por mais que os hatches medios estejam em declinio no brasil o segmento dos compactos ainda tem força e foi por isto que a kia decidiu enfim trazer o novo rio para o brasil a atual geraçao do coreano foi apresentada em 2016 no salao de paris sim ja faz bastante tempo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] por sorte ele tem um design interessante e harmonico ainda que ja nao tenha cheiro de novidade uma plataforma competente a hyundai kia gb a mesma do proximo hyundai i20 boa oferta de equipamentos desde a versao mais barata e mecanica ja conhecida por aqui o motor 1 6 gamma com 130 cv a 6 000 rpm e 16 5 kgfm de torque a 4 500 rpm quando abastecido com etanol com gasolina sao 123 cv e 16 kgfm de torque as mesmas rotaçoes mais um cambio automatico de seis marchas ha alguns dias quando foi anunciado o rio foi chamado de alternativa ao hyundai hb20 considerando a similaridade mecanica e o visual indiscutivelmente mais agradavel contudo ha uma boa seleçao de concorrentes em porte e faixa de preço neste post vamos analisar o proprio kia rio e tambem cada um de seus rivais todos eles considerando principalmente a faixa de preço proposta pela fabricante entre r$ 69 990 pela versao lx e r$ 79 990 pela ex o que alias e interessante sao poucos os rivais que encostam ou ultrapassam os r$ 80 000 sem opcionais a estrategia da kia e oferecer uma boa seleçao de equipamentos no modelo mais barato conquistando mais clientes pelos mimos e um termo ruim mas se aplica aqui da versao mais cara pelos r$ 70 000 rio lx oferece de serie central multimidia com touchscreen de sete polegadas bancos de couro retrovisores eletricos camera de re hill holder volante com comandos sensor de pressao dos pneus banco do motorista com ajuste de altura ar condicionado manual farois de neblina e controles eletronicos de traçao e estabilidade custando r$ 80 000 o rio ex acrescenta alem de todos os itens do lx ar condicionado automatico cruise control luzes diurnas de led retrovisores com rebatimento eletrico e repetidores dos piscas acabamento de couro no volante e grade dianteira em preto brilhante curiosamente a kia nao diz o numero de airbags presentes em cada versao em termos de medidas o rio tem 4 065 mm de comprimento 1 725 mm de largura 2 580 mm de entre eixos e 325 litros de capacidade no porta malas considerando novamente o momento do mercado no qual a kia so faz sucesso com seus suvs sportage e sorento o rio pode ser uma aposta arriscada ainda que tambem pareça a primeira vista uma opçao interessante vamos ver o que os adversarios oferecem vw polo o volkswagen polo deve ser para muitos a primeira opçao entre os hatches compactos premium lançado la fora me 2017 ele ainda tem cara de novidade uma boa plataforma e porte semelhante as dimensoes sao parecidissimas com o que se ve no rio 4 053 mm de comprimento 2 564 mm de entre eixos 1 780 mm de largura e porta malas de 300 litros uma opçao interessante logo de cara e o polo highline 200 tsi que custa r$ 76 990 veja bem exatos r$ 3 000 a menos que o kia rio de topo ele e equipado com o 1 0 turbo tres cilindros tsi com numeros equivalantes ao motor 1 6 gamma do kia sao 128 cv e 20 4 kgfm de torque etanol moderados por uma caixa automatica de seis marchas entre os equipamentos de serie ele aletas para troca de marchas no volante traz hill holder partida sem chave cruise control banco do motorista com ajuste milimetrico de altura quatro airbags frontais e laterais central multimidia composition touch com integraçao de smartphones android e ios sistema de som com seis alto falantes sendo dois tweeters ar condicionado digital controles de estabilidade e traçao diferencial com autoblocante eletronico volante com ajuste de altura e profundidade drls de led rodas de liga leve de 16 polegadas direçao com assistencia eletrica e sensor de estacionamento tambem e interessante mencionar o polo comfortline que fica logo abaixo do highline ele tambem pode ser uma boa alternativa custando r$ 71 560 ele perde alguns itens como o sistema de partida sem chave cruise control ar condicionado automatico as aletas atras do volante e as rodas de 16 polegadas que sao trocadas por rodas de 15 polegadas agora se voce nao faz questao do motor turbo o polo 1 6 msi tambem pode considerar o polo 1 6 msi que dispoe de 117 cv e 16 5 kgfm de torque a versao com cambio manual sai por r$ 61 150 enquanto o cambio automatico de seis marchas custa r$ 63 350 em relaçao ao comfortline o polo 1 6 msi perde o sensor de estacionamento traseiro dois tweeters no sistema de som as rodas de liga leve e a central multimidia com tela sensivel ao toque por outro lado equipamentos como controles de traçao e estabilidade e bloqueio eletronico de diferencial sao mantidos fiat argo vamos ao representante da fiat no comparativo o argo que aqui aparece em duas versoes em porte ele tambem se assemelha ao rio tem 4 000 mm de comprimento 1 750 mm de largura 2 521 mm de entre eixos e porta malas de 300 litros a primeira opçao e o argo hgt de topo que custa o mesmo que o rio de entrada r$ 69 990 e o que ele oferece por este valor começando pela mecanica o motor 1 8 etor q 16v com 139 cv e 19 3 kgfm de torque acoplado sempre a um cambio automatico de seis marchas a opçao 1 8 manual deixou de existir na linha 2020 sua lista de equipamentos de serie tambem e generosa ar condicionado banco do motorista com regulagem de altura; central multimidia com touchscreen de sete polegadas e integraçao com android e ios alem de reconhecimento de voz e porta usb traseira; abertura das portas vidros e porta malas por telecomando; direçao eletrica progressiva controles eletronicos de estabilidade e traçao; computador de bordo; sistema follow me home; hill holder; porta malas iluminado; drls de led; iluminaçao ambiente; trio eletrico; funçao one touch e antiesmagamento em todos os vidros no polo por exemplo isto so vale para os vidros dianteiros ; rodas de liga leve de 16 polegadas e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade o fiat argo hgt vale lembrar utiliza uma sigla que remete a versoes esportivas e isto se traduz no visual agora se voce quer algo mais discreto o argo precision pode ser uma opçao interessante ele traz exatamente o mesmo conjunto mecanico do hgt mas custa r$ 64 990 por este valor ele perde a decoraçao esportiva as rodas de liga leve de 16 polegadas substituidas por rodas de aço estampado de 15 polegadas com calotas a porta usb para os ocupantes do banco traseiro e a regulagem de profundidade do volante chevrolet onix em sua nova geraçao o chevrolet onix ganhou uma plataforma global e agora tem porte mais avantajado com 4 163 mm de comprimento 1 730 mm de largura e 2 551 mm de entre eixos mas tambem tem o menor porta malas so 275 litros de todo modo ele tem em sua versao de topo a premier turbo a alternativa mais interessante ao kia rio por r$ 71 790 o onix premier turbo vem equipado com um 1 0 tres cilindros turbo obviamente que e o motor menos potente de todos os citados ate aqui 116 cv e 16 8 kgfm de torque ao menos ele tambem vem com cambio automatico de seis marchas seu forte porem sao os itens de serie ele oferece por exemplo seis airbags frontais laterais e de cortina logo de cara bem como chave presencial farois com acendimento automatico camera de re carregador de celular por induçao limitador de velocidade e sistema de som com seis alto falantes ele tambem vem com hill holder alarme ar condicionado computador de bordo cruise control volante multifuncional direçao eletrica progressiva partida keyless duas portas usb para os ocupantes do banco traseiro exclusividade no segmento drls de led sistema multimidia mylink com tela sensivel ao toque e integraçao com android e ios concierge onstar wi fi camera de re one touch e antiesmagamento em todos os vidros algo que tambem falta ao rio e aos rivais e monitoramento de pressao dos pneus da mesma forma que os outros rivais citados aqui o onix tambem tem uma opçao mais em conta o ltz que tem o mesmo motor cambio manual de seis marchas por r$ 62 490 ele perde ar condicionado cruise control e outros itens menores de conforto e conveniencia alem de vir com rodas de 15 polegadas em vez de 16 polegadas recursos de segurança incluindo a camera de re controles de estabilidade e traçao e os seis airbags sao mantidos hyundai hb20 considerando a proximidade entre o hyundai hb20 e o kia rio em termos de plataforma visto que o hb20 e uma versao abrasileirada do i20 que por sua vez compartilha a plataforma com o rio da geraçao passada quase da para chamar a rivalidade entre os dois de concorrencia interna o hb20 e um carro menor com menos de quatro metros de comprimento e e ligeiramente inferior em termos de acabamento mas ele tem bons motores e bem construido e oferece uma boa seleçao de itens de serie nas versoes mais caras ele so ficou um pouco indigesto esteticamente falando para uma parte significativa de seu publico olhando para alem da superficie porem ele tem seus atrativos pegue a versao de topo diamond plus por exemplo de r$ 77 990 detalhe mais caro que o vw polo highline 200 tsi nesta versao ele nao usa o motor 1 6 gamma e sim o 1 0 kappa turbo de tres cilindros com 120 cv e 17 5 kgfm de torque tambem acoplado a uma caixa automatica de seis marchas de serie o hb20 diamond plus vem com airbags frontais e laterais; controles eletronicos de estabilidade e traçao; hill holder; monitoramento de pressao dos pneus; frenagem automatica de emergencia; alerta de mudança de faixa; ar condicionado digital; direçao eletrica progressiva; one touch e antiesmagamento em todos os vidros; chave presencial com telecomando; partida por botao; computador de bordo; banco do motorista com regulagem de altura; volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade; sensor de estacionamento traseiro; cruise control; camera de re; aletas para troca de marcha atras do volante; star stop; limitador de velocidade e central multimidia com tela de oito polegadas e integraçao com smartphones ios e android e interessante notar que a versao diamond sem plus com o mesmissimo conjunto mecanico custa r$ 73 590 e perde apenas acabamento interno de couro sintetico marrom mas se voce quiser economizar mais um pouco sem abrir mao do motor 1 0 turbo ha o hb20 evolution que custa r$ 67 190 ele perde itens como frenagem de emergencia alerta de mudança de faixa monitoramento de pressao dos pneus airbags laterais partida por botao sistema start stop aletas para troca de marchas e camera de re tambem podemos incluir como alternativa o hb20 vision este sim com motor 1 6 gamma identico ao do kia rio e cambio automatico no seu caso estamos falando de r$ 62 790 porem praticamente todos os itens da versao evolution exceto o sensor de estacionamento traseiro e o volante com regulagem de altura e profundidade toyota yaris o hatch compacto da toyota lançado em 2018 possui versoes abaixo e acima do kia rio sendo assim no seu caso e interessante comparar os dois extremos por exemplo a versao de topo xl plus connect custa r$ 84 990 exatos r$ 5 000 a mais que o rio mais caro por este valor leva se um motor 1 5 16v de 110 cv e 14 9 kgfm de torque acoplado a uma caixa cvt com sete marchas simuladas um conjunto elastico e eficiente embora seja o menos potente da lista os equipamentos incluem ar condicionado automatico computador de bordo com tela colorida e 16 funçoes direçao eletrica progressiva retrovisor eletrocromico cruise control chave presencial partida por botao sensor de chuva nove airbags dois frontais dois laterais quatro de cortina e um de joelho camera de re controles eletronicos de estabilidade etraçao hill holder central multimidia de sete polegadas com quatro alto falantes e dois tweeters e integraçao com smartphones ios e android note porem que nao ha assistencias como frenagem de emergencia e alerta de mudança de faixa se voce quiser o mesmo conjunto mecanico e nao se importar em abrir mao de alguns itens o yaris xl plus e bem mais interessante partindo de r$ 72 490 ele oferece apenas airbags frontais 12 funçoes no computador de bordo e nao 16 bancos de tecido em vez de couro e acabamento externo mais simples dispensando leds e detalhes em preto brilhante por exemplo e interessante incluir aqui tambem o yaris de entrada unico com motor 1 3 16v de 101 cv e 12 9 kgfm de torque com cambio manual de seis marchas ele custa r$ 66 890; ja com a caixa cvt sao r$ 68 890 uma diferença pequena ate os r$ 69 990 do rio de entrada e seu motor 1 6 16v de 130 cv os itens de serie do yaris de entrada ar condiciondo manual chave com telecomando para travas e alerme computador de bordo com 12 funçoes airbags frontais controles de estabilidade e traçao alarme perimetrico hill holder e radio com quatro alto falantes entrada usb e bluetooth observando a ficha tecnica bruta ele e menos potente que o rio em todas as versoes e oferece menos itens mas a questao e que a toyota possui uma enorme fidelidade de marca entre os clientes e isto conta pontos para o yaris honda fit o honda fit esta em uma situaçao semelhante a do yaris em termos de preço e posicionamento no mercado a diferença e que todas as versoes da mais barata a mais cara usam o mesmo motor 1 5 16v de 116 cv e 15 3 kgfm de torque so a versao de entrada porem conta com cambio manual de cinco marchas todas as demais usam um cambio cvt com paddle shifters e marchas simuladas nas mais caras o fit de topo exl custa r$ 86 500 e o mais caro entre todos os carros citados aqui por esta grana ele vem com ar condicionado digital com tela sensivel ao toque; central multimidia com tela de sete polegadas integraçao com smartphones ios e android mais navegador por gps; quatro alto falantes e dois tweeters; coluna de direçao ajustavel em altura e profundidade; painel de instrumentos com computador de bordo; revestimento interno de couro; volante multifuncional; seis airbags frontais laterais e de cortina ; controles eletronicos de traçao e estabilidade; imobilizador; hill holder; camera de re sensores de estacionamento; sinalizador de frenagem de emergencia e chave com telecomando inexplicavelmente porem lhe faltam recursos simples como funçao one touch e antiesmagamento para os vidros traseiros e mesmo freios traseiros a disco pensando nisto talvez seja mais interessante optar por uma versao intermediaria o fit lx custa r$ 75 600 e perde itens como ar condicionado digital conjunto optico de led e aletas atras do volante e mas ainda vem com camera de re e sensores de estacionamento e uma economia grande e que faz sentido peugeot 208 com uma nova geraçao se aproximando o peugeot 208 pode ser uma opçao interessante em termos de preço mesmo que o modelo atual ja seja relativamente antigo ele foi lançado em 2012 la fora seu estilo ainda agrada e os preços sao interessantes a versao intermediaria active pack e um bom exemplo por r$ 69 990 ele tem motor 1 6 16v de 118 cv e 16 1 kgfm de torque mais cambio automatico de seis marchas e entre os equipamentos de serie oferece ar condicionado manual porta luvas refrigerado one touch e antiesmagamento nos vidros dianteiros airbags frontais cruise control limitador de velocidade computador de bordo seis alto falantes sendo dois tweeters e central multimidia com tela de sete polegadas com integraçao ios/android se quiser gastar um pouco mais ha o 208 de topo griffe por r$ 75 990 ele oferece o mesmo conjunto mecanico mas acrescenta a lista de equipamentos para brisa panoramico volante revestido em couro rodas de liga leve de 16 polegadas airbags laterais e de cortina sensor de chuva e ar condicionado digital dual zone citroen c3 em uma situaçao semelhante a do peugeot 208 com quem alias divide plataforma e conjunto mecanico o citroen c3 e um carro mais antigo e que por isso tem valores atraentes considerando o nivel de equipamentos na verdade ele e mais recheado que o peugeot e custa menos a versao auto attraction com motor 1 6 16v de 118 cv custa r$ 65 090 e traz como itens de serie ar condicionado digital camera de re porta luvas refrigerado one touch e antiesmagamento para o motorista airbags frontais cruise control limitador de velocidade computador de bordo seis alto falantes sendo dois tweeters e central multimidia com tela de sete polegadas com integraçao ios/android o citroen c3 urban trail que traz o mesmo conjunto mecanico porem conta com suspensao ligeiramente mais alta e apliques em plastico preto nos para lamas custa r$ 72 090 e vem com todos os itens do auto attraction mais airbags de cortina na dianteira rodas de 16 polegadas e pintura em dois tons
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.