a historia do ford gt40 e inevitavelmente entrelaçada a historia da ferrari basta dar uma re lida no nosso especial sobre a vida de enzo em 1963 ele quase vendeu a companhia a ford de um lado a ferrari que estava passando por uma crise financeira receberia uma bela injeçao de dinheiro do outro a ford estava interessada mesmo era na scuderia o motivo henry ford ii neto do fundador henry ford e presidente da companhia na epoca tinha como uma de suas metas colocar um ford para competir nas 24 horas de le mans e esperava que o controle da scuderia ferrari fosse sua chance contudo ao descobrir as condiçoes do negocio voltou atras na epoca a ferrari estava em uma bela sequencia de vitorias em le mans e era natural que a ford procurasse a scuderia para ser a base de sua equipe em le mans diante da recusa de enzo a ford decidiu procurar outra parceria o fruto desta parceria o gt40 seria justamente o carro que acabaria com a hegemonia da ferrari em le mans — algo no minimo ironico e desta historia que vamos tratar no capitulo de hoje de nossa serie sobre as lendas de le mans a equipe que a ford procurou para uma parceira que nao era tao grande mas tinha qualidade a britanica lola cars que era uma companhia relativamente jovem — foi fundada em 1958 por pelo engenheiro e empresario eric broadley que tambem era um talentoso projetista de carros e motores a lola foi uma das primeiras companhias criadas especificamente para desenvolver carros e componentes de competiçao sendo uma das fabricantes mais bem sucedidas das decadas de 60 e 70 — nem tanto por seu desempenho nas competiçoes mas pelo fato de outras equipes usarem carros fornecidos pela lola a lola foi uma das tres equipes que apresentaram projetos a henry ford ii no inicio dos anos 60 as outras duas foram eliminadas a cooper porque nao tinha experiencia com prototipos e na formula 1 seus carros nao iam bem; enquanto a lotus ja cuidava da equipe da ford na formula indy e a marca do oval azul nao queria sobrecarrega los com mais um projeto de qualquer forma a escolha pareceu promissora desde o inicio — afinal a lola nao havia se tornado uma das principais fornecedoras de carros e motores dos anos 60 a toa alem disso eles tinham o carro que parecia perfeito para se tornar a base do prototipo da ford para le mans o lola mk6 a semelhança por fora e por dentro e inegavel ao olhar para ele de cara nota se sua influencia no projeto da ford ele de certa forma ate lembra um gt40 com farois redondos um dos carros mais modernos do grid o mk6 teve um desempenho muito bom nas 24 horas de le mans em 1963 durante as 151 voltas que correu ainda que nao tenha terminado a prova por problemas mecanicos com um v8 ford de 4 7 litros o mk6 tambem foi o primeiro carro com um motor de alto deslocamento lembre se que os v12 ferrari tinham no maximo quatro litros a competir em le mans o contrato com a ford firmado ainda em 1963 exigia que broadley colocasse uma pausa nas atividades da lola e se dedicasse exclusivamente ao projeto dos americanos para le mans ele aceitou imediatamente e hoje sabemos que foi a decisao certa broadley veio a integrar um trio de engenheiros que tambem incluia o experiente roy lunn que trazia no curriculo o primeiro conceito a usar o nome mustang um roadster com motor v4 em posiçao central traseira e john wyer que poucos anos antes havia trabalhado no aston martin dbr1 vencedor de le mans em 1959 alem de seu expertise tecnico broadley tambem permitiu que o projeto fosse tocado na fabrica da lola em londres antes de a ford inaugurar uma divisao especial para a ford advanced vehicles dedicada especialmente ao projeto com direito a sede propria o desenvolvimento do novo carro começou em agosto de 1963 a primeira providencia foi pegar um monobloco lola e reprojeta lo de modo a tornar a estrutura mais rigida a suspensao traseira que usava braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira foi projetada por broadley para o mk6 e mantida no ford construido em apenas 16 dias o carro foi apresentado no dia 1 de abril de 1964 batizado como gt/101 a carroceria projetada por roy lunn ja lembrava bastante o gt40 que conhecemos hoje mas a dianteira tinha um bico mais fino se voce pesquisar sobre o motor usado pelo prototipo vai descobrir que a ford decidiu instalar o v8 de 4 2 litros e 350 cv usado na indy 500 acoplado a uma caixa manual de quatro marchas contudo nem todos sabem que foram usados outros quatro transeixos no prototipo que partiu para uma bateria de testes de 750 km em le mans pouco depois de sua conclusao entre abril e junho de 1964 outros quatro prototipos fora construidos e testados — e o primeiro a ter a cara definitiva do gt40 foi o gt/104 que teve a dianteira redesenhada e recebeu o v8 289 4 7 litros entre o inicio do desenvolvimento do carro e os primeiros testes so haviam se passado oito meses mas nao havia tempo a perder a ideia era começar a competir ainda em 1964 [youtube id= h8n1hmvgbuw width= 620 height= 350 ] na verdade a pressa era tanta que ja em maio de 1964 um dos carros ja batizado como gt40 em alusao a altura de 40 polegadas ou 101 6 mm do chao ao teto do carro correu nos 1 000 km de nurburgring — e abandonou a corrida por problemas mecanicos a mesma coisa aconteceu tres semanas depois nas 24 horas de le mans tres carros foram inscritos um deles com phil hill e bruce mclaren ao volante mas nenhum deles terminou a prova apesar disso nao havia duvida de que eles seriam uma ameaça ao reinado de enzo ferrari se os italianos nao fizessem alguma coisa um dos gt40 largou na segunda posiçao logo atras de uma ferrari 250p so que a ford nao podia ficar so na promessa henry ford ii queria vencer a corrida assim para 1965 a companhia decidiu trazer um nome de peso para o time de desenvolvimento carroll shelby que ja havia trabalhado com john wyer na aston martin e na corrida de 1964 teve a qualidade de suas criaçoes comprovada pelo shelby cobra daytona coupe que terminou a prova em quarto lugar ele sabia exatamente o que fazer — e sim envolve polegadas cubicas
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