existem algumas controversias a respeito disso mas o carro que hoje e mais universalmente aceito como marco zero do fenomeno suv e a perua derivada do jeep americano da segunda grande guerra que conhecemos aqui no brasil como rural willys lançada em 1946 nos eua era um carro simples e espartano ao extremo basicamente uma versao do jeep para fazendeiros que precisavam levar a familia a cidade de vez em quando e nada mais que isso setenta anos depois parece que o automovel do futuro tera formato de suv quando ate bentley rolls royce porsche lamborghini e aston martin precisam deles para sobreviver nao resta mais duvidas em breve e so o que teremos pouco a pouco vao morrendo os outros formatos peruas definham sedas em forte vies de baixa e hatchbacks ainda sobrevivem apenas a preço baixo o unico outro tipo de automovel que sobrevive a esta onda e a picape; mas ela mesmo basicamente um suv com caçamba hoje a maioria delas vendida com 4 portas todos sabemos que e um movimento completamente ilogico a ponto de ser quase idiota primeiro a parte funcional dos suv originais a capacidade ampliada pela capacidade de transpor obstaculos e permanecer em movimento mesmo quando a estrada acaba foi esquecida apenas os suv de luxo mantem traçao total e capacidade off road porque sao tao caros que podem usar ate semi eixos de platina pura e portas em ouro maciço que ainda vao dar lucro nao custa nada para eles colocar traçao total e capacidade fora de estrada para calar os criticos todo resto da industria do outro lado ja notou que basta a aparencia de suv para vender e abandonou toda parafernalia mecanica para off road faz tempo num mundo onde se procura teoricamente menos emissao de poluentes e mais eficiencia energetica e ridiculo que estejamos hoje carregando hoje por ai rodas maiores que o necessario e areas frontais maiores que o estritamente util para em troca ter um visual aventureiro mas e a realidade rodas maiores hoje so o que define um suv criam caixas de rodas maiores que por sua vez precisam de suspensoes e carrocerias mais parrudas peso aumenta um suv derivado de um hatch normal tem normalmente o mesmo espaço interno dele ou menos porem tem mais peso mais area frontal centro de gravidade mais alto em troca de uma ligeira melhora de absorçao de impacto da suspensao se tem maior consumo menor desempenho pior comportamento dinamico e simplesmente um carro pior e mais caro objetivamente mas nos entusiastas sabemos que comprar carro por logica e uma furada; carro e mais que numeros frios e uma obra da alma humana que toca cada um de nos de uma forma particular entao se deve responsabilidade fiscal respeitada se comprar simplesmente algo que se goste sempre foi assim; poucas vezes pura logica vendeu carro se vendesse estariamos todos andando de uno 4 portas com ar condicionado ad infinitum nao ha novidade aqui entao o que e novidade e que pela primeira vez se piora o carro em um volume tao imenso no atacado para vender se uma imagem apenas e numa epoca supostamente de consciencia energetica/ecologica o ser humano e seu pior inimigo definitivamente [caption id= attachment_253252 align= aligncenter width= 999 ] suv moderno off road como ideia nao realidade[/caption] por mais que a gente reclame porem sao uma realidade e tem o seu motivo de existir nenhum sucesso aparece a toa e a onda do suv apesar de ridicula em seu tamanho e universalidade hoje tem uma origem interessantissima e ligada ao real significado do automovel sua condiçao de supremo ampliador da liberdade individual depois da rover criar o jipe de luxo em 1970 com o range rover o genero tomou força realmente nos anos 1980 com um jeep a segunda geraçao do cherokee o xj lançado em 1984 este jeep acertou em tudo tamanho capacidade para fora de estrada e dentro dela bem balanceado desempenho desenho da carroceria e o espirito da epoca tambem ninguem queria mais peruas nos eua pois eram consideradas caretas coisa do passado as minivans grande sucesso dos anos 1980 em breve seriam esquecidas por uma estranha mudança social gradativamente ninguem queria mais externar uma imagem de papai e mamae que cuidam da familia tal coisa se tornou tabu uncool picapes e suv’s por outro lado projetam imagem de gente aventureira presa a nada alem de sua vontade de ir ao deserto carregando bicicletas as montanhas praticar alpinismo as florestas acampar real ou nao e a imagem desejada cool o cidadao do primeiro mundo praticamente protegido dos perigos da fome doença e acidentes por uma sociedade avançada e desenvolvida agora precisa mostrar que pratica maneiras divertidissimas de sofrer e quiça morrer de acidentes cansaço e fome senao e desprezado o admiravel mundo novo [caption id= attachment_253253 align= aligncenter width= 973 ] jeep cherokee chief 1984 inicio de uma febre[/caption] mas tal coisa mostra tambem a parte legal dos suv’s ate hoje se a gente esquecer por um momento toda essa bagagem social toda essa baboseira de gente tao investida em mostrar como e incrivel para o mundo la fora e que esquece de descobrir quem e dentro de si mesmo vamos ver que os carros em si nao sao ruins de forma alguma sao carros originalmente de utilidade estendida a promessa de ser capaz de fazer e o mais importante aqui como e num carro esporte capaz de 400 km/h sim 99% do tempo andam nas ruas e estradas asfaltadas fazendo seus pneus grandes e sua capacidade off road inutil uma mochila com chumbo carregada diariamente sem utilidade nenhuma mas o fato e se um dia a oportunidade ou a necessidade aparecer voce esta pronto esta e a grande promessa do automovel ninguem realmente precisa de um carro para viver mas todo mundo quer ter a liberdade de em algum momento subir nele e ir a algum lugar desejado imediatamente sem contar a ninguem ou precisar de ninguem carros deste tipo expandem estas possibilidades fazendo desertos florestas estradas de terra tambem destinos possiveis amplia a liberdade possivel com o automovel e com isto amplia seu significado basico sim claro para isso temos que deixar de lado alguma capacidade dinamica nada e perfeito mas o carro moderno e tao bom que somente gente como a gente muito ligado as suas nuances e minucias percebe a diferença para o povo la fora nao ha nenhuma e numa prova clara de que ninguem liga realmente para eficiencia energetica ou emissao de poluente a unica coisa que percebem e que bebe mais me parece incrivel que gente que ainda ontem achava opala seis cilindros impossivel de manter e comprava o lerdo quatro em linha por isso hoje compra jeep compass e nao reclama de consumo o ser humano e ilogico caotico sem freios; logica e coisa para maquinas nao gente definitivamente nao adianta tentar mudar isso [caption id= attachment_253272 align= aligncenter width= 820 ] promessa rural realidade urbana[/caption] pessoalmente gosto muito dos suv’s que originaram esta febre os dos anos 1990 e 2000 sao carros ainda com capacidade off road intacta na maioria das vezes muitas vezes tem chassi separado dimensoes generosas e motores grandes a gasolina acoplados a cambio automatico sao como um carro americano grande de antigamente com roupa socialmente aceitavel para o seculo xxi nao sao bons para passeios em estradas sinuosas ou para track days claro mesmo nas ruas e estradas cuidado com a velocidade e seus inputs ao volante sao essenciais para evitar acidentes mas sao positivamente deliciosos para o dia a dia andando tranquilamente e em paz com um motorzao debaixo de seu pe direito para pegar aquele buraco no trafego tranquilamente em uma silenciosa nuvem de torque igualzinho eram as barcas americanas que tanto amavamos no passado e parece que nao estou sozinho nos ultimos dois anos alguns amigos meus apareceram em casa com carros desse tipo para minha total surpresa gente ligada ao automovel a alta performance nao devia olhar para isso afinal de contas mas todos eles eram carros em otimo estado bem cuidados e comprados a preços pifios estranhamente atraentes tenho que confessar sao o apice do resto de rico carros de gente com dinheiro que comprou zero e sempre fez revisao sem olhar preço e como estao fora do radar do entusiasta e bebem muita gasolina os preços tendem a ser baixos finalmente parecem estar entrando na area do desejavel serao eles os futuros colecionaveis nos eua tem gente fazendo a primeira geraçao de cayenne um carro interessante preparaçoes para alto desempenho e para off road extremo existem existem empresas reformando suv’s dos anos 1990 como o jeep grand wagoneer e vendendo os a preços absurdos a icon 4x4 de jonathan ward na california faz o toyota landcruiser fj nosso bandeirante uma joia para milionarios refazendo os completamente com componentes modernos existe um movimento claro aqui serao colecionaveis no futuro nao sei sao muito comuns para isso acredito mas acredito tambem que sao opçoes interessantissimas para o entusiasta que gosta de sair um pouco do normal para gente que precisa da versatilidade deles ou mesmo para quem como eu sente falta de algo tranquilizador para o dia a dia sao carros que funcionam muito bem no uso diario caotico de hoje e por isso nao sao simples brinquedos sim combustivel sera gasto pneus sao enormes e caros sao carros velhos ja mas se voce nao quer gastar dinheiro e tempo para ter algo mais interessante que o normal o que faz aqui diesel nao obrigado um motor diesel em carros assim apesar de ter seus fas da alta autonomia de um tanque e de se prestar a muitos usos interessantes estraga a experiencia para mim na hora ao ligar me sinto em um caminhao num trator em um implemento agricola nao e o que procuro se voce se interessou seguem alguns exemplos exemplos do que falamos aqui que podem ser comprados no brasil a preços ainda relativamente modicos claro que barato aqui e so para comprar; nao espere manutençao barata em nenhum desses carros mesmo em coisa basica como pneu consumo de combustivel tambem e de chorar mas nada vem de graça na vida afinal de contas entre nisso com os olhos abertos sem ilusao porem que garanto mais alegria que tristeza toyota hilux 4runner/sw4 1990 1995 o primeiro 4runner dos quais existem apenas alguns aqui no brasil e o mais interessante deles uma capota de fibra de vidro removivel em cima de uma picape duas portas e cinco lugares algo como a chevrolet blazer k5 americana a segunda geraçao ja quatro portas e com carroceria inteira em aço e bem mais comum aqui e nao menos interessante e um toyota da epoca em que sua fama foi construida entao voce ja sabe mesmo com 30 anos de idade tudo funciona um carro criado literalmente para durar para sempre um monte de coisa legal aqui e algo dos anos 1990 estreito com colunas finas e grande area envidraçada portas tambem finas para brisa perto de voce visibilidade tranquila para todo lado que se olhe coisas que perdemos para sempre enfurnados que estamos em bunkers automotivos modernos o carro era carissimo quando novo entao aqui tudo e de qualidade bancos modernos super confortaveis cheios de ajuste com tecido em veludo pesado obviamente caro e duravel na verdade todo interior e revestido em carpete e tecido de primeira e colorido nao so o cinza comum mas tambem vinho e azul o motor e um suave v6 sohc de 160cv acoplado a um cambio automatico e caixa de transferencia de duas velocidades e um carro de cg alto e capota facil claro mas respeitando suas limitaçoes e uma delicia de dirigir um detalhe sensacional a tampa traseira tem um vidro eletrico que desce e a tampa em si abre para baixo como picape demais jeep cherokee xj 1984 2001 o suv original ainda e super interessante e hoje pode ser encontrado a preços bem interessantes aqui principalmente agora com todo mundo com medo de importar peça pagando em dolar o desenho da carroceria chama atençao ainda parece quase contemporaneo quadrado macho e um estilo que como o wrangler e o mercedes g wagen nao envelhece o carro tambem e bom de andar o seis em linha amc de 4 litros e um motor forte pacas e bem duravel o cherokee pode facilmente como qualquer jeep tradicional receber preparaçao para off road tambem pois sao conhecidos por funcionarem muito bem em trilhas o segredo aqui claro e comprar ja modificado sempre existem alguns assim a venda mas mesmo original para uso nas ruas e um carro muito interessante nao e acidente ter vivido tanto nada menos que 17 anos em mercado desenvolvido nao sei se subira de valor com o tempo mas seu valor historico e inegavel genese jeep grand cherokee zj 1993 1998 o primeiro grand cherokee e um classico do genero famosamente lançado por bob lutz e o prefeito de detroit em 1992 lutz atravessou a porta de vidro do cobo hall em detroit depois de subir as escadas de entrada com o jeep e assim abriu o salao de detroit daquele ano outros tempos e um carro com dois eixos rigidos mas tao bem desenhados que incrivelmente e um dos melhores carros do tipo quando se fala em estabilidade calma meninos nao veremos nenhum em interlagos amanha mas e muito bom para uma perua alta que pode atravessar o rubicon trail meu preferido e o primeiro ano com grade de oito slots interior em veludo e ainda apenas com o seis em linha sim uma rara 5 9 limited anda mais e sensacional com seu v8 bravo e faz zero a 100 km/h em tempo de sandero r s mas infelizmente ja esta valorizando demais e como sabemos desempenho final e menos importante aqui suavidade e muito torque e o que atrai o seis ja e bem legal e mais barato que os mais fortes e comuns 5 2 v8 jeep grand cherokee wk 2005 2010 nesta geraçao todo mundo quer um srt8 mas este tambem ja esta caro demais e no frigir dos ovos totalmente desnecessario o v8 basico ja e rapido o suficiente para este tipo de carro na verdade e o chrysler hemi v8 mais barato que voce pode comprar hoje um amigo que tem uma me deu um susto ano passado acompanhando minha perua bmw 328i a velocidades impublicaveis em estrada isto simplesmente e um celeiro que pode andar a mais de 200km/h sao nada menos que 5 7 litros e 325 cv algo que mesmo com mais de 2 toneladas para carregar faz a terra tremer e que tem capacidade a ir a qualquer lugar que voce deseje como era norma nos jeep do passado pequeno por dentro enorme por fora beberrao como todos da especie mas com um leque de habilidades absurdo que nao falha em atrair nissan pathfinder 1986 2004 este aqui e para os mendigomobilistas de plantao os pathfinder sao os carros deste tipo que estao mais baratos custando muito pouco mesmo aqui temos a primeira e a segunda geraçao e ambas sao igualmente baratas no mercado de usados se procurar bem e nao ligar para estado capaz de pegar um de primeira geraçao quase de graça nao consigo explicar o porque pois nada e diferente aqui do que todo o resto deles mas o fato e que sao extremamente baratos nunca dirigi um tambem mas nao acredito que as qualidades basicas do que falamos aqui nao estejam presentes uma opçao que vejo com mais carinho a cada dia porsche cayenne 2003 2010 que os cayenne de primeira geraçao andam muito e tem comportamento em curvas exemplar para um suv todo mundo sabe mas o que poucos percebem e que sao tambem muito capazes no off road la fora existe gente colocando molas mais altas pneus enormes guincho eletrico e indo a lugares antes reservados apenas aos jeeps e land rovers raiz incrivel imagine um mercedes benz s class que pode atravessar um pasto de fazenda sem estrada e isso que e este carro porsche pode ser um nome estranho para este tipo de veiculo mas nao importa o tanto de coisas que este carro pode fazer beira o inacreditavel sim e como o pato que nada anda e voa mas nao faz nenhum deles extremamente bem mas se voce nao quer ganhar corridas em interlagos nem atravessar a amazonia pelo meio da mata todo o resto e possivel aqui pense um pouco nisso nao e incrivel o mundo em que vivemos hoje sei que voce quer a v8 bi turbo mas nao se empolgue tudo que realmente interessa esta disponivel ja na versao v6 a preços otimos so nao saia por ai se gabando por andar de porsche; todo mundo sabe que este nome significa outra coisa totalmente diferente encare isso da forma que ela e uma perua de luxo e alto desempenho alema que pode leva lo a quase qualquer lugar e viva feliz assim
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