ha poucos dias falamos aqui sobre a honda cbx 1050 ela foi nao apenas a primeira moto com motor de seis cilindros produzida em grande volume mas tambem foi a primeira a passar dos 100 cv como se nao bastasse o ronco absurdo produzido pelo motor a 9 000 rpm lembrava um carro de formula 1 o que garantiu a cbx 1050 seu lugar entre as motocicletas mais emblematicas de todos os tempos [gt40 content search= jdm widget= 1 ] lançada em 1978 cbx 1050 era uma das melhores motocicletas a venda em seu tempo com um rodar macio ergonomia ou melhor ciclistica exemplar e visual a prova de criticas alem da capacidade de acelerar ate os 215 km/h mas ela nao reinou sozinha por muito tempo no ano seguinte a rival kawasaki apresentou a sua propria moto de seis cilindros a z1300 tambem conhecida como autobahn stormer devoradora de autobahnen em uma traduçao livre engana se porem quem diz que a z1300 foi a resposta da kawasaki para a honda cbx 1050 a verdade e que a moto passou cinco anos em desenvolvimento antes de ser colocada nas ruas o que ajuda a explicar seu visual um tanto antiquado para a epoca com todas aquelas linhas retas e utilitarias e logo a kawasaki z1300 deixaria claro que o fato de ter chegado um ano depois nao atrapalhou sua missao de tornar se a motocicleta japonesa definitiva ao menos nos anos 1980 e mais a moto foi apresentada em publico pela primeira vez no salao do motociclismo de koln na alemanha em 1978 ou seja ela definitivamente nao era apenas uma reaçao ao lançamento da cbx era uma moto de fato superior nos aspectos tecnicos e foi a motocicleta que deu origem ao termo hyperbike usado pela primeira vez na imprensa para se referir a z1300 [youtube id= wmizd8c ooa width= 620 height= 350 ] nao era para menos a kawasaki z1300 tinha um motor seis cilindros de 1 268 cm³ o maior ja usado em uma motocicleta ate entao dito isto o diametro x curso de 62x71 mm era um motor subquadrado garantia que seis em linha nao fosse excessivamente largo o fato de ser arrefecido a liquido dispensava as aletas nos cabeçotes o que tambem ajudava a conter as dimensoes fisicas do motor alimentado de inicio por um par de carburadores mikuni de corpo duplo o seis em linha entregava nada menos que 120 cv a 8 000 rpm e 11 8 mkgf de torque a 6 500 rpm a força era moderada por um cambio de cinco marchas levada para a roda traseira atraves de um carda o que a tornava mais robusta do que a cbx 1050 que tinha traçao por corrente apesar de seus avantajados 297 kg comumente arredondados para 300 kg a kawasaki z1300 era muito rapida era capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 segundos de zero a 160 km/h em 9 segundos e caso tivesse espaço podia chegar aos 222 km/h o que junto ao fato de ter sido apresentada primeiro na alemanha rendeu a moto o ja citado apelido de autobahn stormer a z1300 tambem cumpria o quarto de milha em 11 93 segundos a 185 km/h de acordo com um teste da revista norte americana cycle world [youtube id= ahztbejucny width= 620 height= 350 ] a publicaçao foi categorica ao elogiar a construçao e a mecanica da z1300 dizendo que nenhuma outra moto e capaz de entragar a potencia de uma yamaha tz750 de corrida com a presença e o ronco de uma harley davidson electraglide ou seja desempenho de esportiva com a usabilidade e o porte de uma touring alias a z1300 era produzida nos estados unidos em uma fabrica inaugurada pela kawasaki em lincoln nebraska em 1974 e foram os americanos os que mais se identificaram com ela na europa as vendas encalharam e dizem ate que foi por causa da kawasaki z1300 que a partir de 1985 a as autoridades francesas impuseram um limite de 100 cv as novas motocicletas para evitar acidentes em 1984 a kawasaki adotou um sistema de injeçao eletronica no lugar dos carburadores o que aumentou a potencia da z1300 em 10 cv e de acordo com a marca tambem melhorou o consumo de combustivel embora nenhum teste da epoca tenha confirmado o consumo de combustivel de 15 km/l declarado pela fabricante o que no fim das contas tambem era mais um detalhe para quem investia em uma motocicleta daquele calibre seu publico mais receptivo foi mesmo o norte americano tanto que naquele mesmo ano a kawasaki introduziu o modelo voyager com bolsas nas laterais para brisa e carenagem era uma alternativa mais do que digna as harley davidson e a honda goldwing especialmente depois que a kawasaki adotou amortecedores pneumaticos na dianteira e na traseira [youtube id= wmizd8c ooa width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] claro nao da para dizer que a moto era perfeita alem de pesada e beberrona a z1300 tinha freios subdmensionados para seu tamanho e potencia e a pouca distancia livre do solo definitivamente nao ajudava a manter os canos do escapamento 6x2 impecaveis dito isto ate que a moto demorou para sofrer impacto nas vendas enquanto a honda cbx perdia mercado para sua irma menor a cb900f ja em 1981 a z1300 so foi perder popularidade nos idos de 1985 quando a propria kawasaki decidiu segmentar sua atuaçao lançando modelos como a custom vulcan 750 com motor v twin carda e velocidade maxima de 180 km/h; e a zg1000 sport tourer com um quatro cilindros de 997 cm³ mais economico e girador capaz de arranhar os 200 km/h eram motos mais baratas e faceis de pilotar o que levou a uma reduçao gradual nas vendas da z1300 ate que em 1989 ela saiu de linha com cerca de 20 000 unidades produzidas jamais a kawasaki colocou nas ruas outra moto com motor de seis cilindros e arrefecimento liquido bonus tracks 6 + 6 = 12 em 1982 franco sbarro dono da fabricante de automoveis especiais suiça que leva seu sobrenome apresentou no salao de genebra o sbarro super twelve um hot hatch de traçao traseira que usava nao um mas dois motores de kawasaki z1300 formando um 12 em linha de 2 6 litros e 240 cv montado na transversal onde normalmente ficaria o porta malas cada um dos motores era ligado a sua propria caixa de cambio com o carda conectado ao cubo de uma das rodas traseiras o super twelve era capaz segundo a sbarro de ir de zero a 100 km/h em cinco segundos com velocidade maxima de quase 220 km/h nao se sabe o que aconteceu com o carro desde sua ultima apariçao publica nos anos 80 agora mais impressionante do que um carro com dois motores de kawasaki z1300 e uma moto com dois motores de kawasaki z1300 e e exatamente este o caso da millyard z2300 v12 criada em 2008 por allen millyard um cara relativamente conhecido no meio motociclistico justamente por suas kawasaki modificadas a millyard z2300 e uma z1300 com quadro alongado e dois motores seis cilidros unidos pelo virabrequim formando um v12 de 2 3 litros e por volta de 250 cv [youtube id= jkf3ocv nuy width= 620 height= 350 ] a moto ganhou um sistema de arrefecimento redimensionado freios melhores e injeçao eletronica com seus 350 kg ela e capaz de ir ate os 160 km/h a 4 000 rpm com tranquilidade e e mais facil de pilotar do que seu tamanho sugere segundo quem ja andou nela
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