se voce e devoto do evangelho segundo colin chapman sabe que reduçao de peso e a melhor coisa para se melhorar o desempenho afinal de contas esta registrado nas escrituras sagradas adding power makes you faster on the straights subtracting weight makes you faster everywhere mais potencia torna voce mais rapido nas retas subtrair peso torna voce mais rapido em todos os lugares um carro mais leve nao somente e mais veloz com menos massa a ser suspensa pode ter uma suspensao menos dura e mais confortavel como pneus sao tao pesados quanto sua capacidade de carga e esta esta amarrada ao peso bruto total do veiculo um carro mais leve significa pneus e rodas menores o que de novo ajuda muito o trabalho das suspensoes nao precisam ser duras para segurar a inercia de rodas grandes e pesadas um carro leve nao precisa de direçao hidraulica ou eletrica o peso da direçao e diretamente ligado ao peso em cima do eixo assim nao precisa captar potencia do motor para tocar esses sistemas de assistencia e portanto e mais eficiente com isso a direçao e mais direta e satisfatoria sem ser pesada demais diminua o peso de qualquer carro e ele imediatamente melhora em tudo de economia a desempenho aumente a potencia e tudo e uma bola de neve motor maior faz transmissao maior e mais pesada que exige mais pneu e mais estrutura que exige mais freio que aumenta o peso de novo um carro como o bugatti veyron e a prova aumentou a velocidade com motor mas acabou um carro de 4400 mm de comprimento um vw virtus que pesa duas toneladas e um fato que quanto mais leve melhor um carro fica colin chapman mesmo provou isso com seus carros mais famosos o seven que pesava ao redor de 500 kg e com isso acompanhava carros com o dobro ou o triplo de sua potencia em pista e o elan que aos 700 740 kg mas com vidros nas portas e um teto e considerado por muitos o melhor carro esporte da historia e fonte de inspiraçao direta para o onipresente mazda miata quando entravamos nos anos 1990 porem o carro esporte mais leve do mundo ainda eram os primeiros lotus seven de 1957 pesando algo em torno de 450 kg mesmo os bubble cars dos anos 1950 basicamente pequenas motos dois tempos com teto e mais rodas como a isetta fabricada aqui sob licença pela romi pesavam mais de 400 kg pensando nisso um piloto de competiçao chamado christopher chris craft resolveu que queria ser mais catolico que o papa; que queria fazer um carro esporte ainda mais leve que o lotus seven um de seus amigos era um tal de ian gordon murray; ambos se conheceram quando alain de cadenet contratou murray para projetar seu carro de corrida de le mans o duckhams lm de 1972 que acabou sendo pilotado por craft desde entao depois desta experiencia em primeira mao da genialidade de murray chris craft faz o que todo amigo faz começa a encher a paciencia de murray queria projetar com ele o mais leve carro esporte da historia em 1989 murray abandona a formula 1; em 1990 devia começar o projeto que conhecemos como o mclaren f1 chama o amigo e diz temos um ano e agora ou nunca o carro mais leve do mundo o carro que construiriam realmente seria leve pesa entre 370 e 380 kg dependendo da fonte consultada definitivamente o carro esporte mais leve da historia mas leve que qualquer caterham seven o mais leve deles pesando 490 kg hoje mais leve que um morgan de 3 rodas 500kg com o motor v twin 635 kg no atual super 3 mais leve que ate uma romi isetta que aos 475 kg e nada menos que 100 kg mais pesada que o rocket [caption id= attachment_320053 align= aligncenter width= 1528 ] lotus seven 1957 450 kg [/caption] entao murray foi mais chapmaniano que o proprio chapman e realizou o sonho de chris craft de fazer algo ainda mais leve que o seven e tambem o seu primeiro carro de rua projetado antes do mclaren f1 e talvez o que melhor reflete sua filosofia; o f1 e muito chique e grande para isso na sua coleçao de mais de 30 carros hoje metade deles financiado pela venda de seu mclaren f1 a vasta maioria pesa menos de 1 000 kg peso acima do qual o interesse de murray se esvai mas nao e o carro mais leve da historia; este titulo vai para um carro estranhamente parecido com o rocket; tambem um carro de dois lugares em tandem um atras do outro e motor de motocicleta em posiçao central o messerschmitt kr175/200 kabinenroller criado no pos guerra pelo engenheiro alemao fritz fend conseguiu manter a famosa fabrica de avioes funcionando no pos guerra onde estava proibida de fazer material belico era um carro barato para o povo como a isetta com motor de scooter dois tempos mas mesmo assim e clara inspiraçao para o rocket os kr175 de 1953 e kr200 de 1955 respectivamente tinham tres rodas e monocilindricos fitchel & sachs de 175 e 200 cm³ com 9 e 10 cv respectivamente pesavam 220 e 230 kg em ordem de marcha e eram um monocoque de chapa de aço com uma estrutura tubular atras da cabine para segurar o motor e cambio traseiros de moto diferente do rocket tinha um teto; um canopy aeronautico basculante que fazia o carrinho parecer um cockpit de caça que criou rodinhas e fugiu do aeroporto [caption id= attachment_320051 align= aligncenter width= 999 ] tiger 500cm3 e quatro rodas [/caption] ainda assim como esses dois carros tinham tres rodas o rocket pode reivindicar o lugar de carro mais leve da historia se considerarmos os messerschmitt triciclos mas uma versao esporte do kabinenroller existiu tambem o tg500 tiger com quatro rodas e um bicilindrico dois tempos de 500 cm³ e 20 cv so que este o carro esporte desta familia e definitivamente um carro por ter quatro rodas pesava mais que o rocket 390 kg realmente incrivel nao podemos falar sem medo gordon murray e chris craft sao mais catolicos que o papa fizeram um carro esporte funcional e possivel de ser emplacado para uso nas ruas de 1992 mas que pesava menos que qualquer outro e isso e so o começo da historia o lcc rocket [caption id= attachment_320045 align= aligncenter width= 999 ] criadores e criatura em 1992[/caption] murray diz que desenhou o carro inteiro em seis meses enquanto craft preparava prototipos e produçao a maioria do carro e de peças fabricadas para ele exclusivas o que sem duvida contribuiu para o alto preço um rocket custava o dobro de um caterham super seven algo em torno de us$ 100 000 hoje talvez por isso nao tenha sido um sucesso apenas algo em torno de 50 carros foi fabricado a empresa que montaram para fabricar o carro se chamava lcc light car company tinha que ser assim; se usassem componentes ford ou similares como um seven acabariam com um peso de seven; assim eram os ariel e similares precisavam de componentes mais leves o que os levou ao motor de motocicleta era um quatro em linha de yamaha fzr 1000 uma unidade leve e compacta refrigerada a agua dohc e 5 valvulas por cilindro radiais 1003 cm³ e 148 cv a 10 000 rpm mas era uma dificuldade imensa alem do giro alto o cambio da moto nao tinha diferencial nem marcha a re a soluçao veio de um amigo de murray o mesmo que depois bolaria a caixa de cambio do mclaren f1 pete weismann weismann criou uma segunda caixa a ser acoplada na da moto; esta caixa alem de prover um diferencial e uma marcha a re tinha duas relaçoes finais assim eram 12 marchas ao inves de 6 e rotaçoes mais tranquilas em estradas com a segunda relaçao mais alta overdrive esse esquema tambem deu luz a um fato curioso como era independente o cambio da moto as 6 marchas da caixa podiam ser selecionadas se o carro estivesse com a re acionada teve gente que tentou bater recordes de velocidade em marcha a re com o carro mas a geometria da direçao impedia coisas acima de 100 km/h em segurança o cambio recebia uma carcaça unica pois o motor e o cambio como em carros monopostos eram parte da estrutura; aparafusado na traseira do spaceframe tubular que fazia a estrutura do resto do carro tinha a suspensao traseira ancorada nele murray acredita que assim economizou pelo menos 10 kg chapman abandonou o spaceframe em seus carros de corrida nos anos 1960 em favor ao monocoque de chapa mas murray acha que para o rocket o spaceframe era a melhor soluçao diz que calculou peso em fibra de carbono e aluminio e nao viu ganho de peso; os multiplos tubos do spaceframe seriam mais baratos de fazer e tao bons quanto outros metodos era basicamente em carro de corrida monoposto dos anos 1960 feito legal para uso em ruas chris craft exigiu que tivesse dois lugares o que o aproximou ainda mais do messerschmitt tiger dos anos 1950 era aberto porem com uma capa para o local do segundo ocupante para quando nao estivesse em uso o tanque de combustivel levava apenas 20 litros e ficava acima do motor na traseira a suspensao era por duplo a sobreposto nas quatro rodas com braços fabricados a partir de tubos de aço e o cubo de roda fundido em magnesio igual para as quatro rodas freios a disco nas quatro rodas sem assistencia alguma claro como murray sempre faz as rodas era de 15x6 polegadas mais para livrar os freios de diametro generoso; os pneus michelin 195/50 vr15 eram inflados a apenas 17 psi; baixo peso faz isso para voce jay leno comediante e colecionador americano que tem um rocket desde novo diz pneus e pastilhas duram para sempre pneus em troco por idade a cada cinco ou seis anos mas ainda estao pouco gastos quando o faço as pastilhas ainda sao originais no meu carro e uso ele [caption id= attachment_320065 align= aligncenter width= 999 ] leno e seus dois carros de murray[/caption] leno tambem diz que e possivel andar na chuva com o carro sem se molhar a nao ser que se pare o carro; a aerodinamica e o para brisa fazem a chuva passar por cima da cabeça dos ocupantes o seu passageiro tem que ser conhecido e intimo as pernas dele ficam dos seus lados ele tem um par de manetes para se segurar la atras alem de berrar seu berro de superbike a rotaçoes impublicaveis o rocket se move como se nao tivesse inercia e os movimentos de suspensao livres de ter que segurar a inercia de carroceria e pneus enormes e a mais pura possivel todos que dirigem o carro dizem ser uma experiencia unica inimitavel sem par nem mesmo um mclaren f1 chega perto e o mais proximo de inercia zero que podemos chegar e praticamente uma roupa que nos veste sem folga quao pequeno era um rocket media apenas 3518 mm de comprimento em um entre eixos de 2413 mm; seu ponto mais largo sao as rodas a 1600 mm; o carro mesmo e estreito feito um torpedo e baixissimo a 900 mm de altura o que faz chegar se a sua velocidade maxima de 240 km/h coisa para gente corajosa o 0 100 km/h ja foi feito em menos de 4 segundos; 400 cv/tonelada fazem isso por voce na sua epoca todo entusiasta com dinheiro de verdade comprou um e nunca mais vendeu alem de leno a lista dos donos e invejavel o beatle george harrison bill gates mark knopfler e muitos outros depois sua inclusao na serie de videogames gran turismo fez uma geraçao inteira de crianças saberem o que e mesmo que seus pais nao saibam https //www youtube com/watch v=iqpibfz1zjo para a revista inglesa classic & sportscar murray o descreveu como um mini mclaren f1 em termos de foco pureza de design e construçao sob medida e muito mais que ela em leveza pode se argumentar que o rocket e uma expressao ainda melhor de seus principios de design do que o f1 afinal de contas e o carro mais leve da historia para revista o genio disse toda vez que quero ensinar alguem sobre as vantagens de baixo peso e baixa inercia eu faço ele entrar no rocket e dirigi lo por meia hora e melhor do que 1 000 palavras amem
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