voce deve lembrar que ha alguns meses fizemos uma materia sobre o snow cruiser uma verdadeira fortaleza sobre rodas feita pelos americanos para servir como moradia e transporte durante a exploraçao do continente antartico na decada de 1940 curiosamente apesar de suas dimensoes colossais 17 metros de comprimento 6 metros de altura e 34 toneladas o snow cruiser desapareceu apos ser abandonado pela equipe os eua estavam entrando na segunda guerra mundial e o orçamento para o projeto foi cortado ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas os americanos nao foram os unicos a construir um veiculo absurdamente grande para morar e se locomover na antartida os sovieticos tambem o fizeram e ao menos nesta disputa eles se sairam melhor nao que tenha sido uma disputa de fato o kharkovchanka como foi chamado o veiculo ele era construido em karkhov na ucrania so foi construido em 1958 quase duas decadas depois que o snow cruiser desapareceu na antartida mas diferentemente do veiculo americano que tinha algumas falhas de projeto dificeis de resolver sem uma reformulaçao completa o kharkovchanka fez muito bem seu trabalho tanto que mesmo agora mais de meio seculo depois algumas unidades continuam operacionais a ideia de construir os kharkovchanka surgiu justamente depois da segunda guerra mundial com o fim do conflito a uniao sovietica mergulhou de cabeça na ideia de montar uma expediçao permanente na antartida e talvez mostrar aos norte americanos como se fazia uma fortaleza sobre rodas para viver no gelo para isto em vez de criar um veiculo do zero usando uma plataforma propria e motores a diesel e eletricos o que efetivamente fazia do snow cruiser americano um hibrido os sovieticos optaram por usar uma base ja bem conhecida e de eficacia comprovada o at t trator de artilharia sovietico que por sua vez usava como base a plataforma do tanque t 54 que serviu durante a segunda guerra mundial https //www youtube com/watch v=mljeet8cjzq o at t tinha exatamente o mesmo chassi e o mesmo conjunto mecanico do t 54 ou seja ele era movido por um v12 de 39 litros capaz de entregar algo entre 500 cv e 800 cv dependendo da versao diferentemente do tanque o at t tinha motor e cambio uma caixa sincronizada de cinco marchas a frente e uma a re na dianteira e uma cabine de caminhao ele foi o primeiro veiculo utilizado na expediçao sovietica a antartida em meados da decada de 1950 e ele nao se saiu mal diferentemente do snow cruiser que tinha enorme pneus de borracha lisos o at t movia se sobre lagartas e possuia uma capacidade de traçao muito maior ele so tinha alguns problemas sua funçao principal era rebocar trailers e conteineres de carga pela neve da antartida e isto era um problema por si so ja que os trailers nao tinham traçao e frequentemente atolavam na neve a adoçao de lagartas mais largas ajudava parcialmente a reverter esta situaçao mas nao era o ideal o ideal seria construir um veiculo que nao precisasse puxar nada armazenando tudo o que a equipe de exploraçao necessitasse para sua sobrevivencia e seu trabalho a bordo e foi assim que surgiu o kharkovchanka um projeto que levou apenas tres meses da concepçao ao inicio da fabricaçao o briefing era desafiador construir uma especie de onibus capaz de acomodar com relativo conforto seis pessoas mais seus equipamentos uma sala de controle cozinha banheiro e uma sala de reunioes tudo isto em um unico veiculo pense no kharkovchanka como um motorhome ultra especializado por esta razao optou se por algo parecido com um onibus aproveitando o espaço da melhor forma possivel montada sobre um chassi esticado de at t com cerca de nove metros de comprimento tudo isto pesava 35 000 kg exigindo um motor mais forte o motor v12 de 39 litros recebeu dois turbocompressores e um supercharger para chegar aos 995 cv e a sobrealimentaçao ainda ajudava o propulsor a ter desempenho menos sofrivel em altitudes elevadas onde o oxigenio rarefeito prejudica a combustao com lagartas de um metro de largura o kharkovchanka era capaz de atingir os 30 km/h nao era preciso mais do que isto no ambiente antartico onde conseguir se locomover ja era uma grande conquista e na verdade a velocidade de operaçao era em media de 5 km/h pouco mais que uma pessoa caminhando por dentro uma area de 28 m³ o mesmo que um apartamento pequeno com tudo interligado no quarto por exemplo havia uma escotilha de acesso ao motor e era preciso trabalhar nele constantemente porque as condiçoes severas a temperatura chegava a baixar de 75°c as falhas mecanicas eram frequentes consumo excessivo de combustivel lubrificaçao deficiente e tambem falhas no sistema de aquecimento central tornaram a viagem extremamente dificil oito camadas de la de carneiro embutidas na carroceria nao eram suficientes por conta disto do desembarque a antartida em 10 de janeiro 1959 ate o fim da primeira expediçao com a chegada e instalaçao no polo sul passou se um ano inteiro viajando inexploradas que jamais haviam sido sequer sobrevoadas e que mudavam constantemente a paisagem e a geografia da antartida mudam constantemente a chegada ao polo sul geografico aconteceu so em 26 de dezembro daquele ano [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 262604 262627 ] uma base dos estados unidos havia sido construida recentemente ignorando a rivalidade entre eua e urss e a guerra fria os exploradores norte americanos deram as boas vindas aos sovieticos mostraram a eles o local e hastearam uma bandeira norte americana ao lado de uma bandeira sovietica em uma rara demonstraçao de cooperaçao entre os dois imperios https //www youtube com/watch v=cilajvf74fo no total tres unidades do kharkovchanka foram construidas mas so uma delas sobrevive o unidade nº 22 identificada pela pintura; enquanto os restantes possivelmente acabaram servindo como doadores de peças para mante lo funcionando por mais tempo ele foi utilizado pela base russa vostok na antartida para exploraçao por decadas sendo aposentado apenas em 2010 depois disto a russia enviou um pedido ao tratado da antartida para tornar o karkhovchanka 22 um monumento historico a exploraçao sovietica do continente gelado como um atestado as capacidades dos engenheiros e cientistas da antiga uniao sovietica e suas contribuiçoes para que a humanidade conhecesse melhor aquela regiao remota sugestao do leitor daniel cruz
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