o ford gt40 foi um carro tao marcante nas 24 horas de le mans que sua historia merece ser contada em duas partes na primeira voce soube como a ford teve a ideia de criar um prototipo para vencer no circuito de la sarthe conheceu seu desenvolvimento e acompanhou seus primeiros passos em uma das corridas mais importantes do planeta mas como ele deixou de ser apenas um bom carro de corrida para se tornar o melhor de todos e o que voce vai ver agora como vimos a participaçao do gt40 nas 24 horas de le mans de 1964 era promissora mas acabou com os tres carros abandonando a prova por problemas mecanicos depois do relativo fracasso — relativo porque apesar de nao terem chegado ao fim da corrida os gt40 mostraram se muito competitivos — a ford advanced vehicles que era uma divisao americana percebeu que a soluçao poderia vir do outro lado do atlantico [youtube id= ogzn3nd kky width= 620 height= 350 ] em 1964 a outra equipe da ford em le mans foi a shelby cujo cobra daytona coupe um prototipo baseado no roadster de mesmo nome e equipado com um v8 de 4 7 litros impressionou com um quarto lugar na classificaçao geral o responsavel pelo projeto carroll shelby ja estava envolvido com a ford em outros projetos — especialmente o shelby gt350 versao mais nervosa do recem nascido e ja bem sucedido mustang ele era claramente um dos caras mais capacitados para transformar o gt40 em um vencedor assim em 1965 john wyer foi dispensado do comando do projeto e seu lugar foi ocupado por carroll shelby contudo em vez de viajar para o reino unido shelby ficou no texas e os gt40 foram enviados para la — dizem ate que os carros nao foram sequer lavados antes da viagem o que teria irritado o texano quando chegaram aos eua de qualquer forma limpo ou sujo o gt40 precisava ser melhorado a soluçao encontrada por carroll shelby era deliciosamente obvia instalar um motor maior mas nao era qualquer motor e sim o v8 big block de sete litros 427 pol³ usado pelos ford galaxie na nascar a potencia chegava perto dos 500 cv mas o motor tambem era maior e mais pesado exigindo modificaçoes na carroceria monobloco e suspensao alem da adoçao de uma nova transmissao de quatro marchas fabricada pela kar kraft antes de competir nas 24 horas de le mans de 1965 o gt40 renovado — agora chamado de mkii — conseguiu uma vitoria bastante importante nas 24 horas de daytona naquele ano foi importante porque comprovou que shelby estava certo mas o sucesso nao se repetiu na frança o carro foi desenvolvido as pressas e segundo consta o shelby nao teve tempo ou nao se preocupou em medir o consumo de combustivel assim as frequentes paradas para reabastecer acabaram custando muito tempo a shelby american para piorar o tempo quente da frança no meio do ano tambem fez com que os motores sofressem com superaquecimento e os dois gt40 mkii inscritos pela ford acabaram deixando a prova com problemas nas juntas dos cabeçotes as falhas seriam corrigidas no ano seguinte 1966 e o gt40 finalmente se tornou um carro confiavel quatro carros foram inscritos na prova e assumiram a ponta logo de cara — sendo que apenas um deles com dan gurney e jerry grant nao completou a prova os outros tres cruzaram a linha de chegada antes de todos os outros adversarios com bruce mclaren e chris amon vencendo a corrida seguidos de ken miles e denis hulme na segunda posiçao e ronnie bucknum e dick hutcherson que nao corriam pela shelby american mas por uma equipe independente na terceira uma vitoria tripla era tudo o que a ford poderia querer mas havia uma satisfaçao extra a melhor classificaçao da ferrari naquela corrida foi um oitavo lugar com a 275 gtb/c enquanto a quarta quinta sexta e setima colocaçoes ficaram com o porsche 906 mostrando que os alemaes vinham ganhando cada vez mais força com seus prototipos [youtube id= yk8bdix8n_e width= 620 height= 350 ] o mais objetivo mais importante porem ja estava cumprido henry ford ii podia dizer a plenos pulmoes que sua companhia havia tirado o trono e o sono da ferrari nas 24 horas de le mans o que faltava entao continuar vencendo claro um novo carro foi desenvolvido para 1967 — o chamado gt40 mkiv o mkiii havia sido feito no ano anterior exclusivamente para as ruas que tinha carroceria mais aerodinamica e pesava menos 1 200 kg ou 136 kg a menos que o carro anterior o motor de sete litros contudo foi mantido bem como a suspensao e os freios o monobloco contudo era totalmente novo mais leve e rigido e foi o mkiv o primeiro gt40 a empregar a famosa gurney bubble uma bolha no teto necessaria para que dan gurney conhecido por ser um cara muito alto coubesse no carro usando capacete o resultado foi um dos carros mais velozes da epoca e protagonizou uma batalha feroz em le mans nao era para menos a ferrari decidiu levar oito carros para la sarthe — entre eles a bela 330 p4 — e a ford contra atacou com nada menos que 12 gt40 entre carros da equipe de fabrica e inscriçoes independentes sendo que quatro deles eram mkiv o carro vermelho de dan gurney e a j foyt venceu depois de liderar por boa parte da corrida seguido por duas ferrari 330 p4 enquanto outro mkiv com bruce mclaren e mark donohue chegou na quarta posiçao os outros dois carros — um deles com mario andretti ao volante — nao conseguiram terminar a prova [youtube id= diwujd79pi0 width= 620 height= 350 ] uma curiosidade foi no fim daquela corrida que surgiu uma das tradiçoes mais conhecidas do automobilismo como de costume os tres primeiros colocados ganharam alem do trofeu uma garrafa de champanhe cada um dan gurney empolgado com a vitoria estourou a sua e espirrou a bebida em quem estivesse por perto — algo que ninguem jamais havia feito nascia ali o banho de champanhe a historia completa nos contamos neste post diferentemente dos outros gt40 ate entao o mkiv foi totalmente construido nos eua tornando se o primeiro carro americano pilotado por americanos a vencer nas 24 horas de le mans ele ainda e o unico em 1968 os organizadores das 24 horas de le mans decidiram modificar o regulamento limitando o deslocamento dos motores a tres litros — contudo carros que tivessem ao menos 50 unidades produzidas poderiam usar motores de ate cinco litros foi o fim para o big block de sete litros na frança mas o gt40 com motor small block ainda estava apto a correr e ele correu enzo ferrari decidiu que nao teria seu orgulho ferido e apesar de ter um belo motor de tres litros usado na formula 1 a disposiçao nao inscreveu a scuderia na prova — as ferrari que correram pertenciam a equipes independentes e nao ofereceram risco a terceira vitoria consecutiva da ford o mesmo nao pode ser dito da porsche seus prototipos 907 e 908 ficaram na cola do gt40 por quase toda a corrida algo tornado ainda mais tenso quando tres dos quatro gt40 inscritos pela ford abandonaram a prova por isso john wyer que voltou a equipe do projeto para substituir carroll shelby sabia que o carro que vencera tres anos antes nao seria suficiente para vencer agora e ele precisava melhora lo — e ele o fez ampliando o deslocamento para 4 9 litros e trocando as juntas dos cabeçotes por peças mais resistentes como resultado o unico gt40 que sobrou com pedro rodriguez e lucien bianchi revezando no volante foi o vencedor com uma volta de vantagem sobre os porsche para 1969 a ford apostou na receita que ja havia dado certo no ano anterior a equipe de fabrica agora chamada john wyer automotive engineering colocou dois gt40 mki para correr — um deles com david hobbs e mike hailwood e o outro com jacky ickx e jackie oliver naquele ano outro grande icone de le mans o porsche 917 vamos falar dele em um futuro post fez sua estreia e infelizmente nao da para dizer que foi um momento feliz logo na primeira volta um dos tres carros perdeu o controle e bateu matando o piloto john woolfe woolfe nao estava usando o cinto de segurança pois na tradicional largada de le mans os pilotos precisavam correr ate o carro sentar dar a partida e sair — e nao usar o cinto de segurança ajudava a economizar preciosas fraçoes de segundo no processo [youtube id= dod_f6puljy width= 620 height= 350 ] o acidente fatal de john woolfe coincidentemente ou nao jacky ickx nao correu ate seu carro ele discordava totalmente da largada de le mans e como forma de protesto caminhou lentamente ate seu gt40 isto nao impediu que ele vencesse a corrida mas talvez tenha contribuido para que sua vitoria fosse tao apertada ickx cruzou a linha de chegada apenas 120 metros a frente do segundo colocado o porsche 918 de hans herrmann e gerard larrousse foi a ultima vitoria do gt40 que tambem abocanhou o terceiro lugar quando a nova decada começou o monstro anglo americano havia de repente se tornado obsoleto — para o que contribuiu o porsche 917 que finalmente conquistou sua primeira vitoria para os alemaes
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