setright e geralmente proclamado como um grande escritor tecnico mas acho que havia mais em sua escrita do que isso ele foi um grande escritor per se com uma grande variedade de interesses em que se basear e um estilo que era tanto confrontador quanto languido como a fumaça azul que subia do inevitavel cigarro sobranie black russian mas ele era tecnicamente letrado um homem com a mente de um engenheiro e cientista mas um que escolheu aplicar isso as suas palavras ele mais do que qualquer pessoa poderia cortar facilmente atraves da falsa ciencia do marketing criado pela maquina de relaçoes publicas da industria automotiva para explicar exatamente por que um carro parecia ou funcionava daquela maneira ele podia distinguir instantaneamente o que merecia aplausos e o que era apenas um verniz de falacias sempre que eu mesmo estava lutando com meus conhecimentos amadores de fisica em minha propria escrita era bom saber que setright estava sempre disponivel para um seminario privado via telefone o perigo disso era que ele poderia ficar insatisfeito com o que escrevi e entao me sentiria na obrigaçao de começar de tudo de novo do zero james may [caption id= attachment_280297 align= aligncenter width= 340 ] may quando trabalhava com setright na car[/caption] nao sei se uma naçao se faz com homens e livros mas tenho certeza de que o pouco que sou devo ao que li impresso em papel ou em telas embora tenha tido tambem muitos professores fantasticos o maior deles sempre foi a palavra escrita e de todos os autores que li em toda minha vida o que me impactou mais profundamente e facil determinar o ingles leonard ljk setright e nao e dificil entender por que numa epoca antes de jeremy clarkson ele era simplesmente o maior mais famoso e mais influente jornalista automobilistico do mundo chama lo de jornalista chega a ser estranho setright era um dos poucos que elevava esta ocupaçao a uma forma de arte comparavel a literatura de verdade extremamente erudito cheio de opinioes fortes e independentes serio ao extremo mas obviamente dono de um senso de humor sofisticadissimo escrevia sem medo de parecer pedante alem de um obvio conhecimento enciclopedico de todo detalhe tecnico a respeito do automovel salpicava em seu texto citaçoes biblicas socrates no grego original os sabios judeus em hebreu virgilio rudyard kipling marx e jung quando nos anos 2000 um editor pediu que parasse com isso e escrevesse de forma mais acessivel submeteu uma coluna inteira escrita em latim nao era facil de ler ainda mais porque ingles nao e minha lingua natal mas me ajudou nisso tambem ao tentar entender aqueles textos profundamente interessantes e diferentes me ajudou a quebrar tambem esta barreira muitos autores ingleses modernos ja disseram que setright os forçou a aprender a ler e escrever como gente grande nos esforçavamos porque valia a pena setright tinha o mais delicioso pensamento independente que voce pode imaginar era uma pessoa empoderada pelo conhecimento que o fez desde cedo aprender que nao estava nesse planeta para agradar ninguem ate na aparencia era uma pessoa diferente sempre vestido formalmente com longa barba chapeu luvas e bengala esta ultima apenas como um acessorio de estilo nos lançamentos se destacava claramente dos outros jornalistas como era avido motociclista em meio a este povo mais ainda gavin green seu editor disse entre esses ele parecia um profeta do velho testamento chegando repentinamente a uma reuniao dos hell s angels ao ser contratado pela nova e iconoclasta revista inglesa car nos anos 1960 imediatamente fez desta publicaçao sua casa escrevendo nela por 33 anos nos anos 1980 ja era a mais popular revista inglesa muito por seu trabalho e sua fama sua coluna mensal da revista any other business era de longe a mais comentada materia todo mes setright tambem escreveu para o jornal the independent contribuiu para a revista punch em seu apogeu e por um longo periodo da car & driver americana escreveu muitos livros sobre assuntos tao diversos quanto mercedes benz ferrari e rolls royce a mais famoso drive on a social history of the motor car 2002 e uma incrivel ode sobre como o automovel ao contrario do que se diz por ai melhorou profundamente a humanidade e nele que setright coloca sua teoria que o automovel e o maior provedor de liberdade ja criado suas opinioes eram raramente discutidas em termos tecnicos e muito menos em respeito a algum carro em especial seu conhecimento memoria e eloquencia o tornavam um adversario terrivel em qualquer debate poucas vezes desafiado mas nao se restringia apenas ao automovel falava sobre musica era clarinetista profissional tambem judaismo sua religiao que seguia com devoçao e a sociedade e o progresso em geral e quao independente era adorava os idiossincraticos bristol algo compartilhado com poucas pessoas era fa de hondas tanto de duas quanto de quatro rodas especialmente os cupes prelude e a cbx1050 de seis cilindros transmissoes automaticas eram o futuro e cambio manual o passado nao cansava de mencionar as virtudes dos citroen como ele uma empresa de pensamento independente certa vez gritou para james may do not take notes take responsability alguns exemplos aqui sao necessarios primeiro em dezembro de 1987 decidindo sobre qual o melhor carro de luxo do mundo setright primeiro discorre sobre o que falamos sobre carro nao sobre o que significam e improvavel que alguem com menos de 42 anos seja capaz de avaliar o valor real desses quatro carros seu valor monetario e um assunto diferente como benjamin franklin disse se voce quiser saber o valor do dinheiro tente pegar algum emprestado e da mesma forma se voce quiser saber se o custo de qualquer um desses carros pode ser justificado voce tera que comprar um no final entretanto o dinheiro nao e o ponto julgamos o merito nao o preço e se dinheiro importasse entao certamente convidariamos os jovens para o debate ja que o jovem e a riqueza nao sao mutuamente exclusivos me lembro de um advogado que se gabava de ter apenas tres livros em seu escritorio ele morreu com meio milhao de libras no banco metade da quantia que herdou como uma pessoa gasta o dinheiro e uma coisa; como alguem vive a vida e outra e a vida sou impelido a acrescentar nao começa aos 40 começa nova a cada sete anos quando todo o corpo foi substituido em o que e literalmente um ciclo metafisico; e somente depois que passa por seis tais periodos alguem esta pronto para uma fase sabatica uma de descanso e reflexao se debater e agitando os braços ou mesmo seus punhos em todas as direçoes nao e mais algo visto como a maneira de chamar atençao e progredir fazer viagens fazer amor musica ou dinheiro tudo e visto como um processo envolvendo uma ordem de prioridades o que se faz e menos importante do que como se faz e o que realmente importa e o porque dirigir nao e mais um mero empreendimento atletico e o carro deixou de ser um fim em si e apenas um meio o que significa que nao pode mais ser perdoado e suas falhas nao podem mais ser toleradas em vez disso e o carro que deve ser indulgente perdoando as falhas de seu motorista permitindo lhe seus caprichos reconhecendo seu dominio ele nao e mais escravo de entusiasmos juvenis preferindo ser o mestre de tudo que puder o seu automovel agora deve ser o servo perfeito exigindo nada alem de manutençao; e ele deve ter se nao perfeiçao pelo menos o melhor que alguem pode pagar e se voce pode pagar pelo melhor sua escolha esta entre estes quatro carros aqui sobre engenharia independente a honda que sempre fez conversores excepcionalmente bons e eficientes tem muito orgulho dessa caixa automatica nova a marcha mais alta e na verdade um overdrive e pode ser tirada do caminho quando alguem esta acelerando; o travamento e sensivel a carga e age de forma mais suave do que os cambios ford ou zf ainda prefiro o velho hondamatic onde a automaçao se limitava a liberaçao do pe esquerdo e o cerebro do motorista era tratado como pensante um computador responsavel; mas ha motoristas em algumas partes do mundo que nao esperam usar seus cerebros para esses fins servis e por isso a honda acabou se alinhando com a pratica do resto dos fabricantes e uma pena quando a honda e infelizmente tambem a citoen apenas repete o que os outros fazem em vez de fazer o que acredita correto leva embora seu significado e uma rica historia e faz delas apenas mais uma entre tantas outras sobre formula 1 quantas vezes temos visto atraves da historia registrada povos ou pessoas prosperando atraves da jovial exposiçao de virtude para com isso desfrutar de popularidade honras e afeiçao somente para depois serem corrompidos pela propria adulaçao que receberam e consequentemente acabarem por mergulhar numa irremediavel espiral de caprichos dissimulaçao e a mortal avareza que e racionalizada como sendo um instrumento de autopreservaçao mas se revela autodestrutiva com o tempo pode aparecer outro amos ou outro gideao para medir o declinio e a queda do esporte motor; pois ja parece oportuno lamentar que esta antes valida e estimulante atividade esta condenada a seguir o caminho do fim sobre cigarros ao oferecer educadamente um dos seus a um interlocutor e receber a resposta que nao fumava tem certeza nunca e tarde para começar sobre limites de velocidade quao rapido e rapido demais nao esperarei por uma resposta; nao ha nenhuma todos os limites de velocidade sao implausivelmente arbitrarios impostos por razoes politicas e nao praticas as leis de velocidade sao como todas as leis sao uma codificaçao da pratica de ontem e uma expressao dos preconceitos do passado isto fica claro quando vemos que o limite urbano de 60 km/h foi criado quando carros nao tinham freios nas rodas dianteiras e os pneus de borracha natural nao aderiam ao chao molhado os limites de velocidade nao podem ser justificados logicamente deveria haver apenas uma infraçao de transito direçao perigosa moralmente provavelmente seria uma defesa adequada se o acusado pudesse mostrar que nao colocou ninguem em perigo exceto a si mesmo o discurso agitado dos politicos nao e confiavel velocidade nao mata velocidade salva ele salva vidas ao economizar tempo o que e a mesma coisa mas infelizmente pouca gente percebe nao pode haver nenhum motorista cumpridor da lei hoje com menos de 55 anos que possa ter alguma ideia de como era dirigir a mais de 130 km/h nas estradas britanicas era pratico sensato e agradavel se voce conseguir esquecer o big brother olhando para voce ainda e revoluçoes carro e o grande libertador nos deu a mobilidade a liberdade e os meios para sairmos do isolamento fisico e intelectual que havia antes todo automovel ja feito tem esta nobre qualidade a de prover liberdade entao as grandes revoluçoes no automovel tem que ser julgadas por este prisma o de avançar esta grande missao sao sete sistema panhard criou a logica inicial de automovel e nos libertou da arquitetura dos veiculos de traçao animal que dominava antes ford modelo t levou o automovel para milhoes e nao milhares de pessoas citroen traction avant libertou nos do sistema panhard avançou a velocidade via dirigibilidade em que podiamos nos locomover e fez veiculos mais eficientes habitaveis e uteis transmissao automatica so usamos ainda transmissoes manuais por anacronismo e medo de novidade fiat 128 o template de todo carro atual pronto em 1969 a industria japonesa e seus avanços em eletronica embarcada e processos de projeto e produçao incrivelmente precisos; nos deram toda a excelencia e confiabilidade dos carros modernos jaguar e type trouxe sofisticaçao mecanica e velocidade com conforto a um preço antes restrito aos milionarios ao lembrar o jaguar e type em 1979 minha filha mais velha acabou de completar 16 anos e ela nunca passa um ano sem se lembrar carinhosamente de meu jaguar e type um mes antes de seu nascimento sua mae foi levada ao hospital para observaçao; e naquele mesmo dia o carro foi enviado de coventry para que eu pudesse testa lo eu estava sozinho livre para ir aonde quisesse a qualquer momento que quisesse eu tinha em maos o carro que era a sensaçao do inicio dos anos 60 o carro que mesmo dois anos apos o inicio da produçao em 1961 ainda conseguia virar mais cabeças do que uma raposa num galpao cheio de galinhas um carro que se vestia como uma luva era veloz como o vento com aparencia de um milhao de dolares mas que era vendido por pouco mais de mil libras mesmo que a maioria deles passasse a vida andando calmamente nas ruas de londres em marcha lenta carregava sobre si a autoridade imensa e inquestionavel de um carro que era conhecido por ser capaz de 240 km/h a sensaçao de privilegio nunca mais foi repetida leonard setright o homem leonard john kensell setright nasceu em londres filho de um engenheiro australiano em 1931 seu pai era mais conhecido como o inventor da maquina de bilhetes setright amplamente utilizada nos onibus britanicos nas decadas de 1950 e 1960 a paixao por todas as coisas mecanicas surgiu na infancia quando os engenheiros eram adorados ele foi educado na escola do condado de southgate em winchmore hill onde desenvolveu uma inclinaçao para a musica e roupas nao convencionais um talentoso clarinetista ele se juntou a banda de jazz de cinco integrantes de ray potter alem de seu primeiro carro um citroen cloverleaf amarelo dos anos 1920 setright estudou direito na universidade de londres em embora tenha gostado da faculdade odiou praticar advocacia como profissao conseguiu unir o prazer com o trabalho apesar de pouca renda como musico classico profissional ele co fundou o philharmonia chorus em 1957 decidiu seguir o jornalismo e em 1960 começou na revista machine age eventualmente tornando se seu editor entao em 1965 ele conseguiu um emprego em relaçoes publicas para a firestone tire company mais tarde na vida ele se envolveria discretamente no desenvolvimento de pneus radiais na pirelli e daqui que vem o seu profundo conhecimento dessa importante ciencia desconhecida registrada no livro profundamente tecnico automobile tyres de 1972 mas foi na revista car que ele encontrou um lar natural para seus talentos setright logo estava testando carros e motocicletas alem de dissecar divertidamente os pontos mais delicados de sua tecnologia e design e criticar os horrores do transporte publico ou a economia falsa dos limites de velocidade como motorista setright era formidavelmente rapido a ponto de nos lançamentos da imprensa normalmente receber um veiculo proprio em vez de alguem dividir um com ele doug blain um de seus editores disse dele apesar de superficialmente indiferente ele se mostrou um homem gentil assiduamente educado e ate timido em 1980 uma tragedia sua primeira esposa christine uma cantora de opera profissional entrou em um de seus amados bristols dirigiu ate uma cidadezinha na escocia alugou um quarto de hotel e cometeu suicidio setright buscando uma mudança de vida mudou se para a america onde numa visita a uma comunidade lubavitch no texas reafirmou seu judaismo abraçando uma ortodoxia devota com seu zelo estudioso usual ele se tornou uma especie de especialista em schechitah ou sacrificio ritual no texas setright começa a escrever para a car & driver e leva para la da inglaterra apenas um veiculo uma motocicleta esportiva criada sob medida para si pelo piloto david degens usando o motor de seis cilindros da honda cbx por que um motor tao grande porque depois que a honda lançou a cbx nenhum outro motor na face da terra seria suficiente para mim esta moto era capaz de chegar aos 260 km/h no limite de giros de 10000rpm que diz ele foram comprovados pessoalmente na c&d entao numa cruzada contra limites de velocidade ele disse como era esta lendaria motocicleta talvez a policia possa te dizer onde eu estive mas ate agora eles nunca tentaram me pegar mas mesmo que os limites de velocidade fossem aplicados de forma mais rigorosa certamente ainda valeria a pena te la nada acelera como ela; a direçao e estabilidade sao de primeira classe; eu posso andar em alta velocidade em chuva forte sem me molhar e sem sustos exceto por oleo diesel derramado algo que sempre me assusta ; e parece uma coisa tao seria e brava que ninguem nunca me desafia na estrada esse ultimo recurso sozinho seria o suficiente para tornar este a mais segura motocicleta que eu ja andei [caption id= attachment_280315 align= aligncenter width= 687 ] na ultima pagina da c&d inicio dos anos 1980[/caption] mas inevitavelmente retorna a inglaterra e a car onde permanece quase ate o seu fim se casa de novo tem mais uma filha sempre um homem privado que nao gostava da fama que tinha em 7 de setembro de 2005 vem a falecer calmamente com sua familia ao lado de cancer deixava sua segunda esposa helen e as filhas hilary do primeiro casamento e anthea legado nos poucos anos desde sua morte o mundo mudou completamente como se a sua mera presença aqui tivesse antes o impedido de faze lo suas opinioes todas discutiveis claro mas baseadas em um conhecimento do assunto tao profundo que parece nao existir mais hoje de repente nao podem mais nem ser ditas em voz alta se tornaram mais que indesejaveis se tornaram tabu os dois maiores prazeres conhecidos pela humanidade segundo setright fumar e dirigir hoje correm serio risco de extinçao algo inimaginavel quando ainda vivia o senhor em toda sua misericordia e infinita sabedoria o poupou de assistir isto e o trouxe para si na hora certa afinal de contas uma pessoa que dedicou a vida a nos mostrar as maravilhas possiveis quando a tecnologia e o espirito humano estao a serviço da liberdade individual nao merecia ver a tecnologia transformar a sociedade em uma turba furiosa acefala em seu abandono de tudo que e divino no humano mas sua morte por cancer aos 74 anos foi tambem sua ultima risada nao foi como oportunamente lembraria um antitabagista uma vida tirada cedo pelo vicio nefasto; foi providencia divina gavin green seu ultimo editor na car diz que setright abraçava seu destino com a tranquilidade que sempre disse que teria neste momento claro quem cultiva o espiritual alem do terreno consegue a paz e nao ha outro meio de consegui la nao considerava morte nada alem de uma promoçao para algo melhor o criador diz setright inevitavelmente toma de volta o que e seu mas para nos que ficamos profundamente comprometidos com seu senso de que a liberdade com responsabilidade e o unico caminho para uma humanidade melhor nos resta a dificil tarefa de nao deixar morrer esta mensagem mas e claro infelizmente sem contar com a sua imensa capacidade conhecimento e eloquencia e sua voz publica e se voce pensa nao se importar pense melhor esqueça cigarros e limites de velocidade pense em escolha pessoal versus proibiçao generalizada o que e realmente importante para voce e quando eles vierem atras disso tambem disobedience is the true foundation of liberty the obedient must be slaves … i was not born to be forced i will breathe after my own fashion let us see who is the strongest henry david thoreau
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