FlatOut!
Image default
Car Culture

Renascidos em alumínio: seis carros mais leves que o normal


Desde o início da indústria, quando você queria fazer um carro mais leve, ou um carro de competição, usava o máximo de alumínio possível com a tecnologia da época. Alumínio é quase 3 vezes mais leve que o aço, apesar de, ao substituí-lo, ser necessário uma quantidade maior de alumínio para compensar as propriedades físicas mais vantajosas do aço. Mesmo assim, o ganho de peso com o alumínio é sempre grande, as vezes chegando até a metade do peso da peça original. Na carroceria, principalmente em peças não estruturais, o ganho pode ser ainda maior. Se você estiver disposto a relevar uma maior facilidade de se amassar as chapas externas, a redução pode ser bem drástica em para-lamas, portas, capôs e tampa de porta-malas por exemplo. Pode-se usar até as mesmas prensas e estampos das peças em aço, e a mesma espessura, se relevarmos o fato de que seu para-lama vai amassar se alguém apoiar nele. Alumínio: material