A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Lendas de Le Mans: a força bruta do Ford GT40, o anglo-americano que superou a Ferrari em La Sarthe – Parte 1

A história do Ford GT40 é inevitavelmente entrelaçada à história da Ferrari. Basta dar uma (re)lida no nosso especial sobre a vida de Enzo: em 1963, ele quase vendeu a companhia à Ford. De um lado a Ferrari, que estava passando por uma crise financeira, receberia uma bela injeção de dinheiro. Do outro, a Ford estava interessada mesmo era na Scuderia. O motivo? Henry Ford II, neto do fundador Henry Ford e presidente da companhia na época, tinha como uma de suas metas colocar um Ford para competir nas 24 Horas de Le Mans, e esperava que o controle da Scuderia Ferrari fosse sua chance. Contudo, ao descobrir as condições do negócio, voltou atrás. Na época, a Ferrari estava em uma bela sequência de vitórias em Le Mans, e era natural que a Ford procurasse a Scuderia para ser a base de sua equipe em Le Mans. Diante da recusa de Enzo, a Ford decidiu procurar outra parceria. O fruto desta parceria, o GT40, seria justamente o carro que acabaria com a hegemonia da Ferrari em Le Mans — algo no m

Matérias relacionadas

De Alfa Romeo 156 a Volkswagen Up: a história e os carros do designer Walter De Silva

Dalmo Hernandes

A evolução do design automotivo | Parte 3: a década de 1960

Dalmo Hernandes

Ferrari F1 Clienti: quando os fãs (milionários) da marca vão para a pista em seus próprios carros de Fórmula 1 da Scuderia

Dalmo Hernandes