a ventoinha e aquecia a agua fazendo vazar pelo reservatorio tem gente fazendo coisa boa na internet mas na maioria oficinas caras e equipadas com equipamentos caros que o cara em casa nao tem para resolver o problema quando a gente fazia revista a gente vendia algo fisico pelo menos tambem e derivados a oficina mecanica teve varios derivados a hot a import ediçoes faça voce mesmo voce fazia uma tiragem pequena e jogava so em sao paulo ai sentia como ia com esse dado era facil calcular quanto venderia fora no resto do brasil e acertar nos no flatout conseguimos um formato que funciona fazendo assinatura e a unica maneira de viabilizar hoje em dia um conteudo profissional e comprometido acredito entao fora isso se trabalha para ganhar so aplauso aplauso e muito legal mas nao poe comida na mesa ne [caption id= attachment_270417 align= aligncenter width= 539 ] josias e a primeira amazonas[/caption] o legal da epoca das revistas era o contato com os fabricantes nacionais a gente ficava amigo desse povo todo veja por exemplo o paulo renha criador do formigao aquela picape que tive e que virou reportagem do flatout eu conheci ele na duas rodas quando ele fazia o triciclo a gente ajudava dava dica de como melhorar a gente participava do projeto na verdade nessa epoca alem do renha tinha a amazonas com motor de fusca tambem eu esqueci do nome da dupla mas eram dois caras legais meio maluquinhos os mecanicos luiz antonio gomi e jose carlos biston e a fabrica era la num fim de mundo em sp um lugar que dava medo de ir mesmo o cara para mim vamos ver se voce consegue andar nela sem eu te explicar como eu fucei fucei e sai em primeira marcha voltei ainda em primeira mas andei risos mas fiquei amigo dos caras ajudei pacas la passou por um monte de donos mas sempre a gente dava palpite voces eram praticamente a engenharia experimental o departamento de testes e porque eles nao tinham nada era um negocio precario mesmo nao tinha documento e por isso davam no maximo uma volta no quarteirao a gente metia uma placa da revista de teste e ia embora eu fui ate porto alegre com uma moto amazonas dessas como assim era a epoca que proibiram vender gasolina no fim de semana peguei a moto enchi o bolso de gicles e fui embora numa sexta feira com gasolina cheguei em porto alegre e a ideia era voltar no meio do fim de semana com alcool montei os gicles maiores para alcool uma garrafinha com gasolina para partida a frio jogando direto no carburador e vamos embora voltei no alcool tiramos essa materia literalmente do nada uma dificuldade que virou materia maluca amazonas flex na marra trocando gicle voce fez um monte de viagem de moto legal na duas rodas nao a yamaha 50 nacional voce viajou com ela nao sim a gente foi para curitiba com ela e a yamaha tinha feito as motos de teste com gicle menor para ser economica quando chegamos la por registro furou o pistao estavamos em duas motos um foi puxando o outro e chegamos numa borracharia desmontei o motorzinho pistao furado onde ia arrumar um pistao de yamaha 50 recem lançada em registro a soluçao foi colocar um rebite grande no furo; era o que tinha ali abri o furo do gicle para nao esquentar de novo montamos e fomos embora cheguei na concessionaria em curitiba e disse tem que trocar o pistao o cara mas ela esta funcionando redonda sim mas tem um rebite no pistao risos viajei muito de moto fiz manaus sao paulo 3 vezes via manaus porto velho voce ainda anda de moto ando mas mais em cidade agora indo de la para ca e bem mais pratico de moto ainda mais em sao paulo ando mesmo e de scooter para fazer essas coisas do dia a dia eu tenho um burgman 125 aqui em sao paulo mas em tatui eu tenho um monte de caco velho um monte risos como nao podia deixar de ser; voce e socio fundador do movimento mendigomobilista brasileiro o boris feldman e que disse o josias e um cara tecnico que gosta de carro sabe o que e bom mas gosta mesmo e de merda risos um exemplo disso tinha o veteran motorcycle club do brasil do caldeira eles faziam umas viagens para lugar perto cotia por exemplo com moto antiga de verdade e quase sempre eu ia com algum caco veio meu quando quebrava uma moto era um delirio; todo mundo se juntava para consertar ver o que e dava ate briga um domingo desses eu nao consegui ir ai liguei para o caldeira na segunda e ai como foi o passeio uma merda nenhuma moto quebrou risos josias ja que falamos de caco veio diz a lenda que voce tem um monte de daihatsu charade escondido por toda tatui procede lenda cheguei a ter 3 charade so hoje tenho um cuore e um charade seda o cuore no japao e kei jidosha 660 cm3 mas aqui e 850 cm3 na verdade estou fazendo o civic para aposentar o charade ja rodei quase 200 mil km com ele nao aguanto mais nem olhar para a cara dele e a mercedes diesel voce ainda a tem tenho eu vou te falar estou precisando e vender um monte de coisa para poder cuidar bem do que sobra eu tenho mais carro do que posso cuidar o chepala mesmo esta parado faz alguns meses ja e o carrinho esta bem legal com a ajuda do ag eu coloquei coroa e pinhao de opala no diferencial do chevette ficou sensacional mais longo ideal para este motor era muito curto antes e motor de opala nao gosta de girar para fazer nao foi facil contratei uma semana de um torneiro desempregado em tatui e coloquei ele uma semana no torno com meu mecanico ficou bom pacas a 100 km/h da 2700 rpm motor de opala 4 cilindros em chevette pode ser coisa antiga mas o carro anda junto com carro moderno agora facil fica muito bom esse chevette voce foi buscar longe nao foi eu achei ele na internet em belo horizonte liguei para o ricardo dilser da fiat meu amigo que gosta dessas coisas velhas tambem falei com ele uma 10h da manha meio dia ele liga de volta estou do lado do chevette risos ele me disse se voce nao comprar eu compro na hora eu mandei fechar negocio claro faltava ir buscar peguei uma carona com o ricardo num domingo ate betim e fui buscar o carro o ricardo pensou que eu ia manda lo numa carreta com os fiat zero km eu nem pensar volto rodando com ele eu vim embora daquele jeito 10 psi num pneu 40 em outro parei num posto dei um tapa nele e fui primeira subida começa um cheiro desgraçado de gasolina dentro parei em outro posto olhei o filtro de ar parecia um tijolo joguei o filtro no lixo o carro ahhhh respirou finalmente risos ai vim embora com o ricardo preocupado me ligando a cada 15 min risos ate tatui deu 850 km de chevette 1 4 quatro marchas velho e cansado debaixo de chuva ainda por cima almocei em bh e meia noite cheguei em casa uma vez tambem fui buscar um santa matilde la no fim do rio grande do sul divisa com uruguai esse foi fogo demorei uns dois dias para chegar em casa eu e meu filho fomos com uma s10 de teste eu voltei com o sm platinado parou de funcionar explodiu pneu nao tinha estepe esse foi dificil mas chegou e a perua volvo 850 t5r ainda esta ai esta sim ainda esta aqui e outro carro que estou querendo vender por falta de tempo e um carro super legal o problema dela para mim que ando muito e consumo e esse problema e na verdade meu nao dela eu vou quietinho com ela para tatui no limite tranquilo e tal ela chega a fazer 11 km/l mas carro velho daquele um caixote com um tio velho no volante sempre aparece algum moleque para perturbar resultado faz 2 3 km/l risos mas e muito legal anda muito mesmo qual carro voce mais curtiu a compra e como foi essa compra eu sou um cara voluvel para caramba me apaixono por cada coisa que depois em olho e nem eu entendo o porque teve uma epoca que eu tinha de tudo de fibra de vidro tinha um monte de coisa como o formigao coisa obscura mesmo sobrou o ragge so hoje fui buscar esse ragge em petropolis tinha um lançamento qualquer na bahia e eu dividi a passagem voltava ate o rio e ficava uma ponte aerea em aberto mas nunca tinha subido a serra do rio peguei um onibus que so chegou la de noite dormi num hotel e no dia seguinte fui ver o carro estava completinho ate o volante original mas o motor todo ruim carro bem usado fiquei pensando pegar outro busao ate o rio depois aviao falei com o cara meu numa boa voce iria para sao paulo com ele o sujeito que era meio hippie cuca fresca olhou bem para minha cara e disse nem fodendo risos mas comprei o carro sai de la parei em um posto os quatro cilindros funcionavam mas nunca juntos saca risos ai baixei o oleo um piche preto enchi o carter de ursula 50 oleo para caminhao diesel enchi o tanque e vim embora para sao paulo foi outra desgraça uma penuria mas cheguei la pela meia noite de novo em tatui dia seguinte fui ao mecanico para desmontarmos o motor nao tinha um anel sequer inteiro nos pistoes risos as sedes de valvulas estavam todas soltas tambem incrivel o mecanico nao acreditou que tinha vindo de petropolis com aquilo mas e aquilo carro velho sabe que voce vai cuidar dele da o ultimo suspiro para voce antes de parar igual carro velho so cachorro no amor incondicional ainda mais esses orfaos abandonados mas sobrou so o ragge da fase da fibra cheguei a ter mais de 10 carros [caption id= attachment_270460 align= aligncenter width= 999 ] o rontan[/caption] ah tem outro se trata de um prototipo unico da rontan de tatui um conversivel de fibra que mistura linhas do puma miura e outros da epoca comprei a carroceria e montei em chassi de brasilia com motor ap 1 8 fibra e mecanica terminada falta pintura e parte interna eletrica tem chicote pronto mas sem tempo para terminar ele qual carro voce vendeu que voce nao queria ter vendido olha arrependido nenhum mas tem carro que tenho saudade eu vendo quando nao uso e sinal que perdeu a vontade e hora de passar adiante eu tive por 20 anos um porsche 911s 1973 eu o adorava mas chegou uma epoca nao conseguia mais manter se ficava parado entupia injetor nao dava tenho saudade mas valia muito vendi bem foi numa hora boa mas era muito bom de andar o porsche po um carro de 1973 com teto solar eletrico outro que tenho saudade eu tive um mustang 1969 v8 302 fui com ele cinco vezes para a bahia e tive tambem um fusca conversivel sulam que tenho saudade a sulam copiou da karmann ne era perfeito o teto um carro muito gostoso o meu era 1986 ultima serie tenho saudade deles mas nao teria de novo o que gosto mesmo e de variar a hora que fica pronto e para de encher o saco perde a graça risos e por isso por exemplo que comprei esse civic eu gosto de japones japones e muito chato mas como engenheiro isso e bom desmontamos o motor e enchemos uma caixa de suporte nao fica um fio um cabo nada solto ali tudo tem seu lugar para voltar o motor no lugar e um quebra cabeça mas por isso nao da chabu o perfeccionismo deles olhando no detalhe e apaixonante para quem gosta de mecanica para terminar ser jornalista automotivo hoje vale a pena ainda e um grande momento de transiçao mesmo com as desvantagens da internet existem as vantagens por exemplo existe publico para tudo continua tendo espaço para o cara que e mais apaixonado por carro que por jornalismo o flatout e um exemplo claro disso falar para um publico menor mas mais qualificado gostoso de trabalhar para ele mais parecido com a gente
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