a contribuiçao de carroll shelby para o sucesso da ford na decada de 1960 tanto nas pistas quanto nas ruas e inegavel e amplamente reconhecida foi shelby quem transformou o ford mustang em um esportivo de respeito ao criar o gt350 e o gt500 logo depois e sua genialidade brutal tambem ajudou o gt40 a superar a ferrari nas 24 horas de le mans ainda que no caso do gt40 todo o trabalho tenha sido feito na kar kraft divisao da ford criada especialmente para o desenvolvimento do esportivo a ligaçao de shelby com a ford começou pouco antes em 1962 por causa do chevrolet corvette ha 60 anos em 1959 shelby abandonou a carreira de piloto por questoes de saude ele tinha problemas cardiacos e achava que pilotar carros de corrida acabaria o matando do coraçao se nao fosse em um acidente assim ele decidiu voltar se a construçao de esportivos e carros de corrida radicado por um bom tempo na inglaterra shelby conhecia bem os esportivos europeus em especial os pequenos e leves roadsters britanicos mas achava que eles nao exploravam bem seu potencial foi assim que ele transformou o pequeno ac ace originalmente movido por um seis em linha bristol em um monstrinho leve e muito potente chamado cobra enquanto shelby cuidava da engenharia quem fornecia os motores v8 era a ford que viu no cobra um promissor rival para o corvette a relaçao entre shelby e a ford a partir dai foi muito frutifera e produtiva para os dois lados uma parte meio esquecida desta historia porem ocorreu entre a criaçao do cobra em 1962 e o inicio do programa do gt350 em 1964 estamos falando do cooper ford type 61 monaco mas pode chamar de king cobra shelby monaco o primeiro carro de motor central traseiro feito por carroll shelby e o precursor do ford gt40 tendo cedido alguns componentes para os primeiros prototipos do mesmo so fizeram dois exemplares carroll shelby fundou a empresa que leva seu sobrenome em 1962 com o intuito de realizar em serie as conversoes do ac cobra para shelby cobra e ele sabia muito bem que a melhor propaganda possivel para um bom esportivo era o sucesso nas pistas assim logo que o cobra ficou pronto shelby começou a inscreve lo nas principais competiçoes dos eua incluindo o recem inaugurado united states road racing championship usrrc organizado pelo sports car club of america scca ainda com o motor v8 small block 289 da ford o cobra foi o primeiro campeao do usrrc com bob holbert ao volante na temporada de 1963 naquele ano o cobra tambem participou de provas de longa duraçao como as 12 horas de sebring na qual quatro carros foram inscritos e conduzidos por nomes do calibre de phil hill e dan gurney embora phil hill tenha conseguido a pole em sebring quem venceu a corrida foi a ferrari 250 p de john surtees o que era ironico ja que hill havia sido o vencedor na ediçao de 1961 com a ferrari 250 tr e tambem deixava evidente que por mais potentes e velozes que os cobra fossem eles nao eram pareo para os prototipos de motor central traseiro que estavam começando a ficar populares entre os quais estava a propria 250 p a resposta para superar os europeus estava na europa claro procurando uma base apropriada para um novo carro de competiçao shelby encontrou a cooper importante fabricante britanica de carros de corrida que na decada de 1950 conseguiu certo destaque com seus monopostos de formula 1 na epoca a cooper vendia carros sem mecanica para que equipes grandes e pequenas pudessem competir usando seus proprios motores geralmente os cooper eram monopostos carros como o t52 o t56 e o t59 faziam sucesso entre as equipes da formula junior que eram leves compactos e adequados para motores de baixo deslocamento seu projeto mais recente porem representava uma ruptura ele era um roadster com as rodas cobertas e uma carroceria aerodinamica logo no lançamento foi adquirido por equipes como a ecurie ecosse famosa por correr com carros da jaguar nos anos anteriores; e a maserati que instalou nele um de seus v12 de tres litros [caption id= attachment_241781 align= aligncenter width= 1024 ] cooper maserati com motor v12[/caption] carroll shelby encomendou dois chassis rolantes com os numeros cm/1/63 e cm/3/63 e assim que eles foram entregues começou a trabalhar shelby ja sabia o que fazer sua experiencia com o cobra o ensinou que ele deveria reforçar o monocoque para suportar a força dos motores e ele tambem realizou algumas modificaçoes aerodinamicas arredondando as barbatanas nas laterais traseiras no projeto original elas eram pontudas com isto a identidade visual dos carros ficou mais parecida com o que se via no cobra a mecanica escolhida claro foi o motor v8 ford 289 de 4 6 litros alimentado por quatro carburadores weber e equipado com coletores de escape do tipo bundle of snakes feitos sob medida eles passavam tranquilamente dos 400 cv o motor era ligado a um transeixo traseiro bmc feito na inglaterra mas quando este se mostrou fragil demais para o torque do v8 americano shelby optou por um transeixo italiano da colotti cada um dos carros pesava cerca de 640 kg um numero baixissimo responsavel por uma relaçao peso potencia de 1 6 kg/cv carroll shelby chamava os carros de cooper ford mas logo a imprensa automotiva norte americana tratou de criar um nome mais sonoro e chamativo shelby king cobra embora tenha chegado depois o cm/3/63 foi o que correu primeiro com o piloto bob holbert classificando se em primeiro para o pacific northwest grand prix uma das oito corridas da temporada de 1963 do usrrc o carro porem superaqueceu por causa de um defeito na bomba d agua e teve de abandonar a primeira corrida antes da hora na prova seguinte foi uma junta de cabeçote que abriu o bico forçando o king cobra a abandonar outra corrida apos se classificar na terceira posiçao a terceira corrida terminou com outro abandono por superaquecimento foi so em sua quarta tentativa em mid ohio que o king cobra de holbert conquistou a tao almejada vitoria o outro carro cm/1/63 era conduzido por dave mcdonald que tambem trabalhava como mecanico na oficina da shelby e foi melhor sucedido vencendo as 200 milhas de riverside e as 200 milhas de laguna seca em 1963 em 10 maio 1964 mcdonald e holbert revezaram ao volante do king cobra cm/1/63 em mais algumas corridas culminando com uma vitoria na etapa de kent do usrrc apenas 20 dias depois da corrida mcdonald participou da ediçao de 1964 das 500 milhas de indianapolis em 30 de maio seu carro estava muito instavel e antes de iniciar a segunda volta ele perdeu o controle e bateu contra o muro atravessando a pista e envolvendo outros seis carros no acidente uma explosao aconteceu logo em seguida https //www youtube com/watch v=ppini7idhv8 dave mcdonald foi levado ao hospital as pressas mas nao resistiu aos ferimentos eddie sachs um dos pilotos envolvidos na tragedia tambem morreu ao mesmo tempo bob holbert decidiu aposentar se das pistas depois de uma sequencia de resultados ruins com tudo isto apesar de alguns bons resultados o king cobra foi considerado um fracasso por shelby que desmontou os dois carros e reaproveitou algumas de suas peças em outros projetos incluindo os primeiros prototipos do ford gt40 atualmente porem ambos os carros estao na ativa outra vez o cm/1/63 foi vendido ao piloto charlie cox que o reconstruiu e disputou com ele algumas corridas da scca antes de vende lo o atual dono mandou restaura lo nas especificaçoes originais e participa com ele de corridas de classicos usando o numero 94 na carroceria [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 241768 241766 241765 241770 241764 241769 241763 241767 ] ja o cm/3/63 foi vendido em 1966 a um entusiasta chamado alex burdin que por infelicidade veio a morrer antes de concluir a reconstruçao depois disto ele foi anunciado a uma revista e comprado por um novo dono ja com um motor v8 289 novo e um transeixo zf que correu com ele ate 1970 naquele ano o king cobra foi vendido a robert green seu penultimo dono green conseguiu um certificado de autenticidade com o proprio carroll shelby e mandou restaurar o carro em 1991 em 2014 o cm/3/63 foi leiloado pela barrett jackson em seu evento anual no arizona ele foi arrematado por um comprador nao identificado que pagou us$ 1 65 milhao pelo carro ate hoje o segundo king cobra compete em provas para carros de corrida classicos https //www youtube com/watch v=shg_uxgeafo
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