tanta gente precisando de carro e esse careca ai desmontando um landauzao desses mecanico desconhecido ao ver a criaçao do koizyztrana que a revista motor 3 era diferente das outras mais tradicionais publicaçoes automobilisticas a esta altura ja sabiamos ao inicio de 1982 a publicaçao criada por jose luiz vieira o jlv na editora tres em 1980 era tudo menos normal principalmente porque era uma publicaçao feita por entusiastas para entusiastas apesar de todas as tecnicidades serem explicadas a minucia para que o leigo pudesse entender e aprender a revista falava para quem como sua redaçao respirava apenas assuntos automobilisticos de forma diaria era quase um papo animado entre amigos se nao fosse o profissionalismo claro da publicaçao avaliar os carros novos de maneira clara e isenta era o negocio das revistas normais e motor 3 tambem o fazia e de forma muito mais detalhada que as outras muitas fotos mais detalhes textos longos e muito bem escritos mas a revista se desdobrava tambem para apresentar modificaçoes diversas carros especiais kits de preparaçao tudo que pudesse interessar um entusiasta como eram eles mesmo entusiastas acabam por inventar carros diferentes eles mesmos e colocar nas paginas da revista mais que isso explicavam em detalhe como fazer o mesmo voce mesmo em casa nao apenas a apresentaçao de um projeto da revista mas tambem uma guia para como reproduzir este projeto em casa [caption id= attachment_259654 align= aligncenter width= 999 ] fiorino motor 3 primeiro projeto[/caption] o primeiro projeto começa de uma forma interessantissima e diferente ao testar a picape fiat fiorino em agosto de 1981 a redaçao percebe imediatamente que inacreditavelmente este pequeno e simples utilitario era uma delicia para dirigir o motor fiat 1300 a alcool girava liso e alegre subindo de giro como um motor de corrida e nao encontrava muita resistencia inercial numa caminhonete que pesava inacreditaveis 750 kg totalmente abastecida disse jlv seu quociente de diversao e dos mais altos existentes e esta intimamente ligado a quase inacreditavel facilidade com que ela anda para e faz curvas a revista na verdade fez mais declarou a fiat fiorino o melhor carro esporte do brasil algo que ainda me deixa bobo e feliz porque ate hoje muita gente nao percebeu o que ele queria dizer que carro esporte nao e feito com faixas spoilers e pneus grandes nem muito menos por um desempenho excepcional embora isso so ajude um carro esporte e algo ligado a experiencia atras do volante algo que seja divertido e seguro para ser dirigido a moda um carro feito para o motorista entusiasta incrivel que e uma verdade que permanece mesmo com toda evoluçao dos automoveis mas enfim para provar isso a revista resolve fazer algo a respeito monta uma fiorino especial o seu primeiro projeto basicamente uma fiorino com a frente europa de um 147 rallye e todo acessorio que pudessem imaginar entao rodas de aluminio teto solar karmann ghia farois extras sobre a capota para brisa laminado degrade cobertura de lona da caçamba e som am/fm estereo com dois alto falantes outros tempos alem disso uma pintura preta especial faixas vermelhas aplicadas retrovisores especiais e maçanetas e outros itens antes cromados agora zincados em preto as modificaçoes foram feitas pela sulam em sao paulo a um custo de 280 mil cruzeiros em um carro que custava quase 700 mil logo apareceria a picape fiat city com a frente mais moderna e vagamente baseada nesta ideia da revista mas e sobre o segundo projeto da revista que vamos falar hoje o koizyztrana o primeiro automovel editorial do brasil era assim que a revista chamou sua nova criaçao numa materia de apresentaçao em sua ediçao de fevereiro de 1982 quem visitara o xii salao do automovel de sao paulo em 1981 ja o tinha visto ao vivo no pequeno e escondido estande da revista mas provavelmente nao entendeu nada eu sei que levado por meu avo nem eu nem ele entendemos aquilo a explicaçao teve que esperar a reportagem da revista jose luiz diz na reportagem o que o fez criar tao esquisito carro vivia se uma epoca de grande criatividade em nossa industria local fechada ao exterior e se mexendo para atender uma demanda reprimida de mais modelos de carro mas a vasta maioria desta industria local de carros esporte replicas e buggies utilizava invariavelmente somente uma plataforma a do vw brasilia jlv nao se conformava com isso quando coisas mais interessantes eram possiveis usando outras bases jlv era um grande fa dos carros americanos tradicionais grandes e com um v8 debaixo do capo um acidente com seu landau 1977 propicia uma chance de colocar adiante sua ideia de fora de serie com base diferente lembrem se aqui que no inicio dos anos 1980 ninguem queria motor grande; a gasolina era carissima e o alto consumo totalmente fora de moda o landau de jlv apesar de ter apenas cinco anos de idade valia muito pouco no mercado de usados a ponto de reparar a carroceria nao ser viavel sem coragem de sucatear completamente um carro ainda bom resolve botar a cachola para funcionar a ideia do koizyztrana era a de um carro barato polivalente e de otimo desempenho o landau tinha um chassi perimetral parrudo o que ajudaria bastante aqui colocando uma carroceria simples tubular no lugar da original ao mesmo tempo que reduziria os custos e o peso aumentaria sobremaneira o desempenho jlv nao pretendia fazer apenas um carro e sim inaugurar um novo tipo de carro a intençao era explicar nas paginas da revista como foi feito o primeiro e dar auxilio a quem quisesse reproduzi lo ou fazer algo similar jlv por exemplo decidiu manter o entre eixos do landau em seu carro mas nada impediria uma versao mais curta tambem o carro era nas palavras de jlv um semi off road algo para ser usado fora de estrada esta foi a maneira de dar alguma logica a sua criaçao inicialmente mas o plano era bem mais legal o carro pesou nada menos que 800 kg a menos que o carro original que pesava 1900 kg abastecido segundo a revista o que lhe deu um desempenho bem superior ao do landau no plano original o carro teria 3 jogos de pneus diferentes um esportivo para asfalto um lameiro e outro largo para flutuar em dunas um brinquedao bem interessante claramente algo seriamente divertido [caption id= attachment_259659 align= aligncenter width= 673 ] a revista onde o koizyztrana aparece pela primeira vez [/caption] o plano era emplacar como um novo tipo de veiculo tambem mas parece que nunca chegou a acontecer um carro faça voce mesmo a ideia da revista era mensalmente mostrar a evoluçao do projeto ate sua conclusao um plano que durou pouco infelizmente depois da apresentaçao mais dois capitulos apenas e mais nada por muito tempo mas a revista cumpre o prometido e mostra em dois capitulos como transformar um landau sem gastar muito dinheiro em uma gaiola bem mais leve e interessante em março de 1982 mostra a desmontagem da carroceria e o recorte de um chinelao basico para ser reaproveitado no koiza mantinha se o curvao dianteiro e o para brisa com sua base e estrutura o assoalho era mantido tambem cortado apenas seu excesso lateral agora acabando no fim do chassi perimetral todo resto da carroceria foi retirada inclusive o teto + vigia traseira que segundo jlv precisou de tres pessoas para ser levantado de tao pesado o chassi foi cortado em seus balanços dianteiro e traseiro tambem [caption id= attachment_259660 align= aligncenter width= 999 ] linhas onde foi cortado o chassi [/caption] pronto isso faltava agora a nova estrutura tubular o serviço de desmontagem e corte foi feita na oficina auto neg de norberto gresse entao localizada na rua morato coelho em pinheiros sp de la partiu rebocado para a bola s a entao fabricante de uma replica de jaguar xk120 chamada fera xk 4 1 localizada na penha o senhor portugues que apareceu para rebocar o carro com seu velho ford f600 sem saber o que colocar na ficha no espaço destinado a marca do veiculo colocou estrupicio na bola foi criada a carroceria tubular com tubos de duas polegadas e espessura de 2mm amarrando o curvao e o para brisa ao resto do chassi perimetral fazendo um conjunto leve e provavelmente mais rigido que o landau original mas que oferecia zero proteçao as intemperies claro [caption id= attachment_259661 align= aligncenter width= 999 ] o estrupicio vai ao salao[/caption] jose luiz falava deste carro como nosso primeiro koizyztrana e dava a entender que existiriam outros carros pelo menos dois outros koizyztranas estarao sendo construidos variaçoes sobre o mesmo tema mas ainda mais curtos mais leves e mais sapecas mas jlv sofre um acidente bobo cai de um morro ao fotografar um carro de teste e fica acamado por um mes como o estande do salao ja estava pago era necessario acabar o carro rapidamente a gaiola foi terminada sem jlv o carro voltou para a auto neg onde recebeu bancos procar individuais para 4 pessoas e outros detalhes e foi para o salao ainda sem cambio para lamas parachoques ou farois e com o motor fundido segundo a revista numa prova de formula 5000 depois do salao acabada a exposiçao la se vai o estrupicio de volta a bola onde e corrigida uma falha a posiçao do tubo da coluna c estava muito proximo da b desproporcional a gaiola e corrigida o carro e pintado recebe para lamas cycle type que acompanham o movimento das rodas para choques e iluminaçao externa tambem sao montados [caption id= attachment_259663 align= aligncenter width= 999 ] jlv em cima do carro durante a montagem [/caption] a ford doa um v8 a alcool para a revista e um cambio de maverick v8 com quatro marchas e alavanca no assoalho e encontrado para o koiza e ele prontamente desaparece das paginas da revista por mais de um ano mas em agosto de 1983 volta gloriosamente na capa da revista pintado agora de amarelo e andando na reportagem jlv explica o que aconteceu um misto de recuperaçao lenta sua do acidente e de problemas com a oficina atrasam pelo menos 4 meses o progresso depois por sugestao do editor de arte da revista o carro e repintado de amarelo kodak uma cor por sinal inexistente que teve que se desenvolvida some se a isto uma serie de problemas menores que sempre aparecem em projetos assim o tanque de combustivel começou a vazar por exemplo e teve que ser reparado os para lamas foram refeitos por celso lamas entao editor de estilo da revista pois os primeiros nao ficaram tao bons os freios tambem necessitavam trabalho o entao presidente da freios varga carlos fanucchi amigo da revista ajuda com um sistema de freio completamente novo e que conta inclusive com controle individual do freio traseiro por roda como os gurgel com o carro finalmente operante a revista pela primeira vez anda com ele o levando para uma obviamente divertida sessao de fotos na lama o carro e rapido impressiona pela agilidade facilmente anda mais que os carros de teste presentes na epoca um landau a alcool e um escort os pneus porem nao inspiram confiança muito largos para o baixo peso do carro e de desenho fora de estrada tem aderencia baixa jlv continuava com planos para o futuro interessantissimos apesar de agora nao mais chama lo de o primeiro koizyztrana o que denota um entendimento maior de sua realidade ali mas mesmo assim ainda sonhava em voz alta diz ele ao fim da reportagem varias outras coisas estao sendo preparadas para nosso carrinho um sistema de som bosch de ultima geraçao acoplado a bancos recaro com provisao de estereo no apoia cabeças amortecedores duplos por roda varios tipos de vestimenta carro totalmente fechado totalmente aberto ou em varias posiçoes intermediarias tudo com uma carroceria que nao pesara mais de dez ou doze quilos; tampa do motor em acrilico translucido bem mais para frente transmissao automatica para maior conforto dirigibilidade e desempenho no tipo de utilizaçao prevista para o carro; mais no futuro ainda um sistema de duplo turbo que entra a baixas rotaçoes para levar suas capacidades de torque e aceleraçao a niveis nao muito comuns mas nao era para acontecer as dificuldades de projetar e construir um carro ao mesmo tempo que se faz uma revista mensal nos anos 1980 parece ter sido muito para a redaçao acredito tambem que a ideia de emplacar o carro como um novo tipo de veiculo era complexa demais mas apenas suponho aqui o fato e que o carro desaparece por completo e nao ouvimos mais falar dele provavelmente nunca foi emplacado e rumores dizem que foi vendido a um ferro velho tempos depois mas este nao e o ultimo projeto da revista existe mais um bem mais influente que os dois primeiros mas isso e historia para outro dia
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