sabe quanto tempo se passou desde 1997 26 anos sinta se velho desculpe por isso em plena sexta feira mas foi necessario para contextualizar temporalmente o opel calibra itc zakspeed prototipo feito sob encomenda da fabricante alema para dominar uma das categorias mais insanas do automobilismo de pista porque esta e a idade dele quase 30 anos de um carro todo feito de fibra de carbono com um motor aspirado de 500 cv a 12 000 rpm o que fizeram com o futuro nossa senhora da combustao interna a itc ou international touring car championship foi a categoria que veio depois da dtm aconteceu em 1996 quando os organizadores do campeonato de turismo alemao um dos mais tradicionais dos anos 1980 e 1990 estamos falando da categoria que deu ao mundo carros como o bmw m3 o mercedes benz 190e cosworth e o alfa romeo 155 v6 ti decidiram expandir os horizontes da competiçao e leva la a continentes fora da europa https //www youtube com/watch v=kmytmenbtrk o resultado corridas disputadas tambem no japao em suzuka; e no brasil em interlagos alem disso diversas outras mudanças foram realizadas a categoria começou a ser sancionada pela fia que passou a controlar os direitos de exibiçao alem de receber uma parte maior do lucro o lado bom e que com mais recursos a itc ganhou um regulamento bastante liberal quase nao havia restriçoes tecnologicas mecanicas e aerodinamicas por outro lado com mais dinheiro indo para a fia menos recursos financeiros sobraram para as equipes o primeiro ano do itc foi 1996 e de qualquer forma foi um sucesso de publico a temporada foi vencida pela opel com o calibra o carro preparado pela equipe zakspeed tinha um insano motor v6 cosworth de 2 4 litros feito todo de aluminio com curso de 60mm e diametro de 94mm era um motor extremamente girador sua potencia maxima superior a 500 cv aparecia a impressionantes 11 650 rpm com 31 6 mkgf de torque a 9 000 rpm https //www youtube com/watch v=lojkafa2ztg a taxa de compressao era de 12 5 1 e o sistema de alimentaçao era controlado por um modulo bosch havia tambem um modulo eletronico para o catalisador que podia ser ajustado em tres posiçoes diferentes a fim de controlar a potencia e as emissoes do motor de deixar boquiaberto nao pois este mesmo motor por razoes obvias seria usado no ano seguinte a temporada de 1997 certamente seria uma das mais insanas — ao menos e o que indica a evoluçao do calibra itc desenvolvida pela zakspeed para a opel do qual so existe um prototipo https //www flatout com br/o museu de nurburgring nordschleife veja tudo o que tem no ring werk/ atualmente ele esta no museu do nurburgring nordschleife e realmente intimidador a fibra de carbono exposta que da ao carro todo o jeito de bolido do darth vader e a principal caracteristica do entao novo calibra de corrida que usava o mesmo motor do ano anterior este x em cima do capo marca o crossbrace de fibra de carbono — material que substituiu o aço e o aluminio em praticamente todos os lugares possiveis carroceria elementos aerodinamicos chassi tubular farois lanternas e ate o banco do piloto — que na verdade e moldado no monocoque teoricamente dependendo das dimensoes fisicas do piloto a caixa de pedais que veja so tambem era de fibra de carbono e a coluna de direçao eram ajustados o resultado de tanto composito era um carro de 1 040 kg — nada mau para um carro de corrida de 500 cv de qualquer forma o visual conferido pela fibra de carbono e apenas o cartao de visitas e o baixo peso conferido pelo material algo meramente esperado o que impressiona de verdade e o tanto de tecnologias avançadas para sua epoca que a zakspeed incorporou no carro lembre se estamos falando de um carro que foi construido ha dezoito anos que era equipado com aerodinamica ativa suspensao pushrod ajustavel eletronicamente e ate lastros moveis que eram posicionados de acordo com o traçado do circuito para otimizar a distribuiçao de massas e consequentemente a dirigibilidade os sistemas ativos de aerodinamica e suspensao em tese eram configurados usando computadores antes de o carro ir para a pista e eram capazes de se alterar de acordo com cada trecho do circuito este tipo de coisa so começaria a ser vista com mais frequencia no fim da decada seguinte outro detalhe bacana e a transmissao alem de segundo consta empregar o mesmo sistema de paddle shifts usado pela williams na formula 1 o cambio na verdade um transeixo era posicionado bem atras do motor um eixo carda ligado diretamente ao virabrequim levava a força do motor ao diferencial central variavel que ficava na parte anterior da transmissao e dividia a força do motor entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro o resultado era um conjunto mecanico que ficava instalado bem baixo no cofre baixando assim o centro de gravidade do carro e melhorando seu comportamento dinamico infelizmente porem a opel nao da muitos detalhes as coisas nao sao muito claras mas tudo indica que tecnicamente o carro pertence a opel e mesmo se quisesse a zakspeed nao poderia coloca lo para correr e mesmo que pudesse nao seria facil o motor e ligado de vez em quando mas os pneus ja sao bem velhos e certamente uma boa revisao seria necessaria no mais depois de ser testado por pouco mais de 40 km no fim dos anos 1990 tudo o que o carro faz agora e voltar para a sede da zakspeed que fica a poucos quilometros do museu de nurburgring para ser limpo e ficar em condiçoes de ser exibido por mais algum tempo
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