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Zero a 300

Lada Niva 2024 | O Alfa Romeo da polícia | Um 964 em cosplay de Carrera RS e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Este é o Lada Niva Legend 2024

O Lada Niva é um daqueles carros que absolutamente se recusam a morrer. Lançado em 1977, quando a Rússia ainda era parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o carro parece não ter plano para ser descontinuado ou substituído. Agora foi apresentada a versão 2024 com algumas melhorias; chama-se Niva Legend hoje.

É um carro de quase 50 anos de idade, ainda possível de ser comprado zero-km na Rússia. Olhando as fotos, pode-se ver as mesmas alavancas de câmbio, trava de diferencial e reduzida do carro de 1991 que andamos recentemente. Só o painel de instrumentos e outros detalhes de acabamento mudaram. Incrível.

MAO DRIVES: LADA!

A AvtoVAZ, empresa que produz os carros de marca Lada, está trazendo de volta os freios ABS; tinha parado de oferecer o sistema temporariamente após sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia. Por causa disso, também, o carro teve várias interrupções de produção ano passado; para retomá-la, Airbag e ABS tiveram que ser defenestrados. Agora, pelo menos o ABS está retornando; agora fornecido pela Pegasus em Kostroma, localizada no oeste da Rússia.

Segundo a empresa, o Niva agora atende às normas do Euro 5; lembrando que o atual é o Euro 6, e o Euro 7 deve vir em 2025; um pouco desatualizadinho, mas vá lá.  Afinal de contas é progresso: até ontem, o Niva era movido por um motor que atendia ao padrão Euro 2, aquele de 1996. A empresa não forneceu detalhes de potência ou configuração deste novo motor EURO 5, mas até a paralização da produção era um 1,7 litro injetado de 83 cv. O Niva Travel, um carro diferente e mais moderno anteriormente vendido com logotipo Chevrolet, também voltou a ser produzido.

O Niva de hoje tem alguns itens semi-modernos opcionais; pelo menos modernos pelo ponto de vista de 1977: cruise control com limitador de velocidade, computador de bordo, um painel de instrumentos totalmente retroiluminado e rodas de liga leve em dois tons. O ESP também deve aparecer, operado que é pelo hardware do ABS: basta software.

O preço continua baixo, mas subiu um pouco:  Anteriormente, o Lada Niva Legend custava 829.900 rublos (R$ 44.786), mas o mais barato agora custa 927.500 rublos (R$ 49.980). (MAO)

 

Conheça o Toyota Supra GT4 100th Edition Tribute

O atual Toyota Supra de quinta geração, o carro fortemente baseado em componentes BMW e apelidado de Zupra, já existe há quase cinco anos. É hora então de manter o interesse vivo com ações variadas de conteúdo e versões. Vimos ano passado a volta do câmbio manual para a versão de seis cilindros. Todo mundo espera a versão extrema GRMN agora, mas enquanto ela não vem, a empresa resolveu lançar mais uma edição limitada.

Na verdade, oficialmente, a Toyota está comemorando a produção de cem carros de corrida GT4, com esta série limitada do Supra GT4 100th Edition Tribute. Chama atenção de cara a pintura Plasma Orange e um wrap customizado.

O novo modelo está disponível apenas na Europa, e é baseado na versão Lightweight com motor de 3,0 litros e caixa manual de seis velocidades. Vem com capas de espelhos laterais de fibra de carbono, asa traseira, pinças de freio pretas e Splitter dianteiro da AC Schnitzer (wunderbar!). Amortecedores Bilstein Evo T1 com ajuste em 10 estágios e uma altura reduzida em 35 milímetros fazem parte do pacote, também.

Rodas Protrack One mais leves e um sistema de escapamento esportivo Milltek com ponteiras personalizadas completam o pacote. Foi mostrado no Salão Automóvel de Essen de 2023, na Alemanha; tradicional vitrine da indústria de tunning alemã; uma indústria que parece em má situação atualmente.

A Toyota vai vender apenas 100 exemplares do Supra GT4 100th Edition Tribute no Velho Continente. Custa na Alemanha € 68.900 (R$ 366.548) ou € 2.450 (R$ 13.034) a mais do que a versão Lightweight na qual se baseia. (MAO)

 

O novo Alfa Romeo da polícia italiana

Uma das tradições mais legais dos Carabinieri, a polícia militar italiana, é o uso de sedãs Alfa Romeo como veículo oficial. Um dos mais famosos são os Giulia tipo 105 dos anos 1960; o filme “The Italian Job” os tornaram parte da cultura mundial. Mas existiram outros, claro: o 155 foi por muito tempo o mais comum, e mesmo hoje, existem Giulias neste serviço policial.

Mas ninguém mais quer saber de sedãs hoje em dia, então a polícia italiana tem que evoluir: agora o próximo Alfa Romeo de polícia será o SUV Tonale da Alfa Romeo. E além dos Carabinieri, agora a Polizia di Stato, responsável pelo policiamento de grandes cidades, também recebeu carros deste tipo. Este órgão policia estradas também; é famoso por seus Lamborghini no esquema azul e branco.

Um total de 850 Tonales estão sendo entregues aos oficiais da Polizia di Stato em toda a Itália, ajudando a dar continuidade a uma tradição que remonta a 1952, quando as autoridades receberam 400 sedãs 1900 TI e 1900 Super. Cada um dos novos SUVs está equipado com um motor híbrido leve de 1,5 litros de 163 cv e transeixo dianteiro automático DCT de sete velocidades.

Os carros recebem “proteção balística e anti-estilhaçamento”, luzes azuis embutidas na frente em ambos os lados da icônica grade do Alfa, luzes montadas no teto, sirene, e sistema de rádio. Perseguições não devem ser problema, já que o Tonale faz 0-100 km/h em 8,8 segundos e chega a 209 km/h: suficiente para ambiente urbano. Uma bonita tradição, preservada. (MAO)

 

Um Porsche 911 de 1992 em cosplay de Carrera RS 1973

Usar o Porsche 964 (o 911 corrente de 1989 a 1993) como base para restomod é algo excepcionalmente comum: a maioria faz um backdating com ele, transformando-o em um carro mais antigo. O 964 ainda é essencialmente o mesmo carro antigo atualizado, então é fácil; o 993, último aircooled e sucessor do 964, tem suspensões e carroceria muito diferentes (embora ainda use os vidros e interior antigos), e é outro bicho.

Este é mais um deles; um que estranhamente não parece mais do mesmo, por tentar reproduzir não a ideia de “911 antigo”, mas sim, um modelo especificamente. É quase uma réplica do 911 Carrera RS 2.7, um carro que até hoje muitos chamam de “o ápice do 911”. É o dp64 Classic RS Jubilee, e é o trabalho da empresa alemã dp Motorsports. O kit para montar este modelo existe desde 2013, o que mostra que restomod backdated de 911 não é exatamente uma novidade.

O carro doador deste 911 amarelo foi um Porsche 911 Carrera 2 Coupe 1992. O bodykit personalizado foi projetado para replicar a aparência do Carrera RS 2.7 e é feito de plástico reforçado com fibra de vidro, Kevlar e carbono. Inclui para-choques e saias laterais mais profundos, pára-lamas mais largos que acrescentam 25 mm (1 polegada) em cada lado e o spoiler traseiro “ducktail” característico. Para o especial de aniversário, a dp Motorsports escolheu um tom amarelo claro com gráficos em verde conda, combinando com as rodas Fuchs de 17 polegadas.

O tema interior é inspirado nos carros de corrida dos anos 70, com tecido xadrez nos bancos e nas portas. Há bastante Alcântara na cabine, e um tapete “bouclé preto” servindo como uma homenagem ao Porsche 356. A falta de uma tela de infoentretenimento respeita a aparência clássica, mas um par de slots USB foram adicionados no console central. Finalmente, um sistema de áudio de alta qualidade permanece oculto e pode ser controlado via Bluetooth.

O motor do 964, originalmente com 3,6 litros, foi aumentado para 3,8 litros, 314 cv e 37 mkgf. Comandos especiais Schrick, corpo de borboleta maior, um filtro de ar esportivo BMC e um escape da Cargraphic fazem parte do pacote de aumento de potência. O transeixo traseiro é uma caixa manual G50 de 5 velocidades, com diferencial autoblocante. A suspensão é da KW Clubsport e o carro vem com pinças de freio de liga leve provenientes da geração 993. No geral, o peso total foi reduzido em 100 kg, para um total de 1.250 kg. Como resultado, o 964 modificado acelera de 0-100 km/h em 5,3 segundos e chaga a 270 km/h.

Sem o carro doador na conta, a conversão custa € 89.000 (R$ 473.480), o que certamente não é barato. Mas é muito menos que um Singer, no frigir dos ovos outro 964 modificado, que não sai por menos de 1 milhão de dólares. (MAO)