o lamborghini urus e uma abordagem visionaria baseada na infusao de dna da lamborghini no mais versatil veiculo que existe o suv o urus eleva o suv a um nivel anteriormente impossivel o super suv e um verdadeiro lamborghini em termos de design desempenho dinamica de direçao e emoçao mas tambem um carro usavel todos os dias e em uma enorme variedade de ambientes assim disse stefano domenicali presidente e ceo da automobili lamborghini no lançamento do urus em dezembro de 2017 ou pelo menos e o que diz o press release da marca; muito provavelmente ele nunca disse isso realmente o texto totalmente imbuido como esta da espessa camada de verniz vernacular marketeiro esta forma de redigir e cada vez mais comum embora nao exista no mundo real fora dos departamentos de relaçao de imprensa mundo afora conhecendo de perto como se faz um press release aposto sem medo de errar que o tal stefano viu esse paragrafo pela primeira vez como nos ao ler um press release mas isso e totalmente normal e corriqueiro mesmo que tenha aproveitado o ensejo para destilar uma quantidade maior que a normal de veneno em direçao ao corporativismo quadradinho que permeia a industria moderna nao o que me deixou pasmo foi que ao ler o tal press release nao ha mençao alguma ao fato de que a lamborghini ja fez carros deste tipo no passado e que o fez com gosto mais de uma vez da forma que todo lamborghini lendario foi feito com mais vontade que dinheiro o que como consequencia acaba na maioria das vezes como uma grande bola de fogo visivel de fora da estratosfera terrestre de forma tragica dramatica cheio de reviravoltas e italianos balançando as maos furiosamente ao mesmo tempo que despejam palavroes em serie facilmente entendidos como palavroes mesmo para quem nunca teve uma aula de italiano do jeito certo a lamborghini tem uma longa tradiçao com os suv nao consigo entender por que escolheram esquece la chega a ser inacreditavel; tive que dar um ctrl+f na pagina com a sigla lm para ter certeza de que deixaram de fora mesmo fico torcendo que seja por pura ignorancia acredite e possivel incompetencia assim e nao de proposito ignorancia seria menos vergonhoso mas acho que nao e o caso acredito que escolheram deixar de fora toda a historia dos lamborghini militare porque o que tentam aqui e muito diferente deles nao so porque um moderno suv audi mega potente nao tem absolutamente nada a ver com jipes militares mesmo se os tais jipes militares tivessem um v12 lamborghini mas principalmente porque tentavam algo estilisticamente diferente nada de visual masculino espartano ascetico agressivo e verde oliva aqui; queriam um suv audi amarelo mas com cara de huracan queriam ver o triste resultado de um intenso relacionamento amoroso entre um jovem e viril aventador e uma virginal audi q8 com grandes olhos pidoes debaixo de uma sombrinha cheia de frufrus o resultado nove meses depois e definitivamente algo que so uma mae pode amar mas chega de destilar veneno sobre gente que gosta de esquecer sua propria historia porque senao mordo a lingua e morro envenenado o que vim fazer aqui hoje e bem mais pragmatico se a lamborghini quer esquecer os seus jipoes do passado a gente nao deixa mesmo porque eles sao muito mais interessantes que qualquer coisa criada a partir de uma infusao de dna que por sinal e coisa para o dr moreau nao uma fabrica de supercarro italiano caramba nao consigo parar o lamborghini cheetah o inicio dos anos 1970 como bem sabemos foi terrivel e altamente transformador para a industria automobilistica os anos de total liberdade criativa estariam em breve no passado perdidos definitivamente pela passagem de um furacao legislatorio de proporçoes biblicas todo mundo sofreu e teve que se adaptar antes de voltar a fazer coisas interessantes de novo mas ninguem sofreu mais que os menores e mais especializados fabricantes hoje como sabemos quem nao morreu se juntou a uma empresa maior com algumas raras exceçoes que apenas comprovam a regra [caption id= attachment_272512 align= aligncenter width= 894 ] o m151 americano[/caption] nao foi diferente para a lamborghini pequena mesmo para os minusculos padroes de volume de produçao da regiao de modena lar do trio ferrari/maserati/lamborghini e muitos outros mais passageiros a empresa de sant agata bolognese sofre mais que a maioria em 1972 o fundador ferruccio lamborghini decide que nao valia a pena continuar tentando e isto apenas nove anos depois de ter fundado a empresa e mudado completamente o mundo do supercarro acabara de mostrar o countach a segunda vez que deixou todo mundo simplesmente com queixo no chao mas o fundador nao via futuro ali e queria se aposentar para seu vinhedo vende a empresa para dois entusiastas da marca georges henri rossetti e rene leimer e parte definitivamente em 1974 [caption id= attachment_272511 align= aligncenter width= 600 ] o cheetah na fabrica em 1977[/caption] mas a situaçao nao melhorou com sucessivas crises de petroleo e poucas vendas a empresa resolve oferecer capacidade de engenharia de pequenas serie e capacidade de fabrica entao ociosa no mercado industrial uma forma de tentar sobreviver a tempos dificeis em 1976 uma visita da bmw sela um importante contrato para desenvolver e produzir um novo carro de corrida e a versao de homologaçao para rua para a casa de munique o carro conhecemos hoje como bmw e26 m1 o contrato e importante porque alem do desenvolvimento pago pela bmw permitia tomada de emprestimos em bancos para investimento na fabrica mas nao e o suficiente claro e a empresa continua com serias dificuldades financeiras ao mesmo tempo que continuava suas operaçoes normais tocava o projeto do bmw m1 e incrivelmente embarcava em mais um projeto um jipe militar [caption id= attachment_272513 align= aligncenter width= 750 ] no famoso e caracteristico patio da lamborghini [/caption] tentando participar da milionaria concorrencia militar americana para substituir o jipe m151 a mobility technology international mti do americano rodney pharis contrata a lamborghini para testar validar e colocar um produçao seu jipe cheetah em 1977 a empresa italiana ve um grande futuro para a empreitada alem do lucrativo fornecimento militar teve a ideia de tambem vender o carro para o mercado civil principalmente no oriente medio onde recentemente milionarios sheiks ja se tornavam uma grande fonte de renda para a lamborghini em 1977 mostra o lamborghini cheetah no salao de genebra com varios folhetos de propaganda impressos em arabe o prototipo do cheetah desenvolvido e construido em sant agata a partir dos desenhos de pharis era um jipe para quatro soldados totalmente aberto com suspensoes independentes nas quatro rodas e traçao total permanente sem diferencial central o chassi era tubular em aço e os freios eram quatro discos ventilados os dianteiros do countach nas quatro rodas o motor era montado na traseira do veiculo nao era um motor lamborghini como convem a um jipe americano e sim um chrysler v8 la o mesmo dos nossos dodge de 360 cid 5 9 litros que com um carburador de corpo duplo taxa baixa de 8 4 1 e regulagem militar dava 183 cv a 4000 rpm e 32 mkgf a 3500 rpm cambio era chrysler torqueflite a727 automatico de 3 marchas [caption id= attachment_272519 align= aligncenter width= 750 ] no departamento de prototipos sendo montado no famoso assoalho de tijolinho [/caption] mas logo apos o salao de genebra o caos caracteristico desta epoca na lamborghini começa primeiro outra empresa de material belico americana a fmc nota que o novo lamborghini e estranhamente parecido com seu proprio prototipo o xr311 que ela vinha tentando vender desde 1970 parece que o tal rodney pharis tinha apenas de alguma forma copiado o carro da fmc brigas e ameaças de processos legais de infraçao de patentes tanto contra a mti quanto contra a lamborghini se seguem ate que o governo americano resolve a pendenga de outra forma o novo jipe deveria ser produzido somente nos eua no fim o vencedor seria o humvee da am general o conhecido hummer h1 sem o pedido militar e com as ameaças da fmc a lamborghini resolve parar o projeto ali mesmo isto seria algo normal em qualquer empresa mas nao na lamborghini de 1977 a promessa de lucros militares gordos fez o cheetah o principal projeto a prioridade da empresa claro que o bmw m1 atrasou muito andava a passos de cagado mesmo uma comissao de munique desce para auditar o projeto e determinar as causas do imbroglio e descobre a tradicional bagunça financeira italiana aparentemente fundos da bmw tinham sido usados para o projeto militar alem de outras irregularidades diversas a lamborghini claramente nao estava em condiçoes financeiras de terminar o m1 a bmw vai embora tambem contrato terminado ali mesmo e indignada prometendo processar se algum italiano reclamar publicamente o resultado e que em 1978 a lamborghini vai a falencia o governo italiano que tambem tinha dinheiro investido ali nomeia uma administraçao judicial para tentar a recuperaçao e venda da empresa e e claro o projeto cheetah e engavetado mimran e o lm001 em 1980 um acordo e atingido com o frances patrick mimran o mais jovem herdeiro de uma fortuna agricola no marrocos basicamente cana de açucar que entra na empresa primeiro como o administrador judicial e depois a partir de 1984 como proprietario mimran tinha 25 anos em 1980 [caption id= attachment_272521 align= aligncenter width= 760 ] patrick mimran[/caption] outro entusiasta da empresa mimran tem varias ideias interessantes e a vontade de trabalhar e realizar algo grande que caracteriza a juventude começa o desenvolvimento dos famosos motores maritimos lamborghini imensos v12 de oito litros e mais de 700cv para serem usados em lanchas offshore de competiçao tambem mantem a engenharia ativa em melhorar o countach e o pequeno urraco v8 que eventualmente debaixo dele se tornam carro melhores o countach s com os largos pneus e asa traseira tao famosos e o urraco se transformando no muito melhor desenvolvido jalpa nao e exagerar dizer que patrick mimran salvou a lamborghini quando a vendeu em 1987 o fez para a chrysler de iacocca e dali em diante o risco de se perder a marca foi sempre minimo e nao era so um benevolente mecenas era o ceo diariamente em seu escritorio na pequena fabrica mas mimran tambem tirou a poeira de cima do projeto do jipe lambo em cima do chassi do cheetah cria um novo carro que a principio seria vendido a alto preço com motor lamborghini v12 traseiro para milionarios mundo afora e e claro se algum sheik quisesse equipar seu exercito ou seus guarda costas com lamborghinis versoes militares estariam disponiveis um prototipo ainda usando um v8 americano para testes e criado estranhamente o motor nao era mais chrysler desta vez e um amc 360 tambem de 5 9 litros e 180cv [caption id= attachment_272522 align= aligncenter width= 640 ] o lm001[/caption] o prototipo chegava a mais de 170 km/h mesmo pesando 2100 kg prometendo um carro realmente rapido com o v12 no mesmo salao onde e mostrado o novo jalpa v8 genebra 1981 o enorme lm001 aparece no stand da marca lm claro era a sigla do velho departamento lamborghini militare que criara o cheetah mas nao era para ser mesmo com o menor motor v8 o carro era muito instavel em curvas e mesmo em reta a alta velocidade o velho projeto militar nao era bom o suficiente para um lamborghini v12 mesmo que com foco off road apenas um prototipo e construido mas isso nao quer dizer que o determinado patrick mimran desistiu lma002 e o rambo lambo e decidido um reprojeto completo do carro o motor v12 seria colocado na posiçao tradicional na frente para um comportamento mais aceitavel e previsivel dinamicamente o prototipo e chamado lma002 o a de anteriore dianteiro o motor vinha do countach lp500s completo com seus seis weber duplos e o carro finalmente uma proposta viavel para produçao foi mostrado ao publico no salao do automovel de genebra de 1982 vinte e tres lma002 sao vendidos ate 1986 [caption id= attachment_272528 align= aligncenter width= 999 ] lma002[/caption] alguns anos de desenvolvimento se seguem como nenhum exercito se animou em colocar um v12 lamborghini com seis webers em serviço o carro era estritamente para uso particular livre para ser apenas divertido e o mais ridiculamente maravilhoso carro ja criado em 1986 aparece a evoluçao final lm002 agora sem o a com duas versoes; uma europeia com seis carburadores e uma americana com injeçao [caption id= attachment_272530 align= aligncenter width= 999 ] lm002 1986 ultima evoluçao [/caption] o motor e o do novo countach quatrovalvole com quatro valvulas por cilindro todo em aluminio 5167 cm3 e 444 hp a 6800 rpm com os seis weber 44dcnf e 50 9 mkgf a 4500rpm o cambio era manual zf de cinco marchas e a traçao total podia ser desligada na dianteira para uso no asfalto como o cheetah e o lm001 tinha suspensao independente por braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos e muito curso os freios de novo quatro discos de countach a direçao era hidraulica ainda bem pois o peso do carro e os pneus eram imensos hoje o carro nem parece tao absurdo mas em 1986 era uma coisa simplesmente incrivel os pneus eram unicos enormes sob medida hoje custam uma fortuna pirelli scorpion 325/65 vr17 o tamanho que parecia gigante hoje e apenas normal media 4900mm de comprimento num entre eixos de 2997mm com dois metros de largura e bem largo tambem nao e nada leve 2699 kg mesmo assim e um carro que nao e lerdo; 0 100 km/h na casa dos sete segundos e velocidade maxima de 190 km/h os pneus sao claramente desenhados para areia duna deserto mas o carro promete bom desempenho em todo fora de estrada guincho eletrico na frente diferenciais com bloqueio 305 mm de vao livre 60° de angulo de ataque e 45° de partida a carroceria e totalmente militar em aparencia apesar de todo couro e luxo do interior que conta inclusiva com um minusculo volante de countach e quase uma picape ja que o porta malas e aberto o consumo de combustivel e triste media cidade/estrada de 2 8 km/l de gasolina sem alcool por isso o tanque tem 290 litros imagine isso rapidamente se tornou um sucesso no mercado a que se destinava o rei hassan do marrocos recebeu o primeiro carro vendido no final de 1986 e a lista de donos e de quem estava no topo nos anos 1980 keke rosberg sylvester stallone de onde vem o apelido rambo lambo tina turner ed van halen malcolm forbes na cor verde dolar mike tyson e tambem claro uday hussein muammar qadaffi e pablo escobar uma pessoa ficaria imaginando quanta coca pablito deve que exportar para manter o seu lm rodando o sultao de brunei teve uma perua lm002 e outro comprador anonimo do oriente media comprou um unico lm004 um lm equipado com o v12 maritimo de 720 cv e oito litros mas o mais interessante desse carro era como era bisbetico um enorme jipe que andando soava o exotico berro do v12 bizzarrini que fez a fama da marca apenas 218 carros foram feitos de 1986 ate 1992 numa epoca que a empresa fazia em media 400 carros/ano um pingo no grande mar de milhoes de veiculos que saem das fabricas todo ano mas ainda assim incrivelmente importante a lamborghini perdeu a chance de aproveitar toda esta tradiçao em seu novo suv mas e inevitavel o rambo lambo e simplesmente demais para as frageis sensibilidades dos dias de hoje e patrick mimran quando vendeu a lamborghini para a chrysler em 1987 abandonou totalmente o mundo dos negocios e dos automoveis se tornou de todas as coisas possiveis um artista plastico escultor e compositor e nao so isso com grande sucesso e fama e mole
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.