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Lada Niva Sport chega na Europa
O Lada Niva, quem diria, ainda está em produção na Rússia. Lançado em 1977, o carro chegou a vir aqui para o Brasil nos anos 1990, e tem fãs por aqui. Claro que o carro atual vendido por lá não é o mesmo que tivemos aqui; há alguma evolução, ainda que pequena. Motor de 1,7 litros com injeção eletrônica, juntas homocinéticas na dianteira, novo interior. Esse tipo de coisa: nada radical, mas melhoria contínua clara. E agora, o novo modelo Sport, anunciado no fim do ano passado no seu país de origem, vai começar a ser vendido na Europa também.
O motor do Sport é novo: substituindo o antigo 1,7 litro de origem Fiat, agora está um novo quatro em linha aspirado de 1,6 litro e 16 válvulas; agora a potência é de bem razoáveis 122 cv, um salto considerável dos antigos 83 cv. A aceleração de 0-100 km/h é de menos de 12 segundos; parece lento, mas é bem legal para um carro deste tipo.
Com o novo motor vem também uma transmissão manual de cinco marchas aprimorada, embora a AutoVAZ, empresa controladora da Lada, não especifique exatamente o que muda. Suspensão e os freios também foram aprimorados, embora, assim como a transmissão, os detalhes não sejam totalmente claros.
Visualmente falando, o Niva Sport tem um novo para-choque dianteiro, e novas rodas de 17 polegadas nos quatro cantos. Ele usa um sistema 4×4 permanente com bolqueio de todos os diferenciais, e reduzida. Por dentro o interior parece até moderno, no tema de carro básico, se não fosse a clara falta de um item: a tela de infotainment no meio do painel.
O preço inicial é na média pouco abaixo dos € 20.000 na Europa. Deve estar disponível já por lá, em todos os países que importam o pequeno jipe quase que imortal. (MAO)
Novos Hot Wheels da Ferrari
Um novo acordo de colaboração firmado entre a Mattel e a Ferrari permite que, pela primeira vez em quase 10 anos, possamos ter Hot Wheels de Ferrari novamente. As duas empresas anunciaram sua nova parceria em Maranello na semana passada. O acordo inclui dois novos conjuntos: o Ferrari Heritage Set e a Ferrari Premium Series, cada um com uma garagem cheia de miniaturas para escolher.
O Heritage Set homenageia o sucesso da Ferrari nas pistas com o 312P vencedor de Le Mans estacionado ao lado do moderno 499P Modificata, carro derivado do atual vencedor de Le Mans, em uma elegante caixa personalizada.
A Série Premium oferece modelos Ferrari mais modernos e de rua. Segundo a Ferrari, esses modelos são um avanço em relação ao restante da linha Hot Wheels e “comprovam o equilíbrio entre a brincadeira infantil e o apelo colecionável”, disse a empresa.
Essa Série Premium inclui o 499P Modificata, o F50 e o LaFerrari. Há também um sensacional conjunto de um 250 GTO montado em um Fiat 642 RN2 Bartoletti Transporter, o caminhão da equipe na época. Colecionadores também podem adquirir versões “não Premium” do 365 GTB4 Competizione, F40 Competizione e SF90 Stradale.
O SF90 é oferecido também numa versão de controle remoto. Vem na mesma escala 1:64, mas este tem um sistema de propulsão a bateria que o move para frente, para trás, para a esquerda e para a direita.
O Heritage Set já está disponível para pré-venda em MattelCreations.com. O Premium 499P Modificata chega às lojas em julho, o LaFerrari em setembro, o F50 em novembro e o 250 GTO com o caminhão de transporte começa a ser vendido em outubro. Os demais modelos, incluindo o carrinho de controle remoto SF90, estarão nas lojas a partir de junho.
O Ferrari Heritage Set com a Ferrari 312P e 499P Modificata custa: US$ 100; os carrinhos da Premium Series, US$ 6,49; o Ferrari 250 GTO com o Fiat 642 RN2 Bartoletti Transporter custa US$ 16,99. Os modelos Die-Cast Standard, US$ 1,25 e o Ferrari SF90 Stradale Assetto Fiorano de controle remoto, US$ 19,99. Só assim para nós podermos ter um Ferrari “oficial”, não? (MAO)
Denza Z9 GT é o BYD premium na Europa
Na Europa, a BYD está querendo entrar no mercado premium com sua nova marca, Denza. Fundada em 2010 pela Daimler e pela BYD, em 2021 a Denza se reposicionou como uma marca premium que une tecnologia e elegância. Ela está acima da linha da BYD, focada em volume, mas abaixo da sua marca ultraluxuosa Yangwang. Este ano, ela chega à Europa, e no Reino Unido em 2026.
Com lançamento em Milão durante a edição anual da Design Week, a Denza inicia suas atividades com o Z9 GT – uma shooting brake de 965 cv ou 870 cv (870 cv o híbrido plug-in, 965 cv o elétrico). Já existem vários modelos na linha chinesa da marca, mas apenas dois estão confirmados para a Europa por enquanto: o Z9 GT e o D9 MPV.
A perua de luxo Z9 GT vai desafiar o Porsche Panamera e o Porsche Taycan de uma só vez, com opções de motor híbrido plug-in ou elétrico de 965 cv. O Denza Z9 GT já está à venda na China a um preço base equivalente a pouco mais de € 42.500.
O novo carro mede 5,19 metros de comprimento num entre-eixos de 3,12 metros. É maior do que o próprio Panamera. O estilo arredondado e moderno é obra do ex-designer da Audi e da Alfa Romeo, Wolfgang Egger, e apresenta alguns detalhes típicos dos sedãs chineses mais recentes, como faróis dianteiros alongados, maçanetas retráteis e retrovisores com câmera opcionais.
O interior do Denza Z9 GT se distingue por nada menos que cinco telas no painel: uma para a instrumentação digital, uma maior para o sistema de infoentretenimento central, uma terceira para o passageiro dianteiro e mais duas telas nos painéis das portas que reproduzem as imagens das câmeras opcionais no lugar dos espelhos laterais.
Na versão híbrida, o motor a gasolina de 2,0 litros tem 207 cv e, com os três motores elétricos, a potência total chega a 870 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,6 segundos, e a bateria de 38,5 kWh proporciona uma autonomia elétrica de até 200 km no ciclo CLTC, com uma autonomia total de 1.000 km.
Para o Denza Z9 GT elétrico, que se distingue por uma dianteira com entradas de ar reduzidas, são três motores, produzindo um total de 965 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,4 segundos e a bateria de 100 kWh proporciona uma autonomia de 630 km. (MAO)
Ineos Provoca Land Rover em sua fábrica
A Ineos lançou sua marca automotiva há vários anos, mas ainda está trabalhando para ganhar participação de mercado. Para isso, decidiu partir para o ataque, na Inglaterra.
Lançou uma campanha ousada chamada “Nós vs Eles”, que começa com uma viagem bastante direta a Solihull, no Reino Unido, lar ancestral dos Land Rover. A Ineos apareceu com um Grenadier coberto de lama e o estacionou em frente à fábrica da Land Rover. O carro estava rebocando um outdoor em que o Grenadier encara o defender dizendo: “Te encontro lá fora!” Literalmente chamando para a briga, presumivelmente, na lama, no caso. O Grenadier da imagem está sujo, e o Defender, limpinho.
A empresa também comprou um outdoor semelhante perto do showroom da JLR, no oeste de Londres. De acordo com o MotoringResearch, a Ineos afirma que o anúncio pretende diferenciar o Grenadier 4×4 dos SUV light, criados para asfalto.
A propaganda é criativa, mas a triste realidade é que a marca está longe de ser um sucesso como a Land Rover. Sim, uma pena, principalmente com a Land Rover indo para o lado mais soft roader ultimamente; mas é a verdade. E não é assim que um Defender moderno seja ruim no off-road: é bem capaz, apesar de ser um carro de luxo e parecer como tal. O difícil é lutar contra uma marca já constituída e conhecida, esta é a verdade.
Independentemente disso, a Ineos já ganhou algumas manchetes. Um funcionário da Rover, porém, teria respondido ao outdoor assim: “Ligue para nós quando tiver vendido 20.000 carros”. Ouch! (MAO)